Sistemas de gestão empresarial podem trazer benefícios diversos, variando de acordo com as dificuldades de gestão enfrentadas por cada empresa em particular, seu tamanho e setor de atuação. No caso da Axletech do Brasil, por exemplo, a maior necessidade era reduzir o desperdício de tempo motivado pelo deficitário fluxo interno de informações corporativas.
A filial da AxleTech International, sediada em Osasco, na região metropolitana de São Paulo, fabrica eixos e componentes, além de freios e outras peças de reposição para caminhões e automotores pesados, incluindo veículos militares e máquinas para construção civil, mineração e agricultura, entre outros setores. Para ganhar tempo nos fluxos internos, a empresa decidiu adotar o software unificado para gestão empresarial Visual, da Infor. O processo de implementação levou pouco mais de quatro meses e foi feito pela integradora VKSur.
“Antes [da implantação], a cada mês era preciso ajustar cerca de um quinto das informações sobre os produtos de um sistema para o outro e, mesmo assim, os dados eram imprecisos e desalinhados”, conta o analista de custos da Axletech e líder do projeto de implementação, Washington Rodrigues.
“Isso resultava em desperdício de tempo e energia. O fluxo das informações também era complexo e demorado. Algo que a unificação dos sistemas zerou, pois temos acesso a dados precisos”, completa o gestor.
Segundo a Axletech, o principal ganho com a solução de ERP foi a integridade das informações, o que reduziu o tempo de fechamento contábil para três dias, ou 30% de redução frente aos quatro dias que o processo levava para ser concluído.
O aumento da agilidade foi possível por meio da integração da solução da Infor com os módulos financeiros e de produção, soluções de diferentes fabricantes antes utilizadas de forma isolada.
O módulo de manufatura foi o primeiro a entrar em operação, seguido do módulo fiscal e de negócios. Na sequência, os dois processos foram unificados por meio do ERP da Infor. Atualmente, está sendo implementado um outro sistema, que gera códigos de barras para os produtos, e cuja expectativa é de aumentar a organização dos inventários.
“As necessidades de atender às obrigações regulatórias brasileiras e as demandas corporativas internas exigem um sistema como o Infor Visual, que integra as informações e oferece confiabilidade, eficácia e agilidade ao trabalho da empresa”, diz Pablo Faria, gerente de consultoria da VKSur, a respeito das qualidades da plataforma.
O próximo passo é implementar um módulo de EDI (Eletronic Data Interchange) para simplificar o processo de vendas com alguns clientes, agilizando as entradas de pedidos e emissão de nota fiscal. O sistema auxiliará a empresa a calcular automaticamente a obrigação dos SPEDs fiscal e contábil.
“O ERP Visual permite que fabricantes como a Axletech visualizem dados importantes em um único sistema e efetuem mudanças significativas e imediatas, impulsionando a eficiência e a agilidade, de forma que as empresas possam ganhar competitividade e rentabilidade”, diz Roberto Regente, vice-presidente da Infor na América Latina.
Ordem na casa
Na Primus Construtora e Incorporadora, que fica na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, o “problema” era acompanhar o crescimento acelerado de, em média 130% em relação a 2010, ano da sua fundação. Em termos práticos, no primeiro ano a empresa entregou 12 apartamentos. No ano passado, o segundo de atuação, o número de apartamentos saltou para 64.
Para administrar e controlar os processos administrativos, a Primus usava planilhas de mercado que já não eram eficientes para atender à necessidade de controle criterioso dos dados, cada vez mais abundantes. Foi então que a construtora fechou o contrato de implantação de software específico para o negócio com a Totvs.
A implantação começou em março de 2012 e foi finalizada em dezembro do mesmo ano. O Obras e Projetos, dedicado a empresas de construção, possui módulos de controle de obras, gestão imobiliária, gestão de estoque e outros. A Primus contratou o serviço de data center da própria Totvs para armazenar todas as informações em nuvem.
Segundo Luciano Soares, sócio proprietário e administrador da construtora, houve melhoria nos controles da empresa, como no orçamento de obras, pedidos de matérias e em contas a pagar e receber. “Conseguimos ter acesso às informações de todas as obras em andamento em tempo real, sendo possível checar e acompanhar o custo atual do empreendimento”, diz.
Outros benefícios obtidos pela Primus com a gestão informatizada incluem mais agilidade nas rotinas administrativas e, por consequência, na tomada de decisões dos gestores. Além disso, a relação com os investidores da empresa ganhou mais transparência, bem como com os clientes finais, que passaram a acompanhar o cronograma da obra pela internet.
Segurança
No caso da Celistics, multinacional especialista em logística e distribuição de dispositivos móveis, a expansão dos negócios no Brasil exigiu a ampliação da automatização do centro de distribuição da empresa. O objetivo era manter um controle mais rígido das áreas de estoque, distribuição e logística. A filial brasileira da companhia era usuária da solução Business One da SAP, mas decidiu que precisava de um software de gestão mais completo.
A opção pelo Business All-In-One, também da SAP, atendeu à necessidade de controles mais apurados, motivada pelos novos contratos fechados pela Celistics no País. O prazo curto para a mudança exigiu a utilização do Rapid Deployment Solutions (RDS) para a migração do Business One para o Business All-in-One. O projeto foi conduzido pela Sonda IT e foi finalizado em oito semanas.
De acordo com o gerente de TI da Celistics Brasil, André Reis, o tempo de execução do projeto foi um fator chave para a companhia investir no Rapid Deployment Solutions, que funciona como um acelerador para implementar a solução escolhida. “Com SAP RDS foi possível fazer toda a implementação num curto espaço de tempo e, o principal, adotando melhores práticas de mercado e alinhando-as com nossas necessidades de negócios”, diz Reis.
Entre os ganhos operacionais identificados, a Celistics aponta mais transparência nas informações corporativas e o aprimoramento das áreas financeira e fiscal. A distribuidora pretende ampliar o escopo do projeto fazendo o roll-out da solução para os novos centros de distribuição. O plano também inclui a implantação da plataforma em todas as sedes da América Latina nos próximos 18 meses e, depois disso, o início d o processo de criação de um sistema de business intelligence (BI).
Fonte: "Como os ERPs podem atender aos negócios - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/gestao/2013/05/21/como-os-erps-podem-atender-ao-negocio/?utm_source=feedly (accessed May 22, 2013).