terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Vagas no Brasil: Prodeb oferece empregos em Salvador - BA

Vagas no Brasil- Prodeb oferece empregos em Salvador - BA :



A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) anunciou a seleção de 16 Aprendizes, em Salvador, sendo um com deficiência. As oportunidades são para trabalhar no período matutino, em atividades como digitar, solicitar cópias, receber ligações e arquivar documentos.
Para concorrer a uma vaga, é necessário ter nascido entre 1º de janeiro de 1996 e 1º de janeiro de 1998. Além disso, é preciso cursar entre a 8ª série do ensino e o 2º ano do ensino médio, em escola pública, nos períodos vespertino ou noturno.
Os jovens serão contratados por um ano e meio, pelo regime da Consolidação das Leis Trabalhistas, com jornada de 20 horas semanais e uma remuneração mensal, mais vale-transporte e vale lanche.
As inscrições para o processo seletivo serão realizadas entre os dia 6 e 9 de março, no prédio da Gerência de Gestão de Pessoas da Prodeb. Os interessados deverão comparecer ao local, portando comprovante de matrícula escolar, Carteira de Trabalho, CPF, RG e atestado de notas escolares do 2º semestre de 2011.
Outras informações podem ser encontradas na página da Prodeb.

IDG Now: Idec aciona Justiça para associação de operadoras não fiscalizar banda larga

IDG Now!: Idec aciona Justiça para associação de operadoras não fiscalizar banda larga




Da Redação
Publicada em 27 de fevereiro de 2012

ABR Telecom, que reúne as principais empresas do setor no Brasil, está inscrita em processo que escolherá quem monitorará a qualidade do serviço.

O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) ingressou nesta segunda-feira (27/02) com uma Ação Civil Pública contra a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a ABR Telecom, que reúne as principais operadoras de banda larga do Brasil. O objetivo da medida é fazer com que a associação seja excluída do processo que selecionará quem fará a medição oficial de qualidade da conexão à Internet no País.

Conforme anunciado em outubro do ano passado, as prestadoras do serviço terão de entregar velocidade mínima de 60% (em uma média mensal), do plano contratado pelo usuário, além de estarem proibidas de limitar a banda conforme o arquivo baixado – o chamado traffic shaping. A exigência entrará em vigor já em 2012, mas, antes disso, a Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ) terá de ser escolhida. Esta ficará responsável por averiguar se, de fato, as companhias estão obedecendo às determinações.

Leia mais: Brasil tem Internet mais lenta que Haiti e Etiópia, diz pesquisa

A vencedora do edital será anunciada nesta quarta-feira (29/02) e uma das participantes é justamente a ABR Telecom. Assim, caso seja selecionada, a associação das provedoras terá a incumbência de acompanhar a atividade de suas filiadas e reporta-la à agência, que, com base nesses dados, decidirá se alguma advertência ou punição é necessária.

"Manter a ABR Telecom nesse processo, atenta contra os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, previstos na Constituição Federal e que devem permear a atuação da Anatel como ente da Administração Pública indireta", afirmou a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais.

Vale lembrar que grande parte das teles é contrária à aferição como está delimitada. Alega que o modelo escolhido isola o ambiente a ser avaliado, ou seja, o computador do usuário, que pode ter baixa capacidade de processamento ou estar infectado, influindo em um resultado que reflete a realidade.

Fazem parte da ABR Telecom as seguintes empresas: Algar, Cabo Telecom, Claro, Embratel, GVT, NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Telefônica, TIM e Vivo.

TI INSIDE Online - Idec move ação contra participação da ABR Telecom em seleção para aferidora da banda larga

TI INSIDE Online - Idec move ação contra participação da ABR Telecom em seleção para aferidora da banda larga:



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) entrou com uma ação civil pública nesta segunda-feira, 27, para que a Justiça determine a exclusão da ABR Telecom do processo seletivo da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ), que ficará responsável pela medição oficial da qualidade dos serviços de banda larga fixa e móvel no país. Segundo o instituto, a participação da empresa no processo "vai contra os princípios da impessoalidade e moralidade administrativa", visto que ela foi criada por operadoras de telefonia e banda laraga para administrar a portabilidade númerica no país.

A adequada transparência para a escolha da empresa, que deve ocorrer até esta quarta-feira, 29, conforme previsto em edital, já havia sido questionada pelo Idec no início de fevereiro. Em carta enviada à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o instituto havia feito uma reclamação oficial para que a ABR Telecom fosse retirada do processo seletivo, porém, em resposta considerada "evasiva" pelo Idec, a agência não cumpriu com o que foi solicitado até o momento.

A ação inclui a Anatel, a própria ABR Telecom e as empresas contratantes (Algar, Cabo Telecom, Claro, Embratel, GVT, NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Telefônica, TIM e Vivo), além de componentes da comissão de seleção (GVT, TIM, Telefonica/Vivo, Algar Telecom, Nextel, Embratel, Claro e Net Serviços e Oi).

TI INSIDE Online - Dell investe bilhões para deixar de ser identificada apenas como fabricante de PCs

TI INSIDE Online - Dell investe bilhões para deixar de ser identificada apenas como fabricante de PCs:




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Nos últimos seis anos, a Dell duplicou sua unidade de negócios voltada para o mercado corporativo e investiu pesadamente para reposicioná-la como uma empresa de serviços e infraestrutura em TI. Durante o lançamento das soluções corporativas da companhia, nesta segunda-feira, 27, em São Francisco, na Califórnia, o CEO Michael Dell defendeu a ideia de que a Dell já ultrapassou a fronteira de fabricante de PCs e, neste momento, atua como integradora de soluções de TI.

"Investimos bilhões de dólares nos últimos anos para consolidar essa estratégia. Hoje, aproximadamente 50% de nossa receita é provenitente da venda de soluções corporativas, uma mudança considerável para quem, há dez anos, era uma fabricante de computadores pessoais", ressaltou Dell. Como exemplo, ele citou a compra da fabricante de equipamentos de rede Force 10 Networks, no ano passado, por US$ 200 milhões. Esta foi uma das 12 aquisições da Dell nos últimos dois anos que contribuíram para formar seu portfólio nas áreas de servidores, armazenamento, redes, software, segurança e serviços.

De acordo com Dell, a empresa terminou o ano passado com 33,7% de participação no mercado de servidores nos Estados Unidos e, entre as três maiores do segmento. "Foi a única a crescer a níveis acima do mercado em todas as regiões do globo", afirmou. Ele aproveitou também para fazer uma provocação à HP, uma das principais rivais, principalmente em mercados como o da Europa e América Latina. "Das 150 inovações anunciadas pela nossa concorrente, grande parte já estava presente nos nossos produtos desde 2009", alfinetou.

O foco principal da Dell neste ano será o segmento corporativo para ganhar espaço globalmente como provedora de serviços e infraestrutura de TI. A companhia confia nas parcerias com empresas como Citrix, Microsoft, SAP, VMware e Oracle como diferencial de seu portfólio. "Oferecemos um portfólio end-to-end. E estamos apenas começando", avisou Dell.

Serviços de virtualização

Neste ano, a Dell também vai apostar em serviços de virtualização para chegar a pequenas e médias empresas. No momento, disponíveis apenas nos Estados Unidos, embora existam planos de levá-los a mercados internacionais, ainda não há previsão de chegada desses serviços ao Brasil. Trata-se de um box pré-configurado com os sistemas da companhia, que permite a integração de até 50 dispositivos, entre PCs, tablets e smartphones, com acesso remoto a dados e software.

"Por ser um serviço intermediário para empresas que desejam mover seus serviços para a nuvem, nossa intenção é levá-lo ao Brasil e outros países em desenvolvimento o quanto antes", adianta o líder de computação de usuário final da Dell, Rafael Colorado. Será o primeiro produto de computação em nuvem fora dos Estados Unidos, por isso a Dell tem forte expectativa sobre essa solução como uma medida intermediária para total adoção na nuvem.

De acordo com Colorado, os clientes da América Latina têm se mostrado resistentes e não se dizem totalmente preparados para adoção da computação em nuvem, especialmente por questões de custo e segurança. "Nossa estratégia é auxiliá-los nesta migração, principalmente com soluções intermediárias como a virtualização de desktops", conclui.

Convergência Digital - Internet - Banda larga: IDEC vai à justiça para impedir contratação da ABR Telecom

Convergência Digital - Internet - Banda larga: IDEC vai à justiça para impedir contratação da ABR Telecom:



:: Convergência Digital :: 27/02/2012

Nesta segunda-feira, 27/02, o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) ingressou com uma Ação Civil Pública para que a Justiça determine a exclusão da ABR Telecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações) - associação formada por operadoras - do processo seletivo da EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade) que deverá fazer a medição oficial da qualidade dos serviços de banda larga fixa e móvel.

A escolha da empresa deve ocorrer, conforme previsto em edital, até 29/02/2012. A EAQ terá atribuição especialmente de avaliar o cumprimento dos critérios ligados à conexão, como velocidade mínima e máxima, disponibilidade do serviço, perda de pacotes, entre outros. O IDEC esclarece que, apesar de haver previsão nos regulamentos da disponibilização de um software de medição aos consumidores, a medição oficial será realizada pela Entidade Aferidora da Qualidade e repassada à Anatel.

A ação Civil do Idec inclui a Anatel, a própria ABR Telecom e contra as empresas contratantes (Algar, Cabo Telecom, Claro, Embratel, GVT, NET, Nextel, Oi, Sercomtel, Telefônica, TIM e Vivo) e componentes da Comissão de Seleção (GVT, TIM, Telefonica/Vivo, Algar Telecom, Nextel, Embratel, Claro e Net Serviços e Oi), com o entendimento de que essa aferição precisa ser realizada por uma entidade imparcial, autônoma e com neutralidade decisória

"Manter a ABR Telecom nesse processo, atenta contra os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa, previstos na Constituição Federal e que devem permear a atuação da Anatel como ente da Administração Pública indireta", conclui a gerente jurídica do Idec, Maria Elisa Novais. A ação, distribuída em 27/02/2012, tem pedido de antecipação de tutela pela imediata exclusão da empresa ABR Telecom, ainda não analisado pela Justiça.

TI INSIDE Online - Facebook anuncia iniciativas de mobilidade

TI INSIDE Online - Facebook anuncia iniciativas de mobilidade:




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Facebook anunciou hoje que está desenvolvendo novas iniciativas para otimizar o acesso móvel à sua plataforma e para facilitar a compra de aplicativos por meio de smartphones. A empresa está trabalhando, em conjunto com operadoras como AT&T, Telefonica e Verizon, entre outras, para uso de suas plataformas de billing nas vendas relacionadas a aplicativos da rede social.

O Facebook anunciou também a formação da W3C Mobile Web Platform, uma iniciativa conjunta com mais de trinta empresas de tecnologia para o desenvolvimento e padronização de browsers para aparelhos móveis.

Por fim, a empresa também está trabalhando no Ringmark, uma nova plataforma móvel ainda em fase de testes, e que ajudará o desenvolvedor de aplicativos a encontrar qual browser móvel suporta as funcionalidades de que seu software necessita.

Insight: Telebras participa na Alemanha da CeBIT 2012

Insight: Telebras participa na Alemanha da CeBIT 2012



Telebras - 27/02/2012


A Telebras participa de 06 a 10 de março da Feira Internacional de Tecnologia da Informação, Telecomunicações, Software e Serviços (CeBIT) que ocorrerá em Hanover, na Alemanha. A ideia é mostrar a empresas e parceiros estrangeiros os produtos e as soluções de transporte em telecomunicações oferecidos pela Telebras. Também será apresentado o projeto de cabos submarinos, cujo lançamento está previsto para ocorrer até 2014.

A CeBIT é considerada a maior e mais importante feira de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) do mundo e, nesta edição, contará com o Brasil como parceiro do evento. Segundo a organização, a Feira recebeu em 2011 4,2 mil empresas, de 70 países, e foi visitada por mais de 330 mil profissionais.

De acordo com a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), que coordena a participação brasileira, o país contará com seis estandes distribuídos entre os diversos pavilhões temáticos para consolidar sua imagem como um produtor de tecnologias avançadas. A meta é posicionar o Brasil como provedor de TIC com alcance global, gerando novos negócios para a delegação, que deve ser formada por cerca de 80 empresas e instituições.

Rede nacional de telecomunicação
A Telebras é uma operadora de telecomunicações voltada ao mercado de atacado de transporte e capacidade IP. Atua na massificação do acesso à Internet no Brasil. Sua rede nacional de telecomunicação terá cerca de 30 mil quilômetros, chegando a mais de quatro mil municípios brasileiros até 2014.

A rede nacional de telecomunicações utiliza fibras ópticas e dispõe de uma infraestrutura que está entre as mais modernas do mundo. O núcleo central da rede tem equipamentos e serviços com capacidade e funcionalidades avançadas que permitem alta disponibilidade aos clientes de sua rede e demais parceiros da Telebras.

TI INSIDE Online - Operadoras abrem caminho para mobile cloud services

TI INSIDE Online - Operadoras abrem caminho para mobile cloud services:




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O Mobile World Congress deste ano traz entre os destaques da edição de 2012 o conceito de mobile cloud services, ou serviços móveis baseados na nuvem. O conceito já vinha sendo explorado desde o ano passado, mas este ano os debates apresentaram as primeiras iniciativas concretas das ações das operadoras móveis, fornecedores de tecnologia e provedores de conteúdo para lançar tais serviços.

A Everything Everywhere, que é uma joint-venture entre as teles britânicas Orange e T-Mobile, investiu na integração da rede das duas operadoras e ampliou a capacidade de transmissão para acompanhar a demanda por dados móveis, que só no último ano cresceu 50%.

“No nosso planejamento, em 2012 terminaremos a integração das duas redes, investiremos em mais capacidade no backhaul e, se o espectro de 800 MHz for liberado nesta primavera, lançaremos nossos serviços de 4G até o final deste ano”, revela o CEO da Everything Everywhere, Oaf Swantee.

Mas mais que isso, todo esse investimento em rede servirá também para suportar serviços e aplicações da operadora baseados na nuvem. “Com a democratização dos smartphones, as operadoras estão virando help desk para aplicativos, funcionamento dos aparelhos etc. Temos 11 mil pessoas trabalhando no atendimento aos clientes e com serviços baseados na nuvem podemos melhor esse atendimento e aumentar o engajamento desses consumidores conosco”, afirma Swantee.

A Everything Everywhere passou também a integrar outros serviços em nuvem para seus clientes, como os serviços de conteúdo on-demand de TV da SKY e serviços de armazenamento de música, imagens e outros arquivos. “Se conseguirmos construir uma relação de confiança com nossos clientes, podemos simplificar suas vidas com ofertas de serviços em nuvem, que podem combinar mobile advertising, m-payments, health tracking services e muito mais”, diz Swantee.

Já o CMO e Business Solution da AT&T, Michael Bowling, lembra que além dos pesados investimentos em infra-estrutura de backbone e backhaul é preciso investir ainda na forma de entregar os serviços. “É preciso ter uma rede inteligente, com eficiência no gerenciamento do conteúdo, colocando-os mais perto dos usuários, e dar o tratamento certo para cada tipo de dados”, pontua. A AT&T instalou redes de entrega de conteúdos (CDNs, na sigla em inglês) para gerenciar esse tipo de tráfego e agora já vende a entrega de serviços na nuvem dentro de sua rede para um provedor de conteúdo, cujo nome Bowling preferiu não revelar.

TI INSIDE Online - Amadeus registra aumento de 20% no lucro anual

TI INSIDE Online - Amadeus registra aumento de 20% no lucro anual:




segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Amadeus, fornecedora de soluções de tecnologia para o mercado de viagens e turismo, registrou lucro líquido 20% superior no ano passado, totalizando 487,2 milhões de euros, ante 403,5 milhões de euros alcançados em 2010. A receita também registrou expansão, de 5,8%, de 2,5 bilhões de euros para 2,7 bilhões de euros.

De acordo com o informe de resultados, os negócios nos segmentos de distribuição e soluções tecnológicas contribuíram para o bom desempenho da companhia no período. A receita com distribuição de produtos cresceu 5,2%, atingindo 2,07 bilhões de euros, enquanto a receita da divisão de TI subiu 7,8%, atingindo 628 milhões de euros.

A geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) registrou avanço de 6,4% e atingiu 1,03 bilhão de euros.

No quarto trimestre, a companhia registrou crescimento de 27% no lucro, que saltou de 68,2 milhões de euros para 86,6 milhões de euros. A receita no período totalizou 647,6 milhões de euros, alta de 6,6% na mesma base de comparação. O Ebitda no trimestre teve avanço de 8% e atingiu 203,4 milhões de euros.