segunda-feira, 7 de julho de 2014

Info: The Washington Post revela que NSA espiona mais os cidadãos comuns do que suspeitos


A agência americana de interceptação das comunicações, NSA, vigia com muito mais frequência os usuários comuns da internet do que os suspeitos estrangeiros apontados como alvos da espionagem, revelou no sábado o jornal The Washington Post.
O jornal baseou sua matéria em uma análise que realizou ao longo de quatro meses com dados eletrônicos interceptados pela NSA e fornecidos pelo ex-consultor desta agência, Edward Snowden.

Segundo o The Washington Post, nove em cada 10 titulares de contas da base de dados "não eram alvos de vigilância, mas ficaram presos na rede que a agência havia lançado buscando outra pessoa". Estas pessoas eram usuários comuns de internet, tanto nos Estados Unidos quanto em outros países.

O estudo se baseou em 160.000 e-mails e conversas de mensagens instantâneas, assim como em 7.900 documentos tomados de mais de 11.000 contas na internet, interceptados durante o primeiro mandato do presidente americano Barack Obama (2009-2012).
Quase metade dos arquivos obtidos "continham nomes, endereços de e-mails e outros detalhes que a NSA indicou como pertencentes a cidadãos americanos ou residentes" no país.

Ainda que a NSA tenha ocultado ou "minimizado" mais de 65.000 referências para proteger a privacidade dos americanos, o jornal encontrou outros 900 endereços de e-mail que não estavam ocultos e que poderiam estar associados a americanos ou residentes.

O The Washington Post também encontrou material que a NSA conservava e que seus analistas consideravam inútil. Citou, como exemplo, "histórias de amor e separações, relações sexuais ilícitas, crises mentais, conversões políticas e religiosas, ansiedade financeira e esperanças frustradas".

No entanto, alguns arquivos incluem "descobertas de certo valor para a inteligência".
Embora o jornal tenha decidido não divulgar muita informação "para não interferir nas operações em andamento", afirmou que inclui "revelações sobre um projeto nuclear, um acordo de jogo duplo com um aparente aliado, uma calamidade militar que ocorreu com uma potência inimiga e a identidade de intrusos perigosos em redes informáticas americanas".

Na semana passada o The Washington Post informou que todos os países, com exceção de quatro - Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia - eram considerados alvos válidos de espionagem pela NSA.

Esses quatro países formam parte do grupo "Five Eyes" (Cinco Olhos), com o qual os Estados Unidos mantêm relações de cooperação muito estreitas em matéria de inteligência.
Snowden, um ex-consultor da NSA de 30 anos, recebeu asilo temporário na Rússia em agosto do ano passado depois de abalar a inteligência americana com uma série de vazamentos sobre vigilância maciça realizada pela agência americana em seu país e resto do mundo.


Info: Hoje é o último dia para aderir à lista de espera do Sisu


Os candidatos a uma vaga no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e que não foram selecionados em nenhuma das chamadas têm até hoje (7) para aderir à lista de espera. A lista é apenas para a primeira opção feita na hora da inscrição. A adesão é feita no site do Sisu. Os candidatos em lista de espera serão convocados pelas instituições a partir do dia 14.
Para aderir à lista, basta acessar o boletim pessoal no site do sistema e clicar no botão que confirma o interesse em participar. Nesta edição, foram ofertadas 51.412 vagas em 1.447 cursos de 67 instituições de educação superior federais e estaduais. Segundo o Ministério da Educação (MEC), 1.214.259 candidatos se inscreveram.

O Sisu é o sistema informatizado do MEC no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção é feita duas vezes por ano.

Info: Malware substitui aplicativos bancários de aparelhos Android para roubar dados

Lucas Agrela

Um novo malware é capaz de desligar o antivírus de smartphones e tablets com sistema Android e até mesmo substituir aplicativos bancários por falsos para roubar informações da conta da vítima. Descoberta pela empresa de segurança digital FireEye, a ameaça pode capturar as credenciais do aparelho, ler e enviar SMS, acessar a lista de contatos, baixar conteúdos maliciosos. O malware se disfarça como “Google Service Framework” e depois de instalado não pode ser removido.

A ameaça não está na loja virtual Google Play, mas a FireEye não divulgou qual é a fonte de distribuição do app. Em todo caso, quem não instala aplicativos oferecidos fora da loja oficial do Google não corre risco de infectar seu dispositivo móvel com esse malware.

Ainda segundo a FireEye, o malware é sofisticado e ainda não foram exploradas todas as suas possibilidades, apesar de a estrutura para ataques diferentes já estar preparada. Ela pode receber à distância e sem intermédio do usuário comandos de um servidor Command and Control.

A empresa de segurança acredita que isso pavimente o caminho para malware ainda mais forte, tendo como alvo os dispositivos móveis.

O criador da ameaça falsificou aplicativos de oito bancos coreanos até o momento. Contudo, com poucas modificações, outros apps bancários podem ser adicionados em apenas 30 minutos.

G1: Apoio a Neymar no Twitter gera mais de 5,5 milhões de mensagens


Jogador fica fora da Copa após fraturar a vértebra em jogo contra Colômbia.
Após anúncio, pico chegou a 13,8 mil tuítes sobre Neymar por minuto.
O zagueiro David Luiz publica tuíte de apoio a
Neymar, fora da Copa do Mundo por ter fraturado a
vértebra. 
Após o lance que tirou Neymar da Copa do Mundo, o atacante brasileiro virou um dos principais assuntos no Twitter. Segundo o microblog, foram publicados 5.568.700 sobre Neymar, entre o começo do jogo Brasil x Colômbia até as 14h deste sábado (5). O Twitter criou um gráfico interativo para mostrar o fluxo de tuítes sobre Neymar (Veja aqui).

A publicação de mensagens na rede social teve dois. O primeiro deles ocorreu às 18h29, quando o jogador ainda estava em campo e o jogo estava no primeiro tempo. Nesse momento, 13.284 tuítes por minuto citavam Neymar.

O segundo pico ocorreu às 20h30, após o término do jogo em que o Brasil selou a classificação para as semifinais após ter vencido a partida por 2 a 1.

Nesse momento, já se sabia que Neymar havia fraturado a vértebra, o que o afastará do restante da competição. Foram 13.845 tuítes por minuto.

O brasileiro recebeu mensagens de carinho até dos próximos adversários do Brasil, os alemães. O meio-campo Lukas Podolski escreveu: “Feliz pela vitória de hoje, não vejo a hora de enfrentar o Brasil, triste pelo @NeymarJr espero que se recupere logo #ForçaNeymar #éTois”.

“Odeio ouvir as notícias sobre Neymar! Que jogador! Tenha uma rápida recuperação/ Fique bem o mais rápido possível #HesABeast #MyKidsFavPlayer”, escreveu o jogador norte-americano de basquete, LeBron James, acrescentando hashtags para dizer que o jogador é “um monstro” e “o favorito de seus filhos”. Kobe Bryant, outro astro do basquete, também tuitou.

A lista de famosos que manifestaram apoio a Neymar inclui Pelé, Gustavo Kuerten e Usain Bolt. A hashtag “ForçaNeymar” chegou a ser uma das mais tuitadas no Brasil e até na Argentina.

G1: Assistente pessoal de voz do iPhone sugere derrota do Brasil na Copa


Siri fica em cima do muro, mas diz que colombianos têm melhor histórico.
Cortana, da Microsoft, acertou todos os resultados das oitavas da Copa.

Siri sugere que Colômbia irá vencer Brasil na
partida desta sexta (4) .
Prever resultados dos jogos e participar de bolões da Copa do Mundo é hobby de muita gente. Mas agora quem também está palpitando no âmbito oracular do mundial são as assistentes pessoais de voz de smartphones e tablets, como a Siri, da Apple, e a Cortana, da Microsoft.

A Siri começou a reconhecer questionamentos sobre os vencedores das partidas da Copa nas quartas de finais. E apesar de ficar em cima do muro em todas as respostas, o serviço sugere que a seleção brasileira será derrotada na partida desta sexta-feira (4), que será realizada no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).

"I don't have the line on this one, but Colombia has a better record than Brazil", ou "Eu não tenho certeza, mas a Colômbia tem um histórico melhor que o Brasil", em tradução, responde a assistente quando perguntada sobre o vencedor da disputa.

A Siri também divagou sobre o resultado dos outros jogos das quartas. Mesmo com incertezas, o serviço da Apple aponta a Holanda como favorita e interpreta as pelejas entre França x Alemanha e Argentina x Bélgica como um "cara ou coroa".

A Cortana, por sua vez, tem brincado com os palpites para a Copa desde as oitavas. Surpreendentemente, a ferramenta da Microsoft acertou os oito resultados da etapa.

G1: Google reverte decisão para remover links de jornal britânico



Empresa ressalta dificuldades para implementar 'direito a ser esquecido'.
Google já recebeu mais de 70 mil pedidos de remoção de links da busca.
Novo serviço foi criado após decisão do Tribunal
Europeu de Justiça.

O Google reverteu na quinta-feira (3) sua decisão de remover vários links para notícias do jornal britânico "The Guardian", ressaltando as dificuldade enfrentadas pelo motor de busca para implementar a regra europeia do "direito a ser esquecido".

Desde o fim de junho, a empresa começou a remover resultados de pesquisas da sua ferramenta para cumprir uma decisão da União Europeia. A medida defende o direito dos cidadãos de terem informações pessoais questionáveis escondidas dos motores de pesquisa na internet.

O "Guardian" protestou contra a remoção de suas histórias que descreviam como um árbitro de futebol mentiu sobre a reversão de uma decisão nos pênaltis. Não ficou claro quem pediu ao Google para remover as matérias.

Separadamente, o Google não restaurou links para um artigo da BBC que descrevia como o ex-presidente-executivo do Merrill Lynch, E. Stanley O'Neal, foi deposto depois que o banco de investimento acumulou bilhões de dólares em perdas.

Os incidentes sublinham a incerteza sobre a forma como o Google pretende aderir a uma decisão do tribunal europeu que deu a seus cidadãos o "direito ao esquecimento", através do pedido de retirada de links de artigos que aparecem em uma pesquisa por nome.

O Google, que já recebeu mais de 70 mil solicitações, começou a atuar na remoção nos últimos dias. A empresa notificou a BBC e o "Guardian", que, por sua vez, divulgaram os movimentos.

Os incidentes sugerem que os pedidos de remoção dos links podem de fato trazer os assuntos de volta ao centro das atenções, em vez de obscurecê-los.

O objetivo do Google é proteger a confiabilidade e eficácia de seu sistema de busca. Permanece incerto como a companhia julga os pedidos, ou como pretende fazê-lo daqui para frente.

"Se o propósito do julgamento é não permitir uma censura dos editores pela porta de trás, então nós encorajamos o Google a ser transparente sobre os critérios que está usando para tomar essas decisões, e como os editores podem desafiá-los."

O Google, que controla mais de 90% das buscas on-line na Europa, disse que a remoção era um processo em aprendizagem.


Info: 'Levar aplicativos para tela inicial do smartphone é uma forma de inovar', diz co-criador do Aviate

Lucas Agrela

Em 2013, a startup Aviate lançou um teste fechado do aplicativo que oferece uma experiência de uso diferente para donos de smartphones com sistema Android: os aplicativos aparecem na tela inicial de acordo com geolocalização e horário do dia. Após ter sido comprada pelo Yahoo no início deste ano, por um valor não revelado, a companhia lançou oficialmente o app Aviate Laucher, no final de junho.
INFO conversou com Mark Daiss, gerente de produto da divisão do Aviate, no Yahoo, além de ser um dos criadores do aplicativo.

Como a experiência de uso do Aviate é benéfica ao usuário?
De muitas formas. O Aviate sugere aplicativos com base na sua localização, bem como automatiza atividades, como colocar seu smartphone no modo silencioso quando você chega ao trabalho. Além dos aplicativos que você já tem no seu smartphone, o Aviate vai sugerir outros com base no seu uso. Nosso algoritmo de recomendações aprende com o usuário, portanto, nossa comunidade está ajudando bastante a fortalecer esse sistema de sugestões.

O aplicativo ajuda a simplificar o dia a dia. Quando você acorda, há o ícone de um sol nascente que leva a informações úteis para o período da manhã. Você pode ler notícias, ver a previsão do tempo ou obter um atalho que abre o aplicativo de mapas com as coordenadas GPS que me levam ao trabalho. Notamos que o upgrade desde que a Apple lançou o iPhone, em 2007, ainda não aconteceu. Acreditamos que uma forma de inovar é levar os aplicativos para a tela inicial do smartphone.

A Nokia anunciou recentemente um aplicativo semelhante ao Aviate. Você acredita que a empresa tenha, de alguma forma, inspirado essa iniciativa?
Acredito que sim. É uma abordagem interessante, vemos muitas outras pessoas seguindo o mesmo caminho desde que lançamos nosso app em outubro do ano passado. Mas nós acabamos de sair da fase beta e ainda temos muito a melhorar nos próximos anos.

O Yahoo tem poucas iniciativas mobile. Há alguma ambição de transformar o Aviate em um sistema operacional separado do Android?
No momento, nos dedicamos à personalização da tela inicial, não vamos para a camada de sistema operacional. Mantemos o foco em descobrir como oferecer o conteúdo adequado e no momento apropriado ao usuário de smartphone com sistema Android. Realizamos esse trabalho junto aos desenvolvedores de aplicativos para esse OS. Mas podemos explorar outras opções no futuro.

Durante quanto tempo o Aviate ficou em fase de teste aberto? Você poderia informar quantos usuários o Aviate tem atualmente?
Nove meses, desde outubro de 2013. Não podemos revelar números.

Há intenção de levar o Aviate para outros sistemas móveis?
No curto prazo, nos dedicaremos ao Android. Outras plataformas serão exploradas, já que nossa missão é conectar as pessoas e oferecer conteúdos úteis. Essa ideia se estende para qualquer plataforma.

Então, falando em Android, podemos esperar por uma versão do Aviate para relógios com Android Wear, versão do sistema móvel do Google adaptada para vestíveis?
O Android Wear é incrível e acredito que ele ofereça uma oportunidade, mas, no momento, vamos ficar só com o Android para smartphones e tablets. Muitas coisas interessantes vão surgir para os relógios e o Aviate pode explorar algo nesse segmento.

Há alguma previsão de traduzir o Aviate para português?
Sim, eu, particularmente, amo o Brasil. Nosso app está apenas em inglês atualmente, mas vamos expandi-lo com tradução para outros idiomas. Algo curioso é que mais de 50% dos nossos usuários são de fora dos Estados Unidos. Isso é surpreendente de uma forma boa. A tela inicial não tem muitas palavras, então devemos fazer a tradução em breve.

Info: IE é o navegador mais popular no mundo, diz pesquisa



O Internet Explorer, da Microsoft, é o navegador mais utilizado no mundo, com 58,3% dos usuários, segundo pesquisa do rastreadorWeb Net Aplications. Em segundo lugar vem o Google Chrome, com 19,3%, deixando o Mozilla Firefox em terceiro, com 15,5%. Outros browsers somam 22,4%.

O navegador do Google vem ganhando espaço em relação ao Firefox há algum tempo. Entre maio e junho, tirou cerca de 1% de diferença. Já o IE segue na frente com folga. Entre suas versões, a 8 aparece na liderança, com 21,2%, seguida da 11, com 17%.

Confira abaixo o gráfico que mostra a utilização dos navegadores:



Olhar Digital: IE é o navegador mais popular no mundo, diz pesquisa

Olhar Digital: IE é o navegador mais popular no mundo, diz pesquisa:

O Internet Explorer, da Microsoft, é o navegador mais utilizado no mundo, com 58,3% dos usuários, segundo pesquisa do rastreadorWeb Net Aplications. Em segundo lugar vem o Google Chrome, com 19,3%, deixando o Mozilla Firefox em terceiro, com 15,5%. Outros browsers somam 22,4%.

O navegador do Google vem ganhando espaço em relação ao Firefox há algum tempo. Entre maio e junho, tirou cerca de 1% de diferença. Já o IE segue na frente com folga. Entre suas versões, a 8 aparece na liderança, com 21,2%, seguida da 11, com 17%.

Confira abaixo o gráfico que mostra a utilização dos navegadores:


G1: Brasileiros criam 'evento virtual' no Facebook para pedir punição a Zuñiga


Objetivo de 4,5 mil fãs é 'pressionar a Fifa' a ser 'severa' contra colombiano.
Descrição tem tom de protesto: 'Povo não está dormindo para impunidade'.

Evento criado no Facebook para pedir punição a  Zuñiga 
Torcedores brasileiros criaram um "evento virtual" no Facebook para pedir "punição severa" a Zuñiga pela entrada que lesionou Neymar e o tirou da Copa do Mundo. Até a manhã deste domingo (6), 4,5 mil pessoas se inscreveram na página. "Não será um evento presencial, mas com a intenção de uma grade adesão", dizem na rede social os criadores do evento, que tem objetivo de "pressionar a Fifa."

O evento no site foi nomeado "Punição severa para o Zuñiga, que tirou o Neymar da Copa no Brasil". "Não vamos fazer protestos na rua, apenas tentar conseguir o maior número de confirmações possíveis para ganharmos força", diz o texto de descrição do evento.

Os moderadores do evento dizem repudiar "comentários racistas" ou de "cunho agressivo" - tipos de mensagens que chegaram ao perfil do colombiano no Instagram. 

Mesmo não pedindo manifestações nas ruas, o texto do evento tem tom de protesto: "Para que vejam que o povo brasileiro não está dormindo para a impunidade, em qualquer sentido, e para atitudes antidesportivas".

Info: Twitter remove fotos de perfil de internautas a pedido da FIFA

Lucas Agrela

O Twitter removeu diversas fotos de perfil de internautas após receber uma solicitação da FIFA. O objetivo é impedir o uso de logotipos oficiais da Copa do Mundo, incluindo imagens do troféu. As informações são do Torrent Freak.

A FIFA acredita que o uso indiscriminado dessas fotos pode causar sérios danos ao enganar internautas e que isso ameaça o esporte em nível mundial. "Qualquer uso não autorizado das marcas oficiais não apenas prejudica a integridade da Copa do Mundo da FIFA e a sua estratégia de marketing, mas também põe em risco interesses da comunidade do futebol mundialmente", de acordo com uma declaração oficial da FIFA. 

A organização internacional proíbe o uso das imagens da Copa do Mundo em todas as redes sociais, com o objetivo de evitar que internautas criem perfis falsos. 

Os usuários do Twitter que usavam como foto de perfil alguma imagem relacionada ao mundial de futebol voltaram a ter a fotografia de um ovo, que é o padrão para novos perfis no microblog. Entretanto, alguns internautas simplesmente publicaram novamente a imagem oficial da FIFA e continuam a usá-la -- e podem ser alvo do Twitter novamente em breve.