quarta-feira, 12 de setembro de 2012

TI INSIDE: Bernardo: Dilma vai sancionar desoneração para smartphones e infraestrutura


De acordo com o ministro Paulo Bernardo, a presidenta Dilma irá sancionar os artigos referentes aos smartphones e ao regime especial para a construção de infraestrutura para rede de telecomunicações na MP 563 na próxima semana, no dia 17. Bernardo disse nesta terça-feira, 11, durante o lançamento do primeiro celular 4G do Brasil, o Motorola Razr HD, que as regulamentações da lei deverão contar com um esforço conjunto dos ministérios das Comunicações e da Fazenda para a publicação em outubro, a tempo de impactar nas vendas de aparelhos para o Natal. 

"A presidenta disse que certamente vai sancionar a medida dos smartphones e das redes", disse ele durante o evento, ressaltando a importância também da fabricação nacional do aparelho, na planta de Jaguariúna, interior de São Paulo. Segundo ele, a inclusão dos handsets na Lei do Bem poderá proporcionar um desconto de 10% em relação ao PIS/Cofins e mais 15% no IPI, o que acumularia em torno de 27% para importação. O desconto será menor para quem fabrica, por conta dos incentivos já imputados. De acordo com o vice-presidente da Motorola Mobility no Brasil, Sérgio Buniac, o abatimento no preço final do Razr HD no País poderá baixar também. "Com a Lei do Bem para tablets houve queda de 8% a 20%, então deverá seguir esse padrão com o prazo de uma a duas semanas após a publicação", disse.

Entraves

Paulo Bernardo destacou novamente, durante o evento, a implementação da rede 4G no País. "A presidenta acha que vai haver uma adoção muito rápida do LTE, assim como nos Estados Unidos. Existe muita curiosidade com a tecnologia nova no Brasil", acredita. O ministro não acredita que os problemas recentes das operadoras com a Anatel possam abalar a construção das redes. "Tivemos um problema nas questões dos planos com ofertas bem elásticas, mas que as empresas não conseguiam cumprir. Mas elas irão resolver isso", disse. Ele ressaltou também o plano de acompanhamento de qualidade da banda larga no País, que deverá ser estendido para a rede móvel até o final de setembro. Esse monitoramento, disse, também poderá acontecer com a qualidade da TV paga, embora ele não tenha definido um programa específico para isso ainda. Na verdade, trata-se de uma atualização da regulamentação atual de qualidade na TV paga que será alinhada com os demais regulamentos de gestão de qualidade (RGQs) estabelecidos para banda larga e para o serviço móvel.

Por fim, Bernardo declarou que ainda existe muita dúvida sobre a implementação no Brasil da rádio digital, e como isso se aplica ao modelo de negócios no País para viabilizar para as empresas de difusão também. "Há ainda milhões de aparelhos e a substituição para dispositivos teria de ser para que recebam os dois sinais, digital e analógico. Seria muito complicado", finaliza. 

G1 - Avanços tecnológicos ajudam deficientes a se inserir no mercado

Biônicos, internet, e navegação por satélite estão entre os recursos.
Dificuldades físicas ficam ainda mais difíceis de superar durante recessão.

Enquanto o mundo celebra as extraordinárias conquistas dos atletas paraolímpicos nos jogos de Londres, portadores de deficiências em todo o mundo enfrentam desafios cada vez mais sérios na luta por espaço no mercado de trabalho.

As dificuldades físicas, aliadas ao preconceito e ignorância, ficam ainda mais difíceis de superar em tempos de recessão econômica.

Muitos acreditam que a tecnologia - que auxiliou tantos atletas durante as Paraolimpíadas - tem um papel importante em permitir que o portador de necessidades especiais brilhe também fora do Parque Olímpico, realizando seu potencial nas mais diversas profissões.

A BBC ouviu alguns dos profissionais
trabalhando para isso.

Tecnologia pode liberar força de trabalho, até então,
subutilizada, de acordo com Hugh Herr, do MIT

Revolução Biônica

Um dos líderes na batalha para que a tecnologia abra os caminhos do mundo aos portadores de deficiências está o americano Hugh Herr, professor do Media Lab do MIT (Massachusetts Institute of Technology), em Massachusetts, Estados Unidos.

Ele acredita que os avanços da tecnologia biônica podem liberar o potencial de uma força de trabalho que, até agora, vinha sendo subutilizada.

"Eu prevejo uma revolução de biônicos", disse Herr.

"Estamos entrando em uma era biônica, onde começamos a ver tecnologia que é sofisticada o suficiente para imitar funções fisiológicas importantes".

Ele fala com convicção e tem boas razões para isso.

Como diretor da companhia iWalk - que fabrica próteses robóticas que imitam as funções de membros do corpo humano - Herr trabalha com biônicos diariamente.

Além disso, o professor personifica a revolução que prevê. Durante uma mal sucedida expedição de alpinismo em 1982, Herr sofreu ulcerações tão graves provocadas pelo frio que suas pernas tiveram de ser amputadas abaixo dos joelhos.

Hoje, graças aos produtos que ele próprio desenvolveu, Herr continua a praticar alpinismo.

As próteses biônicas que produz são tão avançadas que não apenas imitam as funções de uma perna humana normal - elas são, em vários aspectos, superiores. E estão disponíveis comercialmente em outros 50 centros espalhados pelos Estados Unidos.

Um cliente da iWalk, um trabalhador de fábrica de Ohio, conseguiu voltar ao trabalho apenas duas semanas após ter suas novas pernas ajustadas.

"Podemos colocar as pessoas de volta no trabalho, o que é (uma conquista) imensa. Só isso custaria ao estado milhões de dólares".

"Além disso, podemos reduzir ou eliminar gastos".

Herr explicou que, quando uma pessoa manca, há efeitos colaterais, como dor nas costas e nas juntas. E eles tendem a aumentar com o passar dos anos.

"Tivemos pacientes cuja dor foi cortada pela metade, ou em 75%, o que é bastante"

Combatendo o estigma

Para alguns, no entanto, não se trata de retornar ao antigo emprego e, sim, de conseguir um trabalho.

Barbara Otto é diretora da ONG Think Beyond the Label, uma entidade que tenta auxiliar empresas que desejam contratar pessoas com necessidades especiais.

A ONG criou um portal digital que funciona como uma rede social, permitindo que empregadores e força de trabalho façam contato.

A entidade organiza, por exemplo, feiras online onde empresas e candidatos a empregos podem se encontrar.

Com isso, Think Beyond the Label tenta romper o estigma que tantas vezes mantém pessoas com deficiência fora do mercado de trabalho.

"A grande vantagem dessas feiras profissionais online é que não há necessidade de que as empresas viajem, e não há a necessidade de que as pessoas com deficiências viajem para um determinado local".

"Isso rompe quaisquer inibições que um empregador possa ter, ou que uma pessoa portadora de deficiência possa ter, ao entrar em contato".

Otto acredita que empresas têm muito a ganhar ao empregar pessoas com necessidades especiais.

"Sempre digo, se você quiser contratar alguém que pense diferente, empregue uma pessoa portadora de alguma deficiência".

"Suas experiências diárias fazem com que procurem inovar".

"Quando buscamos inovações em design, tecnologia ou em usos de softwares, pessoas com deficiências são sempre capazes de oferecer essa inovação que faltava porque precisam inovar na sua vida diária".

Acesso ao trabalho

Outra importante frente de batalha na luta para colocar portadores de deficiências no mercado profissional é garantir a eles o acesso ao local de trabalho.

"A tecnologia terá um papel central nesse processo", disse Alan Roulstone, professor de inclusão da Northumbria University, nas imediações de Newcastle, no norte da Inglaterra.

Ele acredita que a grande estrela nesse palco são as tecnologias de navegação ambiental, ou sistemas de navegação por satélite adaptados para uso em prédios de escritórios.

"Tendo em vista a maneira como a telefonia e as tecnologias de GPS (Global Positioning Systems) estão se desenvolvendo, acho que é apenas uma questão de tempo para que você tenha apps para celulares que permitam que pessoas com deficiências visuais, declínio cognitivo ou dislexia naveguem pelo ambiente".

Críticas

Alguns observam com cautela a emergência de tecnologias capazes de nos levar além das fronteiras da natureza - particularmente no caso dos biônicos, que podem ser usados para aumentar as capacidades do corpo humano.

Essas questões não preocupam Hugh Herr, do MIT Media Lab. E ele explicou por que:

"Existe tanta dor e sofrimento no mundo hoje por causa de corpos que não funcionam muito bem. A narrativa dominante é construir uma sociedade onde essa dor e sofrimento sejam reduzidos".

"As pessoas, em geral, não acham que isso não seja ético". E acrescentou:

"Eu não consigo ver um problema em irmos além do que a natureza pretendia. Nós já fazemos isso, com celulares, bicicletas, carros e aviões".

TI INSIDE: Rotatividade de profissionais de TI em SP aumenta 43% em um ano


A rotatividade entre os trabalhadores do setor de TI na cidade de São Paulo foi de 9,8% no primeiro semestre deste ano, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira, 11, pelo Sindicato dos Trabalhadores de TI do Estado de São Paulo (Sindpd). Do total de 110 mil trabalhadores de TI empregados até o mês de junho no município, 10.789 trocaram de emprego, número 43% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. A capital paulista abriga cerca de 58% dos postos de trabalho em TI do estado e 27% do Brasil, segundo o Ministério do Trabalho

Para o presidente do Sindpd, Antonio Neto, o índice é resultado da falta de políticas claras de cargos e salários, remuneração de início de carreira baixa e benefícios pouco atrativos para o empregado. “O setor de TI cresce mais de 10% ao ano. Com o mercado aquecido e o déficit de mão de obra qualificada, o trabalhador muda de emprego com mais facilidade atraído geralmente por melhores salários, benefícios e planos de carreira mais objetivos. Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo sindicato no início deste ano, revela que a insatisfação em relação às políticas de cargos e salários adotadas nas empresas de tecnologia da informação chega a 76%, além disso, 39% da categoria afirmam não se sentir valorizada”, ressaaltou.

O dirigente sindical sustenta que a rotatividade elevada retarda o desenvolvimento do setor e é ruim para trabalhadores, empresas e governo. Segundo ele, o ideal é que a média fique em 3%. “Taxas mais altas que esta evidenciam setores instáveis e prejudicam o crescimento. Para o governo, o custo é alto. No ano passado, foram gastos com seguro desemprego R$ 23,7 bilhões. O profissional fica inseguro em um cenário incerto e não cria identidade com a companhia em que trabalha. E os empresários, que precisam reter seus talentos para continuar crescendo, acabam perdendo os funcionários para outras empresas”, enfatizou Neto.

O estudo mostra que o índice do setor de TI é mais alto que as médias nacionais em atividades como indústria de transformação (3,8%) e o comércio (4,5%), divulgadas mensalmente pelo Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged) do Ministério do Trabalho. No país, as áreas com rotatividade mais elevada no primeiro semestre deste ano, de acordo com os dados do Caged, foram a construção civil, com média de 7%, a agropecuária, com 5,8%, e o comércio, com 4,5%. No setor de serviços, o qual a tecnologia da informação faz parte, a rotatividade chega a 3,8%. 

INFO: Telefônica Brasil divulga plano de melhorias

Por Reuters

Rio de Janeiro - A Telefônica Brasil divulgou ao mercado nesta terça-feira informações apresentadas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre seu Plano Nacional de Melhorias para telefonia móvel, exigido pela autarquia a fim de aumentar a qualidade dos serviços.

De acordo com o departamento de Relações com Investidores da Telefônica Brasil, as informações foram apresentadas há algumas semanas, sendo liberadas para divulgação nesta terça-feira, e não apresentam alterações do plano anterior de atendimento ao usuário ou a investimentos em redes móveis da empresa.

Em apresentação publicada no site da operadora, foi reiterada a previsão de investimentos de 7,2 bilhões de reais na rede móvel da Vivo para o período 2012 a 2014, com 2,712 bilhões de reais estimados para este ano.

A fim de mitigar dificuldades geradas pela restrição identificada em algumas cidades quanto à instalação de antenas, problemas em licenças ambientais e mão de obra capacitada, a empresa informou que tem tomado diversas medidas, como compartilhamento de capacidade, construção conjunta de rotas de fibra ótica e uso de instalações com infraestrutura compacta.

A qualidade da rede tem sido um tema recorrente no setor de telecomunicações, principalmente nas últimas semanas, após a Anatel ter suspendido, em julho, as vendas móveis de TIM, Claro e Oi em diversos Estados por reclamações dos consumidores de falta de qualidade.

A Vivo não foi afetada pela sanção, mas também teve que apresentar seu plano.

G1 - Aplicativo desenvolvido no AM deve auxiliar deficientes auditivos no Enem


'Software funcionará como complemento para o Ensino Médio', diz estudiosa.
Projeto receberá recurso da Fapeam em torno de R$ 295 mil.

O projeto de pesquisa intitulado 'Enem Interativo - Software Aplicativo com Acessibilidade', financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), desenvolve um software capaz de auxiliar alunos com deficiência auditiva nas salas de aula.


Conforme edital, prazo para execução
 do projeto é de 12 meses
(Foto: Divulgação/Assessoria Fapeam)

De acordo com a pesquisadora Cristiane Garcia, o instrumento funcionará como uma fonte complementar de estudo para o Ensino Médio, somando-se ao material didático convencional utilizado durante as aulas. "Esse aplicativo será um apoio para o professor, que com a lei da inclusão passou a receber estudantes com deficiência visual e auditiva, podendo vivenciar melhor as necessidades de seus alunos. A iniciativa também se apresenta como material de apoio para professores que atuam nas salas de atendimento educacional especializado", relatou.

Conforme o edital, o prazo para execução do projeto é de 12 meses. No total, ele irá receber por meio da Fapeam um recurso em torno de R$ 295 mil em forma de bolsas e auxílio-pesquisa.

Segundo a pesquisadora, a ideia do projeto surgiu quando ela atuava como coordenadora técnica e diretora audiovisual do projeto Aprovar, o pré-vestibular à distância da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que tinha como finalidade possibilitar aos alunos, oriundos da escola pública, concorrer às vagas nas universidades federais em condições de igualdade com outros estudantes.

"Durante os encontros presenciais com os alunos que acompanhavam as aulas por meio do rádio, televisão e material impresso, foi possível observar que apenas os deficientes visuais se beneficiavam do projeto, escutando as aulas em áudio e lendo apostilas em Braille. Nestes eventos, também observei que havia a absoluta ausência de estudantes com deficiência auditiva, uma vez que o projeto não contemplava tradução das aulas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) durante as aulas de vídeo ou no material didático complementar. Estes aspectos fizeram surgir a necessidade deste aplicativo no processo de aprendizagem", completou Cristiane Garcia.

Olhar Digital: Google passa a excluir links do Pirate Bay de sua busca


Iniciativa faz parte de esforços da empresa em combater a pirataria 


A Associação da Indústria de Gravação da América (RIAA na sigla em inglês) tem pressionado o Google para excluir resultados relacionados à pirataria de sua busca. Desde janeiro, a empresa tem tomado algumas ações nesse sentido.

De acordo com o blogTorrentFreak, a nova vítima é o Pirate Bay, um dos mais populares sites de compartilhamento de arquivos.

Quando você digita “The Pirate Bay” no Google internacional, diversos resultados relacionados ao site de compartilhamento não aparecem mais nos resultados. No entanto, páginas do Pirate Bay continuam indexadas pelo serviço de busca.

Bloquear não dá resultados

No Reino Unido, servidores de internet barraram o acesso ao Pirate Bay e, uma semana depois, notaram queda de 11% nas atividades peer-to-peer. No entanto, pouco tempo depois, as atividades voltaram a crescer e atingiram os patamares de antes do bloqueio, segundo a BBC.

O bloqueio pode ter prejudicado os acessos ao Pirate Bay, mas outros serviços continuam funcionando dentro do país.

Segundo a British Phonographic Industry (BPI), órgão que representa a indústria fonográfica britânica, o bloqueio é justificável, mas ainda há o que ser feito para acabar com a pirataria.

"Nosso objetivo era reduzir o uso do Pirate Bay, no Reino Unido, que estava causando danos às gravadoras e músicos. Reconhecemos que ainda há mais o que ser feito para reduzir o uso ilegal de P2P", afirmou Geoff Taylor, presidente da BPI. 

COMPUTERWORLD: Sete inventos futuristas que prometem uma revolução na TI


Eles ainda estão em fase de pesquisa por cientistas espalhados pelo mundo como é o caso da bateria em spray, o serviço de resgate via Wi-Fi e um algoritmo para combate a cibertaques corporativos.

A indústria de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem a inovação em seu DNA, seja com desenvolvimento interno ou apostas disruptivas de laboratórios independentes e universidades. Como resultado disso, muitas tecnologias futuristas estão sendo criadas pelos gênios desse setor em diversos centros de pesquisas espalhados pelo mundo.

Algumas dessas tecnologias ainda estão protótipos em laboratórios e com grande chance de se tornarem produtos comerciais num futuro não muito distante. A seguir você confere sete dessas inovações.

1- Tradutor de idiomas Duolingo

Desenvolvido pelo professor Luis von Ahn, guatemalteco, e seu aluno de graduação, Severin Hacker, da universidade Carnegie Mellon, o Duolingo é um serviço online grátis que permite que as pessoas aprendam simultaneamente novos idiomas e traduzam textos de outros sites. O Duolingo é uma versão evoluída do tradicional Google Translator, mas com capacidades mais avançadas que prometem romper as barreiras idiomáticas entre os povos do planeta. 

2- Resgate via Wi-Fi 

Pesquisadores alemães da Universidade Técnica de Damstadt criaram uma forma de fazer com que os roteadores domésticos Wi-Fi se tornem redes de backup para serem utilizadas pela polícia, bombeiros e outros serviços de emergência quando a telefonia tradicional estiver fora do ar. Os inventores deste sistema garantem que a atual proliferação de roteadores e a densidade são suficientes para criar uma rede mesh extensa o suficiente para atender serviços de emergência. A única questão é saber se os cidadãos vão aceitar o acesso de seus roteadores particulares pelas autoridades devido aos problemas de segurança.

3-Combate ao ciberataque 

Os engenheiros da Universidade de Tulsa querem diminuir a velocidade de acesso e o tráfego de entrada em um sistema específico para ajudar administradores de rede a combater ataques cibernéticos. Segundo esses pesquisadores, a redução de tráfego permite detectar malware e criar um algoritmo de defesa contra ataques às redes corporativas em alta velocidade.

4-Defesa de segurança

Especialistas da Universidade de Washington criaram um jogo de cartas chamado Control-Alt-Hack, projetado para explicar facilmente os conceitos básicos de segurança para os estudantes de Ciência da Computação. O jogo, apoiado em parte pela Intel e pela National Science Foundation dos Estados Unidos, foi lançado oficialmente na conferência de segurança Black Hat, realizada recentemente em Las Vegas.

O Control-Alt-Hack é um jogo de tabuleiro para três a seis jogadores que trabalham para uma empresa chamada Hackers Inc. Os jogadores enfrentam diversos desafios de segurança, como hackear o sistema de pagamento de um mini-bar do hotel ou um implante médico via Wi-Fi .

O jogo é recomendado para pessoas com mais de 14 anos e não requer nenhum conhecimento prévio de computadores, mas grandes doses de humor e vontade de aprender.

5- Software com menos falha

Um grupo de pesquisadores da Universidade de San Francisco foi surpreendido com o número de vezes que cada u deles falhou no desenvolvimento de software, elevando os custos inicial de projetos. Por isso o grupo decidiu criar uma técnica para treinar engenheiros de software para que possam trabalhar juntos de uma forma mais eficiente. A pesquisa, que também envolveu pesquisadores da Universidade Florida Atlantic University e da Universidade de Fulda, na Alemanha, está realizando um experimento com alunos para criação de um modelo de software que prevê quando uma equipe está fadada ao fracasso. Eles conseguem fazer essas previsões com base nas relações e interações sociais entre os participantes da equipe de desenvolvimento.

6- 4G já é passado

A Universidade de Arkansas está envolvida em um projeto ambicioso para o desenvolvimento de sistemas de comunicação sem fio de baixíssimo consumo de energia. A nova tecnologia pode coletar e enviar dados via sensores remotos, com pouca distorção para longas distâncias. Esses sistemas tolerantes vão permitir que as baterias e outros componentes durem mais tempo e consumam menos energia em diversas aplicações. Podem ser úteis para o monitoramento de animais e para as redes de comunicação em túneis ou em ambientes fechados e difíceis de captarem sinais. 

7-Baterias em spray

Hoje todos sofrem com as baterias em laptops e celulares. Mas não se preocupe: este tipo de infortúnio pode entrar para a história graças a um protótipo desenhado pela Rice University, em Houston: um spray bateria.

A bateria recarregável é similar as lítio usadas hoje na maioria dos dispositivos móveis. A diferença é que o protótipo pode ser aplicado em todas as camadas de superfície, com um spray convencional, dispensando o uso de carregadores.

TI INSIDE: Fujifilm alivia departamento de TI com software de comércio exterior


A japonesa Fujifilm conseguiu eliminar o principal entrave existente na área de TI com a contratação do software de comércio exterior da Ankari, companhia adquirida pela Veratis no mês passado. A solução resolveu a principal limitação da companhia, o orçamento – o contrato teve R$ 180 mil de investimento para sua implantação e R$ 1,7 mil mensais para suporte.

“Precisávamos de um software integrado ao SAP que já utilizávamos, mas o valor oferecido por essa empresa era três vezes superior à solução da Ankari/Veratis”, lembra o gerente de TI da Fujifilm, Carlos Alvaro de Castro Motta. O orçamento das concorrentes também era elevado, cerca de duas vezes superior à opção escolhida pela companhia.

Além disso, a solução anterior demandava a contratação de um servidor próprio e o pagamento de uma licença Windows exclusiva a ele, custos também eliminados, pois o software hospeda backup integrado ao sistema SAP utilizado há anos pela Fujifilm. “Hoje, pouco mais de dois anos após a mudança, minha equipe ainda agradece e se diz aliviada por termos eliminado esta demanda”, explica o executivo.

Os chamados para solução de problemas eram numerosos e diários devido ao antigo software de controle de comércio exterior demandar a criação de arquivos a cada operação. Eles tinham que ser transferidos para o sistema SAP e voltar ao controle de comércio exterior, operações feitas manualmente.

“Com isso, também diminuímos os custos com recursos humanos, ou seja, a equipe de TI pode se concentrar em questões estratégicas e a de comércio exterior em suas atividades”, explica Motta. A Fujifilm calcula que, sem a adoção do sistema da Ankari/Veratis, seria necessário no mínimo o dobro de funcionários para suportar as operações que envolvem a importação e a exportação hoje executadas pela companhia. 

TI INSIDE: Mobile+ discutirá oportunidades no mercado brasileiro para NFC



Gradativamente, a tecnologia de comunicação por aproximação (NFC, na sigla em inglês) se torna disponível em novos modelos de smartphones. Fabricantes como Nokia, RIM e Sony Mobile já incluíram o NFC em seus últimos lançamentos. Especialistas vislumbram aplicações relacionadas a pagamentos móveis, controle de entrada em eventos e compartilhamento de conteúdo entre usuários como aquelas com maior potencial de uso com essa tecnologia. O tema, com especial enfoque nas oportunidades existentes no mercado brasileiro, será discutido em um painel na edição deste ano do Mobile+, evento sobre mobilidade corporativa que acontecerá nos dias 25 e 26 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Participarão desse painel: Igor Leandro Taquehara, gerente de produtos da PagSeguro; Gustavo Ullmann, diretor de tecnologia da Giesecke & Devrient; José Domingos Favoretto Jr, gerente de arquitetura e soluções do CPqD; e Renato Silva, diretor de marketing e produtos da Paggo.

O Mobile+ é organizado pela Converge Comunicações e por seus veículos Mobile Time, Teletime e TI Inside. A programação completa e informações sobre inscrições podem ser encontradas no site do evento.


TI INSIDE: América Latina tem quase 100 milhões de acessos 3G


Ao fim de junho, a América Latina tinha 96,3 milhões de conexões 3G nas tecnologias UMTS e HSPA. Isso representa um crescimento de 75% em 12 meses, pois em junho de 2011 eram 55,1 milhões. No mesmo intervalo, a quantidade de conexões 2G na tecnologia GSM subiu apenas 6%, passando de 507 milhões para 536 milhões. Ao todo, a América Latina encerrou o mês de junho com 662 milhões de linhas móveis em serviço. Os dados são da Informa Telecoms & Media e foram divulgados pela 4G Américas.

Nas Américas, a base de linhas móveis em serviço alcançou 1,03 bilhão em junho, ante 944 milhões um ano antes. Desse total, 225 milhões são UMTS/HSPA/LTE; 582 milhões, GSM; 205 milhões, CDMA; e 17 milhões, outra tecnologias. 


TI INSIDE: Ameaçado de multa, Twitter é intimado a abrir dados de usuário


 
O Twitter recebeu intimação para que abra os dados de um usuário da rede de microblogs responsável por articular os protestos contra o mercado de capitais no ano passado, o chamado Occupy Wall Street. Caso mantenha a posição de não atender o pedido, o microblog está sujeito a uma multa baseada nas declarações de rendimentos dos últimos dois trimestres.

O juiz da Corte Suprema do Estado de Nova York, Matthew Sciarrino Jr., deu até a próxima sexta-feira, 14, como limite para receber as informações. De acordo com a Bloomberg, ele será o responsável por avaliar o valor de uma penalidade. Sciarrino já havia solicitado formalmente à companhia mostrar motivos válidos por não colaborar com a corte ao recusar a dar dados sobre as algumas publicações de um usuário, Malcolm Harris, preso em outubro com outros 700 manifestantes em uma passeata na ponte do Brooklyn.

O Twitter teve a apelação negada na última sexta-feira, 7, na qual pedia a manutenção do sigilo dos logs do usuário. As mensagens foram apagadas e não estão mais disponíveis online. “Já que não posso colocar o passarinho azul do Twitter na cadeia, a única maneira de puni-los é monetária”, afirmou o juiz, fazendo referência ao logotipo do microblog.

A briga se estende porque o usuário fundamentou sua defesa no argumento de que a polícia nova-iorquina agiu de má-fé na ocasião de sua prisão, o que fez ele e os outros detidos a acreditar que a ação organizada estava autorizada pelas autoridades. A promotoria, por sua vez, alega o contrário, e as mensagens deixadas por Harris no seu perfil no Twitter seriam a prova de que o cidadão estava ciente de liderar uma passeata ilegal sobre a ponte Brooklyn. 


Folha: Ações do Facebook têm sido "decepcionantes" e aposta em HTML 5 foi erro, diz Zuckerberg


Em sua primeira aparição pública após o Facebook fazer sua oferta inicial de ações ao mercado financeiro, o executivo-chefe da empresa, Mark Zuckerberg, 28, afirmou que os resultados da companhia na Bolsa têm sido "decepcionantes" e que o maior erro do Facebook foi apostar forte no HTML5 (tecnologia utilizada no desenvolvimento de aplicativos para celulares e tablets).

A declaração foi feita nesta terça-feira (11), durante a conferência TechCrunch Disrupt, em San Francisco. Vestindo camiseta cinza e calça jeans, o cofundador da rede social disse também que o Facebook não planeja ter um celular próprio. Um telefone seria "claramente a estratégia errada" a adotar, declarou. "Não faz sentido algum."

Kimihiro Hoshino/France-Presse 
O executivo-chefe do Facebook, Mark Zuckerberg,
durante o evento TechCrunch Disrupt, em San Francisco 

AÇÕES

Sobre as ações, Zuckerberg disse que os rendimentos do Facebook "têm sido obviamente decepcionantes", mas afirmou que, com o tempo, a empresa conseguirá gerar mais lucros nas plataformas móveis. Ele acredita que investidores ainda não compreenderam o potencial de crescimento do segmento móvel do Facebook --o IPO da empresa foi realizado em maio.

Nesta terça-feira, a expectativa pelo pronunciamento de Zuckerberg ajudou as ações da empresa a subir 3% no after-market (negociações que ocorrem após o fim do pregão), ultrapassando os US$ 20, somando-se a um aumento de 3,3% em negociações regulares.

As ações da companhia fecharam a US$ 19,43, bem abaixo de seu preço na oferta inicial, de US$ 38. O papel chegou a atingir US$ 20,17 no after-market.

Zuckerberg admitiu que a queda no preço das ações não tem ajudado o ânimo da equipe, mas destacou que ainda acha que é um bom momento para se juntar à companhia e "aumentar as apostas".

"Não é como se esta fosse a primeira oscilação pela qual passamos", disse o executivo.

O Facebook tornou-se a primeira companhia norte-americana a estrear nos mercados de capitais com um valor de mais de US$ 100 bilhões. Mas a empresa perdeu mais de metade de seu valor de mercado.

Investidores têm demonstrado preocupação sobre a capacidade do Facebook de continuar crescendo em um mercado que vê um número cada vez maior de usuários em dispositivos móveis (tablets e celulares), que oferecem menos espaço para publicidade.

Zuckerberg demonstrou confiança ao falar do futuro do Facebook em plataformas móveis, mas admitiu alguns erros.

HTML 5

"O maior engano que nós cometemos como empresa foi apostar muito no HTML5 em vez de em código nativo", afirmou o executivo, segundo transcrição do site "The Verge". "Queimamos dois anos."

A empresa começou a investir forte no HTML5 há dois anos, acreditando que a tecnologia evoluiria rapidamente, diz "AllThingsD".

Mas a aposta foi equivocada. Os aplicativos do Facebook para celulares e tablets eram alvos constantes de críticas dos usuários, que reclamavam principalmente de lentidão.

A empresa sabia que os apps não eram bons, disse Zuckerberg.

Justin Sullivan - 22.set.2011/France Presse 
Mark Zuckerberg, executivo-chefe do Facebook,
durante evento da empresa no ano passado 

No dia 23 de agosto, o Facebook lançou uma atualização de seu aplicativo para iOS(sistema do iPhone, do iPad e do iPod Touch). Ela foi desenvolvida com a linguagem de programação nativa do sistema --diferentemente das versões anteriores, fortemente baseadas em HTML5.

O resultado foi um app mais rápido, com uma experiência de uso mais agradável.

O Android também ganhará um aplicativo em linguagem nativa, afirmou Zuckerberg, sem revelar datas.

O HTML5 é a próxima grande versão do HTML, linguagem predominantemente usada na construção de páginas na web. Seus recursos possibilitam o desenvolvimento de conteúdo mais rico e poderoso na rede.

O HTML5 e outras especificações modernas permitem usar a web para, por exemplo, reproduzir áudio, vídeo, jogos e outros programas sem plug-ins (software adicional), usar recursos de arrastar-e-soltar, armazenar dados para tarefas off-line e usar informações de geolocalização.

Em muitos casos, o HTML5 é uma tentativa de padronizar recursos que já são bem difundidos na web, possibilitando, por exemplo, que diferentes navegadores trabalhem o conteúdo exibido de maneira mais inteligente e semelhante. Isso pode facilitar o trabalho dos desenvolvedores e gerar uma experiência mais agradável para os usuários.

INFO: Justiça proíbe Sky de cobrar ponto adicional



Rio - A Justiça do Rio de Janeiro proibiu a Sky de cobrar dos assinantes a instalação e mensalidades de pontos adicionais de televisão, de acordo com decisão publicada na segunda-feira. Se descumprir a determinação, a empresa terá de pagar uma multa diária de R$ 10 mil.

O fim da cobrança foi solicitado pelo Ministério Público do Rio (MP-RJ) em ação civil pública em que argumenta que a prática contraria a legislação e a resolução da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) que trata do tema.

De acordo com o MP-RJ, a companhia efetua cobrança por ponto extra sob novas denominações, como "aluguel de equipamento adicional", "serviço de decodificação satelital", dentre outras. A instituição propôs à Sky a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). A proposta previa que o aluguel do equipamento adicional fosse de 1% do preço para aquisição do aparelho "para evitar que se exija vantagem excessiva do assinante". A empresa, porém, não aceitou. Até agora, a Sky não se manifestou sobre a decisão.

Em julho, uma outra decisão da Justiça fluminense havia impedido a operadora NET de cobrar pela instalação e utilização dos pontos extras. Na sentença, foi declarada nula a cláusula contratual que previa a cobrança dos pontos adicionais. Na ocasião, a empresa foi condenada a devolver os valores pagos pela utilização desses pontos desde março de 2010, quando foi editada a súmula da Anatel que regulamenta o serviço.

IDG Now!: Falta de aplicativos de qualidade para Windows 8 e RT preocupa analistas



Existem atualmente pouco mais de mil aplicativos na Windows Store, muito longe dos mais de 200 mil na App Store feitos especificamente para iPad
Gregg Keizer, Computerworld/EUA

O sucesso do Windows RT - e em menor grau, do Windows 8 - dependerá da qualidade e quantidade de aplicativos disponíveis naloja do Windows no próximo mês, disseram analistas.

E eles não gostam do que viram até agora. "A história mostra que, para os consumidores, a primeira impressão é a que fica", disse o analista da Moor Insights & Estrategy, Patrick Moorhead, referindo-se à disponibilidade de aplicativos do Windows. No entanto, poucas semanas antes do lançamento do Windows 8 e do RT, em 26 de outubro, o inventário da loja Windows não é apenas insuficiente, mas também não inclui muitos dos aplicativos mais pedidos pelos consumidores.

Moorhead apontou várias falhas recentes, incluindo o tablet TouchPad da HP e o BlackBerry PlayBook da RIM, e disse que uma coisa comum a ambos era a falta de aplicativos de alta qualidade. A Microsoft arrisca seguindo os passos das duas empresas, caso não tenha sua loja de aplicativos bem abastecida no lançamento.

"Você tem apenas uma chance com os consumidores", argumentou Moorhead. "A MS é primeiro corporativa e depois consumidor. Com o mercado comercial, você pode lançar e depois aumentar [a disponibilidade de aplicativos]. Mas no mercado de consumo, o sucesso tem que ser imediato."

Outros especialistas também se preocupam com a situação dos apps. "A atenção vai recair sobre a Windows Store", disse Michael Cherry, analista da Directions on Microsoft. "Houve muitas reclamações em torno do Windows 8, a maior parte com relação à ["moderna"] interface, mas com o tempo eu vou me adaptando a ela. Meu grande problema a partir de hoje é: ainda tenho de encontrar um aplicativo que realmente precise ter."

A Windows Store é o único centro de distribuição para o Windows 8 e aplicativos do Windows RT desenvolvidos para o que a Microsoft chama de interface "moderna", ambiente de blocos dinâmicos emprestado do Windows Phone. Assim como a App Store do iOS, da Apple, e seu sistema operacional versus a Mac App Store, a loja do Windows possui curadoria – a companhia de Redmond revê cada apresentação e é o árbitro final do que pode ser vendido ou oferecido gratuitamente.

App Store bem à frenteExistem atualmente pouco mais de mil aplicativos na Windows Store, muito longe dos mais de 200 mil na App Store feitos especificamente para iPad. "Apps são certamente um ponto crítico", disse Michael Silver, do Gartner. Se a loja do Windows não estiver preenchida com aplicativos suficientes, ou pelo menos com os mais vendidos disponíveis em outras plataformas – o que Silver chama de "massa crítica" -, a MS verá seu trabalho desaparecer.

"Se a MS não fizer isso [ter os aplicativos certos], o Windows 8 e o RT serão desafiados no mercado consumidor", disse Silver. "Mas eu não os daria por vencidos se eles não acertarem na primeira vez; irão apenas gastar outro meio bilhão de dólares em marketing e correr o risco de receber uma má reputação, como aconteceu com o Vista. Então é melhor se sair bem na primeira vez.” 

Embora a falta de apps possa afetar o Windows 8 menos do que o Windows RT, já que o primeiro pode executar aplicativos tradicionais no estilo desktop do Windows 7, uma Windows Store levemente preenchida pode bloquear as vendas de PCs sensíveis ao toque, tablets e os chamados "conversíveis" – hardware que combina elementos de ambos os tablets e notebooks – que executam o novo sistema operacional da MS.

"O Windows 8 se sairá muito bem, principalmente porque os consumidores não têm escolha", disse Moorhead. "Mas o hardware que está sendo alardeado não é tão barato como um tablet, e mais caro do que um notebook tradicional. Pessoas vão pagar mais pela tela sensível ao toque, e vão querer saber quais aplicativos podem ser executados nisso. "