Mostrando postagens com marcador banda larga. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador banda larga. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região:

Projeto de R$ 2 milhões prevê inovações nas áreas de saúde, educação.
'É para se pensar a cidade do futuro', afirmou ministro das Comunicações.


Alessandro Meirelles

Do G1 Piracicaba e Região
FACEBOOK



Alunos da rede municpal receberam tablets e plataforma pedagógica (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Com pouco mais de 3 mil moradores, Águas de São Pedro (SP) é usada como protótipo de cidade 100% digital do país. O projeto de R$ 2 milhões de uma operadora de telecomunicações está em curso desde janeiro e prevê 14 "serviços inteligentes" gratuitos. Parte das inovações já funciona e outra está em fase de testes nas áreas da educação, turismo, segurança e saúde. Nesta quinta-feira (4), o ministro das Comunicações Paulo Bernardo visitou a estância turística para conhecer a iniciativa. "É um projeto piloto para se pensar a cidade do futuro", disse.

4G
A primeira inovação foi a chegada da tecnologia 4G para aparelhos móveis. Essa modalidade é 180 vezes mais rápida que a antecessora e permite carregar e enviar dados, assistir vídeos em alta definição e baixar arquivos com mais facilidade, além de armazenar vídeos no computador enquanto estão sendo captados pela câmera. O sinal está disponível gratuitamente em rede wi-fi nas praças do município. A velocidade da internet fixa das casas também subiu para 25 mega por conta da troca das redes de transmissão, que eram de cobre e agora são de fibra óptica.

Tablets, wi-fi e boletim por SMS
Todos os 415 alunos da rede municipal receberam tablets no primeiro semestre. Os colégios também ganharam rede wi-fi e uma plataforma educacional de apoio pedagógico, com vídeos, fotos e textos de jornais e revistas. O acervo das bibliotecas escolares também foi digitalizado para facilitar a consulta. E dados imporatntes, como a frequência e o boletim escolar, passaram a ser enviados via SMS diretamente para o celular dos pais e responsáveis. "O professor pode avisar o pai de forma fácil se o o filho está ou não no colégio, por exemplo", disse o prefeito Paulo Ronan (PSDB).
Estacionamento inteligente tem sensores em cores verde e vermelho no chão(Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Estacionamento inteligente e totem informativo
Uma tecnologia de sensores ópticos instalados ruas das áreas central já oferece a moradores e turistas a opção de checar em tempo real a disponibilidade de vagas por meio de um aplicativo de celular ou tablet.

O município não cobra taxas de estacionamento em áreas públicas. Um totem colocado na entrada da Avenida Carlos Mauro, a principal do Centro, também informa se há ou não lugares vazios para parar o veículo. O sistema conhecido como "Estacionamento Inteligente" (Smart Parking) existe em alguns shoppings centers de São Paulo, mas é inédito em gestões públicas, segundo a Prefeitura. O equipamento é movido à energia solar, ao contrário do que está disponível na iniciativa privada.
saiba mais
Águas de São Pedro terá tecnologia
4G para se tornar cidade 100% digital

'Estacionamento inteligente' mostra
vagas desocupadas por aplicativo

Águas de São Pedro tem redução de
31,52% no eleitorado com biometria


Águas é a menor cidade da região de Piracicaba (SP), mas chega a receber 25 mil pessoas em feriados. "Além de reduzir o tempo de procura por estacionamento, a iniciativa tem um viés ecológico, pois com menos carros circulando há menos emissão de gases da combustão de combustíveis", comentou o secretário de Turismo, Fábio Pontes.
Aplicativo gratuito mostra em tempo real as
vagas disponíveis (Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Câmeras 'Big Brother'
Dezesseis câmeras foram instaladas em diversos pontos da cidade. As imagens são monitoradas 24 horas em uma sala de controle criada por conta do projeto em uma sala da delegacia.

Os postes que têm as câmeras também dispõem de sensores que reduzem a iluminação em determinado trecho ou rua em horários de pouca circulação.

"Automaticamente as câmeras, que são de alto alcance, são voltadas para essa direção. A segurança nesse caso não fica comprometida e ainda há economia de energia", comentou o prefeito.

Biometria na saúde
As inovações na saúde estão em fase de testes e devem ser disponibilizadas até o início de 2015, segundo a Prefeitura. O projeto prevê uma plataforma que irá proporcionar o agendamento de consultas médicas pela internet, por computador, tablet ou celular. O objetivo, nesse caso, é agilizar o atendimento na Clínica de Especialidades da cidade e evitar a formação de filas.

Outra medida prevista é a biometria. Ao passar o dedo em um sensor, todos histórico de saúde do morador ficará disponível. Ele será identificado rapidamente, o que também poderá ajudar o trabalho do médico. Agentes da Vigilância Sanitária, que em Águas fazem o trabalho de campo de combate à dengue, também receberam tablets com um aplicativo específico para esse tipo de trabalho. O preenchimento dos formulários on line viabiliza mapear focos do mosquito Aedes aegypti diretamente nos dados do Ministério da Saúde.

'Cidade do futuro'
Em visita a Águas, o ministro classificou como "sensacional" o que viu. "É razoável começar por uma cidade como Águas de São Pedro, com porte menor, mas que, assim mesmo, permite se fazer testes e verificar todas dificuldades que podem surgir. Claro que aqui exige menos recursos, mas considero plenamente viável que se instale em cidades médias e grandes. E a tecnologia da informação é cada vez mais desejada pelas pessoas e empresas. Quanto mais ela estiver à disposição do cidadão e da administração pública, mais a vida será cômoda, confortável e segura", destacou Bernardo.

Comercialização
O presidente da Vivo no Brasil, Antonio Carlos Valente disse ao G1 que após a implementação total do projeto em Águas a empresa deve comercializá-la em outras cidades. No entanto, frisou que "cada município tem sua situação particular" e que estudos sobre viabilidade e preço estão em fase de elaboração.

"Estamos desenvolvendo alguns métodos para parcerias público-privadas que certamente vão ser uma forma de alavancar esses projetos, que são muito inovadores. Muitas vezes, as pessoas nem sabem ainda especificar o que precisam. Vamos disponibilizar uma série de informações para as municipalidades, que poderão inclusive visitar Águas de São Pedro e nossos parceiros (empresas fornecedoras) para conhecer um pouco mais sobre tudo isso". Em novembro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), vistou a estância em busca de informações.

Sala de Controle de Segurança foi criada devido ao projeto Cidade Digital (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Fonte:Meirelles, Alessandro. "Operadora Usa Águas De São Pedro Como Protótipo Para 'cidade Digital'" Piracicaba E Região. Accessed December 5, 2014. http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/operadora-usa-aguas-de-sao-pedro-como-prototipo-para-cidade-digital.html.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Olhar Digital: Dilma defende criação de lei para universalizar acesso à internet

Olhar Digital: Dilma defende criação de lei para universalizar acesso à internet:


A presidenta Dilma Rousseff aproveitou um debate promovido pela campanha “Banda Larga é um Direito Seu!” para defender um novo plano de universalização da internet de banda larga no país. A chefe de Estado defendeu a criação de uma lei que garanta o acesso amplo a conexão com velocidade e qualidade, com pelo menos 80% dos municípios cobertos por fibra óptica.

Dilma afirmou que o acesso universal teria de ser garantido por legislação, “senão não haverá força política para obrigar as empresas a cumprirem as metas estabelecidas”, diz a candidata à reeleição.

Durante o debate, a presidenta diz que pretende retomar a expansão da Telebras, que foi paralisada desde o fim da gestão Lula. A estatal é essencial para o projeto, já que “tem condições de trabalhar com pequenos e médios provedores e forçar a competição em mais de 800 municípios”. Também serão necessários investimentos do orçamento da União.

Contudo, ela reconhece que não há como o governo fazer sozinho o investimento. A proposta para os próximos quatro anos é fazer parcerias com as empresas mas colocando metas. Dilma espera conseguir atrair o interesse das empresas com juros subsidiados, com maior prazo e carência para pagamento dos empréstimos.

Fonte: "Olhar Digital: Dilma defende criação de lei para universalizar acesso à internet."Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 12 Sept. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/dilma-defende-criacao-de-lei-para-universalizar-acesso-a-internet/44071>.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Uol: Governo promete isenção de Fistel para banda larga via satélite


Luís Osvaldo Grossmann

A demanda não é nova, mas como ainda segue pendente, operadores de satélite voltaram a insistir com o governo por um incentivo importante para a massificação da banda larga: a isenção das taxas de fiscalização sobre as antenas receptoras. Segundo o Ministério das Comunicações, já existe uma minuta de Decreto para isso. Há quase um ano.
“Vamos isentar as VSATs. Enviamos uma minuta de Decreto para a Casa Civil”, disse o diretor do departamento de banda larga do Minicom, Arthur Coimbra, depois de participar de um debate sobre as conexões satelitais durante os seminários prévios ao Painel Telebrasil 2014. O problema aqui é que a minuta foi enviada no início deste ano.

A questão é cada vez mais relevante diante do desenvolvimento desse mercado. Como explica o consultor da Comsys, Jeremy Rose, o cenário mudou nos últimos cinco anos. “É verdade que o custo dos satélites por conta da Banda Ka cresceu, mas a capacidade também, passando de 2 Gbps para 200 Gbps por satélite. E o custo por megabit por segundo despencou 50 vezes”, diz ele.

Rose apresenta dados animadores do uso em áreas remotas ou suburbanas nos Estados Unidos – país que já tem 1,6 milhão de assinantes de banda larga via satélite. Paralelamente, o Brasil e suas imensas áreas de baixa densidade populacional é um alvo claro para essa tecnologia. Mas ainda esbarra no custo unitário superior a R$ 200 só em taxas da Anatel para cada antena receptora.

O Fistel, no entanto, é apenas parte do dilema. Como lembra Coimbra, as normas ainda exigem o licenciamento em separado para cada antena, impraticável em um mercado que se pretende massificado. “O processo tem problemas de complexidade”, resume.

“A partir do momento que a gente começa a falar de milhares ou milhões de VSAT, nos acessos em banda larga via satélite, precisamos repensar esse processo. Os celulares, por exemplo, são licenciados por lote, até porque não dá para identificar onde estão 200 milhões de celulares no país.”


quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Olhar Digital: Desenvolvedores criam elemento HTML para acelerar internet

Desenvolvedores criam elemento HTML para acelerar internet


Acelerar a internet tem sido um dos principais desafios da tecnologia nos últimos anos. Ao que tudo indica, a web poderá finalmente ter um upgrade significativo na velocidade - não pelos gadgets ou provedores, mas graças a um novo elemento HTML.

Trata-se do Picture (ou), cotado para substituir o comando. O Picture foi criado por um grupo de desenvolvedores chamado Responsive Images Community Group (RICG) que percebeu que as fotos são o principal motivo para a lentidão no carregamento de uma página.

De acordo com pesquisa do HTTP Archive, o tamanho médio de uma página entre os 1.000 maiores sites na web é 1,7MB. Destes, 1MB é ocupado apenas por imagens.

A ideia é que as imagens funcionem como um site responsivo, modelo criado em 2010 como alternativa à versão móvel. No site responsivo, layout e texto se ajustam conforme a tela do usuário por conta de larguras flexíveis, isto é, funcionam da mesma forma se o acesso for feito em um smartphone, tablet ou desktop.

O problema é que, no site responsivo, as fotos são redimensionadas para caber em telas menores para preservar o layout do conteúdo, o que significava carregar imagens grandes com a intenção de nunca visualizá-las em resolução máxima.

Com o Picture, o navegador terá a oportunidade de avaliar o elemento de acordo com as regras que o desenvolvedor especificar e, só depois, escolher a melhor imagem seguindo os critérios. Assim, se o usuário estiver vendo um site pelo conexão 3G no celular, o browser poderá impedir que a foto seja carregada em alta resolução, aumentando a velocidade e consumindo menos banda. Além disso, a ideia é que o img continue disponível para, caso o browser seja antigo e não possa ler as regras, ele entenda o elemento como uma alternativa.

O Picture funciona por meio do motor Blink e foi desenvolvido via financiamento coletivo. Segundo o Ars Technica, o Picture estará disponível no Chrome e no Firefox até o final do ano. No Opera, ele deverá ser implementado num futuro próximo. Já a Apple vai adicionar o suporte por meio do WebKit, contudo, ele não deverá estar pronto a tempo do Safari 8. Por fim, a Microsoft estaria considerando o Picture numa próxima versão do Internet Explorer.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

IDG Now: Justiça restabelece validade do regulamento da Anatel que estebelece direitos dos consumidores


Decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região derruba a liminar concedida à Telcomp, desobrigando as empresas a cumprirem algumas regras do RGC
O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) restabeleceu nesta sexta-feira (8/8) a eficácia de todos os itens do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (RGC). Na semana passada, uma decisão liminar concedida à Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (Telcomp), desobrigou empresas associadas à entidade do cumprimento de algumas regras estabelecidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que beneficiam os consumidores.

Apoiadas pela liminar, Claro, Embratel, GVT, Net, Nextel, Sky, TIM Celular, Oi Móvel, Vivo e Algar Telecom estavam desobrigadas de retornar imediatamente as ligações feitas aos call centers, que tivessem sofrido interrupção, e de estender para os clientes antigos os mesmos benefícios das ofertas praticadas para captar novos clientes.

Agora, a juíza federal substituta da 21ª Vara Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal, Célia Regina Ody Bernardes, decidiu manter a vigência de todos os itens do RGC, que entrou em vigor no dia 8 de julho, acatando recurso da Advocacia-Geral da União.

No pedido feito ao TRF, a Telcomp argumentou que o prazo para o atendimento das obrigações, de 120 dias, foi irrisório, e nesse período as exigências contidas no regulamento ainda não eram totalmente claras para as prestadoras do setor, redundando em diversas reuniões entre as empresas do setor e a Anatel, o que tornou mais exíguo o tempo destinado para a implementação das mudanças.

Segundo a Telcomp, a decisão de recorrer à Justiça foi tomada em assembleia geral pela maioria das empresas associadas, que entendem que alguns artigos do RGC não estão de acordo com a legislação vigente, violam direitos ou não atendem interesses dos consumidores, criam ônus desproporcionais aos possíveis benefícios e estipulam prazos de implantação que não podem ser cumpridos.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Inovação Tecnológica:Matemática torna internet até 10 vezes mais rápida

Inovação Tecnológica: Matemática torna internet até 10 vezes mais rápida:




Equações matemáticas prometem tornar as comunicações pela internet mais rápidas sem precisar alterar nenhuma infraestrutura.

Uma equipe de pesquisadores da Dinamarca e dos EUA idealizou uma nova técnica que substitui o padrão atual de transmissão de dados pela rede.

Em testes com equipamentos reais, a taxa de transferência de dados chegou a ser 10 vezes maior.

No caso de um vídeo, o arquivo foi baixado cinco vezes mais rápido do que nas melhores condições de rede atuais e sem nenhuma interrupção - para comparação, a transmissão com a tecnologia atual travou 13 vezes, precisando ser reiniciada automaticamente pelo protocolo de troca de dados.

"E esta tecnologia pode ser usada em comunicações via satélite, telefonia e internet móvel e comunicação regular pela internet a partir de computadores," afirma Frank Fitzek, da Universidade Aalborg, na Dinamarca, um dos idealizadores da nova técnica.

Adeus aos pacotes

A transmissão de dados pela internet é feita por meio de "pacotes". O arquivo é quebrado em pequenas partes - os pacotes - que são enviados em sequência, podendo trilhar rotas separadas até o destino, onde o arquivo original é remontado.

É claro que ocorrem muitos erros na transmissão, o que significa que é necessário retransmitir vários pacotes várias vezes, fazendo com que a transmissão demore mais.

Os pesquisadores superaram esse problema usando um tipo especial de codificação que utiliza a matemática para armazenar e enviar o sinal de uma maneira diferente.

"Com os sistemas atuais, nós enviamos o pacote 1, o pacote 2, o pacote 3 e assim por diante. Nós substituímos isso por uma equação matemática. Nós não enviamos pacotes. Nós enviamos uma equação matemática," explica Fitzek.

A grande vantagem é que os erros não exigem que um pacote seja enviado novamente - a equação matemática reconstrói o dado que falta a partir dos dados anteriores e daqueles que chegam imediatamente a seguir.

"Você pode comparar [o mecanismo] com o tráfego de carros. Agora podemos fazer tudo funcionar sem sinais vermelhos. Podemos fazer os carros passarem por um cruzamento vindos de todas as direções, sem terem de parar uns para os outros. Isso significa que o tráfego flui muito mais rápido," acrescenta o pesquisador.

Protocolo RNLC

A equipe patenteou a tecnologia, que eles batizaram de RNLC (Random Linear Network Coding - codificação de rede linear aleatória).

Eles também já fundaram uma empresa, chamada Steinwurf, para licenciar sua tecnologia proprietária para os fabricantes de equipamentos.

Segundo o grupo, sua empresa emergente já está "em negociações secretas com fabricantes de hardware que trarão benefícios para os consumidores".


Autor: "Matemática torna internet até 10 vezes mais rápida." Matemática torna internet até 10 vezes mais rápida. http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=matematica-torna-internet-10-vezes-mais-rapida&id=010150140718#.U8kqjuNdXQR (accessed July 18, 2014).

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Info: Intel projeta receita no 3o trimestre acima das expectativas


A Intel Corp projetou receita no terceiro trimestre acima das expectativas de Wall Street, sinalizando que o encolhimento da indústria de computadores pessoais pode estar se estabilizando.
A fabricante de chips disse em comunicado nesta terça-feira que espera receita de 14,4 bilhões de dólares, mais ou menos 500 milhões de dólares, no terceiro trimestre. Analistas esperavam receita de 14 bilhões de dólares, em média, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

A companhia também disse que espera que a receita cresça cerca de 5 por cento no ano, "um pouco acima das expectativas iniciais".

A receita da companhia entre abril e junho foi de 13,8 bilhões de dólares, ante 12,8 bilhões de dólares no mesmo trimestre do ano passado, disse a Intel. Em junho, a Intel revisou para cima sua projeção de receita no segundo trimestre para 13,7 bilhões de dólares, mais ou menos 300 milhões de dólares, citando uma demanda maior que a esperada para PCs corporativos.

A empresa teve lucro líquido de 2,8 bilhões de dólares, ou 0,55 dólar por ação, no segundo trimestre, ante 2 bilhões de dólares, ou 0,39 dólar por ação, um ano antes.

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Folha de S.Paulo: Falha causa lentidão na internet da GVT em quatro Estados

Folha de S.Paulo: Falha causa lentidão na internet da GVT em quatro Estados :

AGUIRRE TALENTO
ENVIADO ESPECIAL A SALVADOR


No dia da abertura da Copa, um problema na operadora GVT provocou queda e lentidão no sistema de internet da empresa em ao menos quatro Estados na manhã desta quinta-feira (12).

A Folha identificou casos na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Paraná.

Nas redes sociais, houve aumento nas reclamações com a operadora, que também oferece serviços de telefonia, em até dez Estados. Em Curitiba, por exemplo, toda a área central ficou sem internet.

A conexão foi normalizada por volta das 10h30.

A GVT confirmou que houve problemas. "A oscilação na velocidade da banda larga foi decorrente de uma falha no serviço em algumas cidades da GVT nas quais clientes tiveram dificuldade de acessar determinados conteúdos", diz a nota.

Por telefone, a assessoria de imprensa afirmou que não houve relação do problema com a Copa.

Segundo a empresa, os serviços de TV e telefonia não foram afetados e, assim que identificada a instabilidade, as equipes técnicas foram acionadas para restaurar os serviços.

Colaboraram RECIFE, CURITIBA, PORTO ALEGRE e SALVADOR


Fonte: TALENTO, AGUIRRE . "Folha de S.Paulo." Falha causa lentidão na internet da GVT em quatro Estados. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/06/1469158-falha-causa-lentidao-na-internet-da-gvt-em-quatro-estados.shtml (accessed June 13, 2014).

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Convergência Digital: Anatel nega pedido da Claro de usar outras frequências nas obrigações do 4G - Convergência Digital - Internet Móvel 3G e 4G

Convergência Digital: Anatel nega pedido da Claro de usar outras frequências nas obrigações do 4G -
 Luís Osvaldo Grossmann






Apesar da concordância inicial do relator, conselheiro Marcelo Bechara, a maioria do Conselho Diretor da Anatel entendeu que a Claro não pode se valer da faixa de 1,8 GHz para cumprir obrigações previstas no edital de 450 MHz e 2,5 GHz. Prevaleceu o entendimento do conselheiro Rodrigo Zerbone de que o edital da licitação realizada em 2012 não dá margem para que seja flexibilizada o cumprimento integral das metas.

“A lógica traçada desde o início era que naquelas hipóteses em que se entendia possível e benéfico o atendimento por outras faixas, foi previsto de forma expressa no edital. Nas partes em que o conselho entendeu não ser interessante fazer atendimento com qualquer subfaixa, também houve previsão expressa de atendimento com a subfaixa de 2,5 GHz”, sustentou.

Assim, havia no edital a previsão de que em cidades menores, em geral naquelas com menos de 100 mil habitantes, seria possível a utilização de outras faixas de frequência que não as licitadas – no caso, 1,9 GHz e 2,1 GHz, “que são faixas do 3G”, disse o conselheiro.

Também segundo Zerbone, a discussão sobre o uso de outras faixas de frequência já outorgadas às operadoras foi levantada ainda durante a consulta pública do edital de 450 MHz / 2,5 GHz. “E as contribuições nesse sentido foram rejeitadas”, insistiu.

Além desses argumentos, a maioria do Conselho Diretor enxergou risco de abertura de precedente relacionado aos demais leilões já realizados – inclusive por ser uma condição não exposta na época que poderia ser questionada até por empresas que não chegaram a disputar.

No mais, o colegiado também entendeu que já existe uma possibilidade de flexibilização no cumprimento de compromissos prevista no edital da faixa de 700 MHz, cujo leilão está previsto para o fim de agosto.


Fonte:Grossmann, Luís Osvaldo. "Anatel nega pedido da Claro de usar outras frequências nas obrigações do 4G." Convergência Digital. http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=36832&sid=17#.U38_BnJdXyY (accessed May 23, 2014).

terça-feira, 6 de maio de 2014

G1 - Fabricantes investem em orelhões com 3G e apostam no wi-fi


Parar tentar evitar ‘desaparecimento’, tecnologia é absorvida por aparelhos.Por dia, cerca de 
120 orelhões, em média, somem das ruas do país.

Até os orelhões se renderam e passaram a "falar" pelo celular e a acessar a rede de banda larga móvel. Se foram concebidos para funcionar conectados a uma rede física, não é surpresa que os aparelhos públicos de telefonia fixa saiam das fábricas configurados para realizar ligações por meio da rede celular 2G. Já começam a esquentar as linhas de produção, porém, aparelhos que irão operar pelo 3G, rede de banda larga móvel.

A evolução tecnológica é a saída encontrada pela indústria para se manter atraente, já que, com a redução do número de orelhões no Brasil, caem também os pedidos por novos aparelhos. Levantamento feito pelo G1 com base em dados da Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) aponta que, em dez anos, o Brasil perdeu um terço de seus orelhões, uma média de 120 telefones a menos nas ruas por dia.

Apesar de invisíveis aos olhos dos consumidores, são chips usados por celulares que possibilitam o funcionamento desses aparelhos. Segundo fabricantes e especialistas ouvidos pelo G1, a guinada dos orelhões rumo à tecnologia móvel atende a um pleito das operadoras de telefonia, que buscam instalar aparelhos que não elevem seus custos de implantação.

“As operadoras estão sendo obrigadas a atender áreas onde não há a linha física ou a linha física fica mais cara do que uma cobertura com o 2G ou 3G”, afirma o gerente de projetos especiais da fabricante de orelhões Icatel, Francisco Matulovic.

A banda larga de quarta geração não está nos planos, por enquanto. “O 4G exige uma mudança muito grande no aparelho e requer investimento. Hoje não tem essa contrapartida do mercado para investir pesado no aparelho. A gente trabalha de acordo com as necessidades das operadoras e da Anatel”, diz Giselli Farsura, executiva comericla da Urmet Daruma.

Menos custos

O analista da consultoria Teleco Eduardo Tude explica que a aposta nos “orelhões-celular” “foi uma maneira que as operadoras encontraram para otimizar os gastos. As regras do plano geral de metas para a universalização estabelecem que localidades com mais de 100 habitantes devem ter um orelhão instalado. Mas a oferta de linhas telefônicas, com a instalação de infraestrutura, é obrigatória somente naquelas que possuem mais de 300 habitantes.

“Quando você tem uma localidade com mais de 100 habitantes e menos de 300, só precisa ter um orelhão lá, mas não tem que fazer uma rede de cobre. Então se você der uma solução como essa, sai mais barato”, diz Tude.

Por isso, apesar de prestarem um serviço público de telefonia fixa, alguns dos orelhões já constam das estatísticas do setor de celular. No Brasil, são 256 milhões as linhas atendidas por tecnologias 2G e 3G. Para a Anatel, a tecnologia empregada no aparelho de telefonia pública não implica em descumprimento das metas de universalização.

Orelhões-celular

Apesar de similares aos modelos convencionais, há diferenças nos “orelhões-celular”. Umas delas, segundo Matulovic, é que, como não estão conectados a uma linha de telefonia fixa, o abastecimento de energia tem de ser feito por uma bateria interna, ligada à rede elétrica. Com autonomia, ela pode manter o telefone funcionando em caso de apagões por até duas horas.

A Icatel conta com aparelhos 2G e 3G. Já a fabricante Urmet Daruma tem no portfólio, além do modelo 2G, dois telefones 3G: o orelhão acoplado é uma peça única, similar aos orelhões convencionais; já o remoto é um equipamento em que o sistema que capta o sinal do celular é mantido fora da carcaça do orelhão, podendo ficar distante até 1 km. Esse aparelho é apelidado de “montanhês” pelas operadoras. "Isso porque sobe a montanha com a interface celular para chegar mais perto do sinal", explica Gisele.

De acordo com Matulovic, os “orelhões-celular” podem custar até 50% mais devido às adaptações internas. O executivo diz que a Icatel entregou aproximadamente 400 aparelhos 3G para a Telefônica-Vivo e há mais pedidos em vista.

Tanto Icatel e Urmet Daruma têm incubados aparelhos com capacidade para serem hotspots de wi-fi e terminais multimídia, que fornecem chamadas de videoconferência e conexão à internet. A Daruma já fez testes com orelhões wi-fi em São Paulo há três anos. A pedido da Oi, a Icatel deve fazer um teste com um novo modelo wi-fi no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon.