quinta-feira, 28 de março de 2013

INFO: Ministro pede apoio para criar lei das antenas

Ministro pede apoio para criar lei das antenas


O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, 
pede apoio para aprovar lei das antenas

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, pediu apoio nesta quarta-feira ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), para a aprovação do projeto que define regras para facilitar a instalação de infraestrutura de telecomunicações, a chamada Lei Geral das Antenas.

O pedido foi feito em encontro durante a manhã, de acordo com informações da Agência Câmara. O projeto, que já foi aprovado no Senado e agora aguarda a escolha de um relator na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, facilita a instalação e o compartilhamento de antenas de telefonia móvel.

Segundo texto aprovado no ano passado por comissões no Senado, o projeto também determina que é obrigatório o compartilhamento "da capacidade excedente da infraestrutura de suporte, exceto quando houver justificado motivo técnico", com condições determinadas por "regulamentação específica", visando permitir o "maior número possível de prestadoras".

Operadoras apontam a falta de regras claras para a instalação de antenas como um dos entraves para a implementação da telefonia móvel de quarta geração (4G). Argumentam também que há dificuldade e demora em obter permissões das prefeituras para instalação de antenas em seus territórios.

A previsão é de que os serviços 4G estejam em funcionamento nas cidades-sede da Copa das Confederações a partir de abril, segundo regras dos editais de licitação das radiofrequências para a nova geração de telefonia móvel.

INFO: Regulamento para telefonia terá consulta pública


Regulamento para telefonia terá consulta pública



São Paulo - O regulamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obrigará as operadoras a publicarem um plano de serviços de telefonia móvel já está no Conselho Diretor da agência e deverá entrar em consulta pública em breve, informou o assessor da presidência da Anatel, Leonardo Euler.

O regulamento será resultado da revisão da resolução 471/2007. O objetivo é que as prestadoras apresentem um plano de serviços básicos e uma listagem de outros componentes que podem ser utilizados para montar pacotes com mais serviços.

"A ideia é estabelecer um padrão para facilitar a compreensão e comparabilidade dos serviços ofertados por parte do consumidor", disse Euler em um seminário no Rio.

A Anatel estipulará componentes mínimos que deverão constar dos planos pré e pós-pagos de todas as operadoras, mas não tratará de tarifas por ser tratar de um serviço privado.

Portal Fator Brasil: Governo quer que bancos públicos financiem redes de telecomunicações



Brasília - O governo federal está estudando formas para que os bancos públicos ofereçam uma linha de financiamento para a construção de redes de telecomunicações ainda este ano. A informação é do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo. Segundo ele, a proposta foi analisada pelos ministérios da Fazenda, Planejamento e Casa Civil e tem uma sinalização positiva da presidenta Dilma Rousseff. “Se levarmos propostas que ela considere consistentes, que o programa pare em pé, vamos conseguir”, disse Bernardo no dia 27 de março (quarta-feira), ao participar do lançamento do documentário LT Amazonas.

Recentemente, o governo regulamentou as regras para as empresas que quiserem aderir ao Regime Especial de Tributação do Programa Nacional de Banda Larga para Implantação de Redes de Telecomunicações (REPNBL-Redes). “É possível fazer um grande plano. Isso tem a ver com educação, com inovação, tecnologia, com melhorar o atendimento de saúde, a produtividade. Essa é a sociedade do conhecimento e não queremos ficar atrás”, disse o ministro.|ABr.

INFO: Coreia do Norte cancela acesso à internet 3G

Acesso à internet é controlado na Coreia do Norte


São Paulo - Menos de um mês após liberar o uso da banda larga 3G para turistas por meio de chips SIM pré-pagos, a Coreia do Norte anunciou que não irá mais disponibilizar o serviço para os visitantes.

A informação foi revelada pela empresa Koryo Tours, especializada em realizar passeios turísticos para a Coreia do Norte.

Segundo a empresa, o acesso 3G não está mais disponível para turistas, mas os chips SIM ainda podem ser adquiridos para realizar ligações internacionais. No entanto, o acesso à internet não será mais liberado.

Em fevereiro deste ano o governo da Coreia do Norte modificou sua rígida política de proibir o acesso de turistas a celulares. Após essas mudanças, a única operadora 3G do país, a Koryolink, iniciou a venda de chips SIM pré-pagos aos turistas.

Não há informações dos motivos que levaram o governo da Coreia do Norte a revogar sua decisão de liberar o acesso à internet. Mas o país já possui um histórico de acesso restrito à internet para seus cidadãos.

Recentemente, em viagem ao país, Eric Schmidt do Google insistiu para que os governantes ampliassem o acesso web para sua população.

IDG Now!: Líderes de TI estão entre os profissionais que mais mudam de emprego

Líderes de TI estão entre os profissionais que mais mudam de emprego
Edileuza Soares

Alta rotatividade é maior no alto escalão, por causa da grande procura e pouca oferta de talentos qualificados no País



Com a grande demanda por especialistas em TI e a pouca oferta de talentos qualificados, os profissionais da área estão entre os que mais mudam de emprego no Brasil. A constatação é de um estudo realizado no País pela Hays Executive, consultoria especializada na contratação de executivos para o alto escalão.

De acordo com a Hays, o setor de TI apresenta maior rotatividade entre altos executivos, ou seja, entre os CIOS, CTOs e outros líderes de tecnologia. Uma pesquisa por amostragem realizada pela consultoria comprovou que estes profissionais de tecnologia fazem transição em sua carreira, em média, a cada 2,6 anos.

A Hays comparou o período que esses profissionais permanecem nas empresas com executivos do mercado de bens de consumo, por exemplo (um dos mais tradicionais e aquecidos devido ao aumento da renda do brasileiro), que mantém sua posição por 3,8 anos antes de mudar. É uma diferença de 31,08% entre o ciclo médio, por setor.

“Umas das explicações para isso é que o mercado de tecnologia é dinâmico e os profissionais são contratados para projetos de curto prazo. Cada vez mais empresas estão migrando para plataformas de TI e essa é a missão destes profissionais. Quando o processo se conclui, chega a hora de buscar novos desafios”, afirma Paulo Moraes, associado de Hays Executive.

O levantamento da Hays foi elaborado com base nas contratações realizadas pela consultoria no mercado brasileiro. Moraes conta que, ao mesmo tempo em que existe abundância de vagas no mercado, encontrar os talentos solicitados pelas empresas não é tarefa fácil. Isso em razão da escassez de profissionais qualificados.

Segundo o consultor, atualmente as companhias estão procurando profissionais quase perfeitos. Dominar as mais variadas tecnologias e comprovar conhecimento por meio de certificações; ter experiência, ser fluente em inglês e transitar com desenvoltura no mundo dos negócios não bastam.

Cada vez aumenta mais a exigência de competências dos talentos e as organizações querem escolher os melhores do mercado, constata Moraes, que avalia que o Brasil tem mão de obra em TI de boa qualidade, apesar da escassez.

Leilão pelos melhores
A intensa busca das empresas por bons talentos gera um leilão para a seleção dos que atendem ao perfil procurado com ofertas de salários mais agressivas.

Prova disso, é que a pesquisa da Hays aponta que o setor de TI recebe uma média de salário bruto mensal 16,54% maior, sem contar bônus, benefícios e outras premiações.

“A área de tecnologia paga acima da média em relação a muitos outros setores. Mesmo assim, notamos que a gestão e o direcionamento da empresa importam mais que os salários na hora de mudar de emprego”, diz Paulo.

Na avaliação de Ana Cláudia Reis, responsável pelas práticas de Tecnologia, Mídia & Telecomunicações e Serviços Profissionais e sócia da CTPartners no Brasil, outra consultoria especializada no recrutamento de executivos de alto escalão, a rotatividade no setor existe porque os que conhecem TI estão mais disputados pelas companhias.

"O profissional que domina TI no seu setor de atuação e tem boa qualificação, está bem contado", confirma Ana Cláudia.

Planos de retenção

Para o consultor da Hays, a alta rotatividade no setor de TI não é saudável, principalmente quando as mudanças acontecem no alto escalão. Segundo ele, a saída de um líder pode gerar perdas para companhia.

A recomendação de Moraes para evitar que isso aconteça é que as companhias sejam mais agressivas em suas estratégias de retenção. Ele constata que algumas organizações já perceberam que não é apenas o salário que segura pessoas no emprego.

Os talentos estão buscando mais que remuneração, como locais que ofereçam qualidade de vida e flexibilidade de horário, com opção de home office.

Ana Cláudia, da CTPartners, destaca que é importante que as companhias criem planos diferenciados para retenção de seus talentos. Ela destaca que o que mantém a satisfação do profissional é remuneração atrelada ao cargo adicionada a outros fatores.

Olhar Digital: Médicos usam Big Data para curar o câncer


Grupo norte-americano de oncologia vai coletar dados de pacientes para ajudar em tratamentos futuros



Um grupo norte-americano de oncologia lançou um projeto ambicioso para coletar dados de centenas de pacientes de câncer. Segundo o Wall Street Journal, a ideia é usar Big Data para arrecadar informações que ajudarão em tratamentos futuros de pacientes em todo sistema de saúde.

Com a tecnologia, médicos poderão consultar o banco de dados e fazer pesquisa para obter aconselhamento sobre tratamentos. Todas as informações terão como base os dados de pessoas que possuem doenças similares.

A coleta e análise dos dados médicos, contudo, é repleta de desafios. Um deles é encontrar softwares que aceitem informações clínicas provenientes dos mais diversos equipamentos de saúde, como um eletrocardiograma, por exemplo.

No caso do grupo norte-americano, uma tecnologia, ainda em protótipo, conseguiu recolher cerca de 100 mil registros de câncer de mama de 27 hospitais diferentes que usam outros tipos de equipamentos eletrônicos.

Cerca de 1,6 milhão de americanos são diagnosticados com câncer a cada ano, mas em 95% dos casos os detalhes dos tratamentos são trancados em arquivos ou em sistemas eletrônicos isolados.

"Há um tesouro de informações nestes casos", disse Allen Lichter, chefe do do grupo. "Isso poderá salvar muitas vidas", finalizou.

O projeto deve começar oficialmente entre 12 e 18 meses.

Para saber mais sobre Big Data, leia aqui uma matéria.

CORREIO: De olho em futuros clientes do interior, TIM cria regional para Bahia e Sergipe

De olho em futuros clientes do interior, TIM cria regional para Bahia e Sergipe

Hoje, a empresa cobre 85% da população urbana da Bahia, alcançando 191 dos 471 municípios do estado
 

A empresa de telefonia celular TIM anunciou ontem a criação de uma regional para a Bahia e Sergipe, desvinculando a gerência que antes integrava todos os estados nordestinas.

A empresa não quis anunciar de quanto será o investimento, mas informa que haverá um incremento imediato de 40% no quadro de funcionários, chegando a 70% até dezembro deste ano.

Segundo a diretora nacional de vendas da TIM Brasil, Erika Cascão, a ideia é trazer o foco para a Bahia e ganhar mercado no extenso interior do estado. “Os fornecedores serão locais e até os processos para as agências de publicidade iremos abrir localmente também”, afirma Erika.

Já segundo a gerente de vendas da nova regional 9 (Bahia e Sergipe), Juliana Teixeira, a TIM também tem planos de abrir 17 lojas até o fim do ano no estado. Antes centrada no DDD 71, de Salvador e Região Metropolitana, agora a TIM abrirá lojas em Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Juazeiro.

A empresa lembra que, além da extensa área geográfica, o estado ainda conta com a capital com a maior teledensidade do país, ou seja, mais celulares por número de habitantes (198,74%).

A empresa ainda não tem nenhum produto específico desenvolvido para o mercado baiano, mas salienta o gosto local em experimentar novos produtos e serviços.

Depois de ter as vendas suspensas pela Anatel devido a problemas na qualidade dos serviços, a TIM investirá, em 2013, R$ 42 milhões na infraestrutura do estado.

Hoje, a empresa cobre 85% da população urbana da Bahia, alcançando 191 dos 471 municípios do estado. São 3,8 milhões de clientes baianos, o que representa uma fatia de 22,26% do mercado.

Bahia Notícias: Imbassahy assume presidência de comissão especial sobre banda larga

Imbassahy assume presidência de comissão especial sobre banda larga


Foto: Elton Bonfim / Ag. Câmara

O deputado federal Antonio Imbassshy (PSDB) assumiu, nesta quarta-feira (27), a presidência da comissão especial destinada a acompanhar as ações do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL). Em nota, o parlamentar diz que o seu interesse é contribuir da melhor forma, para ver ampliado no país o acesso a banda larga a preços acessíveis. “Precisamos atuar firmemente no sentido de facilitar o acesso da população brasileira a essa ferramenta que, podemos dizer, hoje, em um mundo globalizado, é tão importante quanto as estradas, a eletricidade e outros mecanismo imprescindíveis para o desenvolvimento, seja de pequenas comunidades ou de grandes centros. O governo precisa dar mais velocidade a esse programa, e vamos lutar para aumentar a inclusão”, defendeu Imbassahy. O deputado lembrou o estudo da União Internacional de Telecomunicações, que comprova que o acesso a banda larga é fundamental para elevar a taxa de empregos no país.

IDG Now!: Anonymous convida usuários do mundo todo para protesto contra censura no FB

Alguns usuários da rede social disseram ter sido injustamente censurados - e punidos com bloqueio temporário à conta - pela rede social

 
Um post no Anonnews.org, um site associado ao movimento hacktivista Anonymous, apelou para uma nova "Op", desta vez convocando os usuários do Facebook para protestar contra a alegada censura da gigante das redes sociais.

O grupo convocou um protesto para o dia 6 de abril - mesma data que Mahatma Gandhi desafiou os britânicos e liderou a Marcha do Sal em 1930, e quando ativistas egípcios planejaram uma greve contra o governo em 2008.

"Todos os Anons no mundo atinjam o Facebook com material não-censurado. Vamos continuar esse bombardeio de material até onde pudermos - de preferência 24 horas", dizia o post da convocação. "Nós vamos inundar o sistema deles - seus administradores não serão capazes de mantê-lo. Eles não podem banir a todos nós de uma única vez."

Alguns usuários do Facebook disseram ter sido injustamente censurados pela rede social.

O museu Jeu de Paume, na França, foi recentemente impedido de usar o Facebook por 24 horas depois de ter publicado uma fotografia de uma mulher nua, como parte da exposição sobre o fotógrafo francês Laure Guillot Albin. A fotografia ainda está no Facebook, mas foi censurada.

O museu escreveu em sua página na rede que ele não postará mais fotografias de nus "mesmo acreditando que o seu valor artístico é alto, e que não há nada de pornográfico nestas fotografias, o que está de acordo com 'o direito de publicar conteúdo de natureza pessoal'".

Facebook diz em seus Padrões das comunidade que respeita "o direito das pessoas de compartilhar conteúdo de importância pessoal, quer estas fotos sejam de uma escultura como David de Michelangelo, quer sejam fotos de família de uma criança sendo amamentada".

Outro usuário do Facebook teria sido censurado recentemente depois de ter publicado um documento público do Tribunal de Missouri nos Estados Unidos - ele foi bloqueado e impedido de utilizar o site por sete dias. "Não é legal o Facebook impedi-lo de publicar um conteúdo por simplesmente compartilhar informações públicas de Tribunais do Missouri", disse o usuário emum vídeo do YouTube.

Em dezembro passado, o Natural News também foi suspenso do Facebook depois que postou uma citação de Mahatma Gandhi. A citação, que a rede social considerou como violação das regras da comunidade, foi: "Entre as inúmeras arbitrariedades do domínio britânico na Índia, a História mostrará que a pior foi privar uma nação inteira de armas".

O Natural News disse que a remoção da citação "é semelhante à queima de livros online e à destruição da história".

ContrariedadeEntre os dias 21 e 22 de março, o Facebook deixou um vídeo de pornografia infantil se tornar viral na rede - registrando 32 mil compartilhamentos e 5 mil likes.

Segundo a mesma regra de Padrões para comunidades, a rede social afirma ter "um política rígida contra o compartilhamento de conteúdo pornográfico e qualquer conteúdo sexualmente explícito onde um menor de idade está envolvido". No entanto, demorou quase 8 horas para que o vídeo fosse retirado do ar, segundo o YouPix.

TI INSIDE: PayPal pode ser taxado por usar redes de administradoras de cartões

PayPal pode ser taxado por usar redes de administradoras de cartões
O PayPal, sistema de pagamento online controlado pelo eBay, enfrenta um impasse na medida em que ultrapassa os limites da internet e passa a oferecer serviços complementares, como pagamentos por meio de dispositivos móveis (m-payment). Tanto que a administradora americana de cartões de crédito MasterCard promoverá, nesta semana, um debate para detalhar as taxas que pretende cobrar das empresas de tecnologia, devido ao uso de suas redes para processar os pagamentos feitos em lojas físicas.

“O PayPal pega carona gratuita em outros modelos de negócio”, afirmou o presidente de MasterCard para as Américas, Chris McWilton, conforme informa o Financial Times. “Acho que devemos tomar cuidado para que eles não fiquem muito grandes e comecem a ‘acordar’ os agentes. Parar e dizer ‘espere, na verdade estou perdendo negócios aqui porque você, PayPal, está chegando às lojas físicas’”, provocou o executivo.

A ameaça de cobrança de taxas sobre o serviço fez com que as ações do Ebay registrassem ligeira queda, após um período de estabilidade que se vinha mantendo desde o início do ano, cotadas em torno de US$ 50 no after-hours trading, negociação após o fechamento da Nasdaq, na terça-feira, 26.

No Brasil, o PayPal firmou recentemente uma parceria com a Vivo para oferecer mobile payment. Essa modalidade de pagamento é uma das grandes apostas do mercado e será, inclusive, regulamentada pelo Banco Central. Segundo recente pesquisa do Barclays no mercado britânico, a cada cinco varejistas, quatro indicam um sistema de pagamentos móveis dentro das lojas como prioridade de investimento em 2013. Conforme a tecnologia ganha força, as administradoras de cartões começam a se manifestar.

A intenção de cobrança pelo uso da rede em casos como o do PayPal foi expressa pela primeira vez pela MasterCard em um documento protocolado na Securities Exchange Commission (SEC), órgão regulador do mercado de capitais dos EUA. Nele, a companhia afirma que irá “taxar o PayPal e outras operadoras de carteiras digitais pelo uso da rede privada”.

O CEO da Visa, Charlie Scharf, sinalizou que vai pelo mesmo caminho em recente evento do Barclays. “Alguns dos nossos competidores começaram seus negócios de uma maneira e depois se transformaram. Se essa mudança foi grande o suficiente ao ponto de acreditarmos que podemos fazer algumas mudanças, faremos”, concluiu.

Onde eu clico?: Vida de Programador

Information Week: Segurança no BYOD: virtualização aliada ao controle

Segurança no BYOD: virtualização aliada ao controle

Implementar ferramentas que ofereçam maior controle da rede corporativa e o gerenciamento dos dispositivos móveis podem reduzir riscos e ameaças à segurança das informações




Apesar das facilidades prometidas pelo BYOD (Bring Your Own Device)e a consumerização, muitas empresas ainda são resistentes à sua adoção. O que pesa de fato na tomada dessa decisão ainda são as dúvidas quanto à segurança das informações e quanto os riscos que utilização de dispositivos móveis pelos colaboradores pode trazer para as organizações.

“Em qualquer situação nova, principalmente no que diz respeito à segurança, os CIOs são conservadores”, afirma Rodrigo Suzuki, gerente de consultoria da PromonLogicalis. “Algumas empresas reconhecem que o BYOD pode trazer muitos ganhos com a produtividade, mas as preocupações com a fuga de dados ainda é grande.”

Os riscos realmente são muitos e podem surgir em situações em que um funcionário perde um smartphone, ou então, instala uma nova aplicação. Sendo assim, como controlar a segurança da informação e a prevenção de ataques de vírus? “As ameaças da internet não são diferentes no BYOD, apenas trazem ataques diferentes. Quando utilizo um tablet que é da empresa, provavelmente ele está blindado. Mas quando o dispositivo é pessoal, não dá pra garantir que haverá essa proteção, por isso a necessidade de garantir esse controle de ameaças”, completa.

Implementar ferramentas e infraestrutura que garantam a segurança da informação, controle da rede corporativa e gerenciamento de dispositivos móveis é o grande desafio do BYOD. “À medida que tem se comprovado a eficácia das plataformas de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM, da sigla em inglês), as empresas têm se mostrado mais abertas ao processo. Diante de situações como a perda ou roubo do aparelho, essas soluções de MDM permitem que os dados e outras informações sejam apagados remotamente.”

Nesse sentido, a virtualização das aplicações é um grande aliado para a obtenção de maior segurança na utilização de dispositivos móveis. “Disponibilizando-se acesso somente à tela, com a virtualização é possível garantir que não exista nenhum tipo de dado da empresa dentro do dispositivo. O dispositivo vira somente de acesso e não de processamento”, explica o gerente de consultoria.

Além disso, Suzuki destaca que é necessário que também haja uma política de controle também do lado da empresa, do data center, realizando um acompanhamento mais apurado do uso das aplicações. “Tempos atrás ter um NOC (Network Operation Center) era suficiente para acompanhar esse uso. Como estamos mudando de um cenário de ataque à estrutura para ataque à aplicação, soluções como firewalls de aplicação e sistema de correlações de eventos são fundamentais para que a empresa consiga detectar e responder rapidamente a eventuais ataques. A virtualização aliada a um bom controle do dispositivo é o caminho para a adoção do BYOD com segurança”, conclui.

IDG Now!: Software pirata é atalho para malware e outras ameaças, diz IDC

Software pirata é atalho para malware e outras ameaças, diz IDC
 John E. Dunn, Techworld.com

Após a execução de 533 testes de fontes piratas P2P e web, a IDC descobriu que 36% levaram a Cavalos de Troia e adwares maliciosos


Os consumidores e as empresas que optam por usar softwares piratas estão correndo um risco extremamente elevado de infecção por malware - tanto quando procuram pelo programa, quanto quando o baixam. Ao menos é o que aponta um relatório da IDC feito a pedido da Microsoft.

De acordo com o levantamento "The Dangerous world of Counterfeit and Pirated Software" (.pdf), softwares piratas ou falsificados (ou seja, softwares não-licenciados e falsos que se passam por verdadeiros) tornaram-se um dos mais confiáveis e rápidos vetores de infecção por malware.

Após a execução de 533 testes de fontes piratas P2P e web, a IDC descobriu que 36% levaram de encontro a Trojans e adwares maliciosos. Para DVDs piratas, a taxa foi de cerca de um em cada cinco.

Globalmente, cerca de metade dos softwares pirateados foi conseguida por meio de download, mas os mercados de rua ainda são responsáveis por 21% e "empréstimos" por outros 16%, disse.

As empresas também não se "safam" tão facilmente. O levantamento da IDC mostra que quase um quarto das companhias norte-americanas relatou que funcionários instalavam "seus próprios softwares" nos últimos 2 anos - algo que é fracamente supervisionado.

Isso tudo leva a infecções que podiam consumir 1.5 bilhões de horas em tempo de limpeza, ou um impressionante custo global estimado em 114 bilhões de dólares em 2013 por software falsificado em todos os tipos de usuários, incluindo empresas.

Estes custos variam por região, com a América do Norte contribuindo com 16,5 bilhões de dólares, a Europa Ocidental com 20,5 bilhões de dólares, e a região da Ásia-Pacífico com o maior montante de 38,7 bilhões de dólares.

Sobre o estudoO relatório às vezes carece de contexto para algumas de suas generalizações, tanto da própria pesquisa da IDC, quanto de fontes externas, como a campanha financiada pela Business Software Alliance (BSA).

Por alguma razão, os autores do estudo estavam particularmente preocupados com o número de cookies de rastreamento que encontraram em canais P2P de distribuição de software piratas, mas muitos não-piratas também entregavam tais cookies.

Da mesma forma também são entregues malwares, que se tornaram uma forma de software agressivo distribuídos por todo e qualquer canal, incluindo e-mail e sites legítimos.

Softwares piratas podem ser uma fonte popular para um software ruim, mas está longe de ser a única. Um exemplo disso é o fenômeno dos falsos programas antivírus (também chamados de scareware), que pessoas pagavam caro por acreditar que eles eram reais.

A linguagem do relatório, se não as suas conclusões gerais, fará com que alguns o rejeitem por ser "exagerado" e do tipo que se adapta à indústria de software. O que falta é alguma informação sobre as diferentes justificativas utilizadas para a pirataria, onde ela existe. Amoral ou não, algumas pessoas veem a pirataria como um ato político e não serão persuadidos por dados sobre os danos causados ​​por malware.

INFO: Sinal do 4G preocupa emissoras de TV



Brasília - Associações do setor da radiodifusão privada pediram hoje (27) que o processo de destinação da faixa de 700 mega-hertz (MHz) para o setor de telecomunicações garanta a proteção aos serviços de transmissão e retransmissão de televisão contra eventuais interferências.

Atualmente, essa faixa é utilizada por emissoras de TV, que deverão desocupar o espectro, digitalizando seus sinais, para que ele seja licitado para a oferta de internet móvel com tecnologia de quarta geração (4G).

As principais preocupações das emissoras de televisão são o replanejamento dos canais digitais e as condições de convivência entre a TV digital e os serviços móveis de quarta geração. “Estamos certos da relevância da massificação do acesso à internet por banda larga.

Entretanto, esta não pode comprometer a cobertura da televisão aberta, que com ela não é incompatível”, disseram as associações do setor – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra) e Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

O assunto foi debatido hoje, em audiência pública da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a destinação da faixa de 700 MHz, que contou com a participação de cerca de 120 pessoas. A agência garantiu que foram adotadas premissas para o replanejamento dos canais de TV que hoje ocupam essa faixa e que foram estudados modelos de convivência mútua entre os sistemas de TV digital e o 4G na faixa de 700 MHz.

O processo de licitação da faixa para serviços telecomunicações só será iniciado após a conclusão dos estudos de reengenharia dos canais de televisão.

Durante a audiência, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) propôs que a definição das condições de ressarcimento pelo remanejamento das operações na faixa de 700 MHz deva ser estabelecida pela Anatel de forma precisa e antecipada à licitação.

Para a entidade, a redação proposta pela consulta pública sobre os custos não está clara e cria insegurança regulatória. “É nosso entendimento não ser adequado considerar que os custos decorrentes da transição da TV analógica para a TV digital sejam assumidos, direta ou indiretamente, pelos usuários do SMP [serviço móvel pessoal]”, argumenta o sindicato.

De acordo com a Anatel, o crescimento vertiginoso da banda larga móvel no Brasil requer infraestrutura para acompanhar a demanda, e a faixa de 700 MHz é adequada para prover essa cobertura. Além do atendimento às políticas públicas de banda larga, a licitação da faixa tem como objetivo garantir o atendimento aos compromissos assumidos para os grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

As contribuições à consulta pública sobre a faixa de 700 MHz podem ser encaminhadas até o dia 14 de abril pelo Sistema Interativo de Acompanhamento de Consulta Pública, disponível no site da Anatel.

INFO: Internet sofre maior ataque da história



São Paulo — A internet ficou lenta, nos últimos dias, por causa de um massivo ataque de negação de serviço a servidores em diversos países.

Segundo o noticiário britânico BBC, o ataque afetou serviços populares, como a Netflix, e está sendo investigado por polícias e especialistas em segurança. Alguns já o descrevem como o maior ataque do gênero da história.

A BBC diz que o problema começou com uma briga entre o Spamhaus, grupo europeu de combate ao spam, e a Cyberbunker, empresa holandesa de serviços de data center. O Spamhaus incluiu servidores da Cyberbunker numa lista de emissores de spam. A lista é usada pelos programas antispam para filtrar os e-mails.

O grupo diz que a empresa está por trás dos ataques, que teriam sido lançados em retaliação ao bloqueio. No site da Cyberbunker, há uma nota acusando a Spamhaus de incluir a empresa na lista de bloqueio indevidamente. A Cyberbunker também diz que se reserva o direito de hospedar qualquer coisa em seus servidores "exceto pornografia infantil e coisas relacionadas com terrorismo".

A técnica usada pelos criminosos é a de negação de serviço. Para realizar um ataque desse tipo, primeiro um grande número de computadores são infectados com um programa maligno que permite controlá-los à distância. Depois, esses computadores zumbis são usados para inundar os servidores-alvo com solicitações de dados.

A sobrecarga acaba impedindo o funcionamento dos servidores e da rede à qual estão ligados. Os ataques vêm sendo realizados desde o último dia 18, em seguidas ondas. O alvo principal são os 80 servidores de DNS da Spamhaus espalhados por diversos países.

Esse tipo de servidor traduz endereços como "abril.com.br" para um código numérico conhecido como endereço IP. Isso é necessário para que cada pacote de dados encontre seu destino. O grupo já havia sido vítima de ataques similares no passado e também já havia acusado a Cyberbunker de estar por trás deles em outras ocasiões.

Segundo a BBC, grandes empresas, como o Google, colocaram seus recursos à disposição para absorver a sobrecarga de dados e evitar um colapso na internet.

IDG Now!: Facebook libera ligações gratuitas por voz para usuários no Brasil

Facebook libera ligações gratuitas por voz para usuários no Brasil

Recurso está sendo liberado de forma gradual e pode ser utilizado pelo aplicativo Facebook Messenger no iPhone e Android.

Até que não demorou muito. Após o Facebook iniciar testes com o recurso de ligações gratuitasnos EUA em janeiro deste ano, já é possível utilizar a mais do que bem-vinda ferramenta aqui no Brasil.

O anúncio foi feito primeiramente pelo engenheiro de software da rede social, Thiago Hirai, de acordo com o Tecnoblog. Segundo o post de Hirai em seu perfil no Facebook, o recurso está sendo liberado aos poucos para usuários do aplicativo Facebook Messenger para iPhone e Android, além do app oficial do site para iOS.

Em testes feitos pelo IDG Now, foi possível realizar ligações usando o aplicativo Facebook Messenger com dois iPhones e um smartphone Android. No 3G, a ligação caiu algumas vezes, por isso o Wi-Fi ainda parece ser a melhor opção, assim como em outros serviços parecidos (leia-se Skype). Também recebemos relatos de usuários que tiveram sucesso usando o aplicativo padrão do Facebook para o smartphone da Apple.

Para utilizar o serviço de ligações gratuitas, basta acessar um contato no aplicativo e clicar no botão “i”, localizado no canto superior direito da tela. Se aparecer a opção Ligação Gratuita, basta tocar e falar à vontade com a pessoa sem gastar nada.

Como o recurso está sendo liberado de forma gradual, é possível que muitos usuários ainda não tenham acesso à ferramenta.