quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

INFO Online - Tecnologia pessoal - Notícias - SanDisk lança cartão mais rápido do mundo na CES


INFO Online:- Tecnologia pessoal - Notícias - SanDisk lança cartão mais rápido do mundo na CES

SanDisk lança cartão mais rápido do mundo na CES






São Paulo - A SanDisk lançou na feira de Las Vegas seu novo SDXC com 128GB, voltado àqueles que capturam vídeos HD e fotos em alta resolução.

Segundo a empresa, o novo cartão apresenta velocidades de até 45MB/seg para leitura e gravação - o que o torna um dos mais velozes no mercado.

Ainda segundo os testes internos divulgados pela empresa, a velocidade para transferência de arquivos permite que se descarregue em 5 minutos um vídeo Full HD de uma hora de duração, ou uma pasta contendo até 500 fotos de alta resolução em menos de um minuto.

O cartão também pode ser encontrado em uma versão de 64GB, disponível no mundo todo com preço sugerido de 199,99 reais. Já a versão de 128GB do SDXC chega com o valor sugerido de 399,99 reais.

Gadgets INFO: JVC apresenta filmadora com conexão Wi-Fi na CES




A JVC anunciou na CES 2012 sua nova linha de filmadoras, a JVC Everio. Dos sete novos modelos, quatro têm conexão Wi-Fi e poderão compartilhar facilmente os vídeos facilmente com outros dispositivos. Clipes curtos também poderão ser enviados por e-mail.

Os modelos da linha Everio filmam em full HD, em 1920 x 1080 pixels, no formato AVCHD. As filmadoras têm alta qualidade de gravação no modo UXP, com taxa de amostragem de 24 Mbps. Além disso, todas têm saída HDMI.

As filmadoras com Wi-Fi poderão ser controladas remotamente por um smartphone e a JVC deve lançar aplicativos para Android e iOS para facilitar a troca de arquivos. A função de enviar vídeos por e-mail só permite até 15 segundos de filmagem com a resolução limitada de 640 x 360 pixels. Outro ponto de destaque desses modelos é a capacidade de acrescentar informações de localização em vídeos e fotos com auxílio do GPS do smartphone.

A faixa de preços sugeridos para a linha JVC Everio vai de 230 dólares a 900 dólares. O lançamento no mercado deve ocorrer ainda no primeiro trimestre deste ano.

Olhar Digital: Huwaeii apresenta "smartphone mais fino do mercado"




Com 6,68 mm de espessura, Ascend P1S já virá com o Ice Cream Sandwich e terá um "irmão mais gordo" com 7,68 mm de espessura

A Huwaeii apresentou durante a CES 2012 dois novos smartphones que, segundo a empresa, são os mais finos do mundo - os novos Ascend P1S e Ascend P1.

O Ascend P1S tem apenas 6,68 mm de espessura e conta com um processador dual-core de 1,5 GHz. Ele tem também uma tela de 4,3 polegadas Super AMOLED com resolução 960x540 pixels e câmera de 8 megapixels com capacidade de gravar em Full HD, além de uma câmera frontal de 1,3 megapixel.

Já o Ascend P1 conta com as mesmas especificações do P1S, mas é um pouco mais grosso: 7,68 mm. Ambos usarão o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich) e terão 1GB de RAM, 4GB de armazenamento, som surround 5.1, Wi-Fi e BlueTooth 3.0.

Os aparelhos devem chegar ao mercado a partir de abril de 2012. A Huaweii não anunciou ainda o preço dos aparelhos.



Olhar Digital: Intel anuncia entrada no mercado de processadores para smartphones e tablets





Durante um keynote especial na CES 2012, o presidente da Intel Paul Otellini anunciou aquilo que os geeks esperaram muito tempo para ouvir: a empresa, finalmente, botou seus pés no mercado de chips para smartphones. O primeiro aparelho que traz o processador Medfield embarcado foi mostrado no evento: trata-se do K800, smartphone produzido pela Lenovo e que tem em seu coração o Intel Atom Z2460, o primeiro chip com arquitetura x86 a rodar em um telefone inteligente.

O aparelho tem boas configurações: com 10 milímetros de espessura, ele roda a versão 4.0 do Android, tem tela de 4,5 polegadas com 1280 x 720 pixels de resolução, câmera de 8MP e funciona em redes HSPA+. A empresa afirma que a bateria do aparelho segura 8 horas de conversa em 3G. Como nem tudo é perfeito, o novo aparelho só será vendido na China por enquanto - o maior mercado de smartphones do mundo.

Além da Lenovo, a Intel anunciou uma parceria com a Motorola para que a empresa fabrique telefones e tablets com o novo Medfield. O CEO da Motorola, Sanjay Jha, também esteve presente no keynote e confirmou que a Motorola lançará o primeiro aparelho Android com processador Intel no segundo semestre de 2012. Tudo indica, no entanto, que esse novo smartphone com chip Intel também rodará o Android Ice Cream Sandwich, e deverá ser anunciado oficialmente no Mobile World Congress, em Barcelona, no final de fevereiro.

A chegada da Intel no mundo dos smartphones e tablets, além do esforço que a empresa tem feito para a popularização dos smartphones mostra que, agora, a fabricante de processadores aposta não só na performance, mas também na conectividade e mobilidade dos usuários. Aliás, este foi o tom do discurso de Otellini, que mostrou ao longo do keynote como os processadores estão presente em vários aspectos do nosso dia a dia. "Saímos da era do computador pessoal para a era da computação pessoal. O device é o menos importante", concluiu. 

Olhar Digital: Domínios da web terão novas regras a partir de 12 de janeiro



Domínios como .com e .net poderão ser substituídos por .marca, .sp, .banco, entre outros 

Vá começando a se desapegar dos famosos ".com", ".net", ".br" e outros tipos de domínios que servem como padrões para sites. Novas regras na internet começarão a ser implementadas a partir desta quinta-feira (12/1), principalmente em relação aos nomes de domínios dos sites.

A partir deste dia, empresas, marcas ou instituições poderão, por exemplo, propor qualquer terminação para seus endereços, ou os chamados domínios genéricos superiores. Assim, poderão ser criados domínios ".banco", ".sp" ou até ".olhardigital", uma vez que marcas poderão criar seus ".nike", ".apple", ou ".xbox", e assim vai.

Porém, além de propor esses domínios, as empresas se tornarão entidades registradoras. Basicamente, terão toda a responsabilidade da gestão e operação do domínio, mesmo a parte tecnológica, assim como a Registro BR faz com o ".br".

Para Rodrigo Azevedo, advogado especializado em Propriedade Intelectual e Tecnologia da Informação, os novos endereços possibilitam "um melhor posicionamento da marca na internet, ampliando as possibilidades de comunicação e visibilidade global de conteúdos", além, claro, "de ser uma alternativa para o esgotamento do .com e .com.br".

Apesar de a ideia já estar bombando no exterior – Nova Iorque e Berlim já querem seus domínios e diversos interessados querem domínios ".music", ".hotel" ou ".web" –, no Brasil, o desconhecimento sobre o tema ainda é regra.

Azevedo conta que ele já está coordenando diversos pedidos de domínios para algumas das maiores marcas brasileiras, mas, na maioria da vezes, as companhias nem sequer sabem do que se trata essa oportunidade.

Outro ponto muito benéfico para as marcas e empresas é a prevenção de crimes ou fraudes virtuais. Assim, "todo o conteúdo publicado abaixo de .marcax, por exemplo, seria conteúdo oficial da marca 'X'", diz o advogado.

Porém, há riscos: outra empresa homônima pode escolher um domínio similar, podendo fazer com que a marca vá para segundo plano, mesmo se pensarmos em resultados de pesquisa em buscadores.

Entre os principais motivos que levam as empresas a investirem em novos domínios estão a personalização de seu lugar na web, atribuição de status digital à marca, possibilidade de comercialização de sites e e-mails com o nome do domínios e as oportunidades quase ilimitadas de novos endereços. 

INFO Online: Notícias - Internet - China atinge 500 milhões de internautas


INFO Online: Notícias - Internet - China atinge 500 milhões de internautas



Beijin - O número de pessoas com acesso à Internet na China chegou a 505 milhões no fim de novembro, anunciou o China Internet Network Information Center (CNNIC) nesta quarta-feira.

A Internet agora tem uma taxa de penetração de 37,7 por cento da população, alta de 3,4 por cento em relação ao fim de 2010. Em países vizinhos tecnologicamente mais avançados -Japão e Coreia do Sul- esse índice é de mais de 70 por cento.

No fim de novembro, os usuários de microblogs saltaram para 300 milhões, ante 195 milhões no fim de junho, concluiu o levantamento da CNNIC liberado nesta quarta-feira, de acordo com a agência chinesa de notícias Xinhua.

Em dezembro, o governo municipal de Pequim avisou que teria maior controle sobre os microblogs, que incomodaram as autoridades com sua rápida disseminação de notícias, e deu três meses para os usuários utilizarem seus nomes reais.

A líder do mercado chinês de microblogs Sina e a Weibo estão trabalhando em um sistema de verificação das identidades dos usuários para se adequarem à nova regra.

Olhar Digital: Quebra de tabus: mulheres compram mais tecnologia que os homens, diz pesquisa


Dos 4 produtos mais consumidos pelos nerds, 3 deles são comprados, em sua maioria, pelo time feminino 


Se você tinha a impressão de que os homens são os consumidores dominantes no mundo high-tech, estava enganado. Uma pesquisa feita pela Park Associates, empresa de análise da vida digital e tecnológica, e mostrada na CES 2012 pela varejista HSN, aponta: quem domina as compras no mercado da tecnologia são as mulheres!

Entrevistando cerca de 2 mil consumidores de 18 anos ou mais, a empresa descobriu que, dos 4 produtos mais consumidos pelos nerds, 3 deles são comprados, em sua maioria, pelo time feminino. Elas mostraram mais interesse em tablets (18%), notebooks (20%) e smartphones (20%), segundo oMashable. Já com os homens, os mesmo produtos tiveram porcentagens de 15%, 14% e 17%, respectivamente.

O único grupo de produtos em que os "machos" mostraram mais interesse foi o que contém os melhores amigos dos homens na hora do jogo de domingo ou do filme de final de noite: TVs de LCD. Neste caso, 19% dos homens mostraram interesse de compra, contra 17% das mulheres.

Porém, sem dar tempo para os homens respirarem, as mulheres já saem na frente em outro quesito. A pesquisa também aponta que as moças são mais engajadas em atividades digitais, como assistir filmes online, fazer downloads de músicas e colocar fotos na web. Além disso, ao comprarem um produto, costumam utilizá-lo por muito mais tempo.

Mas, como escolher o produto certo? 32% da mulheres e 26% dos homens disseram que escolhem o dispositivo pela facilidade de uso. E, falando em produtos, as mulheres compraram uma média de 4,7 eletrônicos em 2010, contra 4,2 dos homens.

Agora é hora de uma ótima notícia para todos os geeks solteirões: o número de mulheres que joga algum game em consoles aumentou, principalmente quando falamos do Xbox 360, da Microsoft, e do PlayStation 3, da Sony. 54% das mulheres entrevistadas têm interesses em games sociais com diversos jogadores, contra 45% dos homens. Games para Facebook são jogados por 40% das entrevistadas.

"Há muito tempo, a indústria da tecnologia era dominada por homens, mas as mulheres são, realmente, a força nas decisões de compras. As mulheres são altamente engajadas com as maiores e últimas tecnologias e gadgets”, afirmou Jill Braff, vice-presidente executivo da HSN, durante a Consumer Electronics Show. 

COMPUTERWORLD: Tecnologia - Toshiba tem projeto de cidade inteligente em Lyon, na França



A iniciativa, que também conta com a participação da Panasonic, Mitsubishi, Bouygues, Veolia y Peugeot, vai transformar antiga zona industrial em comunidade sustentável.

Lyon, uma das principais cidades da França com grande concentração de habitantes e importância industrial e política, quer também ser uma cidade inovadora, que busca o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

Por esse motivo, uma aliança entre companhias liderada pela Toshiba está colocando em prática uma transformação da Lyon em uma cidade inteligente, que fará da antiga zona industrial uma comunidade sustentável, baseada no uso de energias renováveis. O local também terá como marca a redução do consumo energético e dos recursos naturais graças ao uso de novas tecnologias, infraestrutura e serviços. O investimento para viabilizar a iniciativa será de cerca de 50 milhões de euros.

Entre as ações que serão colocadas em prática na cidade estão a implementação de um sistema de gestão e monitoramento de geração de energia fotovoltaica ou sistemas de iluminação LED. O projeto terá também um programa para compartilhar carros elétricos que vão permitir monitorar equipamentos de geração de energia fotovoltaica que vão formar a rede de recarga dos veículos, tudo de forma remota. 

Por último, o sistema permitirá coletar, em tempo real, dados de todos os equipamentos instalados, tanto nos prédios como na rede de recarga dos veículos e administrar a distribuição de energia disponível para que não falte em nenhum ponto da rede.

O projeto, cuja finalização está prevista para 2016, será liderado pelo governo de Lyon. A Toshiba será a encarregada de coordenar o grupo de empresas japonesas e francesas participantes, elas Panasonic, Mitsubishi, Bouygues, Veolia e o Grupo Peugeot-Citroën.