quarta-feira, 15 de maio de 2013

SECOM - BA: Software desenvolvido no Parque Tecnológico ajuda usuários de ônibus



Um projeto desenvolvido pela empresa baiana NN Solutions, que integra a incubadora do Parque Tecnológico da Bahia, tem tudo para facilitar a vida dos soteropolitanos que dependem do transporte público. O convênio para implantação do Laboratório de Desenvolvimento de Softwares e Sistemas embarcados, responsável por desenvolver os produtos B4B e Screen Reader Mobile, foi assinado nesta terça-feira (14) entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti) e a empresa.

Por meio de um celular contendo interface Bluetooth, o Sistema B4B irá permitir que o cidadão identifique quais linhas de ônibus trafegam por um determinado ponto de ônibus, acesse informações sobre as linhas, escolha qual delas deseja utilizar e solicite a parada do seu transporte. Tudo isso devido a um software instalado no telefone móvel e conectado online com os ônibus. A inovação desenvolvida utiliza as tecnologias de comunicação sem fio, voltada a ampliar a acessibilidade do transporte público para a população local e os turistas.

Segundo o sócio-proprietário da empresa, Vítor Teixeira, o projeto da NN Solutions estará disponível em várias línguas, além de poder registrar para os órgãos competentes eventuais descumprimentos da solicitação de parada do ônibus no ponto. Ele acrescenta que o sistema não vai admitir trotes, pois o motorista identificará no painel se o celular solicitante da parada do veículo está realmente no ponto.

Deficiência visual

Outro projeto desenvolvido pela empresa facilitará atividades do dia a dia para os portadores de deficiência visual – é o Screen Reader Mobile, software que irá desenvolver um leitor de tela para telefones móveis, que transformam as informações exibidas na tela de um dispositivo (celular ou computador) em áudio, usando tecnologia de síntese de voz. “Por meio de um leitor de tela, o software permitirá a um deficiente visual fazer e receber chamadas, ler e escrever mensagens SMS, navegar na internet e, principalmente, ler textos, por intermédio das tecnologias do leitor de tela e de síntese de voz”.

Inovação terá recursos do programa estadual de incentivo

A inovação proposta pela NN Solutions receberá recursos financeiros na ordem de R$ 659 mil, aprovado pelo Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), que conta com um fundo anual mínimo de R$ 15 milhões para a aquisição de máquinas e equipamentos destinados a potencializar a produção científica e tecnológica no estado.

“Através dos recursos disponibilizados pelo Inovatec temos condições de incentivar os investimentos de base tecnológica que desenvolvam produtos ou processos inovadores, que contribuam para o desenvolvimento da economia baiana e gerem benefícios para a população”, disse o secretário Paulo Câmera.

Os recursos advindos do Inovatec serão aplicados pela empresa na aquisição dos equipamentos para permitir uma infraestrutura adequada à toda a área de inovação tecnológica e necessária ao desenvolvimento de softwares e sistemas embarcados (sistemas eletrônicos/microprocessadores), aumentando a viabilidade técnica de seus projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I).

O projeto aprovado é aderente às estratégias de desenvolvimento do Governo da Bahia, com o desenvolvimento na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), área inserida na Política Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia.

Fonte: "Software desenvolvido no Parque Tecnológico ajuda usuários de ônibus — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia." Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia — SECOM - BA :: Secretaria de Comunicação Social - Governo do Estado da Bahia. http://www.comunicacao.ba.gov.br/noticias/2013/05/14/software-desenvolvido-no-parque-tecnologico-ajuda-usuarios-de-onibus (accessed May 15, 2013).

INFO: 4G estará disponível para Copa das Confederações


 
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo: ´Estádios terão 4G´.

Brasília - O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (14) que, apesar das dificuldades e “emoções” para que a tecnologia 4G esteja disponível nos estádios nos jogos da Copa das Confederações, em junho, acredita que o sistema funcione durante o evento.

“Foi feito um protocolo com a Fifa [Federação Internacional de Futebol] em que nós nos comprometemos a ter boas condições de telecomunicações nos estádios. E nós colocamos obrigações de ter as tecnologias 2G, 3G, 4G funcionando. Então, estamos fazendo em ritmo acelerado, mas alguns estádios não estão completamente prontos”, disse.

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, declarou que, embora haja dúvidas em relação ao edital de licitação da tecnologia 4G, a avaliação da agência é que existe a obrigatoriedade de cobertura dentro dos estádios e nos aeroportos.

“Não podemos nos intrometer nas negociações comerciais entre quem administra as arenas e as empresas, mas a Anatel vai saber olhar isso no momento certo. Estamos tentando ajudar, mais que punir, porque interessa ao Brasil, aos estádios, ao setor de telecomunicações de que tenhamos a tecnologia disponível nos eventos”, disse.

Paulo Bernardo defendeu que as empresas invistam no desenvolvimento do setor, inclusive na tecnologia 3G, para que o serviço seja o mais abrangente possível e os consumidores fiquem satisfeitos. O ministro acredita que o país vai superar a previsão da Anatel de, até o fim deste ano, ter cerca de 4 milhões de usuários da tecnologia 4G .

Paulo Bernardo e João Rezende participaram do lançamento do portal de relacionamento Portas Abertas, da operadora TIM. O serviço vai disponibilizar informações sobre a empresa, como o plano de melhorias apresentado à Anatel, além de uma área onde os clientes poderão consultar a cobertura real e reclamar sobre as falhas no serviço.

Fonte: "4G estará disponível para Copa das Confederações - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/4g-estara-disponivel-para-copa-das-confederacoes-14052013-39.shl?utm_source=feedly (accessed May 15, 2013).

G1: Governo estuda trocar valores do leilão de 4G por investimentos


O governo estuda trocar valores empenhados no pagamento de licenças de radiofrequências por investimentos em infraestrutura de telecomunicações, como fibra ótica, afirmou nesta terça-feira (14) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

A medida está sendo considerada para o leilão da frequência de 700 megahertz (MHz), que será destinada à telefonia móvel de quarta geração (4G), previsto para o começo de 2014.

"Quanto vale a frequência de 700 MHz? Nós pretendemos trocar isso (valor da licença) por construção de infraestrutura", disse o ministro a jornalistas em evento em Brasília, acrescentando não saber o valor exato.

Ele ressaltou que um modelo final ainda não foi fechado.

Bernardo citou como exemplo desse tipo de contrapartida o leilão 4G da faixa de 2,5 GHz, realizado em meados de 2012, no qual as operadoras tiveram que firmar compromissos de ampliação da telefonia rural.

O ministro havia dito em abril que o investimento na infraestrutura de banda larga no país demandaria cerca de R$ 125 bilhões nos próximos 10 anos, incluindo redes de longa distância.

Fonte: "G1 - Governo estuda trocar valores do leilão de 4G por investimentos - noticias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de noticias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/05/governo-estuda-trocar-valores-do-leilao-4g-por-investimentos.html?utm_source=feedly (accessed May 15, 2013).

Olhar Digital: Falha em site da Embratel expõe dados dos clientes



Por meio de brecha detectada nesta terça-feira, 14, em uma das aplicações da Embratel, qualquer pessoa podia ter acesso a uma lista enorme de clientes da operadora e até mesmo efetuar algumas alterações cadastrais.

Nomes dos clientes, números de CPF, CNPJ e telefone, além de endereços, estavam à disposição. E tudo isso podia ser encontrado através de uma busca no Google. 


O problema foi relatado ao Olhar Digital por Cleiton Silva, gerente do produto de segurança e DNA digital Ostrea na Consultoria Marlin, e não chega a ser uma falha de segurança, conforme explicado à reportagem por um especialista.

O caso foi descrito como falta de atenção por parte de quem construiu e administra o site.


O Olhar Digital procurou a Embratel para informar sobre a situação e a empresa confirmou a vulnerabilidade. "Por medida de precaução, suspendemos a conexão externa a uma de nossas aplicações que dá acesso a uma relação parcial de dados", informou.

A operadora, entretanto, garantiu que suas bases de dados completas estão protegidas e armazenadas internamente.


Fonte: Pereira, Leonardo . "Olhar Digital: Falha em site da Embratel expõe dados dos clientes." Olhar Digital-Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/produtos/seguranca/noticias/falha-em-site-da-embratel-expoe-dados-dos-clientes (accessed May 15, 2013).

INFO: Comércio eletrônico terá regras mais rígidas para proteger o consumidor



Brasília – O advogado carioca Pedro Carvalho, de 38 anos, já perdeu a conta dos problemas que teve ao comprar produtos e serviços pela internet. Em uma das ocasiões, adquiriu diárias em um hotel para as férias da família.

Quando chegou a fatura do cartão de crédito veio a surpresa: os dias foram cobrados em dobro.“Aí começou a saga para ter o dinheiro de volta”, contou. A primeira dificuldade, segundo ele, foi encontrar o telefone correto para fazer a reclamação no site em que fez a compra.

“Eles disponibilizavam um número, mas não era do setor correto. Foi uma verdadeira jornada, passando por vários setores, sendo transferido para um e outro atendente, até conseguir fazer a reclamação. Uma situação estressante, que me roubou muito tempo e paciência”, lembrou.

Quando finalmente conseguiu falar com a pessoa que poderia resolver seu problema, foi orientado a enviar um e-mail explicando, novamente, toda a situação. A empresa levou algumas semanas para lhe responder e somente após três meses de espera o dinheiro foi estornado.

Mesmo com as complicações, Carvalho diz que continua comprando pela internet, porque “é mais cômodo e prático, além de, em geral, ser possível garantir os melhores preços já que a pesquisa é mais fácil de ser feita”, disse.

Impulsionados por esses e outros motivos, os consumidores brasileiros têm optado cada vez mais pelas compras no comércio eletrônico e em sites de vendas coletivas. Dados da Braspag, empresa responsável por integrar todos os meios de pagamento (cartão de crédito, débito, boleto bancário) e consolidar o processo de contas a receber das principais lojas virtuais do Brasil, apontam crescimento de 46% nas transações no varejo online em 2012 na comparação com o ano anterior.

Segundo levantamento do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do Ministério da Justiça, somente no caso de compras coletivas, houve aumento em 2012 de 140% na quantidade de compras feitas, em comparação a 2011.

Com o crescimento desse tipo de comércio, aumentou também o nível de insatisfação entre os consumidores. De acordo com os dados, a queixa que lidera o ranking de reclamações é a demora ou não entrega do produto. Serviço não executado (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato), rescisão contratual, venda enganosa e cobrança indevida também aparecem entre as queixas.

Para garantir regras mais claras e rígidas ao comércio eletrônico e resguardar os direitos básicos do consumidor, entra em vigor hoje (14) o Decreto Federal 7.962/13, que regulamenta o Código de Defesa do Consumidor. Entre as obrigações previstas para as vendas feitas por meio da internet está a disponibilização, em lugar de fácil visualização, de informações básicas sobre a empresa – como nome, endereço, CNPJ ou CPF.

Com as novas regras, as empresas terão também a obrigação de respeitar o direito de o consumidor se arrepender da compra no prazo de até sete dias úteis, sem a necessidade de que seja apresentada qualquer justificativa. Nesses casos, a obrigação pela retirada do produto na casa do consumidor e o estorno do valor pago, será da empresa que vendeu o produto.

Os sites destinados à venda de produtos pela internet terão de disponibilizar em suas páginas um canal de serviços para atender o consumidor que facilite o trânsito de reclamações, questionamentos sobre contratos ou mesmo dúvidas sobre o produto adquirido e prevê algumas regras a serem cumpridas por sites de compras coletivas, como informar a quantidade mínima de clientes para conseguir benefícios como preços promocionais.

Fonte: "Comércio eletrônico terá regras mais rígidas para proteger o consumidor - Mundo Mobile - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mundo-mobile/comercio-eletronico-tera-regras-mais-rigidas-para-proteger-o-consumidor-14052013-20.shl?utm_source=feedly (accessed May 15, 2013).

IDG Now!: McAfee lança software de segurança que usa reconhecimento facial e de voz


LiveSafe tem assinatura sem limite de dispositivos e oferece recurso de "cofre virtual" com 1GB que pode ser acessado com biometria
A McAfee lançou nesta quarta (14) o LiveSafe, solução de segurança multiplataforma que usa tecnologias de reconhecimento de voz e facial.

De acordo com a empresa, o objetivo é atender à crescente parcela dos consumidores que usam mais de um dispositivo online. "Em alguns países, mais de 60% das pessoas têm três ou mais aparelhos conectados", diz Jose Matias Neto, diretor de suporte técnico da empresa.

O produto funciona em PCs, Macs, smartphones e tablets. Entre os recursos, ele oferece um "cofre" na nuvem para armazenamento de até 1GB de dados e documentos sigilosos. Para ter acesso a esse local, o usuário precisa fazer autenticação biométrica, via tecnologias de reconhecimento de voz, facial e de dispositivo - a imagem e a voz do usuário são gravadas durante a ativação. 

No entanto, em casos emergenciais, uma senha simples resolve - mas o sistema pode ser configurado para aceitar somente mais de um fator.

De acordo com a empresa, a tecnologia funciona em qualquer dispositivo com câmera e microfone, mas terá desempenho melhor em aparelhos com processadores Intel.

Esse cofre pode ser acessado em dispositivos iOS, Android e Windows 8.

Gerenciamento de senhas

O LiveSafe também promete gerenciamento simplificado de senhas, para login em apenas um clique - mesmo recurso oferecido por aplicativos como o Lastpass. O software também permite localização e bloqueio remoto de dispositivos perdidos ou furtados.

De acordo com a empresa, o produto traz uma inovação - a Identity Protection Tecnology (IPT) da Intel, um sistema de autenticação física em nível de hardware. A tecnologia, no entanto, só funciona em ultrabooks com processadores Core de 4 geração.

O LifeSave estará disponível no varejo a partir de julho por 60 reais, quando comprada via assinatura de 12 meses juntamente com um PC novo ou tablet (de algumas lojas e fabricantes, a serem divulgados), e 160 reais (assinatura de 12 meses) para quem já tem um dispositivo. A ferramenta virá instalada em ultrabooks, notebooks e PCs da Dell a partir de junho. A licença é ilimitada - pode ser instalada em quanto dispositivos o usuário quiser - mas a senha para gerenciamento é única.

Fonte: Rodrigues, Renato . "McAfee lança software de segurança que usa reconhecimento facial e de voz - IDG Now!." IDG Now! - Noticias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/ti-pessoal/2013/05/14/mcafee-lanca-software-de-seguranca-que-usa-reconhecimento-facial-e-de-voz/ (accessed May 15, 2013).

Olhar Digital: Pesquisadores criam algoritmo de proteção contra ciberataques



Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, desenvolveram software que utiliza um algoritmo capaz de detectar e isolar ciberataques voltados a sistemas digitais de controle distribuído (na sigla em inglês, D-NCS: distributed network control systems).

Os D-NCSs são os principais responsáveis pelo controle de processos na área de automação industrial, pois permitem a descentralização do processamento de dados. 

À medida que os sistemas de redes foram se tornando maiores e mais complexos, as centrais de computadores ou "cérebros" centralizados foram substituídos pelos D-NCSs, que possibilitam a coordenação de atividades a partir de diversos agentes da rede. Estes "mini-cérebros" trabalham em cooperação em vez de receber ordens de uma central.

Usinas de geração elétrica, redes de abastecimento elétrico e semáforos são algumas das áreas onde os sistemas digitais de controle distribuído são utilizados. Porém, a maioria das redes depende de conexão com a internet, o que faz com que elas sejam vulneráveis a ciberataques.

O que o algoritmo criado pelos pesquisadores americanos faz é aproveitar esse caráter descentralizado dos D-NCS para identificar e isolar um desses agentes componentes do sistema, protegendo o resto e possibilitando o seu funcionamento normal. Em um sistema centralizado, a invasão da central acarretaria no comprometimento de todo o sistema.

O Dr. Mo-Yuen Chow, professor de engenharia elétrica e da computação da Universidade, afirma que o algoritmo pode ser incorporado diretamente ao código de sistemas já existentes, e requer poucas adaptações.

Segundo ele e Wente Zeng, doutorando que faz parte da equipe de pesquisa, a ideia está sendo testada com simulações de ciberataques para otimizar a taxa de detecção do algoritmo e o desempenho do sistema.

INFO: Internet no Brasil é a 2ª mais cara do mundo, diz pesquisa



São Paulo - O Brasil obteve a segunda maior média de preços da banda larga em um estudo realizado com 15 países.

Os dados consideram o valor cobrado pela conexão de 1 Mbps e fazem uma média com a renda da população do país, resultando em quantas horas o cidadão precisaria trabalhar para pagar pelo acesso à internet banda larga.

Segundo o estudo, o brasileiro precisa trabalhar 5,01 horas por mês para bancar uma conexão de 1 Mbps. À frente do Brasil está apenas a Argentina, com média de 5,15 horas trabalhadas.

Entre os 15 países, o Japão obteve a melhor média, com 0,015 hora para pagar pela conexão.

A pesquisa foi realizada pelo economista e professora da FGV, Samy Dana, em parceria com o aluno de economia da UFV-MG, Victor Candido. Eles consideraram dados da Akamai e do World Stats para obter as médias de velocidade da conexão, e informações do Banco Mundial para calcular as rendas de cada país.

De acordo com o estudo, a média de preço no Brasil para contratar uma conexão de 1 Mbps é de US$ 25,06 por mês (considerando uma renda média por hora de US$ 5). No Japão, o mais bem colocado, a média de valor é de US$ 0,27; no entanto, a média de renda do país asiático é de US$ 18.

A pesquisa selecionou nações emergentes e desenvolvidas para calcular as médias. Além dos países citados, também estão África do Sul, Canadá, Chile, Polônia, Portugal, Holanda, Finlândia, Estados Unidos, França, Noruega, Suécia e Coreia do Sul.

Segundo os pesquisadores, um dos motivos para o alto preço cobrado no Brasil é a carga tributária. Eles citam que enquanto o país paga 40% em impostos sobre serviços de banda larga, o Japão cobra apenas 5%.

As operadoras de telefonia criticaram a comparação com países desenvolvidos como o Japão, alegando que o preço da banda larga fixa no Brasil caiu 68% desde 2008. Além disso, afirmam que a média de US$ 25,06 para velocidade de 1 Mbps não reflete a realidade do país.

Fonte: Campi, Monica . "Internet no Brasil é a 2ª mais cara do mundo, diz pesquisa - Mercado - Notícias - INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/internet-no-brasil-e-a-2-mais-cara-do-mundo-diz-pesquisa-14052013-21.shl?utm_source=feedly (accessed May 15, 2013).

UOL: Saiba se smartphone 4G comprado no exterior funciona no Brasil



Fugir dos preços altos dos smartphones e tablets comprando os aparelhos no exterior é prática comum para brasileiros. Mas quem está pensando em adquirir dispositivos com suporte à internet móvel 4G, recém-lançada em algumas cidades no Brasil e mais veloz que a 3G, deve tomar cuidado. Isso porque a grande maioria dos gadgets vendidos no exterior não é compatível com a rede móvel de quarta geração daqui.

Em sua primeira etapa de implantação, a rede 4G brasileira está funcionando nas faixas de frequência de 2.500 Mhz a 2.600 Mhz. Nos Estados Unidos, um dos principais destinos procurados por quem quer comprar gadgets no exterior, a rede 4G opera nas faixas de 700 Mhz a 2.100 Mhz. Portanto, aparelhos como o iPhone 5, com suporte à internet móvel ultraveloz daquele país, não são compatíveis à rede brasileira. A incompatibilidade também ocorre na via contrária: um aparelho 4G comprado no Brasil não funcionará na rede 4G no exterior.

Até o momento, 15 países no mundo já têm redes 4G em operação em uma das faixas de frequência que também é usada no Brasil, de 2.600 MHz. Isso não significa necessariamente que um dispositivo 4G comprado nesses locais e trazido para cá vai funcionar, explica Ruy Bottesi, presidente da AET (Associação de Engenheiros de Telecomunicações).

No Brasil, "pedaços" da faixa do 4G, que vai de 2.500 a 2.600 Mhz, desempenham tarefas diferentes. Há uma subfaixa só para download de dados (eles vão da estação rádio-base ao celular), outra só para upload (os dados vão do celular à estação rádio-base) e uma intermediária onde ambas as tarefas ocorrem. "Imagine as faixas de frequência como se fossem fitas métricas, com divisões em centímetros.

As operadoras compram divisões dessas fitas e cada uma delas configura seus chips para esses intervalos", detalha Bottesi. Esses pequenos pedaços de faixa teriam de coincidir exatamente com aqueles dos aparelhos comprados no exterior, o que é muito raro, segundo o especialista. Ou seja: existe um chance remota de a conexão 4G do aparelho importado funcionar aqui, mas você terá muita sorte se isso realmente acontecer. 

COMO FUNCIONAM AS FAIXAS DE FREQUÊNCIA DO 4G



As faixas de frequência funcionam tal qual uma fita métrica, cada pedaço dela entre 2.500 Mhz a 2.690 Mhz é destinada a uma operadora. No caso brasileiro, há subfaixas específicas só para download e upload, além de uma intermediária onde as duas tarefas ocorrem. Exemplo: a subfaixa P é usada por uma operadora para upload de dados de 2.500 a 2010 Mhz. Essa mesma operadora usa a subfaixa de 2.620 a 2.630 Mhz para download dos dados 

Outra questão é a restrição que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) pretende fazer em relação a celulares sem homologação, que poderá inutilizar aparelhos comprados no exterior – ainda não está confirmado se esses celulares comprados no exterior serão bloqueados.

Caso você compre um smartphone no exterior com suporte a 4G, ele funcionará na rede 3G brasileira se for compatível com as faixas de 850 Mhz, 1.900 Mhz ou 2.100 Mhz, utilizadas pelas operadoras nacionais. Para saber em qual faixa de frequência o aparelho estrangeiro está habilitado, vale questionar o vendedor no ato da compra ou checar as especificações técnicas do gadget no site que a fabricante mantém em cada país.

Você vai migrar para o 4G?

Sim, a velocidade mais alta compensa o preço mais caro 

Talvez. Para o investimento valer a pena, vou conferir se a conexão tem mesmo a velocidade prometida 

Não, o valor cobrado é alto no lançamento e não compensa 


Outros recursos como Wi-Fi, ligações e SMS poderão ser usados normalmente. No entanto, a compra do aparelho estrangeiro com 4G pode não compensar, porque eles são em geral mais caros e diversas fabricantes oferecem os mesmos modelos em versões 3G. É o caso, por exemplo, do Samsung Galaxy S4.

Faixa de 700 Mhz

Essa situação pode melhorar quando for implantada a rede 4G na frequência de 700 Mhz, utilizada em 47 países, entre eles os Estados Unidos. A faixa é ocupada pelo sinal da TV aberta e, concluída a transição para a TV digital, ela poderá ser usada pelas operadoras para o serviço de internet móvel.

No entanto, ainda é necessário que a Anatel realize o leilão das licenças às operadoras para oferta do serviço nessa faixa, o que deve ocorrer até março de 2014. Além disso, a limpeza da faixa só deve ser concluída em 2015 – só depois disso as operadoras poderão comercializar a internet 4G.

Fonte: Ikeda, Ana . "Saiba se smartphone 4G comprado no exterior funciona no Brasil - Notícias - UOL Notícias." UOL Tecnologia: Notícias sobre internet, eletrônicos e inovações - UOL Notícias. http://tecnologia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/05/15/saiba-se-smartphone-4g-comprado-no-exterior-funciona-no-brasil.htm (accessed May 15, 2013).

Olhar Digital: Anonymous cria rede social com a mesma interface do Facebook



Com o objetivo de promover um espaço paralelo para divulgação de links e opiniões, o Anonymous lançou, no final de março, sua própria rede social, um tanto “inspirada” no Facebook.

O site, batizado de AnonySocial, tem praticamente o mesmo layout da rede de Mark Zuckerberg. De acordo com o AnonymousBrasil, o objetivo é “centralizar os conteúdos da Anonymous e facilitar o manuseio de operações, aproximando pessoas que compartilham da mesma causa”.

Apesar do nome, a rede social não é tão anônima. Para cadastrar-se é necessário fornecer nome completo, data de nascimento e sexo, além do e-mail.

O AnonymousBrasil ainda explica que a o site está na versão inicial, então é provável que tenha falhas. No entanto, “melhorias serão feitas todos os dias para torná-lo cada vez mais eficaz para todos os usuários”, explicam.

Fonte: "Olhar Digital: Anonymous cria rede social com a mesma interface do Facebook." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/redes_sociais/noticias/anonymous-cria-rede-social-propria,-com-a-mesma-interface-do-facebook (accessed May 15, 2013).

Tribuna da Bahia: Site do Bahia é atacado por hackers



A torcida do Bahia já protestou, invadiu o Fazendão, pediu a saída do presidente em coro no último jogo, fez lista de reivindicação, criticou nas redes sociais, prometeu público zero no jogo de hoje na Arena Fonte, contra o Luverdense, pela Copa do Brasil, e a cada dia outros manifestos surgem. nessa terça-feira (14/5), o site oficial do clube foi hackeado e mensagens de protestos em tom de ameaça foram postadas.

Um grupo identificado como Anonymous Tricolores invadiu a página online do Esporte Clube Bahia e estampou uma mensagem pedindo a saída do presidente Marcelo Guimarães Filho, a destituição do atual conselho do clube e eleições diretas para conselheiros e para a presidência.

"Ou a diretoria incompetente deixa o Bahia imediatamente, ou assume as consequências”, dizia uma das mensagens na página inicial do site.

No entanto, a ação durou poucos minutos, e o site da equipe tricolor voltou a funcionar na sua normalidade durante o resto do dia. Outros protestos virtuais também aconteceram durante o dia dessa terça-feira (14/5). No site Mercado Livre, um dos principais portais de compras e vendas na internet, o presidente Marcelo Guimarães Filho foi “colocado à venda” no centro de oferta, pelo valor de 1 real. 

Fonte: "Site do Bahia é atacado por hackers." Tribuna da Bahia. http://www.tribunadabahia.com.br/2013/05/15/site-do-bahia-atacado-por-hackers?utm_source=feedly (accessed May 15, 2013).

Olhar Digital: Desenvolvedores tentam criar game sobre Copa do Mundo em 48 horas



Um grande lançamento da indústria de games leva meses, ou até anos, para ser produzido e colocado à venda. Já jogos independentes também passam anos, por vezes, antes de chegar ao público, devido à pouca quantidade de pessoas. Mas já pensou precisar desenvolver um game inteiro em apenas 48 horas? Este é o desafio de seis equipes que se enfrentam na BITS (Business IT South America).

Os grupos receberam nesta terça-feira orientações sobre o tema do game que precisarão desenvolver: Copa do Mundo. Durante o evento, eles receberão a estrutura necessária para que consigam passar o dia inteiro focados na programação do novo game.

Os competidores terão a possibilidade de acesso à internet, bem como a utilização de bibliotecas de acesso público. Contudo, todo o código deverá ser desenvolvido durante a feira.

Cada equipe tem quatro membros, que terão seus trabalhos julgados ao final do prazo, que se encerra no início da tarde de quinta-feira, 16. Um júri profissional deverá dar o parecer sobre o vencedor.

O grupo ganhador receberá uma viagem para a CeBIT 2014, que acontece em Hannover, na Alemanha, ou um console Xbox 360.

Para Carlos Idiart, presidente da Associação dos Desenvolvedores de Jogos Digitais do Rio Grande do Sul (ADJDRS), a intenção é aproximar os desenvolvedores indies do empresariado de tecnologia demonstrando o processo de produção de um jogo.

“O mercado de games talvez seja o mais promissor no Brasil de tecnologia. Através da ADJDRS a gente está tentando fomentar o crescimento desse segmento de tecnologia mostrando que os jogos não são só para entretenimento, mas aplicado em varias áreas do conhecimento", afirma.

Fonte: "Olhar Digital: Desenvolvedores tentam criar game sobre Copa do Mundo em 48 horas." Olhar Digital - Tecnologia para você!. http://olhardigital.uol.com.br/jovem/digital_news/noticias/desenvolvedores-tentam-criar-game-sobre-copa-do-mundo-em-48-horas (accessed May 15, 2013).

Folha de S.Paulo: Internet avança em grandes centros, mas pequenos municípios têm poucas opções



A internet banda larga no Brasil convive com diferentes realidades. Nos grandes centros, GVT e Net construíram redes baseadas em fibra e passaram a oferecer velocidades superiores a 10 Mbps.

Em resposta, a Telefônica/Vivo está implantando fibra até as residências (FTTH) e a Oi pretende fazer o mesmo.

Em muitos bairros dessas grandes cidades já é possível escolher entre duas ou três operadoras de banda larga com velocidades superiores a 5 Mbps. A competição deve elevar esse patamar a velocidades cada vez mais altas.

Na maioria dos municípios, no entanto, as opções se restringem à oferta da concessionária de telefonia fixa que, pelas limitações de sua rede, não consegue ir muito além de 1 Mbps.

A competição fica restrita a pequenos provedores e à banda larga móvel (3G).

O principal gargalo da banda larga no país é a cobertura (área atendida) com alta velocidade.

As operadoras estão construindo uma nova infraestrutura de acesso à banda larga de alta velocidade, baseada em redes de fibra óptica e 4G. Mas, sem um plano de incentivos, essa rede não chegará a todos os municípios.

A Teleco estima que seriam necessários cerca de R$ 100 bilhões para levar o acesso em fibra para todas as residências brasileiras.

A internet de banda larga no Brasil enfrenta ainda outros problemas, como:

- O crescimento explosivo do tráfego em uma rede em construção torna mais provável o aparecimento de problemas, como quedas na rede ou congestionamento.

- Na banda larga móvel 4G que está sendo implantada nos grandes centros urbanos, a cobertura deve ser deficiente no início da operação devido à frequência mais alta que está sendo utilizada.

- Algumas prefeituras tendem a perceber a implantação de redes ou de antenas como uma fonte de arrecadação e não como um investimento que deveria ser agilizado pelo município.

- O Brasil está entre os três países do mundo com maior carga tributária em telecomunicações, o que drena recursos que poderiam ser utilizados para acelerar os investimentos no setor.

Segundo pesquisa realizada pela Anatel, o brasileiro está satisfeito com a banda larga no país, mas ele exigirá certamente cada vez mais velocidade e qualidade.

O dado mais positivo da pesquisa foram os 74,7% de usuários satisfeitos com a banda larga móvel pré-paga.

Isso retrata a ampliação de acesso que o serviço promove, mas, daqui a dois anos, a satisfação será bem menor se a velocidade e as cotas de dados não crescerem.

Fonte: TUDE, EDUARDO. "Folha de S.Paulo - Mercado - Análise: Internet avança em grandes centros, mas pequenos municípios têm poucas opções - 15/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/05/1278723-internet-avanca-em-grandes-centros-mas-pequenos-municipios-tem-poucas-opcoes.shtml?utm_source=feedly (accessed May 15, 2013).

COMPUTERWORLD: Legislação aumenta exigências para e-commerce no Brasil



Começa a valer nesta terça (14) o Decreto Federal nº 7962/13, que aumenta as exigências e o controle sobre o comércio eletrônico no País.

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial, agora as lojas virtuais estão obrigadas a fornecer, "de forma clara e ostensiva", dados básicos como nome e número do CNPJ da empresa, endereço físico e eletrônico, contrato de compra, além de informar detalhes essenciais sobre o produto (incluindo riscos à saúde e à segurança) e oferecer um canal de atendimento válido para o consumidor.

Veja os principais pontos da nova legislação:

Informações com destaque

  • Os sites de e-commerce agora devem exibir, "em local de destaque e de fácil visualização", as seguintes informações:
  • Nome empresarial e número de inscrição do fornecedor no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ);
  • Endereço físico e eletrônico, e demais informações necessárias para sua localização e contato;
  • Características essenciais do produto ou do serviço, incluídos os riscos à saúde e à segurança dos consumidores;
  • Discriminação, no preço, de despesas adicionais ou acessórias, como frete ou seguro;
  • Condições integrais da oferta, incluídas modalidades de pagamento, disponibilidade, forma e prazo da execução do serviço ou da entrega do produto; e
  • Informações claras e ostensivas a respeito de quaisquer restrições da oferta.Sites de Compras Coletivas
  • Além dos dados acima, os sites de compras coletivas também ganham novas exigências. Eles devem informar também:
  • Quantidade mínima de consumidores para a efetivação do contrato;
  • Prazo para utilização da oferta e identificação do fornecedor responsável pelo site e do fornecedor do produto ou serviço ofertado
Atendimento facilitado

  • Para facilitar o atendimento ao consumidor, o decreto diz que o fornecedor deverá:
  • Apresentar sumário do contrato antes da contratação, enfatizando cláusulas que limitem direitos;
  • Confirmar imediatamente o recebimento da aceitação da oferta;
  • Oferecer o contrato ao consumidor em meio que permita "conservação e reprodução" do contrato, imediatamente após a contratação;
  • Manter serviço "adequado e eficaz" de atendimento em meio eletrônico, que possibilite ao consumidor a resolução de demandas referentes a informação, dúvida, reclamação, suspensão ou cancelamento do contrato;
  • Utilizar mecanismos de segurança eficazes para pagamento e para tratamento de dados do consumidor.
A lei também prevê que o consumidor deverá ter alguma resposta em até cinco dias.

Arrependimento


  • Os sites de e-commerce agora também estão obrigados a informar, "de forma clara e ostensiva", os meios para que o comprador possa se arrepender. Entenda os principais pontos:
  • O consumidor poderá exercer seu direito de arrependimento pela mesma ferramenta utilizada para a contratação, "sem prejuízo de outros meios";
  • O arrependimento implica a rescisão dos contratos, sem qualquer ônus para o consumidor.
  • A desistência deverá ser comunicada imediatamente pelo fornecedor à instituição financeira ou à administradora do cartão de crédito, para que a transação não seja lançada na fatura do consumidor; ou seja feito o estorno do valor.
  • O fornecedor deve enviar ao consumidor confirmação imediata do recebimento da manifestação de arrependimento.
  • Em artigo para o IDG Now!, o advogado Renato Ópice Blum afirma que com a identificação do fornecedor, "incentiva-se a concorrência saudável de mercado, muitas vezes maculada por aventureiros virtuais que, a despeito das responsabilidades exigidas pela lei do empresário brasileiro, utiliza o suposto anonimato na Web para empreender sem qualquer ônus".
  • Para ele, embora o decreto não trate diretamente do assunto, a criação de canais facilitados de comunicação para o consumidor também poderia ser orientação estendida às Redes Sociais, "dada a maciça inserção dos brasileiros nestas mídias."

Fonte: "Legislação aumenta exigências para e-commerce no Brasil - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/negocios/2013/05/14/legislacao-aumenta-exigencias-para-e-commerce-no-brasil/ (accessed May 15, 2013).