quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Folha de São Paulo: Intel mostra tecnologia para deixar drones mais inteligentes

Intel mostra tecnologia para deixar drones mais inteligentes

Bruno Romani

A Intel passou a maior parte do tempo de sua palestra na CES falando sobre a RealSense, uma câmera 3D e plataforma capaz de detectar profundidade.

O ponto alto da apresentação ocorreu quando Brian Krzanich mostrou o que essa tecnologia é capaz de fazer quando aplicada em drones, veículos não tripulados. Os pequenos helicópteros eram capazes de voar e evitar obstáculos e colisões sem ajuda humana.

O executivo jogou uma espécie de "ping-pong de drones" com outros desenvolvedores. Ele tentava se aproximar do drone, que se movia para manter a distãncia. Então era a vez do programador se aproximar do aparelho, que também detectava a presença humana e se movimentava novamente.

Ethan Miller/AFP


Brian Krzanich, presidente da Intel, mostra uso da tecnologia RealSense em drone durante a CES


Com isso, fica mais perto a ideia de ter drones fazendo entregas, como planeja a Amazon, por exemplo.

A RealSense também foi demonstrada em outras situações, como detecção de gestos e reconhecimento facial.

Em uma outra aplicação,um homem com apenas 20% de visão usava uma jaqueta equipada com sensores e a tecnologia RealSense, que detectava a proximação de pessoas. Se alguém chegasse pela direita, um sensor no lado direito da jaqueta vibrava para indicar o homem de onde vinha o obstáculo.

A RealSense já está sendo embutida em produtos à venda, como o tablet Venue 8 7000, da Dell. A Intel indicou que outras fabricantes, como Acer, Asus, Fujitsu, HP e Lenovo, devem adotar a tecnologia em seus dispositivos

O jornalista Bruno Romani viajou a convite da Samsung 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário