quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CORREIO: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação lança plataforma para dar mais transparência ao setor


A plataforma integra dados e sistemas em uma estrutura dividida em quatro eixos


Agência Brasil A Plataforma Aquarius, um sistema informacional lançado nesta quarta-feira (12) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), promete dar mais transparência na elaboração e execução de políticas, programas e ações estratégicas da área. A plataforma deve estar acessível aos usuários até o final de dezembro.

A plataforma integra dados e sistemas em uma estrutura dividida em quatro eixos. A primeira linha pretende modernizar a gestão e melhorar a qualidade dos dados gerados pelos processos do ministério e vai automatizar, por exemplo, a concessão de incentivos da Lei de Informática e a gestão de contratos.

O segundo eixo vai integrar as informações administrativas do ministério com o Portal da Transparência, da Controladoria Geral da União. Dentre outras questões, painéis gerados podem tratar de dispêndios, convênios e fundos setoriais – fontes de recursos para financiar o desenvolvimento de setores estratégicos para o país.

O terceiro eixo da plataforma se refere a elementos de outras instituições relacionadas ao Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Na primeira fase, os painéis envolvem dados sobre produção científica e bolsas de estudo, com dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A previsão da pasta é, futuramente, promover o intercâmbio de informações com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as fundações estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs).

Já o Monitor de Políticas Públicas de Ciência Tecnologia & Inovação, item do quarto eixo, busca o aprimoramento dos programas e ações do ministério, com a avaliação cotidiana e sistêmica de seus resultados e impactos, além de elaboração de estudos, análises e relatórios de acompanhamento.

De acordo com o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias, a plataforma vai permitir que o usuário construa análises dos indicadores que serão oferecidos pelo instrumento. Quando disponível, a plataforma poderá ser acessada em: aquarius.mcti.gov.br

“A sociedade terá possibilidade de aferir dados como os investimentos do MCTI e medir se foi bem gasto pelo ministério. Além disso, saberá os valores, como os gastos com passagens dos servidores e investimentos da pasta e da Capes em bolsas. Teremos também informações sobre o bolsista, seu currículo, se o pesquisador já tem outros projetos e qual sua qualificação”, explicou. Elias disse que a plataforma terá um espaço para que o usuário do sistema interaja com a ferramenta e manifeste críticas e elogios.

Foram investidos cerca de R$ 6 milhões para construção da plataforma entre o desenvolvimento dos sistemas, compra e licença de softwares e o ferramental (conjunto de ferramentas). Além da plataforma, que estará disponível na internet, o usuário também poderá identificar e acompanhar suas demandas ao ministério por meio da versão para telefonia móvel, em um aplicativo para celular.

Jornal da Cidade: Brasileiro paga o maior tributo sobre minuto de ligação de celular



São Paulo - O minuto de celular no Brasil é de longe o mais tributado na América Latina, segundo pesquisa da consultoria Deloitte a pedido da Associação do Sistema Global de Comunicação Móvel (GSMA). Segundo o relatório lançado nesta semana, o custo reduz o consumo de telefonia móvel, apesar da popularidade do serviço no País.

A carga tributária sobre os serviços de telefonia móvel (pós e pré-pago) no País é de 37%, em média. Já na República Dominicana, segundo colocado, é de 27%.

Individualmente, o Brasil é o país com mais conexões de telefonia móvel, com 48% do total das linhas. Fechou o segundo semestre de 2012 com 260,4 milhões, mais de três vezes e meia o total do México, segundo colocado.

Esses números credenciam o País como o quarto maior mercado do mundo em linhas de celular, atrás de China, Índia e EUA. No entanto, segundo o relatório, o consumo médio de minutos está longe do topo na região. A média brasileira é de 120 minutos ao mês, longe da do líder México, de 200 minutos.

Gente & Mercado: Brasil aprova na ONU propostas para reduzir “roaming” internacional



O Brasil aprovou ontem, na Conferência Mundial sobre Telecomunicações Internacionais (WCIT-12), da ONU, propostas visando reduzir o custo do “roaming” internacional e incentivar a criação de pontos de tráfego.

Evitando temas controversos relativos à governança da internet, a comitiva levou à WCIT o que o ministro Paulo Bernardo (Comunicações) chamou de “pontos práticos, mas importantíssimos”. No caso de “roaming” (conexão para o usuário fora do país), foram aprovadas quatro sugestões, focadas em baixar os preços e a dar transparência e disseminar padrões de qualidade de serviço.

Até anteontem, segundo o presidente da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), João Rezende, o Brasil ainda enfrentava oposição dos EUA e da Europa, que recebem grande número de turistas e resistiam à redução no custo do “roaming”. A WICT-12, que reúne os 193 da União Internacional de Telecomunicações (UTI), vai até amanhã, nos Emirados Árabes Unidos.

Bahia Notícias: Empresários reclamam do Parque Tecnológico da Bahia

por Ricardo Luzbel


Ainda sem funcionamento pleno, o Parque Tecnológico da Bahia tem preocupado empresários e construtores. Eles se queixam o entorno do centro tecnológico se tornou um estacionamento a céu aberto, uma vez que o secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Paulo Câmara, ocupou vagas com salas. Outra preocupação para representantes do setor empresarial é o prazo que o parque tem para operar. Se não for ocupado até 2014, o terreno cedido pela prefeitura de Salvador ao Estado poderá ser devolvido. Outra queixa em relação ao governo estadual é que no local poderia ser implantado um prédio para abrigar, por exemplo, a Desenbahia, a nova central de monitoramento tecnológico que está no Cabula, bem como o call center do Banco do Brasil. Enfim, o projeto é interessante, o local apropriado, mas falta mais interesse por parte dos gestores.

Portal A TARDE - Suspensão da venda de chips não reduziu reclamações

Iuri Dantas e Rafael Moraes Moura 


A suspensão temporária na venda de chips de celular, imposta pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) há cinco meses, não foi suficiente para reduzir as reclamações sobre a qualidade dos serviços das operadoras. Dados divulgados nesta quarta-feira pelo presidente do órgão regulador, João Rezende, em audiência pública no Senado, mostram que as queixas contra a TIM e a Claro só fizeram aumentar desde julho, enquanto a Oi conseguiu manter as reclamações no mesmo patamar visto antes da suspensão das vendas.

O número de reclamações de clientes foi um dos critérios usados pela Anatel quando decidiu suspender a venda das operadoras no meio do ano. O plano de melhoria definido pela agência em agosto prevê a possibilidade de novas proibições de venda caso as operadoras não cumpram os investimentos prometidos.

Na ocasião, a comercialização dos chips foi autorizada somente depois que as operadoras se comprometeram a investir em melhorias de rede, atendimento ao cliente e outros pontos. Nesta quarta, Rezende disse aos parlamentares, que participaram da audiência promovida pela Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, que vem monitorando se as operadoras estão cumprindo o prometido.

Fiscalização da Anatel realizada no final de novembro mostrou que o desempenho das teles foi "insatisfatório", na avaliação de Rezende. Foi constatado um aumento de 13,8% no número de antenas instaladas nos últimos três meses, mas o número de reclamações mostra que o consumidor está cada vez mais descontente com serviço prestado. Além disso, estes investimentos das operadoras ainda deixam as teles longe das metas impostas pela agência.

Segundo a apresentação feita nesta quarta pelo presidente da Anatel no Senado, o número de reclamações de usuários da TIM não ultrapassaram 2 mil por mês até julho. A partir de então, bateram mais de 4 mil em setembro e fecharam o mês de outubro na faixa de 3.750.

O número de queixas contra a Claro rondava a casa de 1 mil, no mês de julho, e praticamente dobraram em outubro, levando a operadora a superar a Oi, ficando em segundo lugar no número de ligações de clientes insatisfeitos. A Oi permaneceu estável, na mesma faixa de 1.250 desde julho.

Mesmo diante deste aumento, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse nesta quarta ver melhora nos serviços das companhias de telefonia e internet móvel, mas "não no padrão que precisa ser alcançado ainda". "O que houve é que o presidente da Anatel (João Rezende) reafirmou que vai continuar fiscalizando, cobrando, porque ainda não se tem os índices que estão sendo buscados pela Anatel e que as empresas se comprometeram a atingir", disse.

Questionado se estão descartadas novas punições às empresas de telefonia, Paulo Bernardo respondeu: "não gostaria de falar isso" e brincou que o seu aparelho de celular está com a conexão funcionando, pois estava falando com Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Olhar Digital: Anatel promete pente-fino em cidades com 4G



A Agência Nacional de Telecomunicações fará um pente-fino nas 81 cidades com mais de 300 mil habitantes que passarão a operar com 4G para averiguar como anda a implementação da tecnologia. A preocupação da Anatel, segundo a Agência Brasil, são as cidades que sediarão a Copa das Confederações que, a partir de abril, terão de contar com o recurso.

João Rezende, presidente da agência, falou sobre as medidas durante audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado que debatia a qualidade da telefonia móvel brasileira.

Na ocasião, Rezende também disse que a sequência de punições aplicadas às operadoras levou os indicadores a uma pequena melhora. "Estamos muito aquém da qualidade que nós queremos prestar. As operadoras têm de melhorar consideravelmente a infraestrutura de rede e atendimento ao usuário", disse.

Um exemplo disso é o serviço de dados, que segundo determina a Anatel, deveriam apresentar no máximo duas falhas a cada 98 conexões, mas atualmente apresentam seis. "Hoje, dos 140 milhões de aparelhos no Brasil, metade está conectada à internet. Se não houver investimentos [das empresas], dificilmente vamos ter garantia de qualidade", comentou. 

IDG Now!: Vírus Dexter está roubando dados em pontos de venda no mundo todo

 Lucian Constantin, IDG News Service

Malware infiltrou-se em milhares de máquinas nas últimas semanas, segundos especialistas da empresa Seculert


Pesquisadores da empresa de segurança israelense Seculert identificaram um malware personalizado que infectou centenas de ponto de venda (PoS) de empresas em 40 países durante os meses passados e roubou dados de milhares de cartões utilizados em pagamentos.

PoS são sistemas utilizados para efetuar uma transação em locais de vendas, como restaurantes, bares, hoteis e lojas. Caixas registradoras, máquinas de cartão de crédito e outros terminais eletrônicos são sistemas PoS.

O malware foi apelidado de Dexter após uma sequência de texto ser encontrada em alguns de seus componentes e depois de infectar sistemas PoS baseados em Windows pertencentes a grandes nomes do varejo, hoteis, restaurantes e até mesmo estacionamentos privados, disseram os pesquisadores da Seculert, em um post publicado no blog da empresa.

Os pesquisadores da companhia identificaram uma amostra do malware Dexter enquanto investigavam outras ameaças, disse o chefe do departamento de tecnologia Aviv Raff, também na terça-feira. Depois de analisá-lo, os especialistas foram capazes de obter acesso a um servidor de comando e controle hospedado na República das Seicheles, onde o malware fez o upload dos dados de cartões roubados, disse.

O malware Dexter envia uma lista dos processos em execução do sistema infectado para o servidor de comando e controle, disse Raff. Os crackers, então, verificam se algum desses processos correspondem a um software PoS específico e, em caso positivo, eles instruem o malware para despejar sua memória e fazer o upload dos dados para o servidor.

A memória despejada é, então, analisada com uma ferramenta online que é executada no servidor e pode extrair os dados "Track 1" e "Track 2" dos cartões. Estes dados se referem a informações escritas sobre as faixas magnéticas dos cartões e podem ser usadas para cloná-los, explicou Raff.

Desde que o ataque está em curso, é difícil determinar exatamente quantos sistemas de PoS foram comprometidos até o momento, mas é provável que o número fique entre 200 e 300, disse Raff. O total de cartões comprometidos é igualmente difícil de estimar, mas milhares deles parecem ter sido comprometidos só nas últimas semanas, disse ele.

De acordo com as estatísticas coletadas a partir do servidor de comando e cotrole, 30% dos sistemas PoS infectados estão localizados nos EUA, 19% no Reino Unido e 9% no Canadá. No entanto, empresas da Holanda, Espanha, África do Sul, Itália, França, Rússia, Polônia, Brasil, Turquia e outros países também foram afetadas, o que leva a crer que o cenáro é de uma verdadeira operação criminosa internacional.

A origem dos crackers ainda não está clara, mas as sequências encontradas no malware sugerem que os desenvolvedores são fluentes em inglês, disse Raff. Os desenvolvedores tendem a usar palavras de sua própria língua em códigos, especialmente quando eles criam ferramentas personalizadas como esta, disse.

Um pouco mais de 50% dos sistemas infectados executam o Windows XP, 17% rodam Windows Home Server, 9% o Windows Server 2003 e 7% executam o Windows 7.

O método utilizado para infectar os sistemas não foi determinado, mas dado o fato de que muitos deles rodam o Windows Server e provavelmente não são usados para navegação na Web, Raff acredita que os criminosos provavelmente comprometeram primeiro outros computadores da mesma rede para então infectar os sistemas PoS.

Olhar Digital: Estudo desmente que celulares causem câncer no cérebro


Pesquisa realizada em quatro países não verificou aumento de incidência de gliomas nos últimos 20 anos 


Um estudo publicado na respeitada publicação Epidemiology desmentiu crenças de que o uso de celular causa câncer. A pesquisa, realizada em quatro países escandinavos (Finlândia, Suécia, Noruega e Dinamarca) não conseguiu estabelecer relação entre o aumento da popularidade dos celulares e o glioma, uma espécie de tumor que se desenvolve no cérebro ou na espinha.

Para realizar a pesquisa, foram analisadas estatísticas de incidência do glioma nestes quatro países relativas a um período de 20 anos, que coincidem com o início e o crescimento do mercado de celulares.

A pesquisa aponta este tipo de tumor não se tornou mais comum na região, apesar de 15 anos de intenso uso de telefones móveis. Entre as mulheres de 20 a 39 anos houve um pequeno aumento, mas, entre os homens, o número de casos chegou a diminuir desde os anos 1980.

O fato de o grupo estudado serem quatro países escandinavos é importante. A região é um polo de telefonia móvel e os celulares se popularizaram muito mais rápido na Finlândia e da Suécia do que em países como Estados Unidos e França, informa o BGR. Em 1997, a penetração de mercado dos celulares na Finlândia já era de 40%.

Além disso, o sistema de saúde universal dos países proporciona informações detalhadas sobre a incidência de vários tipos de câncer.

Há, contudo, uma possibilidade mais rara de câncer que se manifesta cerca de 20 anos após a exposição à causa. Desta forma, ainda há uma pequena possibilidade de que os celulares possam causar câncer no cérebro, mas é bastante remota. E se houver 

Adrenaline: Hacker de 19 anos confessa ter fraudado eleições municipais no RJ



Um hacker de 19 anos, identificado como Rangel, explicou nesta segunda-feira (10-12) durante o seminário “A urna eletrônica é confiável?” na Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Rio de Janeiro (SEAERJ), como conseguiu interceptar os dados das urnas e modificar os resultados no caminho até os computadores da Justiça Eleitoral sem que nada fosse oficialmente detectado.

Acompanhado por um especialista em transmissão de dados, Reinaldo Mendonça, e de um delegado de polícia, Alexandre Neto, em um auditório com mais de 100 pessoas, Rangel ainda confessou ter beneficiado o deputado Paulo Melo (PMDB), atual presidente da Assembleia Lesgislativa do Rio de Janeiro.

De acordo com reportagem do Portal do PDT, Rangel atuava em um pequeno grupo em benefício de políticos na Região dos Lagos. O jovem já prestou depoimento à Polícia Federal e vive sob proteção policial.

Também participaram do evento o professor Pedro Antônio Dourado de Rezende, que estuda as fragilidades do voto eletrônico no Brasil, e o jornalista Osvaldo Maneschy, coordenador e organizador do livro "Burla Eletrônica"

Para alterar os resultados, o grupo acessava de forma ilegal a intranet da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, sob a responsabilidade técnica da Oi, e alterava os votos antes que eles fossem oficialmente computados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). “A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos”, explicou. “Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada.”

Fernando Peregrino, coordenador do seminário, cobrou providências. “Um crime grave foi cometido nas eleições municipais deste ano, Rangel o está denunciando com todas as letras – mas infelizmente até agora a Polícia Federal não tem dado a este caso a importância que ele merece porque ele atinge a essência da própria democracia no Brasil, o voto dos brasileiros”, argumentou.

Peregrino ainda informou que o seminário será transformado em livro e tema de um documentário que dará origem a outros encontros sobre o mesmo assunto em 2013, além de se dizer disposto a levar a denúncia de Rangel até as últimas consequências.

IDG Now!: Falha em todas as versões do IE permite gravar movimentos do mouse do usuário

Jon Gold, Network World (US)

Com isso, senhas e PINs podem ser capturados por um cibercriminoso se eles são digitados em um teclado virtual


Uma vulnerabilidade que afeta as versões de 6 a 10 do Internet Explorer permite que um cracker gravar os movimentos do seu mouse, mesmo se a janela do navegador é minimizada.

De acordo com a empresa britânica Spider.io, isso significa que as senhas e PINs podem ser capturados por um cibercriminoso se eles são digitados em um teclado virtual. A falha já está sendo explorada por duas redes de publicidade online, disse a empresa, que não deu os nomes.

"Enquanto a página com o anúncio contaminado estiver aberta - mesmo se você a coloca em segundo plano ou minimiza o Internet Explorer - o cursor do mouse pode ser rastreado por toda a sua tela inteira", diz comunicado da Spider.io.

A empresa acrescentou que, embora o problema tenha sido reconhecido pela Microsoft Security Research Center, não há, aparentemente, planos imediatos para um patch (conserto).

A Spider.io também publicou os detalhes técnicos da falha (exploit), bem como um jogodemonstrando como ela poderia ser usada para vigiar a atividade do usuário em um teclado virtual.

SECOM: Fórum interacional discute legados sociais da Copa


Foto: Mateus Pereira/Secom


Realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o Fórum Internacional do Esporte / IV Fórum Copa Bahia 2014 - Fórum Fábio Starling, foi aberto na quarta-feira (12) com uma palestra do navegador e escritor brasileiro Amyr Klink. Com o tema central ‘A Copa das pessoas’, esta edição do encontro realizado pela secretaria estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil (Secopa) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae) apresenta projetos e ações voltados para a geração de legados sociais da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo Fifa de 2014. A programação continua nesta quinta-feira (13).

Na palestra de abertura, Amyr Klink utilizou a experiência adquirida em expedições marítimas solitárias para tratar de assuntos como empreendedorismo, espírito estratégico, vocação pela navegação e esporte, superação e turismo. “Na Copa existem vários riscos, mas eu acho que a Bahia tem uma tradição de implementar eventos que é referência internacional e espero que esta mentalidade seja transformada em algo benéfico a longo prazo”.

De acordo com o secretário Ney Campello, o fórum assume um importante papel nos benefícios gerados pelos grandes eventos. “A Copa das pessoas é tudo aquilo que pode ser incorporado ao capital humano, sejam as obras de infraestrutura, ou as ações sociais, culturais, ambientais e educacionais”, afirmou.

Capacitação baiana para a Copa se destaca

A coordenadora da unidade regional metropolitana do Sebrae, Madalena Seixas, destaca a capacitação e qualificação profissional desenvolvida pelo Estado desde a confirmação de Salvador como cidade-sede. O programa de qualificação e consultoria, implementado com a parceria da Secopa, já atendeu mais de 1400 empreendedores individuais e micro-empresários em áreas como gestão, inovação e tecnologia, além de ações de acesso ao mercado. “O programa prepara o empresário para receber melhor o turista durante a Copa e depois do evento também”.

Outro tema de discussão é a sustentabilidade, colocada em prática durante o encontro. A idéia é que o público realize práticas sustentáveis durante o evento. Os 20 primeiros carros com quatro ou cinco pessoas recebem isenção da taxa de estacionamento, um estímulo à ‘carona solidária’. Para reduzir a distribuição de papel e plástico, e consequentemente de resíduos, os participantes levam as próprias canetas, copos e blocos de anotações. Além de refeições produzidas com produtos orgânicos, será distribuído ainda um manual digital com dicas de práticas sustentáveis.

Plantio de árvores vai mitigar impacto ambiental de eventos

Na ocasião foi lançado ainda um banco de árvores que vai, através do plantio de mudas, repor o impacto ambiental provocado pela realização de todos os eventos da Secopa. No encerramento do fórum, o secretário estadual da Copa, Ney Campello, entregará Certificados Digitais para os participantes que se engajarem nas atividades propostas. No segundo dia do evento, o fórum recebe palestrantes brasileiros e internacionais como o secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e o diretor de Vendas e Marketing da Icon, uma das principais empresas de grafismo e sinalética para o desporto do mundo, Andrew Hodson. 

Marcam presença também ex-jogadores como o capitão do tri, Carlos Alberto Torres, o também tricampeão mundial em 1970, Paulo César Caju, e o argentino Juan Pablo Sorin. “Temos que construir bons hotéis, transporte e trazer de volta a autoestima não só para a Bahia, mas para todo o Brasil”, disse Caju, que além da experiência dentro do campo acompanhou de perto o legado de mundiais como a Copa do Mundo da França, em 1998.

Portal IMPRENSA: Com ajuda do Facebook, FBI prende quadrilha internacional de hackers -




Com apoio do Facebook, investigadores liderados pelo FBI desarticularam uma quadrilha internacional que invadiu mais de dez milhões de computadores ao redor do mundo e provocou mais de US$ 850 milhões em danos. Trata-se de um dos maiores casos de crimes cibernéticos da história, informou a Folha de S.Paulo, nesta quarta-feira (12/12).

O FBI prendeu dez pessoas espalhadas por Bósnia Herzegovina, Croácia, Macedônia, Nova Zelândia, Peru, Reino Unido e Estados Unidos, acusadas de hackear computadores com o software “Yahos”, e em seguida, roubar informações de cartões de crédito e dados pessoais das máquinas infectadas.

O Facebook ajudou a identificar os criminosos e as contas afetadas, informou o FBI. “Os sistemas de segurança deles conseguiram detectar contas afetadas e forneceram ferramentas para remover estas ameaças", completou.

A polícia estima que o total de perdas provocadas pelo grupo seja superior a US$ 850 milhões, mas não deu mais detalhes.


UOL Notícias: Descubra como o Google rastreia e organiza informações coletadas da internet




Para criar o índice de página no banco de dados, o Google rastreia um grande número de sites 

As buscas do Google são baseadas em um algoritmo que retém informações colhidas por um robô. A forma como o chamado Googlebot faz essa varredura é importantíssima para quem trabalha com otimização de sites para motores de busca (técnica também chamada de SEO), pois pode definir a estratégia utilizada por um site para aparecer bem no Google.

O trabalho de catalogação do robô do Google é dividido em três partes: o rastreamento, a indexação e o ranqueamento do conteúdo na página do buscador.
Para criar o índice de página no banco de dados, o Google faz o rastreamento (processo chamado de crawling) no maior número de sites possíveis. Nesta triagem, o Googlebot descobre páginas novas que surgiram na internet.

O rastreamento começa com uma lista de endereços que já estão indexados na web. A partir dos links deles, o Googlebot descobre páginas novas e atualizações de sites.

O Google não aceita pagamento para rastrear uma página mais rapidamente do que outras: é o algoritmo do robô que define de quanto em quanto tempo esse rastreamento na internet será feito. Um dos fatores levados em conta para rastrear uma página é a quantidade de atualizações: por isso, um dos segredos para ser bem indexado é criar conteúdo novo constantemente.

Além disso, ter um site com rápido carregamento é importante para que ele seja bem indexado. O robô costuma ficar um número determinado de segundos em uma página: se ele não rastrear tudo nesse tempo, há o risco de ela ficar indexada apenas parcialmente. 

Indexação

A segunda etapa do trabalho do Googlebot é a organização de todo conteúdo que foi rastreado. Como o conteúdo da web é gigantesco, o robô dá atenção a alguns elementos da página como quais são os termos mais relevantes, títulos, tags eelementos multimídia. É nessa hora que o robô verifica quais são as principais palavras-chave da página. É como se a página fosse catalogada como um livro em uma biblioteca.

O excesso de termos repetidos ou qualquer tentativa pesada de manipulação dos resultados de busca faz o site ser excluído ou perder algumas posições nas buscas. Antes, a quantidade de links era mais importante do que a qualidade deles, mas esta lógica se inverteu nas últimas atualizações do algoritmo. Hoje, um link importante (exemplo: Wikipédia) vale mais do que muitos links de blogs desconhecidos.

Ranking

Por fim, chega a hora da entrega dos resultados. Quando uma pessoa faz uma busca no Google, o software faz uma busca no conteúdo já indexado pelo Googlebot. Depois de avaliar cerca de 200 critérios (que continuam sendo um mistério, pois o Google não revela quais são eles), o site tenta entregar os resultados mais relevantes para o usuário dentro daquilo que ele procura. Esse processo acontece em milésimos de segundo: o tempo é mostrado todas as vezes que um usuário faz uma busca.

Para evitar a otimização extrema de uma página ou mesmo a cópia dos critérios por sites concorrentes (como o Bing), o Google mantém segredo de quais fatores são levados em conta na hora de classificar as páginas. Mesmo assim, é possível conhecer alguns desses fatores.

Parte dos critérios está relacionada ao próprio usuário, como pesquisas anteriores, sites visitados e indicações de amigos no Google+. Outros fatores são de "responsabilidade" dos criadores do conteúdo – daí a importância de um bom trabalho de SEO. Se você tem um texto relevante para um assunto, muitos links externos de qualidade e soube usar técnicas de SEO sem trapacear, vai ser compensado.