quarta-feira, 18 de abril de 2012

Tribuna da Bahia Online - Softwell, Goshme, ZCR e Proquigel vão reforçar Parque Tecnológico


Adriano Villela

Mais quatro empresas vão reforçar o Parque Tecnológico da Bahia, em processo de instalação na Avenida Paralela.   Softwell, Goshme Soluções para internet, ZCR Informática Ltda e Proquigel Química foram escolhidas no terceiro edital do empreendimento, cujo resultado foi anunciado ontem pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. 


Uma primeira seleção já havia garantido a presença no programa de base tecnológica baiano da IBM, Indra, a brasileira Sabiá e a Portugal Telecom. Todas vão desenvolver seus projetos no prédio do Tecnocentro, já pronto, mas sem data prevista para inauguração.


Com quatro anos e meio de mercado, a Softwell possui cerca de  mil clientes, como Vale, Odebrecht e Magazine Luiza. Vai desenvolver aqui o wings, uma plataforma para desenvolvimento de software voltada para o público jovem, entre outros projetos. 

Também baiana, a ZCR é mais antiga – foi criada em 1991 – e trabalha para Coelba, Ford, Dow Química, Monsanto, Oi e TIM. É desenvolvedora de software. No parque, vai enfatizar os produtos ATS (software rastreador de ações e planos de ação) e o ZCRM CRM, voltado para empresas que tenham produtos de ciclo de vendas longo. A Goshme é a criadora do site com conteúdo jurídico Jus Brasil e no Tecnocentro vai apostar em produtos nas áreas de classificação de informações e mineração.

A Proquigel é a única empresa não ligada diretamente a área de TI. Paulista, atua na Bahia desde 1970, quatro anos depois de fundada. Pretende realizar, no empreendimento baiano, pesquisas tecnológicas e produtos inovadores.

Com 581 mil metros quadrados de área e R$ 118 milhões já investidos, o Parque Tecnológico contará ainda com uma incubadora de empresas, com a participação das empresas NN Solutions, Brunian, Exa-m, Teledoctor, MDS Tecnologia da Informação, Compositec, MK Serviços, Imago e Maqhin, definidas em edital específico. No embalo do parque, a Portugal Telecom já atua na Bahia desde 2008. Neste período, criou em solo baiano o produto ‘promoção personalizada’.

“O cliente quando entra em determinado estabelecimento é identificado por esse sistema, que envia ao seu telefone celular promoções que sejam adequadas às suas necessidades”, afirmou o presidente da Portugal Telecom Inovação Brasil, João Mota. “Acreditamos no potencial do estado e, desde que chegamos aqui, geramos 60 empregos, sempre focando na contratação de profissionais baianos”.

Folha.com: Pentágono enfrenta desafios em guerra cibernética contra Rússia e China


DA REUTERS, EM COLORADO SPRINGS


O Pentágono tem encontrado problemas financeiros e tecnológicos em seu mais recente campo de batalha contra chineses e russos: o ciberespaço.

Segundo o diretor de inteligência do Comando Cibernético das forças armadas dos Estados Unidos, uma "corrida armamentista mundial para a guerra cibernética" está está se acelerando.

Um relatório histórico dos serviços de inteligência norte-americanos divulgado em novembro informava que China e Rússia estão utilizando técnicas de espionagem cibernética para obter segredos comerciais e tecnológicos do país.

O tenente-general e vice-comandante do Comando Espacial da força aérea norte-americana, Michael Basla, disse a executivos do setor de tecnologia nesta segunda-feira que as forças armadas estão abordando guerra cibernética da mesma forma que abordariam qualquer outro sistema de armas importante.

"Obtivemos progresso mensurável em capacidades ofensivas e defensivas", disse o vice-comandante do Comando Espacial, ao falar sobre equipes de "caçadores" cibernéticos e ataques diários aos sistemas de computadores do Pentágono.

RUSSOS E CHINESES

Basla disse que Washington estava vigilante quanto ao desenvolvimento da capacitação cibernética chinesa e russa. Para o tenente-general, os dois países são claramente responsáveis por ataques em redes norte-americanas e os EUA se reservam ao direito de proteção contra esses ataques.

Para ele, as ameaças mais graves podem fazer com que a área cibernética seja uma das poucas a ver aumento de gastos nos próximos anos - ainda que a previsão seja de queda de US$ 487 bilhões nos gastos militares do país nos próximos 10 anos.

G1 - Apple usa energia 'suja' em seus centros de dados, diz Greenpeace


Organização avaliou os centros de armazenamento de dados de empresas.
Microsoft também teve nota baixa; Facebook e Google receberam elogios.

Do G1, com France Presse


Amazon, Apple e Microsoft receberam notas baixas em um estudo divulgado na terça-feira (17) pelo Greenpeace sobre o uso de energia limpa, enquanto Facebook, Google e Yahoo receberam elogios.

O estudo, intitulado "Quão limpa é sua nuvem?", avaliou como 14 empresas de TI administram mais de 80 centros de armazenamento de dados on-line. Por razões de custo e espaço, as companhias desenvolvem grandes servidores ou terceirizam os serviços, às vezes situados em outros países.

Conforme o Greenpeace, Amazon, Apple e Microsoft estão em rápida expansão sem levar em conta suas fontes de eletricidade, e dependem fortemente de energia suja. A organização também disse que Yahoo e Google continuam priorizando o acesso à energia renovável, assim como o Facebook, que está construindo um centro de dados na Suécia que será totalmente alimentado por energia limpa.

Apple

A Apple recebeu uma nota "D" pela eficiência energética em centros de dados, pela troca de informação sobre o uso de energia e pela gestão perante diferentes entidades para fornecer energia limpa. Além disso, levou "F" (nota mais baixa) na hora de situar centros de dados em locais onde a eletricidade provém de fontes limpas no lugar do carvão, cuja queima é apontada como uma das principais responsáveis pelo aquecimento global.

No entanto, a empresa sediada em Cupertino, na Califórnia, rejeitou as conclusões do Greenpeace e disse liderar os esforços para favorecer a energia limpa. O novo centro de dados da empresa, situado na Carolina do Norte (EUA), visa a que mais de 60% de sua energia provenha de fontes renováveis, entre elas uma fazenda solar e a instalação de células de combustível (que produzem eletricidade a partir de uma reação química).

Será "o centro de dados mais verde construído até agora" e se somará, em 2013, a um em Oregon (EUA), que funciona completamente a partir de energia renovável, afirmou a porta-voz da Apple, Kristin Huguet.

A Amazon levou notas reprovatórias em tudo, exceto em eficiência energética nos centros de dados, onde tirou nota "D". As empresas de tecnologia tendem a não fornecer detalhes sobre o uso de energia em centros de dados por razões de concorrência. A Amazon alegou que a informação do Greenpeace era "inexata".

"A Amazon Web Services (AWS) acredita que a computação em nuvem é por si mais ecológica do que a informática tradicional", informou a companhia em resposta a uma pergunta da AFP. "Ao invés de que cada empresa tenha seu próprio centro de dados que sirva apenas a ela, a AWS torna possível que centenas de milhares de empresas consolidem seu uso em um punhado de centros de dados na nuvem da AWS", acrescentou.

Para o Greenpeace, embora a meta de eficiência em centros de dados seja alcançável, é preciso optar por energia limpa para salvaguardar o planeta. A tendência crescente de se usar a "nuvem" para oferecer serviços como enviar e receber e-mails, assistir a vídeos, compartilhar fotos, participar de redes sociais e tuitar, impulsiona a demanda por centros de dados.

Se os centros no mundo todo fossem considerados um país, ocupariam o quinto lugar em termos de consumo de eletricidade em um ranking mundial, segundo o Greenpeace. Um fator importante na localização dos centros de dados é a eletricidade barata, o que faz com que sejam construídos em locais onde se gera energia por queima de carvão, prejudicial para o clima mundial.

Os centros de dados são tão cobiçados pelas empresas fornecedoras de eletricidade que as empresas de tecnologia têm influência para pressionar por mudanças para fontes de energia limpa, acrescentou a organização.

"O crescimento explosivo dos centros de dados é um grande problema, se continuar vinculado ao carvão, ou uma grande oportunidade", disse o chefe de imprensa do Greenpeace, David Pomerantz. "Se o setor das tecnologias de informação impulsionar o desenvolvimento de energia solar, eólica e outras fontes renováveis poderia ser um grande fator de mudança", emendou.

Boas notas

O Google tem investido muito em energias renováveis e foi uma das únicas empresas a receber nota A. O Facebook implementou, em dezembro, uma política para que a disponibilidade de energia limpa seja um critério para construir centros de dados.

O Yahoo, por sua vez, foi um dos primeiros a radicar centros de dados em locais com fontes renováveis de energia. A lista das 14 empresas de tecnologia qualificadas pelo Greenpeace inclui IBM, Microsoft, Hewlett-Packard, Oracle e Salesforce.com, entre outras.

Olhar Digital: Impressoras 3D poderão imprimir remédios e prever diagnósticos



Pesquisadores acreditam que os aparelhos de impressão em 3D vão possibilitar aos usuários 'fabricar' os próprios medicamentos em casa 


Cientistas da Universidade de Glasgow, na Escócia, criaram um novo processo de impressão 3D que vai permitir que qualquer pessoa imprima medicamentos em casa.

Segundo a BBC, os pesquisadores usaram um modelo convencional de impressora 3D, conectada a um computador com software de código aberto. A equipe construiu uma espécie de "peça reacionária" que respondeu a determinadas reações químicas feitas a partir de um gel de polímero, colocado em temperatura ambiente.

O gel foi colocado na impressora e recebeu outros produtos moleculares para iniciar a produção de remédios personalizados. Resumindo, o material usado no aparelho, em geral o plástico, foi substituído por elementos químicos na elaboração dos remédios.

Essa tecnologia representa um grande avanço para a medicina, já que, com a novidade, os médicos seriam capazes de produzir medicamentos em escala de laboratório e em um curto período de tempo.

Embora a ferramenta ainda esteja em fase de desenvolvimento, a equipe de cientistas afirma que a popularização de dispositivos como as impressoras 3D pode tornar diversos recursos mais acessíveis, tanto para pequenas quanto para grandes empresas. Além disso, promete revolucionar os cuidados com a saúde e permitir um melhor acompanhamento em tratamentos e diagnósticos.

"Acreditamos que as impressoras 3D vão alcançar as casas e possibilitar que os usuários criem os próprios itens, incluindo receitas médicas. Talvez, com a introdução de software e aplicativos controlados, semelhantes aos da Apple, o consumidor final poderia imprimir dentro da própria casa os remédios que necessitam", afirmou o professor Lee Cronin.

Ainda não se sabe quando esse processo estará disponível para os usuários.

Folha.com - Microsoft e Justiça dos EUA unem-se contra rede de computadores escravos - 18/04/2012


BRUNO ROMANI
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Como se fosse um herói de gibi, que atua paralelamente à lei, a Microsoft está tentando fazer justiça com as próprias mãos.

Por meio da sua Unidade de Crimes Digitais, a empresa se esforça para combater cibercriminosos que, normalmente, passam despercebidos pelos radares de agentes da lei.

No último dia 23, membros da unidade se uniram a oficiais de Justiça dos EUA na busca e na apreensão de equipamentos usados por criminosos para comandar uma gigantesca rede de computadores escravos (ou "botnet") conhecida como Zeus.

Michael Sisak/The New York Times 
Os inspetores digitais forenses J-Michael Roberts
 e Ashim Kapur coletam evidências em Scranton (Pensilvânia)
 

Desde 2007, mais de 13 milhões de computadores em todo o mundo já foram infectados e se tornaram parte da Zeus, causando um prejuízo de US$ 100 milhões às suas vítimas.

A desarticulação da rede foi o resultado de uma investigação da unidade que durou "meses", segundo um dos blogs da empresa. E não foi a primeira ação do tipo. Desde 2010, outras três botnets (Rustock, Waledac e Kelihos) foram desativadas pelo time.

Tudo isso, claro, não acontece na ilegalidade -todo herói que se preza colabora e recebe a ajuda de órgãos da Justiça. Para apreender os equipamentos, a Microsoft move processos civis contra donos de redes de PCs zumbis.

"O cibercrime cruza fronteiras, jurisdições e plataformas, e, portanto, nenhuma agência ou ação pode combatê-lo sozinha com eficiência. Acreditamos que parcerias público-privadas são essenciais para tratar das complexidades dos cibercrimes", disse a assessoria da Unidade de Crimes Digitais à Folha.

A equipe, que tem sua base no campus da Microsoft em Redmond, Washington, é comandada por Richard Boscovich, advogado e ex-promotor federal nos EUA. O resto do time conta com advogados, investigadores e analistas técnicos espalhados pelo mundo.

DEFESA PRÓPRIA

"A Microsoft está defendendo o próprio peixe", diz Wanderson Castilho, especialista e autor de livros sobre crimes digitais. Ele entende que o fato de o Windows ser o sistema operacional mais usado e atacado força a empresa a defendê-lo para preservar sua marca.

Segundo uma pesquisa feita pela própria Microsoft em julho do ano passado, 10 milhões de máquinas infectadas foram encontradas só nos EUA. No Brasil, o número era de 3,8 milhões.

E esses dados podem ser ainda maiores, pois correspondem apenas a usuários que rodaram o Malicious Software Removal Tool, uma ferramenta da empresa para detecção de pragas virtuais.

"Qualquer pessoa pode entrar com uma ação civil e fazer investigações paralelas sobre crimes virtuais", diz Leandro Bissoli, advogado especialista em direito digital.

A diferença é que a Microsoft tem recursos para fazer isso -chegou a oferecer US$ 250 mil de recompensa por pistas de hackers. O que seria, afinal, de Batman sem a grana de Bruce Wayne?

IDG Now!: Um em cada 5 americanos não dá a mínima para a Internet




Um em cada 5 americanos não dá a mínima para a Internet
Howard Baldwin


Um pesquisa recente do instituto Pew, chamada "Diferenças Digitais", revelou que 20% dos adultos são "virgens de Internet" – pessoas que não ficam online e não acham que a web seja relevante para eles. O estudo também traz outras curiosidades.

Quando esses "virgens" foram perguntados sobre porque não acessam a web, 31% disse que "simplesmente não interessa." Este foi de longe o maior percentual – o segundo maior grupo (12%) disse que não tem um computador.

O segmento de crescimento mais rápido em sites de redes sociais são adultos mais velhos. Você deve ter notado isso depois que sua tia te adicionou no Facebook, mas os resultados mostram que "este crescimento pode ser impulsionado por vários fatores, alguns dos quais incluem a capacidade de se reconectar com as pessoas do passado, comunidades de suporte para lidar com uma doença crônica, e se conectar com as gerações mais jovens."

Smartphones estão fazendo o que os computadores não podem. A pesquisa observa que "os grupos que tradicionalmente têm estado do outro lado do fosso digital em acesso básico à Internet estão usando conexões sem fio." Por exemplo, entre aqueles que possuem um, o smartphone é a principal fonte de acesso à Internet, não apenas entre os adultos jovens (nenhuma surpresa), mas também as minorias, graduados do ensino médio, e aqueles com renda menor do que a média.

De acordo com a Pew, 27% dos adultos que vivem com deficiência nos EUA hoje possuem significativamente menos probabilidade ​​do que os adultos sem deficiência de ficar online (54% contra 81%)."Os computadores têm sido anunciados como o portal para pessoas com deficiência participarem plenamente na sociedade, mas, por causa da capacidade, custo ou limitações da tecnologia, isso não se tornou realidade ainda.

Inédito: Facebook supera Google Brasil por dois dias seguidos - Tecnologia - COMPUTERWORLD


Dos seis dias de descanso já transcorridos em abril - entre sábados, domingos e feriados - rede social bateu Google em audiência em cinco deles.


RICARDO ZEEF BEREZIN, DO IDG NOW!

Pela primeira vez o Facebook superou o Google no Brasil por dois dias consecutivos. No último fim de semana (14 e 15 de abril) a rede social respondeu por 10,85% das visitas feitas em território nacional, ante 10,55% do rival.

Os números são do instituto Experian, que já havia constatado a liderança do Facebook em outras três ocasiões: em 1/04, um domingo; 6/04, no feriado Sexta-feira Santa, e 8/04, no domingo de Páscoa.

Assim, observa-se que, embora a companhia de Mountain View continue soberana nos dias úteis, ela tende a perder para a empresa de Mark Zuckerberg nos dias de descanso. Em abril foram seis deles – entre sábados, domingos e feriados – e em cinco ela foi batida.

Dificilmente tal tendência será revertida, pois o número de brasileiros cadastrados no Facebook continua crescendo, assim como a participação da rede na audiência online no País. Em outubro do ano passado, 5,9% das visitas em um determinado dia no Brasil eram para o FB, número que cresceu para os 11% atuais – aumento de 86,7% em apenas seis meses.

Em um ano, Facebook praticamente dobrou sua participação


Os dados também serviriam para justificar a nova aposta da rede social. Segundo reportagem da Businessweek, publicada há duas semanas, o empresa conta uma equipe de 25 desenvolvedores, liderada por Lars Rasmussen, ex-engenheiro da Google, e empenhada em criar uma ferramenta de busca apta a roubar usuários de sua principal concorrente e, consequentemente, seus anunciantes.

Desta forma, veríamos o Facebook invadir um espaço praticamente cativoda Google, numa espécie de revide por a gigante ter agido de maneira semelhante, ao lançar o Google+, sua rede social.

Portal Fator Brasil: One Global Economy e Cisco Lançam Primeiro Portal Comunitário no Brasil

Portal Fator Brasil: One Global Economy e Cisco Lançam Primeiro Portal Comunitário no Brasil


São Paulo, Brasil - A One Economy acaba de lançar no Brasil, com o apoio da Cisco e outros parceiros, o Beehive Brasil, um site criado para conectar pessoas de baixa renda com um conteúdo on-line sobre empregos, finanças, saúde, educação, direitos civis, e outras questões pertinentes a todos os moradores do Brasil.

Beehive, que em português quer dizer "colmeia", é um projeto global, já presente em países da África, Europa, México, Ásia e Oriente Médio. Primeira iniciativa conjunta da One Global Economy e Cisco no Brasil, o site contou com a contribuição de organizações brasileiras para o desenvolvimento do conteúdo local. ATN, Oxigênio, UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Veris Faculdades e outras ONGs foram fundamentais para a construção da versão brasileira, que traz temas exclusivos para o país, tais como programas governamentais de bem-estar e questões locais de emprego. O site continuará a ser mantido pela One Global Economy com apoio de ONGs locais e estagiários universitários.

"Fomos incentivados pelo forte comprometimento e apoio do Brasil parar trazer oportunidades da banda larga aos seus moradores, independentemente de suas rendas", disse Moustafa Mourad, presidente da subsidiária internacional da One Economy, One Global Economy. "O apoio comunitário e de lideranças são essenciais para promover a inovação que leva ao desenvolvimento econômico".

One Global Economy é uma organização global sem fins lucrativos que utiliza abordagens inovadoras para entregar o poder da tecnologia e informação para pessoas de baixa renda. Mais de sete milhões de pessoas em todo o mundo têm usado ferramentas online e recursos da One Global Economy. [www.one-economy.com/global-initiatives].

Folha.com - Tec - Smartphone deve virar meio de pagamento comum até 2020, diz pesquisa - 17/04/2012



DA FRANCE-PRESSE, EM SAN FRANCISCO


O uso de smartphones e tablets digitais como meios de pagamento associados ou substituindo o dinheiro e o cartão de crédito será comum em uma década, segundo uma pesquisa do Centro de Pesquisas Pew publicada nesta terça-feira (17) nos EUA.

Sessenta e cinco por cento dos "interessados em tecnologia" que responderam à pesquisa realizada pelo Pew Research Center e pela Universidade Elon concordam que esses dispositivos de bolso serão um meio de pagamento frequente em 2020.

"A data de 2020 pode ser um pouco otimista, mas estou certo de que isso acontecerá", disse o economista-chefe do Google, Hal Varian, em resposta à pesquisa.

"O que há em sua carteira agora? Documento de identidade, meios de pagamento e artigos pessoais", continuou. "Tudo isso pode estar facilmente em um dispositivo móvel e inevitavelmente estará."

O Google lançou no ano passado um serviço "Wallet" que permite que os telefones móveis mais sofisticados equipados com seu sistema operacional Android sejam utilizados como meio de pagamento em compras nas lojas.

Muitas das 1.021 pessoas pesquisadas disseram que a segurança e a comodidade estarão entre os fatores que farão as pessoas decidirem usar os telefones inteligentes ou tablets em substituição ao dinheiro e aos cartões de crédito.

Alguns dos que se mostraram otimistas sobre esse uso dos smartphones acreditam que essa tendência será prejudicada por temores em relação à privacidade e à falta de infraestrutura e pela resistência das companhias de cartões de crédito e de outras empresas que se beneficiam do sistema atual.

Quase nenhum dos pesquisados espera que o dinheiro ou os cartões de crédito desapareçam por completo, segundo Pew.

"Devido às preocupações acerca da tecnologia, à resistência dos fornecedores atuais e à natureza em geral lenta das mudanças, há um sentimento bastante consistente entre os especialistas de que os pagamentos móveis existirão em um espectro, junto com outras opções monetárias", disse Aaron Smith, um dos autores do estudo.

"De fato, alguns esperam que estes serviços sejam adotados mais rapidamente e de forma generalizada no mundo em desenvolvimento, devido à falta de um setor bancário forte e de hábitos de consumo arraigados".

G1 - Nova onda de ataques a sites infecta 190 mil páginas web


Sites redirecionam internauta para oferta de antivírus.
Ataque afeta principalmente páginas com a tecnologia ASP.


Altieres RohrEspecial para o G1

A empresa de monitoramento de páginas web Sucuri revelou nessa terça-feira (17) a existência de uma nova onda de ataques a sites na internet que já infectou 190 mil páginas, de acordo com resultados de uma busca no Google. Os invasores estão incluindo um código que redireciona os visitantes para uma oferta de um antivírus fraudulento, que vai detectar pragas que não existem ou infectar o sistema para depois oferecer a "solução".

Em março, um ataque semelhante infectou 200 mil páginas de blogs com o software WordPress. Desta vez, segundo a Sucuri, os sites afetados têm em comum o uso da tecnologia ASP ou ASP.net, usada para criar páginas dinâmicas em ambientes com servidores Windows.

A empresa acredita que os atacantes estão usando erros nos sistemas dos sites para realizar um ataque de SQL Injection (injeção de SQL), que envolve o envio de comandos diretos ao banco de dados para ler ou alterar dados, o que permite, por exemplo, a inclusão do código malicioso.

O site que está hospedando o ataque foi registrado no dia 1º de abril e páginas infectadas começaram a aparecer no dia 4 do mesmo mês.

Webinsider:Aumente as taxas de conversão unindo SEO e e-mail marketing | Webinsider



18 de abril de 2012, 08:46
Nesse mercado competitivo, as empresas que planejarem as melhores estratégias e utilizarem as técnicas disponíveis com eficiência, sairão na frente na corrida pelo ouro.

A equipe da Virid preparou dicas fundamentais para trabalhar melhor o posicionamento da marca junto às campanhas de e-mail marketing.

SEO (Search Enginee Optimization) é a arte de posicionar bem uma página e fazer com que seu site torne-se referência em um determinado assunto ao ser procurado. Já o e-mail marketing é uma ferramenta especializada em relacionamento digital, início de conversa, além de manter contatos com determinada periodicidade.

Somados os benefícios de ambos, se trabalhados em consonância, eles podem ser fundamentais para um dos principais fatores do marketing digital, o link building, ou seja, a construção e reputação da marca.

Existem diversas formas de fazer a integração das duas ferramentas, possibilitando que o SEO atue junto ao e-mail marketing. Dessa forma, relacionamos algumas dicas de como utilizar o SEO em campanhas de e-mail marketing e tirar o máximo de proveito:

Conteúdo é tudo. Um dos pilares do SEO é o conteúdo. E o material dentro do e-mail marketing deve ser extremamente bem elaborado, levando relevância, diferencial e qualidade ao material apresentado. Além disso, faça uso das palavras-chave desenvolvidas para seu negócio.

Direcionamento. Leve o leitor do e-mail marketing para dentro do seu site. Faça a indexação da peça da campanha junto à sua plataforma e assim sua mensagem também será lida pelos buscadores, aumentando seu posicionamento e presença online.

Preserve as URLs. Ao disparar uma campanha de e-mail marketing e indexar a peça com a plataforma, faça com que os URLs gerados tanto pela ferramenta quanto pelas palavras-chave sejam preservados. Assim você mantém a qualidade em SEO e não prejudica as métricas do e-mail marketing.

Publique o material. Publique o conteúdo disparado na campanha em blogs, sites e compartilhe-o nas redes sociais, principalmente se forem newsletters. Essa ação permitirá apresentar de forma mais constante as campanhas, gerando assim mais links para apoiar o trabalho de SEO.

Portal Fator Brasil: Jesper Rhode, VP da Ericsson, abre série de encontros do Profuturo Digital Forum em 2012


Grupo da FEA/USP discute futuro da tecnologia e seus impactos no País.

São Paulo - Grupo de discussão sobre grandes temas ligados à tecnologia e seus diversos impactos no País, o Profuturo Digital Fórum retoma suas atividades em 2012 e conta com a presença de Jesper Rhode, vice-presidente e Head of Innovation, Partnership and Alliances da Ericsson Latin America para a abertura dos trabalhos. “Novas Tecnologias que Vão Mudar a sua Vida no Futuro” é o tema do primeiro encontro, que será realizado dia 19 de abril (quinta-feira), em São Paulo.

De acordo com Leandro Fraga, CEO da MIPC – provedora de serviços de Cloud Computing - e professor da FIA, o tema é fundamental para o desenvolvimento da infraestrutura de telecomunicações no Brasil. “É preciso levar à discussão a aplicação de uma estrutura de comunicação que seja efetivamente responsável pelo desenvolvimento das cidades”, destaca.

O Profuturo Digital, criado no ano passado, é um grupo aberto proposto pela FEA (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP) e apoiado pela MIPC, formado por professores, alunos e ex-alunos de pós-graduação da FEA-USP e da FIA, além de pesquisadores e executivos com atuação profissional ligada aos temas relacionados à tecnologia digital e sua difusão.

O conceito do Fórum é reunir ideias, com uma visão abrangente e isenta, para incentivar o aumento da produção e da difusão do conhecimento sobre tecnologia digital no Brasil. Em 2012, os encontros serão bimestrais e ocorrerão toda terceira quinta-feira do mês pré-definido.

Profuturo Digital Forum - Novas tecnologias que vão mudar a sua vida no futuro, dia 19 de abril de 2012 (quinta-feira), das 17h às 18h30,Sala Ruy Leme – 1º andar - E203 - FEA-USP - Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - Cidade Universitária - São Paulo (SP).Informações: (11) 3091-5848 com Ivana.Inscrições até 17 de abril: http://profuturodigitalforum8.questionpro.com/ (vagas limitadas).Coordenação geral: Prof. Dr. James T. C. Wright.Coordenação do Fórum: Prof. Leandro Fraga Guimarães.

G1 - Oi divulga plano para investir R$ 24 bilhões até 2015




De acordo com presidente da Oi, mercado potencial é de R$ 150 bilhões.
Foco está em três segmentos: residencial, mobilidade pessoal e empresarial.
Bernardo Tabak


Do G1, no Rio


O presidente da Oi, Francisco Valim, anunciou, nesta terça-feira (17) que a empresa pretende investir R$ 24 bilhões até 2015 em expansão e qualidade dos serviços de telefonia, internet e TV oferecidos pela companhia. “A gente deixa de focar em produto e passa a focar em segmentos. São três específicos: residencial, mobilidade pessoal, corporativo e empresarial”, enumerou Valim. “Até 2015, temos um mercado potencial de mais de R$ 150 bilhões”, acrescentou.


Francisco Valim fez a apresentação do plano de negócios da Oi (Foto: Bernardo Tabak/G1)

O anúncio foi feito durante o Oi Investors Day, realizado em um restaurante na Zona Sul do Rio de Janeiro, do qual participaram, além do presidente, executivos da Oi. Segundo Valim, os investimentos feitos pela Oi nos últimos dez anos chegaram a R$ 129 bilhões. “É muito perto de todo o investimento em saneamento básico feito no Brasil no mesmo período”, acrescentou ele.

De acordo com Valim, a maior parte dos recursos será investido no setor de internet banda larga. Segundo o presidente da Oi, a expectativa é de que, até 2015, os negócios relativos ao acesso à internet na área residencial cresçam 55%, enquanto que no mercado corporativo, o crescimento esperado é de 70%.

Hoje, segundo Valim, após seis meses da execução do Plano Nacional de banda Larga, projeto do governo federal, a Oi já está presente em 1.232 municípios. E vai chegar a 4.688 municípios até 2014. “A Oi vai participar da inclusão de 16,8 milhões de domicílios na banda larga”, afirmou ele.

Oi cresceu mais no Norte e Nordeste

O presidente da Oi explicou que o principal objetivo é a fidelização dos clientes, com a oferta de até quatro produtos (telefone fixo, celular, internet e TV) ao mesmo tempo, em um mesmo plano mensal. “Queremos melhorar o nível de receita por domicílio em 34% e diminuir o custo dos equipamentos ofertados e instalados para cada cliente em 20%”, acrescentou Valim. Segundo ele, os serviços oferecidos pela Oi nas regiões Norte e Nordeste cresceram 14% e 15%, respectivamente, nos últimos dois anos. “Foi muito mais do que nas outras regiões brasileiras. No Brasil, como um todo, o crescimento foi de 10%”, complementou.

“A Oi esta preparada para a nova etapa: que envolve crescimento, investimento e evolução”, enfatizou Valim. Entre os principais objetivos relacionados à infraestrutura estão projetos estruturantes de TI (tecnologia da informação) e de estabilidade no acesso à banda larga. “Temos 115 mil quilômetros de fibra ótica. É, disparado, a maior cobertura do Brasil. E vamos dobrar a capacidade de dados transportados por essa rede”, afirmou.

IPTV e Voip

Entre os novos produtos que a empresa vai lançar estão a IPTV, uma televisão digital, que vai permitir, simultaneamente, o acesso a internet enquanto se assiste a um filme, por exemplo. A telefonia via internet, conhecida como Voip, também é outro produto em destaque. “Vamos lançar o Voip em escala para todos os públicos”, disse Valim. “E o IPTV é um produto no mínimo desafiador de não se comprar”, acrescentou.

O presidente da Oi também afirmou que a empresa vai contratar pessoal. “Temos um time de 160 mil colaboradores, entre próprios e terceirizados”, disse. “A gente está em um processo de recrutamento em que devemos terminar dezembro com 15% a mais de pessoas do que em janeiro”, complementou. Hoje, a Oi tem 75 lojas em todo o Brasil. “A previsão é chegar a 180 lojas, até o fim de 2012, e a mais de 300, até 2015”, concluiu Valim.

Dívidas e ações

Francisco Valim não se furtou a falar de assuntos caros à Oi, como sobre as dívidas da companhia e as ações na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que ainda não deslancharam. “O endividamento equacionado e alongado vai permitir que a Oi continue desenvolvendo seus negócios”, afirmou ele. “E, só hoje, a ação da Oi subiu 5%”, complementou, respondendo a um jornalista que perguntava sobre a baixa das ações da empresa. “Queremos ser uma das estrelas da Bovespa”, concluiu.

“O que eu acho é que os analistas dos nossos investidores – e analistas são pagos para serem céticos – têm direito de achar que a gente ainda não entregou o plano. O que resta a nós, da parte da Oi, é entregar um plano conforme esta desenhado”, ressaltou Valim. “Em 17 de maio vamos ver se eles vão dizer que fizemos um plano A e entregamos o plano A, ou se fizemos um plano A e entregamos um plano B”, complementou.

Banda larga móvel 4G

Sobre o leilão que o governo federal vai realizar em 12 de junho das faixas de frequência 4G para celular e para a telefonia rural, Valim afirmou que a Oi ainda não tem uma posição sobre o assunto. “Não foi estabelecido preços do 4G ou da telefonia rural. Mas estamos olhando o assunto com bastante proximidade”, afirmou. “É um processo licitatório, concorrencial. Qualquer especulação que fizermos pode precificar o valor. Já temos estudos internos. As razões concorrenciais impedem que a gente fale sobre valores”, complementou Valim. No entanto, ele concordou com um depoimento do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que afirmou que as cifras devem atingir valores bilionários.

No entanto, Valim ressalvou que a Oi está dando prioridade à internet 3G. “O plano atual da companhia prevê um aumento significativo da rede 3G”, afirmou. “Nós devemos equivaler a cobertura de 3G aos nossos concorrentes até o fim do ano”, acrescentou.

“O 4G vai ter uma adesão muito pequena no curto prazo, por conta do preço de entrada, que é alto. O preço dos equipamentos para os usuários é alto. Na Europa, a assinatura 4G custa 50 euros por mês, o que dá quase R$ 150. Mais o token (equipamento para poder acessar o 4G) que custa cerca de 150 euros, ou quase R$ 450”, observou Valim.

Compra do portal IG está em negociação

Francisco Valim afirmou que a compra do portal de internet IG ainda está passando por negociações que envolvem a publicidade e o conteúdo. “Não foi assinado nenhum tipo de acordo com relação ao IG. Quando isso vier a ser efetivado, vai acontecer. Ainda tem uma certa competição rolando”, finalizou.

PC WORLD: Estudo afirma: Brasileiro quer pagar "até R$ 10" em plano de internet móvel



Opera Software ouviu mais de 8 mil usuários de seu navegador. Pesquisa também revela que velocidade é o item mais importante na navegação móvel.

Um estudo divulgado nesta terça (17) pela Opera Software aponta que o item mais importante na web móvel para os brasileiros é a velocidade, e que a maioria gostaria de gastar até 10 reais por mês com plano de dados - bem menos que a enorme maioria das ofertas no mercado atualmente. 

A pesquisa, “Visão Geral da Navegação Móvel Brasileira”, envolveu mais de 8,3 mil participantes, todos usuários do Opera Mini, browser móvel da empresa de origem norueguesa. O Mini é uma versão enxuta do Mobile, o navegador para smartphones, e é adotado principalmente por usuários pré-pagos.

No estudo, 62% disse que a velocidade é o quesito mais importante ao usar a internet móvel; seguido de facilidade de uso (42%); mais funcionalidade (30%); e economia de dinheiro e de transferência de dados (29%). Quando se refere a quanto as pessoas estão dispostas a gastar, 62% gastaria até 10 reais mensalmente em conectividade móvel.

“Embora a economia de dados venha como quarto quesito mais relevante, brasileiros esperam que uma navegação móvel rápida seja obtida por um custo razoável”, afirma Nuno Sitima, vice-presidente sênior da Opera Software para desenvolvimento de negócios. “Como o Opera Mini encolhe as páginas para 10% do tamanho original em dispositivos móveis, elas podem chegar até seis vezes mais rápido”, argumenta.

Para fazer essa compactação, a Opera usa servidores intermediários (proxy) para reduzir o volume de dados entregues ao usuário. No Mini esse recurso é padrão. Nas versões para desktop e smartphone, ele pode ser acionado (modo Turbo).

Líder no paísQuase 20% dos entrevistados disse que gastaria até 5 reais mensalmente em um plano de internet; 44% gastaria de 5 a 10 reais; 28% de 10 a 30 reais; e apenas 3% despenderia 50 reais ou mais. De todos os pesquisados, 76% têm plano de dados pré-pago, 9% pós-pago, e 15% disse não ter plano para internet móvel.

Segundo a empresa de pesquisa StatCounter, o Opera Mini é o navegador móvel mais popular no Brasil, com participação de 32% do Mercado. Mundialmente, o Mini tem mais de 160 milhões de usuários. A base de usuários ativos mensais cresceu 161% entre março de 2011 e março de 2012 - bem acima da média mundial, de 71%.

Quando perguntados sobre onde navegam mais na internet, 64% respondeu “em casa”; seguido de LAN houses/internet cafés, com 23%; na rua, com 20%; no trabalho, com 15%; e por último, na escola, com 12%. 

“Embora desenvolvimento econômico e facilidade de crédito tenham ajudado brasileiros a comprar PCs, smartphones e conectividade móvel nos últimos anos, é interessante notar que LAN houses/internet cafés são ainda relevantes no Brasil”, disse Sabrina Zaremba, gerente regional da Opera Software para América Latina. “Isto possivelmente vem do fato de que 50% dos pesquisados disseram que não tem um PC em casa ou no trabalho. Para muitos brasileiros, o principal meio para acessar a internet é o dispositivo móvel”.

Pagamentos móveisEm relação ao comércio eletrônico, 55% dos pesquisados disseram que gostariam de usar os dispositivos móveis para pagamentos de produtos e serviços. Quando perguntados se planejavam comprar um dispositivo móvel nos próximos seis meses, 63% disseram “não” e 22% pensam em adquirir um Android.

O perfil dos pesquisados foi de jovens (64% com até 24 anos) e 78% homens. A maioria era estudantes (42%), seguidos de trabalhadores em período integral (38%) e funcionários de meio período (11%). Entre os que responderam ao estudo, 66% afirmaram ter uma renda mensal de 1000 reais ou menos, demonstrando que segmentos com uma receita menor também estão usando mais a internet pelos dispositivos móveis.

No Brasil, a Opera tem cinco funcionários. De acordo com Sabrina, a meta para 2012 é expandir esse número. Ela diz que um dos focos da empresa será expandir para outros países um acordo fechado com a operadora Claro no Chile, para a distribuição de um browser customizado. No Brasil, a empresa tem acordo com a TIM.

Folha.com - Tec - Oracle tenta garantir participação no Android, diz Google


DA REUTERS


A Oracle tenta obter uma participação do Android garantindo direitos de propriedade intelectual, mesmo sem ter ligação com o desenvolvimento do sistema operacional voltado a smartphones, disse num tribunal um advogado do Google.

A divulgação de comunicados entre a Oracle e o Google continuou nesta terça-feira em um tribunal federal de San Francisco. O presidente-executivo da Oracle, Larry Ellison, deve depor ainda nesta terça-feira.

A Oracle processou o Google em agosto de 2010 sobre patentes e direitos autorais para a linguagem de programação Java. De acordo com a Oracle, o sistema operacional Android, do Google, atropela os direitos de propriedade intelectual do Java, que adquiriu quando comprou a Sun Microsystems, em 2010.

O Google diz que não violou as patentes da Oracle e que a mesma Oracle não pode ter direitos reservados de certas partes do Java. O julgamento pelo juiz distrital dos Estados Unidos William Alsup está previsto para durar pelo menos oito semanas.

O advogado do Google Robert Van Nest reconheceu nesta terça-feira que executivos do Google já haviam negociado uma possível parceria com a Sun para desenvolver o Android.

"Quando as negociações falharam, os engenheiros do Google fizeram o Android por conta própria, sem qualquer tecnologia da Sun", disse Van Nest.

G1 - Receita da Intel supera expectativas apesar do avanço dos tablets



Receita de fabricante de chips foi de US$ 12,9 bilhões no 1º trimestre.
Companhia anunciou resultados financeiros nessa terça-feira (17).
Da Reuters

A receita projetada pela Intel, maior fabricante de chips do mundo, superou expectativas, enquanto a demanda por PCs continuou resiliente, apesar da crescente preferência de consumidores por tablets e outros aparelhos móveis.

Mas investidores, que já se acostumaram com a Intel superar previsões, venderam as ações da empresa, que haviam disparado 17% neste ano, após a divulgação dos resultados nessa terça-feira (17).

Economias instáveis na Europa e nos Estados Unidos, uma crescente preferência de consumidores por tablets e uma recente falta de dispositivos devido a enchentes na Tailândia exerceram seu peso no mercado de PCs.

Ainda assim, a demanda na China e em outras economias emergentes ajudou a sustentar o crescimento do mercado, e a divisão de servidores da Intel se beneficiou ao desenvolver produtos que possibilitam que smartphones façam uso de serviços de dados e da internet.

"Dado que os resultados são levemente melhores do que o esperado, não parece que houve um impacto significativo da parte dos tablets neste momento. O mercado de PCs está resistindo bem", disse o analista Srini Pajjuri, do CLSA.

Apesar de fraqueza nos EUA, as remessas de PCs no primeiro trimestre cresceram 1,9% ante o mesmo período no ano passado, disse a empresa de pesquisa Gartner na semana passada. Isso foi melhor do que a previsão anterior, de um declínio de 1,2%.

Com o objetivo de assegurar sua posição no mercado de PCs, a Intel está promovendo uma nova classe de laptops super-finos, denominados "ultrabooks", com os quais a empresa espera competir com produtos como o Macbook Air, da Apple, e com uma parcela de "elegância tecnológica" que o iPad e outros tablets representam.

A maior fabricante de chips do mundo disse que a receita no primeiro trimestre foi de US$ 12,9 bilhões, mais do que os US$ 12,85 bilhões no mesmo período no ano passado e pouco acima dos US$ 12,85 bilhões previstos por analistas.

O lucro líquido no primeiro trimestre foi de US$ 2,74 bilhões, menor que os US$ 3,16 bilhões no mesmo período no ano passado.

O lucro líquido por ação foi de US$ 0,53, melhor do que a previsão de US$ 0,50 por ação.

A Intel disse que as margens brutas antes de itens extraordinários no segundo trimestre serão de 63%, mais ou menos 2 pontos percentuais.

Apesar da previsão relativamente positiva, a ação da Intel caiu 2,81% no after-market, após ter fechado em alta de 0,23%, a US$ 28,47, no pregão regular da Nasdaq.

A empresa disse que a receita no atual trimestre deve ficar em US$ 13,6 bilhões, com faixa de tolerância de US$ 500 milhões para cima ou para baixo. Analistas esperavam, em média, faturamento de US$ 13,45 bilhões, de acordo com a Thomson Reuters I/B/E/S.

Economia - Brasil ultrapassa em março marca de 250 milhões de celulares, diz Anatel

Economia - Brasil ultrapassa em março marca de 250 milhões de celulares, diz Anatel:

Brasil ultrapassa em março marca de 250 milhões de celulares, diz Anatel
No mês passado, o país ganhou 3,2 milhões de novas linhas.
Brasil tem 128 celulares para cada cem habitantes.


Fábio Amato

Do G1, em Brasília 
O Brasil fechou o mês de março com 250,8 milhões de telefones celulares ativos, informou nesta terça-feira (17) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a agência, apenas no mês passado foram habilitadas 3,2 milhões de novas linhas, o maior número para um mês de março nos últimos 13 anos e crescimento de 1,30% em relação a fevereiro de 2012.

O país atingiu no mês passado o índice de 128 celulares a cada cem habitantes. Em 25 estados mais o Distrito Federal, há mais de um celular para cada habitante. A única exceção é o Maranhão, com teledensidade de 84,4 telefones móveis para cada 100 habitantes.

Do total de linhas ativas no país, 81,83% são pré-pagos (205,2 milhões) e 18,17% pós-pagos (45,6 milhões). Em março, o país registrou um total de 52 milhões de aparelhos com conexão 3G, aumento de 10,11% em relação a fevereiro.

A Vivo é a operadora com maior fatia de mercado (29,81%). A TIM vem em segundo lugar, com 26,80%. Em seguida está a Claro, com 24,56%.

PC WORLD: Primeiras unidades do Raspberry Pi, PC de US$ 25, começam a ser entregues




17-04-2012 
Katherine Noyes

Originalmente desenvolvido para fins educacionais, aparelho ganhou novas utilidades e consegue criar e editar documentos, exibir vídeos e rodar games.

Depois de meses de espera e um frenesi que surpreendeu inclusive seus desenvolvedores, o PCRaspberry Pi começa a chegar às mais dos consumidores. “Desde sua aparição a demanda tem sido extraordinária, e agora estamos enviando os aparelhos para uma primeira leva de consumidores”, afirmou Glenn Jarett, porta-voz da RS Components, uma das distribuidoras, no Reino Unido. “Estamos trabalhando junto ao fabricante para encomendar mais unidades e atender a todos os pedidos o mais rápido possível.”

As primeiras dez mil unidades foram comercializadas em minutos em fevereiro. Os que ainda não conseguiram o seu podem comprá-lo nos portais dos distribuidores oficiais: Allied Electronics, Premier Farneel e a própria RS Components

Poder e preçoO Raspberry Pi tem o tamanho de uma carteira e deve ser ligado a um monitor e um teclado. Com processador ARM, ele vem em dois modelos: um com 256 MB de RAM, que inclui uma porta USB, sai por 25 dólares, e o outro, com duas portas USB, 512 MB de RAM e conexão Ethernet, custa 35 dólares. O modelo mais caro começou recentemente a ser distribuída e, por ter se esgotado rapidamente, pode ser encontrada no site eBay por um preço bem maior.

O computador vem com o Fedora Linux como sistema operacional, mas o Debian e o Arch Linux também são compatíveis. A Canonical, por enquanto, não adaptou o Ubuntu para que ele também seja suportado.

Originalmente desenvolvido para encorajar crianças a aprenderem programação, o diminuto dispositivo ganhou novas utilidades, servindo para a criação e edição de documento, jogar games e assistir vídeos em alta definição. Abaixo, Liam Fraser, da Fundação Raspberry Pi, demonstra do que ele é capaz.