sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Ascom Prodeb: Prodeb participa do 1º TechDay da Faculdade Maurício de Nassau

Prodeb participa do 1º TechDay da Faculdade Maurício de Nassau:

A Faculdade Maurício de Nassau realiza no dia 19 de outubro o 1º TechDay. O coordenador de Informações Estratégicas da Prodeb (COINE), Grimaldo Lopes, fará uma palestra no evento explicando sobre o uso do Business Intelligence (BI) na Prodeb. Segundo Grimaldo Lopes, a ferramenta BI permite o acesso às informações de forma ágil e dinâmica, "promovendo variadas integrações, criando cenários interativos a depender da pergunta ou necessidade do gestor, gerando consultas e relatórios, facilitando a análise das pesquisas".

Grimaldo Lopes - (COINE)
Foto: Rafaela Barreto
Áudio: Janaína França
De acordo com Grimaldo Lopes, o BI está sendo utilizado no Estado para fazer uma integração das bases de dados que existes hoje nos bancos de secretarias e órgãos do governo, "com a finalidade de gerar indicadores e descritores das informações contidas nos bancos de dados". O Encontro será realizado na unidade de Patamares da Faculdade Maurício de Nassau. As inscrições serão feitas no dia do evento e custa uma lata de leite, que será doada a uma instituição de caridade.O Simpósio é uma comemoração ao dia do analista de sistema.


Ficha Técnica:

Evento: 1º Tech Day
Data: 19 de outubro
Horário: 08:30h às 12:20h
Local: Av. Tamburugy, 88 - Patamares
Mais informações: (71) 3505-4500


Fonte"Prodeb- Prodeb participa do 1º TechDay da Faculdade Maurício de Nassau - Geral - Notícias." Prodeb-Tecnologia, Informação e Segurança. http://www.prodeb.ba.gov.br/modules/news/article.php?storyid=2057 (accessed October 18, 2013).

INFO: Anatel determina criação de conselho de usuários



O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou nesta quinta-feira (17) a criação de conselhos de usuários junto a prestadoras dos principais serviços de telecomunicações.

Segundo nota da Anatel, as prestadoras de telefonia móvel, telefonia fixa em regime privado, internet e TV por assinatura devem criar esses conselhos, a exemplo do que ocorre atualmente com as concessionárias de telefonia fixa (regime público). A determinação consta do novo Regulamento de Conselho de Usuários.

De acordo com o órgão regulador, os conselhos serão compostos por usuários e representantes de entidades de defesa do consumidor eleitos pela sociedade. Os colegiados poderão contribuir com propostas para a melhoria da qualidade dos serviços e enviar relatórios a respeito do desempenho da empresa para a Superintendência de Relações com os Consumidores da Anatel.

Estão obrigadas a ter conselhos de usuários as concessionárias de telefonia fixa e as prestadoras de telefonia fixa em regime privado, internet, TV por assinatura, telefonia móvel e Serviço Móvel Especializado com mais de um milhão de clientes. As empresas deverão ter um conselho de usuários por região do País, com exceção das regiões em que tiver menos de 50 mil assinantes. Nessas, a implantação é facultativa.

Fonte :"Anatel determina criação de conselho de usuários | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2013/10/anatel-determina-criacao-de-conselho-de-usuarios.shtml (accessed October 18, 2013).

G1: Tribunal mantém proibição de prazo para crédito de celular pré-pago




A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu manter a proibição de se estabelecer prazo de validade para créditos de telefones celulares pré-pagos em todo o país. O tribunal rejeitou recurso de empresas de telefonia móvel e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra decisão tomada em agosto, que vetou a prática.

O julgamento ocorreu nesta quarta-feira (16), e o resultado foi divulgado nesta quinta (17). As empresas ainda poderão recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Em julgamento anterior, o TRF-1 estabeleceu que as operadoras Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM deveriam reativar, em até 30 dias, os serviços que estivessem interrompidos e determinou a devolução dos créditos aos clientes.

O estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular configuram-se um manifesto confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores"

Decisão do TRF-1 sobre prazo para créditos de telefone celular pré-pago

As empresas TIM, Vivo, Oi e a Anatel recorreram porque entenderam que não havia ficado claro se a decisão valia para todas as operadoras e para todo o país. Também questionaram o fato de que não houve definição sobre como deveria ser feita a reativação dos créditos e o procedimento a ser adotado para linhas já canceladas.

Na análise do caso, o desembargador Souza Prudente disse que o tribunal deixou claro como as empresas deveriam proceder em todos os casos.

O magistrado afirmou que a Anatel deve impor a regra a todas as empresas


"O título judicial produz efeitos entre as partes integrantes da relação processual, devendo a Anatel, por imposição dos princípios da legalidade, da moralidade, da eficiência e da isonomia estender, por dever de ofício, os efeitos dessa decisão judicial a outra ou outras concessionárias de telefonia que não figurem na presente relação processual.”

Em relação à reativação de créditos cujo prazo tenha expirado, o TRF-1 afirmou que os valores devem ser reativados em 30 dias "em prol de todos os usuários que tiveram [o serviço] interrompido”.

A decisão foi tomada em ação civil pública do Ministério Público Federal (MPF) contra a Anatel e as operadoras de telefonia Vivo, Oi, Amazônia Celular e TIM para que fossem anulados os contratos que previam cláusulas sobre prazo de validade para créditos de celular.

A 5ª Vara Federal do Pará rejeitou a ação do MP, que recorreu ao TRF-1. O tribunal concordou com os argumentos do Ministério Público de que "estabelecimento de prazos de validade para os créditos pré-pagos de celular configuram-se um manifesto confisco antecipado dos valores pagos pelo serviço público de telefonia, que é devido aos consumidores".

Ainda no mês de agosto, a Anatel chegou a recorrer ao Supremo, pedindo decisão provisória para suspender a decisão do TRF-1.

O ministro Marco Aurélio Mello, porém, entendeu que não é inconstitucional o entendimento do tribunal. O caso ainda poderá ser analisado pelo plenário caso a Anatel ou as empresas voltem a recorrer ao STF.

Fonte: "G1 - Tribunal mantém proibição de prazo para crédito de celular pré-pago - notícias em Seu Dinheiro." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2013/10/tribunal-mantem-proibicao-de-prazo-para-credito-de-celular-pre-pago.html (accessed October 18, 2013).

Information Week: Estaria a resistência dos médicos atrasando a revolução móvel da saúde?



Revolução é um termo muito usado na saúde – quase tanto quando “inovador”. Apesar disso, o surgimento dos aplicativos, dispositivos e serviços móveis de saúde realmente possuem os elementos necessários para uma revolução genuína. E como a maioria das revoluções, ela desafia os poderes constituídos e ameaça a redistribuição da riqueza.

Um relatório da PwC de junho de 2012 resume a situação, explicando que a saúde móvel oferece aos pacientes um maior controle de seu cuidado médico e que os médicos “provavelmente resistiriam à perda de poder implícita no ganho de controle do paciente”. Essa desistência provavelmente atrasaria a adoção desses serviços e ferramentas.

Uma observação mais acurada dos resultados da pesquisa do relatório da PwC é reveladora. Cerca de metade dos pacientes pesquisados acreditavam que as iniciativas móveis de saúde iriam melhorar a conveniência, o custo e a qualidade de suas saúdes. Por outro lado, apenas 27% dos médicos encorajavam seus pacientes a usarem aplicativos médicos para ficarem mais ativos no gerenciamento da própria saúde e 13% desencorajavam ativamente. “42% (…) se preocupam que o mHealth (saúde móvel) tornará os pacientes muito independentes”.

O que há por trás dessa resistência profissional? Uma possibilidade: “mHealth é fundamentalmente sobre mudar o contrato social entre pacientes e médicos”, disse Eric Dishman, diretor de inovação em saúde da Intel, na época em que o relatócio da PwC foi feito. E esse contrato social deixa, tradicionalmente, o médico no controle, sempre tomando as decisões e cobrando o que o mercado consegue suportar por seus serviços. É natural para qualquer profissional se sentir ameaçado se esse equilíbrio é perturbado.

Mas apesar de haver validade nas visões de Dishman e do analista da PwC, houve uma generalização. Conversei com inúmeros médicos que dão boas-vindas ao advento do “paciente ativo” e percebem valor na saúde móvel. Um número crescente de médicos também dão boas-vindas ao processo compartilhado com seus pacientes de tomada de decisão e veem a relação médico/paciente como uma parceria.

Muitos realizam um esforço conjunto para envolver os pacientes na saúde digital ao encorajá-los a examinarem os dados em seus registros eletrônicos de saúde (EHR – electronic health record), por exemplo. Vale dizer que muitos pacientes reclamam que os EHRs criam um obstáculo entre eles e seus médicos, já que os doutores passam mais tempo olhando para a tela do computador do que para o paciente em si. Mas médicos com habilidades sociais estão rapidamente aprendendo a resolver esse problema.

O relatório do PWC também oferece uma explicação simplificada dos motivos de muitos médicos não encorajarem seus pacientes a se envolverem com a revolução móvel. Não é apenas sobre perda de controle da relação médico/paciente. Também é por acreditarem que sem um sólido conhecimento em fisiologia e bioquímica, muitos leigos são facilmente enganados.

Mas a solução para o último problema não é os médicos desencorajarem o uso dos aplicativos móveis; a solução é educar adequadamente seus pacientes. Isso significa desenvolver uma relação de confiança com seus pacientes para que eles acreditem que você visa o melhor para eles quando dá conselhos sobre aplicativos móveis e sites que não são confiáveis. Esse tipo de educação é responsabilidade dos profissionais da saúde. As ferramentas de saúde móvel corretas apenas aceleram esse processo educacional.

Fonte: "Estaria a resistência dos médicos atrasando a revolução móvel da saúde? - Information Week." Information Week. http://informationweek.itweb.com.br/16017/estaria-a-resistencia-dos-medicos-atrasando-a-revolucao-movel-da-saude/ (accessed October 18, 2013).

Olhar Digital: Nokia pode lançar relógio com 6 telas



A Nokia também tem seu próprio conceito de relógio inteligente, e ele não é nada parecido com o que vem surgindo no mercado. Chamado Facet, o produto já tem até vídeo de apresentação.

Em agosto de 2012 a empresa pediu o registro da patente de um smartwatch modular em que seriam encaixadas não uma, mas várias telas sensíveis ao toque.

Os módulos seriam conectados, mas também dá para mexer neles isoladamente. E são seis partes físicas que podem ser usadas como oito apenas rotacionando o aparelho no punho.

O vídeo abaixo, divulgado pelo Engadget, mostra bem como o aparelho funciona. Confira no link abaixo:

http://on.aol.com/video/nokia-facet-concept-517974718

Fonte: "Olhar Digital: Nokia pode lançar relógio com 6 telas." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/nokia-pode-lancar-relogio-com-6-telas/38299 (accessed October 18, 2013).

COMPUTERWORLD: Associação lança plataforma de oferta e demanda de serviços de P&D



A Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (ABIPTI) vai lançar oficialmente o Sistema Organizacional de Monitoramento e Avaliação (Soma) na próxima terça-feira (22/19). A plataforma será apresentada, na abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília (DF). 

A plataforma virtual reunirá informações estratégicas das entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (EPDIs) e empresas a fim de facilitar a criação de cooperações. O Soma também contempla uma rede de relacionamentos, que agrupará dados sobre serviços e soluções tecnológicas e permitirá, entre outras coisas, ampliar o conhecimento das entidades sobre determinado tema.

O acesso a essas informações será por meio de dois modos de pesquisa. A busca que contem filtros por região, por natureza jurídica, por setor de atuação, por oferta de serviços e demanda por serviços tecnológicos. Na pesquisa avançada, será possível selecionar diferentes opções para aperfeiçoar os resultados da procura.

De acordo com a presidente da ABIPTI, Isa Assef, o intuito do Soma é casar a demanda e a oferta para promover a inovação. “A tecnologia funcionará como catalisadora da cadeia produtiva brasileira por meio da celebração de parcerias”, afirma. Ela afirma que para manter o desempenho industrial e empresarial de muitas companhias brasileiras é preciso cada vez mais inserir metodologias de tecnologias de indústria básica. 

Além de interagir com a exposição de ofertas e das demandas, as empresas e EPDIs se comunicarão por meio de chat privado e de um feed de notícias. Nesses ambientes, as instituições poderão apresentar algumas informações que não necessariamente sejam voltadas para seus produtos, mas também para atividades internas da instituição como seminários e workshops.

Fonte: "Associação lança plataforma de oferta e demanda de serviços de P&D - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/10/17/associacao-lanca-plataforma-de-oferta-e-demanda-de-servicos-de-p-d/ (accessed October 18, 2013).

COMPUTERWORLD: Empresas estão atrasadas no uso da mobilidade, diz estudo



As companhias não estão se movendo rápido o suficiente no desenvolvimento de aplicativos mobile para seus funcionários, clientes e parceiros. Apenas 29% já começaram efetivamente um projeto de mobilidade, criando um “App Gap”.

A timidez na área de mobilidade vem da constatação de um estudo global realizado pela Progress Software com 600 executivos com poder de decisão em companhias de setores como serviços financeiros, manufatura, varejo e suply chain. A pesquisa abrangeu os seguintes países: Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Rússia, Cingapura, Bélgica, Dinamarca, Finlândia e Noruega.

A pesquisa mostra que 62% dos entrevistados preferem pagar para uma empresa desenvolver os aplicativos móveis e apenas 38% querem fazer in house.

Ainda para 2/3 deles seria útil ter acesso mobile à aplicações críticas como CRM e ERP. Porém, apenas 15% acreditam que todo seu portfólio pode ser facilmente transportado para o ambiente móvel.

O estudo mostra que as empresas estão aceitando o conceito de mobilidade, mas há riscos envolvidos nisso. "Não é fácil assegurar que as aplicações existentes são compatíveis aos dispositivos mobile, há muitos desafios", destaca o estudo da Progress. 

Em um esforço para aumentar a eficiência operacional das empresas, as organizações de TI teriam de apoiar em ambientes de desenvolvimento seguros que possam prover a segurança e o controle que eles estão acostumados, aliados a habilidade de cria aplicativos para diversos sistemas operacionais mobile.

Aumento da consumerização

O relatório apontou que 95% das empresas possuem funcionários que utilizam seus próprios celulares no trabalho e acreditam que a tecnologia mobile pode melhorar os resultados do negócio. 

Esse fator pode ajudar no momento da adoção à ferramenta e facilitar para os 92% executivos que acham que ao adotar aplicativos mobile tornam-se mais competitivos, mas que também ao falhar em fazê-lo ficam em desvantagem.

Entretanto, apenas 29% das empresas possuem efetivamente um projeto de mobilidade, embora 42% pretenda começar em 2014. Apesar disso, mais de 56% disseram estar preocupadas com a falta de capacidade para desenvolver aplicativos apropriados e a interface de aplicação para todas as infinidades de plataforma.

Atualmente, só 51% dos entrevistados interagem com seus funcionários usando aplicativos mobile e apenas 45% os utilizam para interagir com os clientes.

A pesquisa ainda constatou que os riscos para implementação de estratégia de mobilidade são: 54% segurança, 48% investimento adicional e 47% necessidade de suporte.

Vantagens da mobilidade

O estudo da Progress Software mostrou que 90% das empresas entrevistadas acreditam que terão mais oportunidades de negócio ao adotar aplicativos mobile.

Já em relação ao tipo de aplicação, para 90% os sistemas operacionais mobile como iOS e Android serão predominantes em relação ao desktop.

Dos entrevistados, 95% estão otimistas e entendem que este aumento de demanda móvel vai gerar uma maior adoção de ferramentas de colaboração como gerenciamento de documentos e gerenciamento de experiência do cliente, que aumentam a produtividade e as vendas.

Fonte: "Empresas estão atrasadas no uso da mobilidade, diz estudo - COMPUTERWORLD." Portal sobre tecnologia da informação e telecomunicações - COMPUTERWORLD. http://computerworld.uol.com.br/tecnologia/2013/10/18/empresas-estao-atrasadas-no-uso-da-mobilidade-diz-estudo/ (accessed October 18, 2013).

Olhar Digital: Vítimas de golpes cibernéticos não recuperam dinheiro em 41% dos casos



Ser vítima de um golpe online certamente não é uma das melhores experiências que uma pessoa pode ter, mas uma pesquisa da B2B Internacional em parceria com a Kaspersky revela um dado que torna este momento ainda pior. Segundo o estudo, 41% das pessoas atingidas por uma fraude online não conseguem recuperar este dinheiro.

De acordo com o estudo, a teoria diz que se os golpistas conseguiram roubar o dinheiro por meio de pagamento bancário ou eletrônico, o valor pode ser retornado pelo banco ou por um processo. Contudo, não é isso que acontece na maioria das vezes.

Só 45% dos afetados por golpes cibernéticos conseguem ser totalmente ressarcidos. Outros 14% conseguem recuperar uma parte do valor que lhes foi furtado, enquanto os outros 41% nunca mais veem a cor do dinheiro.

Entre os entrevistados, 33% relatam que o maior risco são as transações de pagamentos eletrônicos. Já 17% dos afetados relatam que o online banking causou a perda do dinheiro, enquanto 13% perderam quantias em lojas online. 

Fonte: "Olhar Digital: Vítimas de golpes cibernéticos não recuperam dinheiro em 41% dos casos." Olhar Digital: O futuro passa primeiro aqui. http://olhardigital.uol.com.br/noticia/vitimas-de-golpes-ciberneticos-nao-recuperam-dinheiro-em-41-dos-casos/38313 (accessed October 18, 2013).

IDG Now!: Vazamentos da NSA trouxeram mais transparência para web, diz Facebook



Snowden pode ter tornado mais fácil de mostrar que um esforço já estava acontecendo por trás das câmeras há tempos, de acordo com executivo da rede social.

O Facebook já havia implementado controles de segurança mais fortes quando o programa de segurança expansivo (Prism) da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) foi revelado em junho, disse o diretor de segurança da rede social na quinta-feira (17).

A página tem continuamente atualizado sua infraestrutura de segurança, disse Joe Sullivan, que falou ao IDG News Service por telefone, enquanto estava na conferência de segurança Hack in the Box, em Kuala Lumpur.

Os vazamentos realizados pelo ex-funcionário da NSA, Edward Snowden, podem ter tornado um pouco mais fácil de ter essa conversa publicamente e mostrar que o esforço já estava acontecendo por trás das câmeras há tempos", disse Sullivan.

Na terça-feira (15), o Washington Post relatou que a NSA estava coletando endereços de e-mails e de mensagens instantâneas, já que essas listas são transmitidas pela Internet por meio de serviços como Facebook, Yahoo, Microsoft e Google.

A empresa disse que não tinha conhecimento de que os dados foram coletados e não colaborou com tal feito. Sullivan disse que informações como listas de contatos agora são criptografadas, já que o Facebook habilitou o TLS (Transport Layer Security), ou a criptografia "HTTPS" por padrão. Isso protegeria os dados - a menos que o interceptador pudesse decifrá-los, embora o Facebook tenha habilitado tal recurso para todos os usuários em julho.

O roteiro de segurança da rede social inclui mudar da criptografia RSA 1024-bit para a 2048-bit, disse Sullivan. 

O executivo também planeja implementar o Perfect Forward Secrecy, um recurso de criptografia que limita a quantidade de dados que podem ser decifrados se uma chave privada for comprometida no futuro. Sullivan espera que o seu trabalho seja concluído até o final do ano.

O Facebook foi uma das muitas empresas - incluindo a Microsoft, o Google, o Yahoo e a Apple - envolvidas no programa Prism da NSA, que coletou uma ampla variedade de dados eletrônicos de prestadores de serviços, de acordo com informações publicadas pelo Washington Post.

Após discussões com o governo dos EUA, a rede social de Zuckerberg e outras empresas de tecnologia foram autorizadas, em junho, a liberar alguns números relacionados aos pedidos de coleta de dados pelo Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos EUA e Cartas de Segurança Nacional.

Mas o Facebook, o Google e o Yahoo estão pressionando para divulgar mais informações. No dia 9 de setembro, as companhias entraram com pedidos no Tribunal de Vigilância de Inteligência Estrangeira dos EUA, solicitando permissão para divulgar mais informações sobre as ordens.

Sullivan disse que o Facebook afirmou que "práticas muito robustas a cerca de examinar cada pedido de aplicação da lei para que, então, quando tivessem a oportunidade de sermos transparentes, poderíamos nos sentir bem com isso."

Em agosto, a rede social liberou o seu primeiro Relatório Global de Requisições de Autoridades. Em muitos casos, o Facebook não entregou dados ao governo, apesar de uma solicitação para tal.

Agências de aplicação da lei muitas vezes não sabem como pedir a informação que estão procurando, não são específicas o suficiente sobre quais informações sobre qual usuário estão procurando, disse Sullivan. Outras vezes, a conta solicitada não existe ou não pode ser identificada.

Todos os pedidos são analisados ​​manualmente por uma equipe para garantir o cumprimento das normas legais, o que pode ser extremamente complicado. "Como é evidente a partir das estatísticas, uma porcentagem razoável de pedidos que recebemos não são legalmente suficientes", disse Sullivan.

Fonte: Kirk, Jeremy . "Vazamentos da NSA trouxeram mais transparência para web, diz Facebook - IDG Now!." IDG Now! - Notícias de tecnologia, internet, segurança, mercado, telecom e carreira. http://idgnow.uol.com.br/internet/2013/10/17/vazamentos-de-snowden-trouxeram-mais-transparencia-diz-facebook/ (accessed October 18, 2013).

INFO: Jovens adultos dizem que tecnologia pode desumanizar



A chamada "geração do milênio" é composta por jovens adultos afeitos à tecnologia, que já cresceram com smartphones e iPads, mas muitos deles acham que a tecnologia pode desumanizar as pessoas, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (17).

O levantamento, encomendado pela fabricante de chips de computador Intel, ouviu 12 mil pessoas maiores de 18 anos em oito países. A pesquisa também mostrou que os jovens de 18 a 24 anos querem que a tecnologia seja mais pessoal e conheça seus hábitos.

As mulheres mais velhas e habitantes de países emergentes são os mais entusiasmados sobre o papel da tecnologia em suas vidas.

A antropóloga Genevieve Bell, diretora de pesquisas da Intel Labs, disse que, embora os resultados da pesquisa sugiram uma rejeição da tecnologia pelos jovens, as conclusões podem ser mais complicadas.

"Uma forma diferente de ler isso poderia ser que a geração do milênio quer que a tecnologia faça mais por eles", disse ela em nota.

Quase 90 por cento dos jovens ouvidos na pesquisa admitem que as inovações tecnológicas tornam a vida mais fácil, mas cerca de 60 por cento consideram que as pessoas dependem demais da tecnologia, e que ela pode ser desumanizadora.

Para 70 por cento, a tecnologia melhora as relações pessoais, e cerca de metade vê um impacto positivo na educação, nos transportes e na saúde.

As mulheres com mais de 45 anos e habitantes de países emergentes, como Brasil e Índia, são mais entusiasmados com o impacto da tecnologia sobre suas vidas. Na China, mais de 70 por cento das mulheres dizem que a tecnologia não é tão usada quanto deveria ser.

"As mulheres historicamente se tornam ávidas usuárias da tecnologia quando a tecnologia resolve um problema, nos ajuda a organizar nossa vida e a das nossas famílias, além de nos ajudar a poupar tempo e ajustar nossos horários", disse Bell.

O estudo mostrou que os italianos e japoneses têm a visão mais negativa sobre a tecnologia.

A pesquisa foi feita entre 28 de julho e 15 de agosto, no Brasil, China, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão e EUA. A margem de erro é de 0,89 ponto percentual.

Fonte: "Jovens adultos dizem que tecnologia pode desumanizar | INFO." INFO | Notícias, reviews, downloads, dicas e fóruns de tecnologia e internet. http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/2013/10/jovens-adultos-dizem-que-tecnologia-pode-desumanizar.shtml (accessed October 18, 2013).

G1: No Brasil, smartphone e banda larga avançam, e telefone fixo perde espaço



Os telefones fixos perderem espaço nos lares brasileiros, enquanto outros serviços de telecomunicações ganharam espaço, aponta um estudo da empresa de pesquisas de consumo Kantar Wordpanel.

Em 2013, de acordo com dados da Comtech Kantar Wordpanel, a quantidade de casas que tinham um telefone fixo caiu para 34,8%, o que significa uma queda de 23,3% em relação ao volume de domicílios que possuíam o aparelho, de 47,5%, em 2010.

No período, o volume de pessoas que passou a usar smartphones cresceu de 4,5% de um universo de 140 milhões de pessoas analisados para 12,6%. Neste ano, as vendas dos telefones móveis inteligentes superaram a de celulares normais.

Segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 2012 foi o ano que marcou a virada na supremacia nos serviços de telefonia. Os celulares bateram o telefone fixo e se chegaram pela primeira vez à metade das casas brasileiras.

O minuto das ligações de celular no Brasil, porém, são os mais caros do mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Outros serviços que avançaram, ainda de acordo com a pesquisa da Kantar, foram o de TV paga e a internet banda larga.

Em 2010 e 2013, a TV por assinatura avançou de 22% para 36,8% dos domicílios. Já a internet de alta velocidade saiu de 37,1% para 50,2% das casas nesse período.

Fonte "G1 - No Brasil, smartphone e banda larga avançam, e telefone fixo perde espaço - notícias em Tecnologia e Games." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/10/no-brasil-smartphone-e-banda-larga-avancam-e-telefone-fixo-perde-espaco.html (accessed October 18, 2013). 

G1: SPTrans abre dados do transporte para desenvolvimento de aplicativos


 
Dados sobre ônibus estão disponíveis para
população desde quarta.

A São Paulo Transporte (SPTrans) disponibilizou nesta quarta-feira (16) em seu site dados sobre linhas de ônibus de São Paulo para a livre criação de aplicativos pelos programadores de software. Entre as informações liberadas, estão rotas, horários e localizações de ônibus em tempo real, trajetos e outros dados.

Desde 2008, apenas o Google Inc. tinha acesso às informações por meio de contrato com a SPTrans, que vence no final de 2013. Segundo a SPTrans, o objetivo da ação é permitir novas formas de ajudar a população a usar melhor o transporte público da cidade.

O interessado, que pode ser pessoa física, jurídica, nacional e estrangeiro, pode fazer um cadastro simples no site para ter acesso imediato a esse conteúdo, que será disponibilizado em formato aberto. O objetivo do cadastramento é registrar para o usuário as regras de licenciamento da SPTrans, como a gratuidade dos dados, além de eximir a empresa de responsabilização no caso de mal uso ou distorção dos dados.

Segundo a SPTrans, com essas informações o programador poderá inclusive desenvolver um aplicativo para informar o usuário do transporte coletivo o horário que o próximo ônibus deverá passar pelo ponto de parada onde ele está. A iniciativa ainda é inédita no Brasil, de acordo com a empresa.

A abertura desses dados é estudada desde janeiro deste ano pela Controladoria Geral do Município e pela SPTrans. Outras metas da iniciativa são criar um mercado privado de desenvolvimento de aplicativos para aparelhos eletrônicos e computadores, além de gerar novos postos de trabalho na área.

Fonte: "G1 - SPTrans abre dados do transporte para desenvolvimento de aplicativos - notícias em São Paulo." G1 - O portal de notícias da Globo . http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/10/sptrans-abre-dados-do-transporte-para-desenvolvimento-de-aplicativos.html (accessed October 18, 2013).