quinta-feira, 23 de agosto de 2012

BAHIA PRESS: Salvador participa de encontro sobre a Lei de Acesso à Informação


A Ouvidoria Geral do Município participa nesta quinta e sexta-feira (23 e 24), em São Paulo, do VIII Encontro Nacional de Controle Interno, promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e a Corregedoria Geral da Administração do Estado de São Paulo. O evento terá na programação painéis sobre a Lei de Acesso à Informação, as tendências normativas correspondentes e um panorama internacional sobre transparência, prevenção e combate à corrupção. A ouvidora-geral do Município, Karla Borges, será a representante da Prefeitura no evento, que terá a participação de diversos técnicos e autoridades envolvidos na aplicação da lei. Ela é também coordenadora do grupo de trabalho, criado no final de julho passado pelo município, para elaborar o texto referência do projeto de lei, que será encaminhado para a pauta de votação da Câmara de Vereadores. “Encontros como esse aprimoram e fortalecem o trabalho de transparência já desenvolvido na área pública, através da Ouvidoria Geral do Município, desde 2005″ afirma a ouvidora-geral. A ministra-corregedora do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Eliana Calmon, e o ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, estão entre os convidados.

G1 - Hacker que virou informante pode ter sentença adiada nos EUA


'Sabu' tinha envolvimento com os grupos Anonymous e LulzSec.
Documento da polícia fala de 'cooperação continuada' do hacker.
Altieres RorhEspecial para o G1


Autoridades norte-americanas enviaram a um tribunal em Nova York um pedido para que a setença de Sabu, hacker conhecido como líder do grupo LulzSec, seja adiada em seis meses. O motivo, segundo o texto, seria a "cooperação contínua" do hacker com as investigações do FBI, a polícia federal dos EUA, desde agosto de 2011.

Sabu é o apelido do hacker Hector Xavier Monsegur, de 28 anos. Ele foi preso em junho de 2011 e se declarou culpado de 12 acusações feitas pelas autoridades norte-americanas dois meses após a prisão. Depois, tornou-se informante da polícia.

Os perfis de Sabu continuaram on-line normalmente até março de 2012, quando o FBI finalmente noticiou publicamente a prisão do hacker. Durante esse período, o hacker estava agindo "sob orientação do FBI", segundo documentos da polícia, mas seu comportamento on-line aparentemente não havia mudado: ele continuava inclusive criticando o governo e chegou a ceder senhas de sites para hackers brasileiros.

Quando foi preso, Sabu, que tem dois filhos, estava desempregado. A pena máxima somada sobre os crimes dos quais o hacker se declarou culpado é de 124 anos. O documento que pede o adiamento da sentença não informa de que forma Sabu ainda estaria cooperando com as autoridades, nem qual foi o acordo que o levou a se tornar um informante.

LulzSec

O grupo hacker LulzSec esteve ativo durante 50 dias. Foi criado em maio de 2011 e assumiu ataques a sites de empresas como Sony, Fox e PBS, da organização InfraGard, além do Senado dos EUA, do próprio FBI e da CIA.

Em junho de 2011, o LulzSec anunciou seu fim, dizendo que iria se unir ao Anonymous e ao movimento chamado Antisec. A relação com o Anonymous, no entanto, seria mais antiga. Um dos ataques pelos quais Sabu e outros integrantes do LulzSec são acusados, à empresa de segurança HBGary, foi assumido por membros do Anonymous em fevereiro de 2011.

Com a cooperação de Sabu, autoridades conseguiram encontrar outros cinco membros do Anonymous e do LulzSec.

Apesar de o LulzSec ter acabado e de a maioria dos integrantes estar presa, outros hackers resolveram criar o grupo "LulzSec Reborn" como forma de "tributo" ao grupo original. No entanto, a versão "ressuscitada" não conseguiu realizar ataques com o mesmo impacto e relevância. O grupo está aparentemente inativo.

R7: Sony revela tecnologia que vai usar na transmissão de jogos da Copa do Mundo de 2014


Executivos apresentam câmeras com imagens até quatro vezes melhores do que Full HD
Tiago Alcantara, do R7

Divulgação/Arte R7

Sony vai usar câmeras com tecnologia 4K na transmissão da Copa de 2014

Mesmo sem poder garantir que a seleção brasileira vai “jogar bonito”, a Sony promete que a Copa do Mundo de 2014 no Brasil terá a maior qualidade de imagem que os admiradores do evento já viram.

Patrocinadora oficial do evento esportivo de maior sucesso pelo mundo, a empresa vai testar equipamentos com suporte às tecnologias 4K (para captação de imagens até quatro vezes mais nítidas do que em Full HD) e 3D durante o evento, revelou o vice-presidente de soluções profissionais da Sony para América Latina, Hugo Gaggioni:

— Vamos testar a transmissão usando o 4K durante a Copa do Mundo de 2014. 

Enquanto exibia um vídeo filmado com um dos novos equipamentos, Gaggioni afirmou que a empresa conta com as câmeras mais avançadas do mundo.

— Não é possível conseguir imagens tão belas com outra câmera ou cores com outra forma de colorização. Apenas com essa câmera da Sony.

Segundo o gerente de marketing de soluções profissionais da Sony Brasil, Luis Fabichak, a companhia planeja olançamento de um televisor 4K até o final do ano. O executivo ainda prevê câmeras amadoras com a tecnologia:

— Não posso de dizer se daqui a cinco anos todos usarão [equipamentos com suporte ao formato 4K]. Mas, nosso objetivo é esse. Já estamos trabalhando para baratear a tecnologia.

INFO: Governo pode reduzir custo do receptor para TV digital



São Paulo - O governo poderá estimular a compra de receptores digitais à população por meio de redução de custos. Isso se até 2016 a migração da TV analógica, que utiliza a frequência de 700 MHz, para a digital não estiver completa, disse nesta quarta-feira o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

"A migração está indo bem, mas precisamos acelerar a adoção da TV digital nas residências. Se, em 2016, tivermos 10, 15 milhões de televisores analógicos, vamos ter que pensar, pois não podemos desligar a frequência analógica", afirmou, após participar de seminário promovido pela empresa desenvolvedora de tecnologia Qualcomm.

A liberação da frequência de 700 MHz é essencial para a ampliação das faixas destinadas à banda larga móvel, como de quarta geração (4G). Segundo ele, mesmo ainda faltando três anos e meio para o desligamento dessa frequência, o governo já pretende começar o processo de licitação dessa faixa.

"A estimativa é licitar no segundo semestre do ano que vem. A presidente Dilma me cobrou e me comprometi em entregar em 60 dias um esboço de plano de trabalho para construção de um edital e de um modelo de negócios", afirmou, acrescentando que as empresas de telecomunicações podem "arcar com os custos" para desocupação dos canais.

Smartphones - O ministro destacou durante apresentação a executivos do setor de telecomunicações que recebeu a confirmação do governo sobre a desoneração tributária dos smartphones, aprovada pelo Congresso dentro da Lei do Bem. "Isso vai possibilitar a produção a menor custo e baratear os preços dos aparelhos. Isso vai desenvolver o mercado."

Segundo Bernardo, outra ideia é estimular a produção de peças e componentes para fabricação de smartphones. "O Brasil poderá se transformar não só em uma plataforma de consumo, mas também de produção dessas tecnologias", afirmou.

Portal Aprendiz: Estudantes criam a primeira rede social acadêmica do Brasil




Plataforma facilita o fluxo de informações entre os universitários.

Universitários da PUC Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) propõem uma nova forma de estudar, por meio do Passei Direto, um sistema virtual gratuito que facilita o fluxo de informações entre os alunos. A ferramenta, lançada pelo Grupo Xangô, oferece diferentes serviços para cada etapa do período acadêmico, auxiliando desde o primeiro dia de aula até a formatura.

Inédita no país, a plataforma permite que os estudantes compartilhem arquivos por disciplina, cronograma semestral, agenda de eventos, além de acompanharem quais colegas estão cursando quais matérias e terem a possibilidade de tirar dúvidas em tempo real com os monitores.

Segundo o sócio-fundador do projeto, André Simões, o objetivo é criar meios para estimular a interatividade entre os universitários e otimizar os resultados para que cada vez mais estudantes “passem direto” durante a graduação. Outra vantagem é que são os próprios alunos que controlam o conteúdo, fazendo com que haja apenas informações que eles consideram relevantes, não existindo nenhum vínculo com os sites oficiais da universidade.

Com menos de um mês no ar e ainda restrito aos estudantes da PUC, a rede já recebeu mais de mil visitas. A ideia é que ele seja aberto em breve a outras instituições de ensino do Brasil e, futuramente da América Latina, de acordo com a demanda dos alunos.

IDG Now!: Facebook consolida domínio e Orkut despenca no Brasil, aponta pesquisa


Segundo Experian Hitwise, site de Mark Zuckerberg registra enorme crescimento e chega a 54% dos acessos. Site do Google vê usuários migrarem para rival.

O Facebook domina as redes sociais no Brasil com mais da metade da preferência dos usuários, aponta um estudo feito em julho pela empresa de pesquisas Experian Hitwise

A maior rede social do mundo, com mais de 900 milhões de usuários, ficou em primeiro lugar no ranking brasileiro do último mês com 54,99% de participação nas visitas, um crescimento expressivo contra os 18,24% registrados no mesmo período do ano passado.

A segunda rede social mais acessada no país em julho foi o site de vídeos YouTube, com 17,92% das visitas. Um pouco atrás, com o terceiro lugar, ficou outro site do Google, o Orkut, com 12,42%, uma queda considerável em comparação aos mais de 45% que o site tinha no Brasil há um ano.

O pelotão de trás ficou dividido entre Windows Live Home (2,41%), Twitter (2,29%), Yahoo! Answers Brasil (1,70%), e Badoo (1,55%). Quem também ficou entre os “10 mais acessados” no país foi o Google+, que após um crescimento de incríveis 5.750% agora tem 1,17%, e o Tumblr (0,31%), que tem no Brasil um dos seus maiores mercados no mundo.

Redes sociais em alta no Brasil

O estudo da Experian também aponta que a categoria Redes Sociais e Fóruns, que inclui todos os sites citados acima, libera os acessos de Internet no Brasil, com 22,08% da preferencia. O setor ficou atrás das Ferramentas de Busca, com 12,44% dos acessos, e os Sites de E-mail, com 5,44%.

Instagram cresce, mas depende do Facebook

O estudo ainda mostra que as redes sociais mais específicas, como Pinterest e Instagram, cresceram de forma expressiva no mundo. Nos EUA, por exemplo, o crescimento do Pinterest foi de 5.124% desde julho de 2011, enquanto que o serviço de fotos aumentou sua participação em 17.318% no período.

Falando no Instagram, o estudo Experian revela que o Facebook é o driver número um de tráfego para o serviço de fotos em países como Brasil, EUA e Austrália, gerando 44%, 47% e 33% de todo o volume de acessos, respectivamente. Coincidência ou não, a rede social comprou o Instagram por 1 bilhão de dólares em abril deste ano.

TI INSIDE: Instituto de ortopedia implanta rede integrada de voz, vídeo e dados e melhora serviços




Como parte de seu objetivo de busca constante da excelência na área de ortopedia, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), órgão do Ministério da Saúde e referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades, modernizou toda sua infraestrutura tecnológica. O projeto, concluído em dezembro do ano passado, envolveu a construção de uma rede integrada de voz, vídeo e dados, de alta disponibilidade e redundância, além de duas salas cofre de data center, com virtualização de servidores e desktops, além da expansão de oito para 21 salas de cirurgia, de 14 para 60 consultórios e de 144 para 303 leitos.
A montagem da infraestrutura de rede, adquirida da Cisco Systems, contou com a consultoria da PromomLogicalis, empresa de soluções de tecnologia da informação e comunicação. A rede foi estruturada de forma segmentada e classificada por serviço e andares, de forma escalável, conforme explicou Carlos Alberto dos Reis Junior, gerente de infraestrutura de TI do instituto, durante o 3º Fórum Saúde Digital, realizado nesta quarta-feira, 22, em São Paulo.
“A modernização para um novo ambiente de TI atende às necessidades estratégicas do Into, possibilitando uma gestão dinâmica e um atendimento com qualidade ao público externo”, ressaltou Reis Junior, ao adiantar que os próximos passos do Into já em andamento, que serão a implantação do prontuário eletrônico, a automação da farmácia por meio de um software de gestão, e o uso da telemedicina, a qual contará com links para se interligar às unidades de ensino e pesquisa do país. O executivo diz que, para isso, o Into deverá utilizar uma ferramenta de ensino a distância através de salas de vídeo e web conferência para discutir casos e realizar estudos. 

Olhar Digital: R.I.A debate cultura digital e estratégias de inovação em São Paulo



Evento acontece nos dias 22 e 23 e conta com 
nomes como Pierre Levy e Miguel Nicolelis 

Começou nesta quarta-feira (22/8) o R.I.A (Reflexão, Interação, Ação), um evento promovido em uma parceria entre a Fundação Telefonica, o Centro Ruth Cardoso e o Itaú Cultural e que leva debates sobre cultura digital e inovação para o Auditório Ibirapuera, em São Paulo, se estendendo ao longo de toda esta quinta-feira (23).

Neste primeiro dia de programação, o R.I.A contou com um painel em que o jornalista Gilberto Dimmenstein conversou sobre as transformações da rede e seu impacto na sociedade com o especialista em internet francês Pierre Levy; um debate sobre novos modelos de trabalhos culturais com a acadêmica Lala Deheinzelin e com o filósofo Eduardo Gianneti; um papo com o pianista Benjamin Taubkin e o lançamento do livro coletivo Economia Criativa.

Além disso, o evento sedia o encontro nacional do Festival de Ideias 2012, uma rede social que junta empreendedores com projetos para melhorar nossas cidades e os interessados em financiá-los.

Aliás, para quem trabalha com tecnologia e deseja viabilizar um projeto inovador, o R.I.A também é interessante pelos momentos de pausa, em que é possível estreitar relações com pessoas que podem ajuda-lo se a sua ideia for realmente boa.

O segundo dia de atividades, nesta quinta-feira, será aberto às 11h com um papo com o cientista brasileiro Miguel Nicolelis, que busca concretizar uma pesquisa que pode devolver os movimentos a um quadriplégico, com a filósofa Viviane Mosé.

Na sequência, às 14h, o palco recebe uma conversa entre os escritores Milton Hatoum e Sérgio Vaz, criador do sarau Cooperifa, seguido por um balanço do evento às 16h40 pelo curador do R.I.A Reinaldo Pamponet e pelo fechamento musical de Benjamin Taubkin.

O evento é gratuito mas com inscrições encerradas, porém quem quiser insistir pode ir ao local - próximo ao portão 3 do Parque Ibirapuera - e esperar por desistências. 

INFO: Tribunal decide briga entre Apple e Samsung nesta semana




São Paulo - Entre os designers de renome e os engenheiros intelectuais da Apple questionados por três semanas na árdua disputa de patentes contra a Samsung, um especialista em marketing do Massachussetts Institute of Technology (MIT) tomou apenas três minutos dos advogados da Apple.

Mas o testemunho do professor John Hauser, do MIT, representa um dilema central à guerra de patentes relacionadas a smartphones. Quanto vale uma característica inovadora? Respondeu Hauser: exatamente 39 dólares por celular para um mecanismo que reconhece um segundo dedo na tela sensível ao toque.

Se essas características forem consideradas tão valiosas quanto sugere Hauser, um veredicto em favor da Apple pode representar mais do que uma grande compensação. Pode levar o juiz a conceder à Apple um prêmio muito maior: uma proibição de vendas sobre celulares da Samsung.

Nove jurados começaram a deliberar a respeito das acusações de violação de propriedade intelectual da Apple contra a Samsung nesta quarta-feira num tribunal federal em San José, Califórnia. Se eles decidirem que a Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo, violou qualquer uma das patentes da Apple -- ou vice-versa -- a próxima questão é quanto, exatamente, cada companhia deveria ser obrigada a pagar.

A resposta está na alquimia de estimar compensações em casos de propriedade intelectual com muito em jogo, em que mudanças sutis em premissas valem bilhões de dólares, e juízes individuais variam amplamente sobre como lidar com o testemunho ou especialistas pagos.

Complicando ainda mais a questão, recentemente um tribunal de apelações deliberou contra algumas dos regulamentos de compensação que eram válidos há décadas.

"De algumas maneiras, estamos em território não explorado", disse o professor da Faculdade de Direito da Universidade de Minnesota Thomas Cotter, que não está envolvido nesse processo.

A Apple está buscando mais de 2,5 bilhões de dólares e uma proibição de vendas, baseada num pequeno conjunto de características que ela afirma terem grande demanda entre consumidores. Um veredicto em favor da Apple colocaria boa parte da indústria de smartphones sob risco de problemas legais do mesmo gênero.

R7: Conexão de celular de alta velocidade chega a 3 cidades do Brasil; saiba quais são elas


Búzios e Parati, no RJ, e Campos do Jordão, em SP, estão com 4G da Claro

Três cidades brasileiras já receberam a tecnologia 4G, de conexão de alta velocidade para aparelhos celulares: Búzios e Parati, no Rio de Janeiro, e Campos do Jordão, em São Paulo. Elas chegaram antes do previsto.

O presidente da Claro, Carlos Zenteno, falou sobre a conexão, que sua empresa implementou nas cidades.

"Estamos lançando as primeiras cidades de 4G no Brasil. Criamos um circuito de experiência para nossos clientes", afirmou o executivo a jornalistas nesta quarta-feira (22), durante evento do setor em São Paulo.

Apesar da afirmação de que as redes já lançadas não são testes, elas ainda não podem ser usadas comercialmente, pois ainda é necessária uma formalização com o governo.

O executivo ressaltou ainda que o objetivo da empresa é levar a rede 4G a todas as cidades que irão receber a Copa das Confederações até abril de 2013, conforme a meta estabelecida pelo governo.

Zenteno também explicou que o fato de Búzios, Parati e Campos do Jordão serem cidades turísticas influenciou na escolha desses locais, para que a operadora possa também mostrar o serviço aos consumidores de outras

UOL: Mozilla reconhece excesso de atualizações e planeja updates automáticos para Firefox

Guilherme Tagiaroli

Firefox deve ganhar recurso que atualizará o navegador assim que o usuário se conectar à internet 

O navegador Firefox, da Mozilla, sempre foi visto como exemplo de inovação: um dos primeiros a ter navegação por abas e criou uma loja de complementos que potencializam as funções do browser. No entanto, desde o ano passado, o navegador tem apresentado muito mais atualizações que o normal, o que causa certo transtorno a alguns usuários. A companhia reconhece que o número aumentou em função da evolução da rede e promete “consertar” o incômodo. 

“Há alguns problemas para o usuário com atualizações constantes. Mas estamos trabalhando para tornar a correção do navegador algo cada vez mais invisível, de modo que o usuário não precise fazer nada. Não queremos mais pensar em Firefox 4, 5 ou 10, o browser é apenas Firefox e pronto”, explicou Andreas Gal, diretor de pesquisa da Mozilla, em entrevista ao UOL. O Chrome, navegador do Google, já conta com a atualização automática a cada nova versão. 

Até 2011, o Firefox atualizava o software uma vez por ano – assim como fazia o Internet Explorer, seu principal concorrente na época. Seguindo essa filosofia, a companhia reunia todas as possíveis correções e as soltava em uma única versão considerada estável. De junho de 2011 a junho de 2012, o navegador da Mozilla pulou da versão 5 para a 14: em cada atualização, o usuário precisava baixar o programa e reiniciar o browser.

GUERRA DE NAVEGADORES

Nós somos os vira-latas nesta briga. Estamos cientes que não podemos competir na mesma escala que o Google ou a Microsoft

Andreas Gal, diretor de pesquisa da Mozilla

Segundo Gal, as alterações do Firefox tornaram-se mais frequentes, pois o ritmo de evolução da internet foi muito rápido. Em pouco tempo, os navegadores passaram a suportar aplicações HTML 5 (linguagem web que permite, por exemplo, fazer aplicações diretamente da rede). “Nosso próximo desafio é permitir a comunicação por vídeo no browser, sem a necessidade de instalar programas.”
Mercado de navegadores

De acordo com pelo menos três empresas que medem a divisão de mercado, o Mozilla Firefox é o 3º navegador mais utilizado no mundo, com aproximadamente 24% do mercado. De acordo com a StatCounter, uma dessas empresas de medição, o Chrome assumiu a liderança em julho, o Internet Explorer caiu para segundo e o Firefox, para terceiro.

“Não vejo com surpresa essa notícia, pois hoje em dia as pessoas têm diferentes navegadores em seus computadores. Para nós o que importa é que a internet tenha padrões livres e que as pessoas tenham o direito de utilizar o navegador que preferirem”, disse o executivo da desenvolvedora do Firefox.

Enquanto a Mozilla mantém uma posição mais discreta no mercado, seus principais concorrentes, Google e Microsoft, têm investido em propagandas (inclusive no horário nobre da TV) para mostrar as qualidades de seus produtos. Questionada se a companhia tem planos de fazer algum tipo de trabalho de divulgação parecido, Andreas Gal respondeu dizendo que esse não é o tipo de modelo que a empresa segue.

“Somos uma companhia sem fins lucrativos. Se você comparar nosso tamanho e os recursos que temos com o Google, nós somos uma organização pequeniníssima. Nós somos os vira-latas nesta briga. Estamos cientes que não podemos competir na mesma escala que o Google ou a Microsoft.” 

De acordo com ele, a publicidade do Firefox ocorre no boca a boca, por meio de pessoas que simpatizam com o programa e acabam falando bem do navegador para os outros.

Compras coletivas apresentam leve crescimento


O mercado de compras coletivas inovou a internet, milhares de pessoas aderiram a este novo tipo de comércio com a finalidade de comprar mais barato, com ótimos descontos


O mercado de compras coletivas inovou a internet, milhares de pessoas aderiram a este novo tipo de comércio com a finalidade de comprar mais barato, com ótimos descontos. Para tanto, no primeiro semestre do ano, comparado com o mesmo período do ano anterior, foi registrado um aumento tímido nesse setor, apenas 2%. Os dados são referentes a um levantamento realizado pela consultoria e-bit em parceria com InfoSaveMe, uma ferramenta do SaveMe, que monitora este tipo de mercado.

Logo que lançado esse modelo de compras pelainternet no Brasil, há apenas dois anos, ocrescimento foi acelerado, chegando a R$ 1,6 bilhão de faturamento no ano passado. Para 2012 está previsto um crescimento de 5% a 10%, ficando abaixo do crescimento esperado para o comércioeletrônico em geral, com 20%.

Os sites mais conhecidos e acessados pelos brasileiros são o site americano Groupon e também os brasileiros Peixe Urbano e ClickOn. No primeiro semestre de 2012 foi registrado uma venda de 12 milhões de cupons, sendo que cada ticket com valor médio de R$ 60.

Conforme o relatório da e-bit, o mercado de compras coletivas no país deixou de ser novidade, sendo que já está incorporado ao meio, assim, é possível dizer que esse modelo de negócio iniciou uma fase considerada de maturação.

TI INSIDE: Falta de profissionais de TI para a saúde está longe de ser resolvido, dizem especialistas




Os cursos atuais não dão conta de atender a demanda por profissionais de TI para a saúde e especialistas preveem um sério entrave para o desenvolvimento do setor no longo prazo. O assunto foi tema do 3º Fórum Saúde Digital, evento promovido nesta quarta-feira, 22, pela revista TI INSIDE, em São Paulo.

Por mais que o setor de TI enfrente escassez de mão de obra como um todo, para o diretor técnico do Departamento de Saúde do governo do estado de São Paulo, André Luiz de Almeida, o problema será agravado. "A demanda por profissionais para a saúde é ainda maior, pois crescemos a níveis superiores que o mercado de TI. Além disso, há pouquíssimos cursos voltados para a área, com alta necessidade de especialização", argumenta.
Segundo diretor de educação e capacitação da Sociedade Brasileira de Informática e Saúde (SBIS), Renato Sabbatini, área é essencialmente interdisciplinar e combina dois setores totalmente diferentes, dificultando ainda mais a absorção de pessoas atuando em outras áreas. "Por ano, formamos não mais que 200 especialistas. São apenas dois cursos de bacharelado em todo o país", lamenta.
A SBIS lançou no ano passado o Programa de Profissionalização da Informática em Saúde (proTICs), com uma série de medidas para atingir 10 mil trabalhadores qualificados até 2020, sendo 400 deles atestados com o Certificado Profissional em Tecnologia da Informação e Comunicação em Saúde (cpTICs). O plano de carreira desenvolvido pela SBIS engloba a o preparo em três eixos de competência: TICs (gestão de tecnologia da informação e comunicações), saúde ( serviços clínicos e sistema de saúde brasileiro) e gestão (gestão de projetos, gestão organizacional e comportamental, vigilância, controle e avaliação).
Almeida elogia a iniciativa, mas a considera insuficiente para atender às necessidades do país. Ele cita como exemplo mercados maduros como os Estados Unidos, que passaram por essa fase há cerca de dois anos, com a criação de programas de incentivo de modernização da saúde pelo governo federal. "A situação é pior que importarmos executivos, impedindo a mão de obra local em cargos de liderança. É possível notar a barreira para a atuação de novas companhias no mercado nacsional simplesmente porque não há ecossistema de recursos humanos", defende. 

Inovação tecnológica:Computador quântico resolve problema do dobramento de proteínas




Onda quântica

O primeiro computador quântico a chegar ao mercado, fabricado pela empresa D-Wave, conseguiu resolver um dos quebra-cabeças de como as proteínas se dobram.

A empresa apresentou o seu computador quântico D-Wave One, que utiliza 128 qubits supercondutores em 2007, mas quase ninguém levou o assunto a sério.


Os físicos, contudo, só passaram a levá-lo em consideração em 2011, quando uma equipe de cientistas publicou um artigo garantindo que o processador da D-Wave realmente é quântico.

O processador do D-Wave One utiliza qubits de estado sólido, similares aos usados no experimento da fatoração com o algoritmo de Shor, divulgado nesta semana, embora seu princípio de funcionamento seja diferente, baseado em um esquema conhecido como termalização quântica (quantum annealing).

Dobramento de proteínas

Agora, uma equipe da Universidade de Harvard usou o inovador e polêmico computador para prever as configurações de mais baixa energia de uma proteína dobrada.

Desvendar o processo de dobramento de proteínas é um dos maiores anseios de todos os pesquisadores das chamadas biociências, médicos incluídos, porque isso pode significar a descoberta de formas totalmente novas de lidar com a fisiologia humana.

O problema é que as proteínas são muito complexas, e são inúmeras as formas possíveis que elas podem assumir em seu dobramento.

É claro que o computador quântico não resolveu "toda" a questão do dobramento das proteínas, tendo ele trabalhado com alguns poucos aminoácidos.

Mas o objetivo do teste era mostrar que um computador quântico pode lidar com esse tipo de problema. Algumas teorias apontam que os computadores quânticos são muito melhor adaptados para a tarefa do que os computadores eletrônicos clássicos, embora houvesse discordâncias quanto a isso.

Desdobramento quântico

Os resultados, por enquanto, são mais ou menos animadores.

No lado positivo, o processador quântico da D-Wave identificou as configurações de aminoácidos e suas interações correspondentes àquilo que seria o meio mais "econômico" do dobramento das proteínas.

No lado negativo, ele acertou 13 vezes em 10.000 medições.

Isso é ruim mesmo considerando que um processador quântico precisa estar sempre lidando com as incertezas - o algoritmo de Shor, por exemplo, rodando em um "processador quântico perfeito", dará a resposta correta em 50% das vezes.

Isso acontece porque o processamento quântico deveria ocorrer próximo a 0 kelvin. Como não consegue atingir temperatura tão baixa, o processador do D-Wave One trabalha um pouco acima, repetindo várias vezes os cálculos para tentar pegar o resultado correto.

No balanço geral, 13 acertos com um computador quântico de primeira geração parece bom, embora mostre o longo caminho a ser percorrido antes que possamos contar com essas máquinas futuristas para resolver problemas reais de forma completa.




INFO: YouTube lança plataforma dedicada à eleição americana



Washington - O site YouTube lançou nesta quarta-feira uma plataforma de vídeos dedicada à eleição presidencial americana de novembro de 2012, que apresentará uma cobertura ao vivo das convenções democrata e republicana e debates presidenciais, entre outras atrações.

De acordo com o site de compartilhamento de vídeos do Google, esta plataforma -- que não produzirá conteúdo original -- foi concebida como um "canal tudo-em-um" que permitirá acompanhar todos "os momentos-chave da eleição, de agora até o dia da eleição de 6 de novembro".

"Você pode assistir a todos os discursos das convenções, aos debates presidenciais ao vivo, assim como ver no Google+ (serviço de chat e vídeo) os agentes do poder nos bastidores", explica o blog do YouTube.

"Você não precisará sair do lugar, todos os eventos desta eleição acontecerão aqui, ao vivo", acrescentou.

Entre os vídeos disponíveis na plataforma (youtube.com/politics), é possível ter acesso a imagens e anúncios dos partidos políticos e a materiais de diversos meios de comunicação, como a ABC News, a Al-Jazeera, o New York Times e o Wall Street Journal, indica Olivia Ma, diretora de atualidades e de informações do YouTube.

Segundo um estudo recente, o YouTube se tornou uma fonte importante de informações das atualidades mundiais. De acordo com o centro de pesquisas Pew, os vídeos ligados às atualidades foram os mais pesquisados no YouTube em cinco de 15 meses entre 2011 e o início de 2012.

O Google comprou o YouTube em 2006 por 1,65 bilhão de dólares. O grupo ainda não anunciou a receita obtida com o site de compartilhamento de vídeos, apesar de sua imensa popularidade.

IDG Now!: Crescimento do e-commerce fica abaixo do esperado no primeiro semestre

Karen Carneti

Faturamento de R$ 10,2 bilhões representa aumento de 21% em relação ao mesmo período de 2012. A expectativa era de crescimento de 25%, de acordo com a consultoria e-bit

O comércio eletrônico no Brasil faturou R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre do ano, tendo aumento de 21% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando registrou R$ 8,4 bilhões. A expectativa de crescimento para o semestre era de 25%, mas a crise que atingiu a Europa e os Estados Unidos, com queda de quase 26% da geração de empregos (segundo o Ministério do Trabalho) e retração de 3,8% na produção industrial (dados do IBGE) impossibilitou que se chegasse ao índice esperado. 

As compras feitas por um dispositivo móvel (seja smartphone ou tablet) representaram 1,3% de todas as compras online no país. Em 2011, esse número era de apenas 0,3%. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (22/8) durante a 26ª edição do relatório WebShoppers, realizado pela e-bit com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net).

Na pesquisa, foi apontado também que, quando decidem fazer compras a partir de dispositivos móveis, 22% das mulheres utiliza um iPhone ou iPad, que possui o sistema operacional iOS, enquanto 55% dos homens utilizam um dispositivo com Android. O tíquete médio de compras via iPhone é de R$ 408, enquanto o valor via Android é de R$ 540. Isso, provavelmente, se deve pela maior compra de produtos eletrônicos por parte dos homens, aumentando assim o valor gasto.

A quantidade de consumidores que realizaram compras pela internet cresceu significativamente, com a contínua entrada da Classe C. Nos primeiros seis meses do ano, 5,6 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra online até hoje, resultando em 37,6 milhões de e-consumidores. O número de pedidos também apresentou números expressivos: foram realizadas aproximadamente 29,6 milhões de encomendas nas lojas virtuais brasileiras no período analisado (em 2011 foram registrados 25 milhões de pedidos), com um tíquete médio de R$ 346. 

Ainda segundo os dados levantados pela e-bit, em parceria com o Movimento Internet Segura (MIS) e o comitê da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), o percentual de satisfação com o comércio virtual no primeiro semestre foi, em média, de 85,40%. Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da e-bit, “as empresas estão buscando maior rentabilidade, então aumentaram o prazo de entrega das encomendas e aumentaram o preço do frete, para diminuir a expectativa do consumidor”, o que pode impactar na satisfação dos usuários.

Expectativas do e-commerce para o segundo semestre

Durante o resto do ano, o esperado é que as vendas online continuem crescendo no mesmo ritmo apresentado no 1º semestre. Na segunda parte de 2012, a expectativa é que o setor cresça 20% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo faturados mais R$ 12,2 bilhões, finalizando o ano com um total de R$ 22,5 bilhões, crescimento nominal de 20% em relação a 2011. O tíquete médio deve apresentar queda no segundo semestre. Espera-se que o valor médio gasto em compras online fique em torno de R$ 330,00. Isso pode ser explicado pela preferência crescente dos e-consumidores em categorias de menor valor agregado, como o próprio segmento de “Moda e Acessórios”, que vem ganhando espaço no e-commerce rapidamente, alcançando a 3ª posição no ranking das cinco categorias mais vendidas no primeiro semestre, com 11% do volume total de pedidos. No mesmo período do ano passado, não havia nem aparecido no ranking.

A colocação final das mais vendidas até aqui, em 2012, ficou da seguinte forma: “Eletrodomésticos” em primeiro (13%), “Saúde, beleza e medicamentos” em segundo (13%), “Moda e Acessórios” (11%) em terceiro. “Livros, assinaturas de revistas e jornais” (10%) e “Informática” (9%) finalizaram a lista.

Índice FIPE Buscapé

O Índice FIPE/Buscapé, relatório que levanta uma radiografia mensal dos preços de mais de 1,3 milhão de produtos no ecommerce brasileiro, registrou queda média de -0,31% no mês de junho de 2012, reforçando a tendência deflacionária dos preços no e-commerce nos últimos 17 meses, quando apenas em agosto/11 (0,59%) e janeiro/12 (0,90%) houve aumento de preços.

Entre as categorias de produtos, apenas Cosméticos e Perfumaria (0,22%) e Eletrodomésticos (0,21%) apresentaram aumento de preço em junho. Em um período de 12 meses (Jun12/Jun11) o Índice FIPE/Buscapé registrou queda de -7,07%. A categoria com a maior queda no período foi a de Eletrônicos (-14,85%), seguida por Telefonia (-13%). O segmento de Eletrodomésticos, uma das mais representativas no ecommerce, teve queda de preço de -4,2% no período de Junho de 12 e Junho de 11, e aumento de 0,05% nos últimos seis meses.

Compras coletivas

O mercado de Compras Coletivas faturou aproximadamente R$ 731 milhões no período, crescimento de 2% em relação ao primeiro semestre de 2011, que, em termos macroeconômicos, teve resultados mais positivos do que os atuais, superando em R$ 14,3 milhões o resultado do primeiro semestre do mesmo ano.

A categoria campeã foi a de “passagens aéreas, cruzeiros e hospedagens”, com R$ 194,6 milhões arrecadados pelo setor de “Hotéis e Viagens”.

A expectativa para o segundo semestre é de que o mercado aquecido. Espera-se que os resultados do quarto trimestre tenham um impacto previsível com a aproximação do final de ano, o que aumenta os custos dos consumidores. O ano de 2011 teve faturamento total de R$ 1,6 bilhão e, para 2012, é esperado crescimento de 5% a 10%.

Amazon no Brasil

Com a esperada chegada da gigante do e-commerce ao Brasil, a e-bit procurou entender como os consumidores encaram este acontecimento. O mais esperado pelos consumidores é a “diversidade de produtos”, seguida por “produtos inovadores”. Somente 4% dos respondentes informaram que não comprariam na Amazon do Brasil, enquanto 48% disseram não saber e os mesmos 48% comprariam um produto na gigante americana.

Os dados mostram que pouco mais de ¼ dos respondentes tem o costume de comprar fora do país, sendo que 26% deles já compraram na Amazon. Esses consumidores também costumam gastar mais na loja: enquanto o tíquete médio de compras fora do país é de R$ 158,00, na loja estadunidense é de R$ 172,00. O valor, no entanto, é inferior à sua grande concorrente, a BestBuy, que conta com tíquete médio de R$ 212,00 no Brasil.

Ainda sobre a chegada da empresa ao país, 26% dos clientes que já compraram na Amazon ouviram falar que a companhia terá uma loja no país em breve.

TI INSIDE : Positivo, Gradiente e Semp Toshiba firmam acordo com Qualcomm




Além da CCE, mais três fabricantes de dispositivos móveis brasileiros firmaram com a Qualcomm acordos de licenciamento de uso de patentes de 3G e 4G: Gradiente, Positivo e Semp Toshiba. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 22, durante o IQ 2012, evento organizado pela fabricantes de chips em São Paulo.
A Gradiente pretende produzir smartphones não apenas para o mercado brasileiro, mas para a exportação para o Mercosul. A CCE, por sua vez, mira a América Latina inteira. O diretor de operações da Semp Toshiba, Alcides de Mello Jr, informou que sua linha de produção em Manaus está pronta para começar a fabricar aparelhos Android, aguardando apenas a inclusão oficial dos smartphones na Lei do Bem. Além das licenças, a Semp Toshiba espera contar com apoio da Qualcomm no desenho de futuros terminais, tal como acontecerá com a CCE em tablets.