quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Tarde: Escolhido delegado de grupo contra crime digital

 Escolhido delegado de grupo contra crime digital

Charles Leão seguirá com trabalho iniciado em outubro de 2011 



GEORGE BRITO
 

O titular da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outra Fraudes (Dreof), unidade integrante da Polícia Civil baiana, Charles Leão, vai coordenar o Grupo Especializado de Repressão a Crimes por Meios Eletrônicos. A nomeação, determinada ontem pelo delegado-geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Oliveira Paixão, ainda será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). A efetivação do delegado Charles Leão vai dar seguimento ao trabalho que o policial iniciou no final de outubro do ano passado, com a criação de um núcleo, dentro da Delegacia de Repressão a Estelionato e Outra Fraudes, para capacitação de policiais em administração de redes de informática.

Equipe

Eles serão lotados na futura delegacia especializada em crimes digitais. Os planos são que a unidade conte com quatro agentes mais o delegado titular. Ainda não há previsão de quando o grupo (com uma escrivã, dois investigadores e o delegado) vai se tornar uma delegacia.

Criado oficialmente no último final de semana, com a publicação no Diário Oficial, o novo grupo da Polícia Civil baiana nasce com a pretensão de preencher a lacunada falta de dados sobre crimes cibernéticos no Estado da Bahia. O delegado Leão assume o desafio, ainda sem ter a precisa dimensão estatística deste tipo de crime. Mas informou que a "maioria" das ocorrências que chega hoje à Dreof passa pelo uso criminoso de meios eletrônicos.

Necessidade

"Da mostragem que temos na Dreof, enxergamos uma real necessidade de criar este grupo", afirmou o delegado. Ele informou que, de forma geral, as ocorrências mais frequentes são delitos contra o patrimônio, pedofilia e crime contra a honra.

Durante um ano e dois meses, tempo em que esteve a frente da unidade, Leão abriu 100 procedimentos de investigação (para crimes cibernéticos ou não), mais de sete ocorrências a cada mês. "Uma das funções do grupo é formar um banco de dados", disse. Segundo ele, o grupo também terá a responsabilidade de dar suporte tecnológico a outras delegacias.

"Vamos fornecer relatórios que ajudem outros delegados a apurar os crimes. Por exemplo, um colega que precise registrar um IP (Protocolo da Internet)", afirmou. Outras atribuições são identificar quadrilhas do crime cibernético organizado e mapear lan houses.

O grupo conta com três agentes (uma escrivã e dois investigadores). Funcionará em um gabinete, na sede da Polícia Civil, na Piedade (Centro), e responderá diretamente ao delegado-geral.

IDG Now!: Brasil faz parte da "terceira divisão" a receber novo iPad




Empresa não realizará evento de lançamento no país; tablet da Apple começará a ser vendido entre os dias 11 e 12/5

A Apple fez um anúncio em seu site afirmando que o novo iPad chegará ao Brasil e mais 30 outros países entre os dias 11 e 12 de maio. Por aqui, a data de lançamento já havia sido revelada pela operadora TIM, que soltou um comunicado afirmando que tablet começará a ser vendido nessa sexta-feira. 

Além do país, o novo iPad começerá a ser vendido também na Argentina, Aruba, Bolívia, Botswana, Camboja, Chile, Costa Rica, Curaçao, Equador, Guiana Francesa, Guadalupe, Jamaica, Quênia, Madagascar, Malta, Martinica, Maurícia, Marrocos, Peru, Taiwan, Tunísia e Vietnã. No dia seguinte, o dispositivo começará a ser comercializado nas Bahamas, Egito, Jordânia, Kuwait, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. 

Diferentemente do ano passado, a Apple afirmou que não irá realizar um evento oficialpara o lançamento do produto, que chegou pouco mais de dois meses depois do início das vendas nos EUA. A primeira versão do tablet, que só começou a ser vendida oito meses depois do lançamento nos EUA, não teve um evento oficial da empresa de Cupertino, e algumas lojas de varejo autorizadas pela Apple, como a FNAC, iniciaram as vendas à meia-noite. 

Por enquanto, nenhuma outra operadora anunciou que fará a venda do aparelho, enquanto que, em algumas lojas de varejo, já há propagandas indicando que as vendas começam no próximo dia 11, todavia, não há nenhuma informação a respeito do preço do produto. 



Tablet ainda não tem preço definido no país

O novo iPad chegou ao mercado com processador A5X dual-core com quatro núcleos de processamento, tela Retina Display, câmera iSight de 5 megapixels e com conexão 4G LTE (opcional). Apesar do sucesso nas vendas, o equipamento esteve envolvido em diversas polêmicas entre os usuários, que afirmavam que o aparelho poderia superaquecer ao realizar certas tarefas. 

Enquanto ele não chega por aqui, veja nosso review exclusivo da terceira geração do tablet da Apple.

CIO: Empresas perdem dinheiro com as redes sociais




Metade das empresas classificadas na lista Fortune 1000 não obterá um ROI vantajoso das suas estratégias de redes sociais este ano, afirma pesquisa do Gartner.

Obter retorno positivo do investimento de uma campanha de mídia social é mais do que rastrear o número de seus fãs no Facebook e de seguidores Twitter. É preciso relacionar a estratégia de uso das mídias sociais aos objetivos de negócios, mensuráveis, afirma o Gartner. O que a maioria das empresas ainda não faz.

Estudo divulgado esta semana pela empresa de consultoria alerta para o fato de que metade das empresas relacionadas na lita Fortune 1000 não terá um ROI vantajoso sobre as suas estratégias de mídia social este ano.

Para alcançar esse objetivo seria necessário ter um plano claro, medir o seu sucesso e fazer alterações se ele não estiver funcionando, alerta o Gartner. "Uma das chaves para o sucesso no uso das redes sociais é saber que você está tentando realizar a partir delas", diz Scott Nelson, analista do Gartner. "Usar as mídias sociais porque todo mundo está fazendo isso não é uma estratégia."

Segundo Nelson, a maioria das empresas adota um plano considerando um desses quatro objetivos: aumentar a receita, reduzie custos, aumentar a satisfação dos clientes ou dos empregados, ou usá-las como extensão da marca. Independentemente da razão para o uso das redes sociais, a presença deve ser acompanhada por um plano de ação, associado a métricas para avaliar o seu sucesso.

“Para metade das empresas listadas no ranking Fortune 1000 que não determinam, ou nem sequer procuram medir o ROI, essa ignorância vai levar ao fracasso dos projetos”, vaticina Adam Sarner, diretor do Gartner. “Entre as empresas que não vão ter um retorno de valor, apenas 20% vão ter dados para avaliar onde a sua estratégia social falhou. Estas organizações serão incapazes de justificar futuros investimentos”.

A pesquisa revela que há uma grande variedade de uso das redes sociais, não só o tradicional, originado nas equipes de marketing, para aumnetar o engajamento dos consumidores coma as marcas da empresa. Em muitas empresa, as estratégias de redes sociais já estão sendo conduzidas pelas equipes de vendas, pelas de atendimento e de suporte ao cliente para geração de leads, vendas cruzadas e até oportunidades de vendas, diz Nelson.

A gestão do relacionamento social é uma atividade que está crescendo rapidamente, diz o Gartner. Até o fim do ano as licenças de software e a subscrição de serviços para este fim movimentarão 2,1 mil milhões de dólares (acima dos 850 milhões registados no ano passado). Os fornecedores mais importantes desses serviços e ferramentas serão a Jive Software, a Lithium Technologies e, cada vez mais, a Salesforce.com com a sua funcionalidade Chatter.

Por fim, Nelson recomenda ainda que as práticas de CRM em redes sociais sejam usadas para complementar, e não substituir os processos de negócios existentes. “É preciso adaptá-las a outros produtos e estratégias”, diz. Uma empresa que use as redes sociais para conduzir as pessoas a um site deve incorporar essa estratégia numa mais ampla, de comércio eletrônico, por exemplo.

COMPUTERWORLD: E-mail completa trinta anos


Primeira mensagem eletrônica foi enviada em 1965 pelo MIT. Hoje, é considerado um dos principais meios de comunicação. Veja a trajetória do serviço.

"E-mail" é um termo cunhado em 1982 e hoje, 30 anos depois, é uma das ferramentas mais utilizadas no dia a dia pessoal e profissional. Existem atualmente mais de 1,880 milhão de usuários que enviam e recebem cerca de 294 milhões de correios eletrônicos por dia. Destes, cerca de 90% é considerado spam, mas esse número está caindo nos últimos anos com a evolução de tecnologias para evitar a prática.

"As características de comunicação textual e assíncrona, e a capacidade de comunicação de um para muitos facilitou a propagação do e-mail. Com a evolução do serviço, tem-se incorporando novos recursos que facilitam a organização das mensagens, integração de mensagens com redes sociais, ou acesso ao e-mail a partir de dispositivos móveis”, aponta a Nexica, empresa de hosting. Veja abaixo uma breve trajetória do serviço.

A primeira mensagem eletrônica foi enviada em 1965, quando o Massachusetts Institute of Tecnhnology (MIT) introduziu o que viria a ser o primeiro e-mail da história, que estabeleceu as bases em 1977 para propor o RFC 733 como o protocolo padrão para envio de e-mail por meio da internet.

Em 1989, a IBM lançou o Lotus Notes 1.0, apenas um ano antes do início de ataques de spam. Em 1992, a Microsoft passou a comercializar o que é hoje uma das plataformas mais populares em empresas de todo o mundo: o Outlook.

O Hotmail, o primeiro serviço na nuvem, chegou em 1996, e a capacidade de incorporar múltiplas contas do Outlook aconteceu em 2003. Em 2007, um novo ator ingressou nessa cadeia. Foi o ano em que a Google anunciou o Gmail. De lá para cá, a gigante de buscas tem proliferado todos os tipos de provedores de e-mail em nuvem, e alimentado o acesso ao correio eletrônico a partir de smartphones e tablets.

E o que o futuro do e-mail espera? Daqui vinte anos poderemos avaliar a evolução dessa ferramenta.

Gizmodo Brasil: +55 mil senhas do Twitter vazaram; veja se a sua está entre elas



Há pouco hackers anônimos vazaram mais de 55 mil nomes e senhas de perfis no Twitter. Os dados foram publicados em cinco páginas do Pastebin. É bom dar uma olhada para garantir que os seus não estão no meio — aparentemente tem muita conta de brasileiro ali.

Segundo o Airdemon.net, uma espécie de hack permitiu a captura dessas informações e entre os afetados estariam inclusive algumas celebridades.

Abaixo estão os links das páginas onde constam todas; entre nelas (não tem perigo), dê um Ctrl+F e pesquise pelo seu nome de usuário/email — e só, hein! Não vá sacanear a conta alheia:

Atualização (18h41): Para preservar o pessoal que teve a senha vazada e evitar que abusos sejam cometidos, removemos os links para as listas. A recomendação, porém, permanece: por via das dúvidas, altere a sua senha no Twitter.

O Twitter praticamente não tem mecanismos que auxiliem o usuário a criar uma senha segura, como um verificador da “força” dela (presente no WordPress e em outros serviços web). As velhas dicas de segurança, porém, são válidas e devem ser sempre lembradas: misture números, letras maiúsculas e minúsculas e sinais, fuja de informações óbvias e palavras que constem no dicionário e tenha uma senha própria para cada cadastro/conta. [Airdemon.net via Vinicius Duarte]

COMPUTERWORLD: Google violou direitos autorais ao usar Java, decide júri




Corte que analisa o caso, no entanto, ainda não decidiu 
se a infração estava protegida por regras de "uso justo".

A Google foi considerada responsável por violação de direitos autorais no uso do Java em seu sistema operacional Android, mas o júri que analisa o caso não conseguiu decidir se a infração estava protegida por regras de "uso justo" (fair use).

A sentença, proferida nesta segunda (7/5) após uma semana de deliberações do júri, é uma vitória parcial para a Oracle na sua ação contra a Google, mas a dona do Java terá de esperar mais tempo - possivelmente para um novo julgamento - para ver se a Google conseguirá que sua alegação de "uso justo" será atendida.

O advogado da Google, Robert Van Nest, disse ao juiz que a empresa iria fazer um pedido para que este veredicto seja desconsiderado e arquivado. O argumento é que o mesmo júri deve decidir tanto sobre violação dos direitos autorais como sobre as questões de uso justo.

O júri decidiu também que as declarações públicas da Sun sobre o Java podem ter sugerido à Google que a empresa não precisava de uma licença para usar o Java.

Mas, em outro revés para a Google, foi decidido que não havia provas suficientes para mostrar que a companhia se baseou nessas declarações.

Isso significa que o júri não foi influenciado por um post de blog muito discutido do então CEO da Sun, Jonathan Schwartz, no qual ele congratulava a Google pelo lançamento do Android, e disse que seria bom para Java.

No entanto, a Google venceu em outras questões no caso, incluindo a conclusão de que a empresa não violou direitos autorais da Oracle na documentação de API do Java.

Folha.com: MySpace assina resolução de acusações sobre privacidade

MySpace assina resolução de acusações sobre privacidade:




A rede social Myspace assinou uma resolução sobre as acusações de que ela fez com que milhões de usuários compartilhassem informações pessoais com anunciantes de maneira involuntária. O processo é parte de um esforço maior da parte do governo dos Estados Unidos para atingir empresas que fazem uso de dados de seus consumidores para fins lucrativos sem seu consentimento.

A resolução com a FTC (Federal Trade Comission) anunciada nesta terça-feira exige que a companhia sediada em Beverly Hills, na California, crie um programa abrangente que proteja as informações de seus consumidores. Além disso, o acordo impede que o Myspace informe erroneamente os meios de proteção da privacidade de seus usuários.

O Myspace estará sujeito a análises independentes de seu programa de privacidade durante os próximos 20 anos.

No passado, a FTC entrou em disputas legais com o Twitter por conta de falhas na proteção das informações pessoais dos usuários do serviço. Essas acusações foram resolvidas em 2010.

No ano passado, o órgão também considerou que o Facebook e o Google estavam envolvidos em práticas enganosas relativas a suas políticas de privacidade. Os acordos com o Facebook e com o Google estipulam 20 anos de auditorias para garantir a proteção da privacidade de seus consumidores, enquanto o Twitter está sujeito a dez anos de auditorias.

Há uma crescente preocupação da parte de consumidores sobre como gigantes da internet coletam e negociam vastas quantidades de informações detalhadas sobre as atividades online de seus usuários e sobre suas identidades na vida real.

A Casa Branca e a FTC divulgaram diretrizes elaboradas para lidar com as violações de privacidade, mas elas dependem de compromissos voluntários da parte de companhias da internet e anunciantes.
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Legisladores utilizaram o campo jurídico para encorajar a auto-fiscalização, já que lidar de maneira significativa com a questão exigira um caminho difícil através do dividido Congresso norte-americano.

Folha.com:Google vence Facebook entre usuários de smartphone nos EUA




O Google ganha do Facebook na corrida pelos usuários de telefonia móvel, segundo pesquisa divulgada nesta segunda-feira (7) nos Estados Unidos.

O relatório da empresa comScore, um estudo do comportamento sobre telefonia móvel, informou que os sites do Google atraem 93 milhões dos 97 milhões de americanos que utilizam seus smartphones para se conectar à internet.

O Facebook ficou em segundo lugar, com 78 milhões, seguido pelo Yahoo! (66 milhões), Amazon (44 milhões) e Wikimedia, que inclui o site da Wikipedia (39 milhões).

O estudo descobriu, contudo, que os usuários dedicavam 80% do tempo ao uso de aplicativos, em comparação com 20% do uso de navegadores.

O aplicativo mais popular foi a loja on-line da Apple, com 32 milhões de usuários, seguida pelo Google Maps, com 29 milhões, e o Facebook, com 26 milhões.

A participação nas redes sociais foi uma atividade muito popular nos smartphones, com o Facebook liderando este segmento. Os usuários da rede dedicaram, em média, sete horas a um aplicativo por meio do navegador em março.

O serviço de geolocalização FourSquare atraiu 5,5 milhões de visitantes, enquanto a plataforma de microblogs Tumblr teve uma audiência de cerca de 4,5 milhões de pessoas.

Folha: Um terço dos brasileiros acessa o Facebook pelo celular

 Um terço dos brasileiros acessa o Facebook pelo celular 

Apenas 32% dos brasileiros que estão no Facebook acessam a rede social por smartphones. Segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo site socialbakers.com, 15,1 dos 43,6 milhões de usuários do país usam dispositivos móveis entrar no site.

O Brasil é o sexto colocado em acessos móveis absolutos no mundo, mas em números relativos está bastante abaixo da média. Dos 901 milhões de usuários ativos no Facebook, 488 milhões (54% do total) entram na rede social via celular.


Aplicativo do Facebook para smartphones com Android

O país está atrás de EUA (105,9 milhões), Indonésia (28,8 milhões), Índia (23,4 milhões), Reino Unido (20,6 milhões) e México (15,9 milhões) em conexões móveis.

Em número de usuários, perde só para os Estados Unidos (que têm 157,2 milhões de cadastrados).

Depois do Brasil, completam as dez primeiras posições Alemanha (12,4 milhões), França e Turquia (12 milhões) e Canadá (10,2 milhões).

DOMÍNIO AFRICANO E ASIÁTICO

Se considerada a proporção de usuários que utilizam a rede social por celular em relação ao total de usuários do país, o Brasil está muito longe dos primeiros colocados.

Enquanto um terço dos brasileiros acessam o site em aparelhos móveis, na Nigéria essa proporção chega a 81,2% dos usuários.

Completam a lista, dominada por países asiáticos e africanos, Brunei (80,8%), África do Sul (80,5%), Malawi e Papua-Nova Guiné (78,3%), Namíbia (76,7%), Botswana (75,4%), Zâmbia (73,9%), Japão (72,1%) e Cingapura (71,8%).


Tela do aplicativo do Facebook para iPad

POR SISTEMA OPERACIONAL

Segundo o socialbackers.com, o iOS é o sistema operacional mais utilizado para acessar o Facebook via smartphones.

Pouco menos de um quarto dos usuários (24%) que entram na rede social têm celulares ou tablets com o sistema --19% via iPhones e 5% via iPads.

O Android aparece na segunda posição (com 19%), seguido de celulares que têm recursos limitados de navegação na internet (17%), telefones BlackBerry (8%) e outros (32%).

USUÁRIOS ATIVOS

No mês passado, o Brasil ultrapassou a Índia e se tornou o segundo país em número de usuários.

Completam o "top 10" Índia (45,8 milhões), Indonésia (42,2 milhões), México (33 milhões), Reino Unido (30,8 milhões), Turquia (30,7 milhões), Filipinas (27,2 milhões), França (24,3 milhões) e Alemanha (23,5 milhões).

COMPUTERWORLD: Coca-Cola ingressa nas redes sociais e aprimora atendimento




Operação brasileira adotou CRM da Oracle para ampliar atenção aos clientes nas redes sociais. Companhia está presente no Facebook, Twitter e Orkut.

Com o objetivo de promover um salto de qualidade de atendimento, a Coca-Cola Brasil optou por substituir a solução de relacionamento com o consumidor por outra que pudesse atender a essa demanda. A decisão recaiu sobre o Siebel CRM On Demand, da Oracle.

Presente no Facebook, Twitter e Orkut desde agosto de 2011, a Coca-Cola Brasil já registra os benefícios da ação. A Coca-Cola pode interagir com os consumidores e solucionar questões por meio das redes e todo o atendimento é registrado no CRM. Atualmente, são cerca de 2,8 milhões de consumidores cadastrados na área de Relacionamento com Consumidor da empresa. “A cada mês nossas interações aumentam de 15% a 20%”, diz Elizabeth Almeida, gerente de Relacionamento com Consumidor da Coca-Cola Brasil.

Segundo Elizabeth, o cliente final utiliza cada vez mais meios de comunicação para se expressar e dividir momentos. “Nosso consumidor é nosso maior patrimônio e não podemos perder a oportunidade de ouvir o que ele tem a dizer”, diz. Para se ter uma ideia, o call center e SAC no site da empresa, juntos, todo o ano recebem contato de mais de 1 milhão de consumidores.

Em fevereiro deste ano, a companhia possuía na Fanpage do Facebook mais de 35 milhões de usuários, no Twitter são quase 40 milhões de seguidores e a comunidade no Orkut, com 12 dias de existência, já reunia 500 mil membros, atualmente com mais de 1 milhão.

COMPUTER WORLD: Leitura de e-mails em dispositivos móveis pode superar desktop




Estudo indica que até o final deste ano crescimento da mobilidade vai deixar para trás acesso tradicional ao correio eletrônico.

Estudo global realizado pela Return Path, que realiza monitoramento de certificação e reputação de e-mails, aponta que o crescimento da mobilidade vai impulsionar o acesso a e-mails por meio dispositivos móveis, um passo enorme para esse mercado, que há poucos anos respondia por apenas 10% das visualizações. O cenário indica que, até o final deste ano, o acesso poderá superar o tradicional, via desktop.

Segundo o levantamento, atualmente a leitura de correios eletrônicos em dispositivos móveis representa aproximadamente 30% de todas as aberturas. Na comparação de março de 2011 com março de 2012, a taxa de abertura de e-mails em dispositivos móveis cresceu 82.4%, sendo que os aparelhos da Apple respondem por 85% de todos os acessos. O Yahoo! Mail tem a maior leitura em webmail, com 37%, seguido de perto pelo Hotmail, com 29%, e Gmail em terceiro, com 6%.

“O futuro da computação é o mobile. Nossos dados mostram claramente uma tendência para o consumo de e-mails: mais e mais pessoas estão usando os smartphones e tablets, afastando-se dos PCs e desktops”, afirma Matt Blumberg, CEO da Return Path.

COMPUTERWORLD: ThoughtWorks terá centro de software no Porto Digital, em Recife


Desenvolvedora de software quer ampliar capacidade global e ampliar atuação em solo nacional.
A ThoughtWorks, desenvolvedora de software, vai inaugurar seu segundo centro de entrega de software no Brasil, que deverá ser instalado no parque tecnológico Porto Digital, em Recife. A empresa escolheu a cidade devido à riqueza de talentos em tecnologia e crescente demanda pelos serviços da empresa no País.

"A abertura do nosso centro irá infundir novos talentos para apoiar o nosso compromisso com a excelência em software, ajudar a expandir as nossas capacidades globais e reforçar nossa missão corporativa de responsabilidade social”, afirma Amit A. Kaul, diretor geral da ThoughtWorks Brasil.

Além do no espaço e da atual instalação em Porto Alegre, a ThoughtWorks também planeja abrir um escritório em São Paulo para ampliar a atuação em solo nacional.

G1 - Disney cria tecnologia que torna qualquer superfície sensível ao toque


'Touché' consegue identificar o modo no qual o usuário toca em objetos.
Sistema pode controlar aparelhos com movimentos do corpo.

Tecnologia criada pela Disney permite controlar
músicas do celular com gestos das mãos

A Disney Research apresentou uma tecnologia que transforma qualquer superfície em uma área sensível ao toque para poder ser usada em computadores, tocadores de MP3, tablets e smartphones. Chamado de "Touché", o sistema reconhece até gestos e toques entre as mãos para controlar os dispositivos.

O sistema reconhece uma série de frequências simultaneamente, segundo a empresa, em vez de apenas uma como nas telas sensíveis ao toque. Com isso, os sensores podem detectar diversos toques ao mesmo tempo em telas "comuns" e distingui-los entre diferentes objetos ou partes do corpo. É possível usar o sistema até em líquidos.


Dependendo do modo que o usuário toca na
maçaneta da porta, uma mensagem pode ser
exibida 

Com o "Touché", o modo no qual o usuário toca ou pega algum objeto é identificado, o que permite traduzir este movimento em diversas aplicações.

Em um vídeo divulgado pela Disney Research (clique aqui para assistir em inglês), a empresa mostra exemplos de uso da tecnologia. Um deles permite que o usuário realize gestos específicos com as mãos para controlar o tocador de MP3, iniciando a música e aumentando o volume. Em outro, dependendo de como o usuário toca na maçaneta da porta, um aviso específico é apresentado como "entre calmamente" ou "não perturbe".

A Disney ainda não tem planos de lançar a tecnologia no mercado e afirma que ainda está em fase de testes.

INFO: Cópia digital de documento poderá ter valor jurídico



São Paulo - O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) apresentou nesta terça-feira parecer favorável a um projeto que prevê a digitalização e armazenamento em meio magnético de documentos.

Pelo texto, a cópia digital terá o mesmo valor jurídico do que o original, que poderá ser destruído antes mesmo de transcorridos os prazos prescricionais sem qualquer perda de valor. A inovação se virar lei, poderia ser utilizada pela iniciativa privada e pelo serviço público.

No parecer apresentado na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT) Nunes Ferreira disse que o projeto, se aprovado, vai reduzir ainda mais a "utilização de papel em favor das novas tecnologias". "A eliminação de toneladas de papel certamente se traduzirá em expressivas reduções de custos para as empresas brasileiras e em benefícios para o meio ambiente", afirmou.

O tucano não propôs qualquer alteração ao projeto aprovado pela Câmara dos Deputados, que foi apresentado originalmente pela deputada Ângela Guadagnin (PT-SP). Dessa forma, o texto manteve a exigência de que a digitalização do documento original passe por uma certificação digital emitida pela Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil), instituída por uma medida provisória de 2001. A proposta também cria salvaguardas para se armazenar documentos de valor histórico.

A matéria, entretanto, não está na pauta da comissão, que realiza esta semana uma audiência pública com o ministro da Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Raupp, sobre as ações da pasta para 2012. Se aprovada na comissão de Tecnologia, a matéria tem que passar depois pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se não houver recurso de algum senador, o projeto seguirá para sanção presidencial.

IDG Now!: MasterCard lança carteira digital para compras


Consumidores poderão utilizar serviço para compras online, móveis e físicas; sistema utilizado será o já conhecido PayPass
Stephen Lawson, IDG News Service/San Francisco Bureau


A companhia global MasterCard acaba de entrar nos negócios de "carteiras digitais". A nova oferta, chamada de PayPass Wallet Services, será conduzida por meio de seu sistema de ponto-de-venda PayPass, com aproximadamente 500 mil pontos ao redor do mundo, onde consumidores podem recorrer a um cartão ou celular com Comunicação de Campo Próximo (NFC, em inglês) para realizar uma compra. A empresa também permitirá que terceiros criem sistemas de pagamentos com suas próprias marcas.

O método foi anunciado durante um evento na segunda-feira em New Orleans, noite anterior ao começo da apresentação do CTIA Wireless. No principal discurso, que aconteceu na manhã de terça-feira, a companhia também revelou uma parceria com a Intel para ajudar os fabricantes de PC a construírem um hardware de “toque-e-pague” para ultrabooks.

Para usar o chamado PayPass Wallet, os clientes irão se inscrever e fornecer informações para 25 cartões de crédito, incluindo outras marcas que não a MasterCard, além de informações de envio. Ao realizar uma compra online ou via celular, eles poderão escolher um cartão e um destinatário além daqueles selecionados anteriormente.

Quando forem comprar pela web ou via fone, os usuários irão tocar o logo do PayPass Wallet Services e será solicitada uma senha única. Uma vez digitada, irão escolher um cartão e um local de envio e clicar para completar a transação; usando um telefone equipado com NFC em um terminal de loja, eles também terão que passar pelo “carrossel” de seleções, mas irão escolher um cartão da sua lista para ser usado com o sistema de “toque-e-pague” do PayPass.

O que mantém a processo da MasterCard diferente dos outros sistemas de “carteiras digitais” anunciados pela Visa, Google, PayPal e outras é como a companhia está abrindo sua plataforma para terceiros, disse o analista da Gartner, Mark Hung. Bancos e outros parceiros poderão adotar o PayPass Wallet Services de dois jeitos diferentes: usar o serviço próprio da MasterCard, sob sua própria marca, ou simplesmente usar a interface do programa de aplicação (API, em inglês) da empresa para construir sua própria plataforma. O único sinal da MasterCard em ofertas de parceiros será o logotipo da empresa, localizado junto ao logo do PayPass Wallet.

A oferta “V.Me” da Visa, anunciada ano passado, também possui extensão de compras online, móvel e em lojas, mas a empresa está “abraçando sua oferta junto ao peito” mais do que a MasterCard, disse Hung. Isso significa que os consumidores terão mais oportunidades de oferta ao ingressarem no PayPass Wallet, ele completou. E em comparação com o PayPal, que está se aproximando das lojas físicas a partir do online e móvel construindo lentamente sua rede de venda de dispositivos, a MasterCard possui uma vantagem na parte mais difícil da equação, concluiu.

Olhar Digital: Microsoft é a mais nova empresa 'verde' do planeta



A "moda" entre as empresas de TI atinge a multinacional de Bill Gates 

A Microsoft anunciou que a partir do mês de julho irá neutralizar a emissão decarbono dos seus datacenters, laboratórios de desenvolvimento de softwares, viagens aéreas e escritórios da empresa espalhados pelo mundo. A data coincide com o início do ano fiscal de 2013 e será o "start" para que a empresa seja mais "limpa" e preocupada com o futuro.

No blog oficial, Kevin Turner, chefe de operações da Microsoft, afirma que para incentivar sua equipe, irá "cobrar" o preço do carbono emitido por divisões regionais. Quanto mais carbono for emitido, mais créditos serão pagos. E isso se aplicará em mais de 100 países onde as filiais estão localizadas.

A empresa também está investindo em tecnologias sustentáveis. Um exemplo é o próprio campus da Microsoft que contém softwares que diminuem o consumo de energia. Essa atitude deve economizar cerca de US$ 1,5 milhão de dólares para a companhia no próximo ano.

Além disso, a companhia liderada por Steve Ballmer é a terceira maior compradora de energia limpa dos Estados Unidos (mais de 1,5 bilhão de kWh por ano).

Os créditos de carbono são certificados emitidos para uma pessoa ou empresa que reduziu a sua emissão de gases do efeito estufa (GEE). Uma tonelada de dióxido de carbono (CO2) corresponde a um crédito de carbono. Este crédito pode ser negociado no mercado internacional.

A tendência das práticas sustentáveis está englobando cada vez mais empresas. O que você pensa a respeito? Qual é sua contribuição para preservar o meio ambiente para um futuro menos poluído?