sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bahia Press: Anatel define novas regras de qualidade da telefonia fixa



A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira (20) a definição de novos critérios de acompanhamento da qualidade do serviço de telefonia fixa no país. As regras valerão tanto para a modalidade de serviço fixo local quanto para a de longa distância. A agência quer tornar as regras mais rigorosas, especialmente para as prestadoras consideradas de maior porte. Com a decisão, a Anatel altera o regulamento de gestão da qualidade do serviço de telefonia fixa. As novas obrigações que serão impostas incluem a realização de pesquisa de satisfação dos clientes, o envio de relatórios periódicos à agência que serão divulgados pelo órgão regulador e o cumprimento de percentuais mínimos de chamadas completadas. De acordo com a Anatel, 93% das chamadas locais e 92% dos interurbanos precisarão ser completados. Além disso, poderão ocorrer apenas 2,5 erros em contas emitidas para cada mil usuários e poderão acontecer duas solicitações de reparos para cada grupo de 100 assinantes, entre outras medidas.(G1)

Convergência Digital: Consumidor terá voz em novo regulamento de qualidade da telefonia fixa



No próximo ano – provavelmente a partir de abril – a avaliação dos serviços da telefonia fixa, por parte da Anatel, vai incluir uma pesquisa com assinantes para medir a qualidade percebida. É uma das principais mudanças no regulamento sobre a qualidade do STFC, aprovado nesta quinta-feira, 20/12, pelo Conselho Diretor da agência.

Associada à pesquisa de qualidade percebida – a ser feita pelas empresas com base em questionário elaborado pela agência – há no entanto uma outra novidade relevante: o uso dos indicadores do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor como uma das formas possíveis de aferição do cumprimento da norma. Portanto, as reclamações nos Procons passam a contar.

Além da pesquisa, a medição da qualidade continuará sendo feita por uma parte mais técnica – os chamados indicadores de desempenho de rede, com base em critérios como o percentual de chamadas completadas, tempo de atendimento nos call-centers, prazo de reparos e taxas de reclamação junto à própria Anatel. Mas eles foram reduzidos de 37 para 16 itens.

Mas o ponto que gerou maior discussão no Conselho Diretor – e que acabou assimilado no novo regulamento – foi a inclusão de todas as reclamações no placar elaborado pela Anatel sobre os procedimentos das empresas: portanto, mesmo as queixas, até então consideradas como “improcedentes”, passam a valer no resultado.

O argumento para isso, segundo o conselheiro Rodrigo Zerbone, que incluiu essa questão em seu voto, é que não cabe necessariamente às operadoras definir quais as queixas são improcedentes, mas sim aos consumidores – ponto no que influi diretamente o grau de clareza das informações prestadas pelas empresas aos clientes.

Como as mudanças exigem adaptações nos sistemas de informações da agência e das próprias empresas, a norma aprovada nesta quinta-feira prevê que as medidas ali definidas entrarão em vigor apenas 120 depois da publicação do novo regulamento no Diário Oficial da União – o que só deve acontecer na próxima semana.

Bahia Press: Taxis de Salvador terão tablets para 2013



Atentas às necessidades da Copa do Mundo de 2014, algumas empresas baianas estão investindo em novos serviços e produtos rentáveis. Na aposta, estão segmentos estratégicos como o de Tecnologia da Informação (TI), que têm recebido uma atenção especial de investidores para acomodar o grande fluxo de dados associados ao megaevento. Desta forma, a empresa baiana Comtecno aposta na oportunidade, ao instalar tablets nos táxis que circulam pelo aeroporto de Salvador. A implantação acontece em janeiro de 2013, e, nesta primeira etapa, 300 táxis irão disponibilizar o equipamento, que oferece aos passageiros, serviços e informações relevantes, além de veicularem publicidade digital interativa.Na tela principal do tablet, o menu exibe ícones com tudo o que um passageiro-turista pode precisar: mapas, listas de hotéis e restaurantes, sites de notícias, horários dos voos, check-in online e até tradutor para os estrangeiros. “Até a Copa de 2014, mil tablets serão espalhados em Salvador, o que proporcionará o preenchimento de uma lacuna no mercado, tanto em relação a falta de acesso a informação quanto ao avanço tecnológico na comunicação com o passageiro, contribuindo para a qualificação do serviço e melhor atendimento aos visitantes”, avalia João Carlos Passos, diretor comercial da Comtecno. A Central tem acesso gratuito e fornecerá ainda informações sobre a programação do evento, contatos de locadoras e agências. Salvador é a segunda cidade a receber a iniciativa. Em agosto deste ano, os 500 táxis da Guarucoop, que servem o Aeroporto de Guarulhos (SP), também passaram a ter tablets à disposição dos passageiros.

SECOM: Secti prorroga prazo de inscrição de projetos para Parque Tecnológico Secretaria de Comunicação Social



A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti) prorrogou para o dia 21 de janeiro de 2013 o prazo de inscrição de planos de negócios para as empresas de base tecnológica dispostas a se instalar na incubadora do Tecnocentro, edifício central do Parque Tecnológico da Bahia. A seleção, que começou em novembro, também busca ideias inovadoras de empreendedores - pessoas físicas - e comunidade acadêmica - estudantes e pesquisadores - para serem apoiadas pelos recursos, mecanismos e instrumentos oferecidos pelo Sistema Baiano de Incubação.

“Na incubadora, esses empreendedores encontrarão um ambiente propício para a criação e o desenvolvimento de projetos inovadores e novos negócios, já que terão à disposição toda a infraestrutura do Parque Tecnológico da Bahia”, observa Paulo Câmera, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, que é responsável pela coordenação do Parque Tecnológico. Ele explica que o adiamento do prazo de recebimento das propostas acontece em virtude da mudança de endereço da Secti, que desde o começo do mês está ocupando o prédio verde do Centro Administrativo, antiga sede da Secretaria da Educação do Estado.

Seleção e inscrição

Para a seleção dos empreendimentos, a comissão julgadora avaliará cada projeto de acordo com o conteúdo do plano de negócios, em anexo no edital, e a verificação da documentação apresentada. Após o resultado final da seleção, a Secti convocará os classificados para a assinatura do Termo de Permissão de Uso Remunerado, seguindo a ordem crescente de classificação. O resultado da seleção será divulgado no Diário Oficial do Estado e no site oficial da Secti.

Para se inscreverem, os interessados devem acessar o site oficial da Secti e baixar o edital 004/12. As propostas devem ser encaminhadas até as 18h (horário de Brasília) do dia 21 de janeiro de 2013. Os projetos serão recebidos no novo endereço da secretaria, que está funcionando agora na 5ª avenida, Plataforma II, Ala B, 1º andar, Centro Administrativo da Bahia – CAB. Para maiores informações, entrar em contato através do telefone(71) 3118-5975.

A TARDE - Anatel aprova normas de qualidade para telefonia fixa


Eduardo Rodrigues 

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou nesta quinta-feira o regulamento de qualidade para a telefonia fixa, com metas para o completamento de chamadas e com exigência para o atendimento nos call centers das companhias. Serão enquadradas as operadoras que tenham mais de 50 mil clientes.

De acordo com as normas, que devem começar a vigorar daqui a 120 dias, pelo menos 93% das ligações locais terão que ser completadas. Já as ligações de longa distância locais e internacionais (DDD e DDI) serão obrigadas a ter um índice de sucesso de 92%.

As centrais de atendimento das companhias de telefonia fixa precisarão ser ainda mais eficientes, com uma meta de 95% para o atendimento das ligações feitas pelos usuários. O regulamento também busca reduzir a quantidade de erros verificados nas cobranças dos clientes e estabeleceu um limite de 2,5 faturas equivocadas para cada mil documentos emitidos por mês.

Unicel

A Anatel decidiu também extinguir a autorização da Unicel para a exploração do serviço de telefonia móvel. A empresa nunca chegou a operar e foi alvo de polêmica por estar ligada ao marido da ex-ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, que deixou o cargo após denúncias de tráfico de influência.

Segundo o relator do processo, Marcelo Bechara, a autorização da Unicel foi concedida a "título precário" e a companhia nunca chegou a apresentar as garantias de que poderia de fato atuar na área de telefonia celular. A Nextel chegou a tentar comprar a Unicel para poder utilizar essa autorização na região de São Paulo, mas hoje a Anatel também negou a anuência prévia para essa operação.

Convergência Digital: Governo reedita o Reintegra e beneficia indústria eletroeletrônica



O Regime Especial de Reintegração de Valores Tributários para as Empresas Exportadoras (Reintegra), medida de estímulo às exportações de manufaturados, será reeditado em 2013. A informação foi dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, durante o anúncio de um pacote de medidas fiscais para o próximo ano, feito nesta quarta-feira, 10/12. Essa era uma medida bastante esperada pela Abinee, entidade da indústria elétricaeletrônica.

O Reintegra é um crédito de 3% para os empresários sobre o valor dos manufaturados exportados. Aplicado em 2012, ele representou renúncia de aproximadamente R$ 1,5 bilhão. Para o ano que vem, estima-se renúncia de R$ 2,228 bilhões. "É como se o câmbio fosse um pouco diferente, fosse melhor [para os exportadores contemplados pelo Reintegra", disse Mantega.

De acordo com o ministro, apesar da crise internacional, "a indústria manufatureira exportou bem, graças a medidas como o Reintegra, os juros, o câmbio, a desoneração da folha de pagamento." O ministro ressaltou que o comércio mundial cresceu apenas 0,7% este ano em função da crise. "Quando o mercado de comércio exterior se normalizar, o Brasil vai exportar ainda mais." O Reintegra estava programado para vencer no dia 31 deste mês.

A manutenção do benefício ajudará a elevar a competitividade da indústria brasileira, avalia a Confederação Nacional da Indústria (CNI). “Esse instrumento permite que os exportadores recuperem os resíduos tributários que não são recuperáveis dentro dos mecanismos tradicionais de crédito, como o ISS e o IOF. É importante porque desonera o insumo da indústria”, diz o , gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco.

G1 - Brasil entra na lista dos dez maiores mercados de tablet do mundo


País comercializou 769 mil unidades de dispositivos do tipo no 3º trimestre.
Brasil fica em 10º no ranking de maiores mercados de tablet.


O Brasil entrou para a lista dos dez maiores mercados de tablet do mundo, segundo uma pesquisa divulgada pela IDC Brasil nesta quinta-feira (20). O desempenho do país nas vendas dos aparelhos rendeu ao Brasil um pulo da décima segunda para a décima posição no ranking.

De acordo com o estudo, no terceiro trimestre de 2012, foram comercializadas 769 mil unidades de dispositivos do tipo no país. A previsão da consultoria é que, até o fim do ano, esse número chegue a 2,9 milhões de aparelhos e que, até 2013, sejam vendidos 5,4 milhões de tablets no Brasil.

Os números do terceiro trimestre de 2012 representam um crescimento de 127% em relação ao mesmo período no ano anterior. “No decorrer do ano, os tablets se consolidaram no topo da lista de desejos dos consumidores brasileiros e seguem com um crescimento sustentável e contínuo, apesar de um cenário econômico”, disse Attila Belavary, analista de mercado da IDC Brasil, segundo comunicado divulgado pela consultoria.

Do total de tablets vendidos no terceiro trimestre, 46% têm preço inferior a R$ 800 e 80% funcionam com o Android, sistema operacional do Google.

O mercado brasileiro de tablets cresceu, mas ainda é 12 vezes menor que o mercado norte-americano.

INFO: Cotran adia implantação de chips em carros



Brasília - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) decidiu dar mais um ano de prazo para a conclusão do processo de implantação do Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav).

O prazo final, que era no dia 30 de junho de 2014, passou para 30 de junho de 2015.

A Deliberação 131, que definiu o novo prazo, foi publicada hoje (20) no Diário Oficial da União. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a mudança da data foi feita a pedido dos departamentos estaduais de Trânsito (Detrans), que solicitaram mais prazo para implementar o sistema.

A data para o início de implantação do Siniav não mudou: permanece 1º de janeiro de 2013. O sistema prevê a instalação, em toda a frota rodoviária do país, de dispositivo eletrônico (chip) que armazenará e transmitirá os dados do veículo.

O objetivo é facilitar o controle e a fiscalização do tráfego por meio de monitoramento em tempo real.

Olhar Digital: Google é multado por não excluir blog contra prefeita de Ribeirão Preto



O Google recebeu uma punição pesada. A empresa deverá pagar uma multa de R$ 2,2 milhões por não retirar do ar um blog que disseminava declarações consideradas ofensivas à prefeita reeleita de Ribeirão Preto, Dárcy Vera.

A sentença do juiz Sylvio Ribeiro de Souza Neto de quarta-feira, 19, alega "descaracterização de propaganda negativa e princípios constitucionais da liberdade de expressão e da manifestação do pensamento, entendendo que a prefeita, por ser figura pública, deveria suportar as críticas feitas à sua imagem", segundo o UOL Notícias.

As críticas do blog excederiam o que prevê a liberdade de expressão, com o objetivo de manchar a candidata na época das eleições, diz a sentença.

O Google ainda teria se recusado a divulgar os dados do autor do blog, o que pesou para sua condenação. A empresa preferiu não comentar o caso. 

INFO: Itu busca ser um dos maiores polos tecnológicos do Brasil


Com a chegada da Lenovo e da Foxconn, 
a cidade do interior de São Paulo com mania 
de grandeza quer se tornar um dos principais 
polos tecnológicos do país. Quem sabe o maior?

São Paulo - Uma generosa porção de filé à parmegiana, acompanhado de batatas fritas e arroz, foi servida para a comitiva da Foxconn em uma de suas visitas oficiais a Itu.

O bife de 48 centímetros do restaurante Bar do Alemão combinava com as dimensões dos negócios tratados à mesa. De um lado, representantes da cidade paulista que se orgulha da fama de capital mundial do exagero. Do outro, os executivos da maior fabricante de computadores e componentes eletrônicos do mundo, prestes a investir 1 bilhão de reais em uma nova fábrica no Brasil. Entre eles, enormes travessas de comida e uma pergunta: por que Itu?

A cidade soube usar argumentos convincentes. Em setembro, após dois anos de buscas e negociações com diferentes municípios, a Foxconn anunciou sua decisão. A capital dos superlativos, que tem como símbolo um megaorelhão de sete metros de altura, receberia a nona* fábrica da Foxconn no país. O local escolhido é um terreno de 1,5 milhão de metros quadrados às margens da SP-075, conhecida como Rodovia do Açúcar. É nessa mesma estrada que outra gigante da tecnologia se prepara para inaugurar suas novas instalações.

A chinesa Lenovo, segunda maior fabricante de computadores do mundo, investiu 30 milhões de dólares em uma fábrica e um centro de distribuição que começam a funcionar neste mês. Além dessas, três empresas sul-coreanas, cujos nomes são mantidos em sigilo, estudam abrir unidades na cidade. Itu mostrou que tem muito mais a oferecer do que um bom jantar. “Encontramos na cidade mão de obra qualificada, boa localização e logística”, disse a INFO Dan Stone, presidente da Lenovo Brasil.

A 103 quilômetros de São Paulo, o município está perto o suficiente do maior centro comercial do país, mas ainda não sofreu a especulação imobiliária das áreas mais próximas à capital. “Essa região tem sido muito procurada pelas empresas. Oferece qualidade de vida a um custo de aquisições menor”, diz Luciano Almeida, presidente da Investe São Paulo, agência do governo estadual criada há três anos para ajudar investidores na busca por um município. Itu está próxima de polos já consolidados, como Campinas e Sorocaba, centros de pesquisa e desenvolvimento.

Pela estrada SP-075, a Lenovo chega a essas duas cidades e a três importantes rodovias: Castelo Branco, Anhanguera e Bandeirantes. Para quem vem de longe, o aeroporto de Viracopos fica a cerca de 50 quilômetros. O fácil acesso é crucial para os planos dos chineses. A nova planta de 325 mil metros quadrados é a espinha dorsal de um ambicioso projeto de crescimento revelado em setembro, quando a Lenovo adquiriu a brasileira CCE, por 300 milhões de reais. “Essa é a fábrica mais avançada e com a maior variedade de produtos que temos. Ela é parte central da estratégia para chegar à liderança do mercado no Brasil", afirma Stone. Inicialmente, a empresa produzirá notebooks, ultrabooks e desktops, mas deve expandir seu portfólio de produtos.

Outlet de iPhones?

Conhecida por produzir gadgets para a Apple e gigantes como Dell, HP e Sony, a Foxconn também tem planos que combinam com a mania de grandeza de Itu. A taiwanesa instalada em 14 países pretende construir na cidade interiorana a sua maior fábrica fora da China, em um prédio de aproximadamente 400 mil metros quadrados. Embora a empresa não divulgue detalhes, confirma que a nova unidade deve produzir componentes antes importados que serão distribuídos para suas outras unidades. “Uma das exigências era a de que a cidade escolhida ficasse próxima a Jundiaí, onde a Foxconn possui duas fábricas”, diz Almeida, da Investe São Paulo. Das cinco plantas da empresa no estado de São Paulo, quatro estão a até 50 quilômetros de Itu. Além de Jundiaí, há unidades em Sorocaba e Indaiatuba.

TI INSIDE: Blue Coat incorpora fornecedora de sistemas de segurança de redes



A Blue Coat, desenvolvedora de aplicações de rede e segurança, anunciou a compra da Crossbeam Systems, fornecedora de sistemas de segurança de redes, como parte da estratégia de expansão de sua atuação no mercado corporativo de segurança de redes. A aquisição, cujos termos financeiros não foram revelados, deve ser concluída no fim deste mês. A Blue Coat e a Crossbeam pertencem ao fundo de investimento em empresas (private equity) Thoma Bravo.

Juntas, Blue Coat e Crossbeam trabalharão com um ecossistema aberto, fornecendo aplicações desenvolvidas por ISVs (fornecedores de software independentes). "Nossos clientes, sejam provedores de serviços ou clientes corporativos, estão bastante satisfeitos com essa união de tecnologias complementares. Incorporando a Crossbeam, a Blue Coat ganha a melhor infraestrutura do mercado e uma plataforma de alto desempenho para atender as necessidades até mesmo dos mais complexos ambientes de TI", afirmnou o CEO da Blue Coat Systems, Greg Clark. 



Olhar Digital: IBM prevê computadores capazes de sentir cheiros e gostos


Cientistas apostam que máquinas conseguirão imitar sentidos humanos em até cinco anos 


A IBM liberou esta semana sua tradicional lista anual em que prevê cinco tendências para o mundo da computação e a relação da tecnologia com os seres humanos.

Até 2017 a aposta dos cientistas é que os computadores sejam capazes de cheirar, sentir gostos e reproduzir texturas num nível semelhante ao dos humanos, imitando, de certa forma, nossos sentidos.

“Os sistemas de computação cognitiva vão nos ajudar a tomar decisões mais rapidamente, melhorar nossa saúde e estilo de vida e enriquecer nossas vidas quebrando barreiras como localização e idiomas”, diz um comunicado assinado por pesquisadores da IBM.

A empresa prevê que os médicos terão à disposição ferramentas mais avançadas para diagnósticos precisos. Doenças poderiam ser identificadas no estágio inicial e, em alguns casos, até previstas com base no número detalhado de informações a respeito de cada paciente.

Os smartphones também ajudariam a área da saúde. Os cientistas acreditam que a tecnologia embarcada nos aparelhos tornaria possível identificar uma doença na língua por meio do hálito da pessoa.

Na gastronomia, avanço personalizado. O acúmulo de informações sobre suas preferências daria às máquinas capacidade de superar os chefes de cozinha mais renomados no preparo dos seus pratos prediletos.

Quanto à textura, a IBM espera que em cinco anos uma pessoa consiga sentir o tecido de uma roupa através do computador. Tecnologias atuais já reproduzem texturas em diversos níveis, mas a expectativa é que a sensação se pareça ao máximo com o toque num tecido físico.

Insanidade? Talvez não. O estudo é resultado do cruzamento de análises feitas em mercados emergentes com estudos tecnológicos desenvolvidos nos laboratórios da empresa.

Com informações do Popsci

IDG Now!: Extensão para Internet Explorer obriga browser a adotar HTTPS

Lucian Constantin, IDG News Service

HTTPS Everywhere também sinaliza cookies de autenticação como "seguro", prevenindo que sejam transmitidos por meio de conexões não criptografadas


O fornecedor de serviços em nuvem Zscaler liberou uma extensão de segurança para o Internet Explorer chamada "HTTPS Everywhere". O complemento obriga o browser a sempre adotar a navegação segura (HTTPS) para qualquer website que suporte o protocolo, mas não o habilita por padrão.

A extensão também sinaliza como "seguro" os cookies de autenticação, prevenindo que eles sejam transmitidos por meio de conexões não criptografadas. Alguns sites com HTTPS habilitados não definem esse tipo de sinalização para os cookies de autenticação, porque eles esperam que os usuários sejam automaticamente conectados, mesmo quando acessam uma versão HTTP do site.

No entanto, isso permite a crackers que comprometeram o gateway da rede (equipamento utilizado para interligar redes), ou aqueles que podem farejar todo o tráfego de redes de wireless desprotegidas, a fim de roubar cookies dos usuários e sequestrar suas contas.

O HTTPS Everywhere foi originalmente lançado como uma extensão do Firefox em 2010 e foi co-desenvolvida pela Eletronic Frontier Foundation (EFF), uma organização de direitos digitais, em parceria do Tor Project, os criadores do software homônimo que permite a navegação anônima dos usuários na Internet. Também foi desenvolvida uma versão da extensão para o Chrome.

A versão 0.0.0.1 do HTTPS Everywhere para o Internet Explorer foi desenvolvida de forma independente pelo pesquisador sênior em segurança da Zscaler, Julien Sobrier.

A implementação para o navegador da Microsoft replica a função central da extensão oficial desenvolvida para Firefox e Chrome, e inclui o conjunto de regras-padrão para sites populares. No entanto, algumas ferramentas adicionais, como a habilidade de criar regras personalizadas, ou o suporte para o mecanismo de política de segurança HTTP Strict Transport Security (HSTS); ainda não estão disponíveis.

"Como sugere o número da versão, esse é um lançamento bem recente", disse Sobrier na segunda-feira, em um post no blog da empresa. "Eu tenho utilizado a extensão por semanas e não tive qualquer problema, mas ela ainda deve ser considerada uma versão alpha."

Os recursos que faltam serão adicionados em versões futuras, disse o pesquisador. Por enquanto, o objetivo principal é compartilhar o código-fonte da versão do IE com a EFF (Eletronic Frontier Foundation) e torná-lo disponível no site da organização, disse.

Enquanto isso, as pessoas que querem usar ou experimentar o HTTPS Everywhere para o Internet Explorer podem baixá-lo no site da Zscaler.

IDG Now!: Fique atento a sua reputação pessoal na Internet


Meridith Levinson, CIO/EUA


Executivos precisam aprender a fazer um trabalho para monitorar o que é dito sobre eles na web, bem como defender-se e controlar os resultados de uma busca de seu nome no Google

O aumento da utilização das redes sociais como ferramentas de relacionamento profissional trouxe aos executivos de TI, finalmente, o entendimento de que informações ruins publicadas na web podem trazer resultados extremamente negativos para suas reputações e carreiras.

Além da consciência sobre como esses dados podem influenciar seu futuro profissional, os executivos podem fazer uso das próprias ferramentas online para reverter situações negativas e beneficiar-se delas.

Para Dan Schawbel, especialista em marketing pessoal e autor do livro Me 2.0: Build a Powerful Brand To Achieve Carrer Success – ainda sem tradução para o português - o gerenciamento da reputação é uma missão crítica para os executivos. “Na medida em que um profissional sobe na estrutura hierárquica das corporações, torna-se mais visível – o que aumenta a possibilidade de buscas por seu nome no Google”, explica ele.

Atualmente, é comum que recrutadores e até mesmo diretores de empresas façam uma busca na web para ter acesso a mais informações sobre determinada pessoa. Assim, toda e qualquer menção ao nome de alguém na internet tem grande importância e pode servir como publicidade profissional – positiva ou negativa.

Por isso, os CIOs devem gerenciar suas aparições na rede mundial de computadores e fazer um trabalho de SEO de sua marca pessoal.

Como? Seguem aqui algumas dicas:

* Saiba o que é dito sobre você na web: por meio de buscas utilizando diferentes combinações entre seu nome e sobrenomes. Separe um dia inteiro essa tarefa e cheque sites de relacionamento – pessoal e profissional -, veículos de comunicação especializados em sua área de atuação, blogs de amigos e colegas de trabalho e todos os outros endereços eletrônicos com os quais você possa ter alguma ligação.

* Além de menções profissionais, descubra se amigos, vizinhos, parentes ou conhecidos postaram alguma informação citando seu nome na web e monitore as mensagens deixadas pelos seus contatos em suas páginas nas redes sociais.

* Depois disso, cadastre todos os endereços e cadastre-se em seus mecanismos de RSS para que você seja avisa a cada citação nova de seu nome nos sites. Use essas informações para preparar-se para situações nas quais tais dados serão de conhecimento de seu interlocutor.

* Defenda-se: e não ignore qualquer menção negativa a seu nome. Responda educadamente a todas as críticas. Assim, você demonstra habilidade de liderança e mostra que consegue defender seu caráter. Essas características são muito consideradas no momento das contratações.

* Controle os resultados de busca pelo seu nome: utilizando os dez primeiros sites apontados pelo Google após uma pesquisa sobre você. Normalmente recrutadores e outros executivos avaliam os primeiros resultados da busca com mais afinco, portanto, aja para que as informações mostradas sejam positivas.

Em primeiro lugar, cadastre-se em todas as redes sociais disponíveis. Depois, comente posts em blogs, notícias em sites. Envie e-mails a veículos de comunicação esclarecendo questões das quais tem pleno domínio e escreva artigos para um blog próprio. Essas atitudes farão com que essas aparições de seu nome sejam as primeiras a aparecer em uma busca do Google, por exemplo.

INFO: Reino Unido legalizará cópias pessoais de conteúdos digitais



Londres - O governo britânico quer legalizar as cópias pessoais de conteúdos digitais como filmes, música e livros, embora seguirá sendo ilegal compartilhá-las com outros, segundo anunciou ontem (20) o ministro de Empresa, Vince Cable.

Atualmente, no Reino Unido é ilegal fazer uma cópia de um CD em um reprodutor digital e transferir canções, filmes ou jogos de videogame de um aparelho para outro, até sendo do mesmo proprietário.

O ministro de Empresa afirmou que a mudança na legislação, que seguirá proibindo compartilhar os conteúdos digitais com outras pessoas, vai ser feita a partir do "bom senso e do sentido do negócio".

"Adaptar a lei às expectativas do povo impulsionará o respeito pelos direitos autorais de propriedade intelectual, nos quais se apoia nossa indústria criativa", assegurou Cabo.

O ministro explicou que se trata de "chegar a um equilíbrio entre o direito dos consumidores de desfrutar pelo o que pagaram de maneira legítima e impulsionar as oportunidades de negócio e proteger os direitos dos criadores".

No entanto, os músicos e compositores britânicos não gostaram da proposta e pediram que seja imposto um cânone, como no resto dos países europeus, sobre os CD virgens e reprodutores para compensar os criadores.

"Sentimos que a falta de compensação nos porá em uma situação de notável desvantagem respeito à imensa maioria dos países da União Europeia", assegurou John Smith, secretário-geral do sindicato de músicos britânicos.

Nesse sentido, Smith se perguntou "por que o Governo britânico quer discriminar a seus criadores quando a economia criativa é uma das áreas mais consistentes de crescimento do país".

IDG Now!: FB testa sistema que permite pagar para enviar mensagens privadas

 Brandon Butler, Network World/EUA

Movimento é visto como o mais recente esforço da empresa em rentabilizar sua rede social; usuário poderá restringir quem pode enviar



O Facebook anunciou hoje uma experiência que poderia deixar anunciantes pagos enviar mensagens privadas aos usuários. O sistema tradicionalmente têm sido utilizado apenas para enviar recados aos amigos.

O movimento é visto como o mais recente esforço da empresa em rentabilizar sua rede social, que agora inclui mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em todo o mundo. "Este teste vai dar a um pequeno número de pessoas a opção de pagar para ter uma mensagem encaminhada para a caixa de entrada", diz a rede em um post anunciando a novidade.

O projeto é parte de um conjunto mais amplo de mudanças feitas pelo Facebook em sua plataforma de mensagens hoje, incluindo novas configurações de privacidade. Os usuários podem agora escolher entre duas opções, básica ou estrita. Nas configurações básicas, amigos, amigos de amigos e usuários do Android Messenger que não possuem uma conta na rede podem enviar mensagem para sua caixa de entrada. A "estrita" permite que o usuário selecione de quem pode receber uma mensagem.

As mensagens do FB são divididas em duas categorias, a caixa de entrada e uma pasta de "outros". A plataforma é projetada para "obter as mensagens mais relevantes em sua caixa de entrada e colocar as menos importantes na pasta 'outros'". O Facebook usa algoritmos para determinar a relevância e onde a mensagem deve ser colocada, checando, por exemplo, se o remetente é um amigo, amigo de um amigo ou spammer.

Com a introdução das mensagens pagas, porém, pessoas que não estão de forma alguma ligadas à rede social de um usuário podem pagar para enviar um recado para alguém. "Hoje estamos começando um pequeno experimento para testar a utilidade de sinais econômicos para determinar a relevância", diz o o site. "Vários comentaristas e pesquisadores notaram que a imposição de um custo financeiro sobre o remetente pode ser a forma mais eficaz de desencorajar mensagens indesejadas e facilitar a entrega daquelas que são relevantes e úteis.

Mensagens pagas parecem semelhantes a um anúncio, mas o FB diz que prevê outros cenários também. "Por exemplo, se você quiser enviar uma mensagem para alguém que você ouviu falar em um evento, mas não são amigos, ou falar com alguém sobre uma oportunidade de trabalho, pode usar esse recurso para chegar em suas caixas de entrada. Para o receptor, este teste permite ouvir pessoas que têm uma mensagem importante para eles", escreveu o Facebook.

O recurso é limitado para mensagens de pessoa a pessoa, o que significa que páginas e contas de negócios no Facebook não são capazes de utilizar este serviço. As mensagens pagas também são limitadas a uma por semana aos usuários envolvidos na experiência.