quinta-feira, 5 de junho de 2014

Folha de S. Paulo: Google amplia criptografia no Gmail para combater espionagem


O Google intensificou seus esforços para dificultar a espionagem de e-mails, apresentando nesta quarta-feira (04) um software de criptografia de mensagem para seu navegador, o Google Chrome.
Uma versão de testes da ferramenta chamada 'End-to-End' foi lançada para que programadores possam criar mini-programas capazes de se conectar ao Chrome e encriptar mensagens do Gmail (serviço de correio eletrônico do Google).

"As mensagens são encriptadas à medida que são enviadas e são como envelopes, menos vulneráveis à bisbilhotagem (seja por pessoas maldosas ou pelo governo) ", afirmou Brandon Long, encarregado da equipe que desenvolveu esta ferramenta, em um post.

Além disso, o Google acrescentou uma seção ao seu Relatório de Transparência, na qual mostra qual parte das mensagens do Gmail é enviada criptografada e qual parte das mensagens enviada por outros serviços de e-mail é recebida da mesma maneira.

No mês passado foram criptografadas 69% das mensagens enviadas de contas do Gmail, enquanto apenas 48% dos e-mails recebidos de outros serviços foram codificados durante o envio.

O Comcast, um gigante provedor de internet nos Estados Unidos, mal posicionado nesta classificação, informou rapidamente que reforçará a criptografia de suas mensagens.

A ação do Google chega no momento em que grandes empresas americanas da internet buscam afugentar as preocupações sobre a privacidade e a espionagem na rede.

Fonte: "Folha de S.Paulo." Google amplia criptografia no Gmail para combater espionagem. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2014/06/1465030-google-combate-espionagem-cibernetica-com-criptografia-de-mensagens.shtml (accessed June 5, 2014).

UOL: Banco do Brasil admite que big data desafia a área de TI

Roberta Prescott 

O sucesso do uso de soluções de big data esbarra na capacidade de as empresas não apenas conseguirem capturar e armazenar os dados, mas também de transformá-los em informações valiosas que resultem em novos negócios, aumento de faturamento.

“A empresa que fizer isto sairá na frente do mercado. E o cientista de dados exerce papel fundamental nisto”, sentenciou o vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Afonso Dezena da Silva, durante sua apresentação no CIAB, que ocorre nesta semana em São Paulo. 

Para o executivo, o grande desafio do big data é conseguir criar algoritmos que possibilitem a criação de ofertas a partir do maior conhecimento do comportamento do cliente. Como o usuário se comporta também está no foco das soluções de segurança.

O Banco do Brasil destina cerca de 10% do orçamento de TI para segurança e vem dando atenção especial às ferramentas de biometria e de análise e acompanhamento da conduta dos clientes para evitar fraudes, por exemplo, no cartão de crédito. 

Vai ganhar o jogo, a empresa que estiver mais bem-preparada — e não se trata apenas de companhias do segmento financeiro. Um exemplo levantado pelo executivo refere-se ao segmento de meios de pagamentos. De acordo com ele, a tecnologia vem permitindo que novos entrantes disputem uma fatia deste mercado. “Deixamos outros players entrar. Não podemos dormir em campo”, atestou o VP do BB. 

Para ganhar agilidade, o banco aposta no uso de nuvem privada, focada, principalmente, para o fornecimento de soluções internas. Já a nuvem pública está sendo avaliada para ser usada como plataforma para serviços não-estratégicos, como treinamento. “Estamos avaliando migrar [algumas soluções] para nuvem pública, pois tem um custo bastante reduzido, mas hoje usamos apenas nuvem privada e para soluções internas para o banco.”

Para suportar toda a operação, o banco construiu dois data centers, o que segundo o VP vai suportar as operações pelos próximos 15 anos. O próximo desafio está nos sistemas e como reutilizar o legado. Com infraestrutura e sistemas construídos ao longo de décadas, o Banco do Brasil está dando um novo destino ao seu legado.

Entre os exemplos citados pelo vice-presidente de tecnologia do Banco do Brasil, Geraldo Afonso Dezena da Silva, está a reconstrução do legado para permitir a oferta como serviço. “Começamos este trabalho com a plataforma de crédito, colocando as plataformas digitais mais aderentes às atuais demandas”, explicou.

Atualmente, o Banco do Brasil destina cerca de 30% do orçamento da TI para novos projetos, como novas plataformas de atendimento ao cliente. Um dos mais recentes lançamentos é o saque móvel. Lançado há menos de uma semana, o serviço permite que os clientes façam saques em caixas eletrônicos a partir do app do banco para Android, sem usar o cartão. A transação é feita usando o aplicativo. “Esta foi uma proposta de TI para o negócio”, disse o VP. “Há uma mudança. Não se trata de TI alinhada ao negócio, porque a TI é o negócio, tudo em um banco depende da TI.”

UOL: Bradesco cria aplicativo para Google Glass e anuncia carteira digital

Ana Paula Lobo

Tão logo o Google traga o Google Glass para o Brasil, os correntistas do Bradesco já terão uma aplicação de localização pronta para usar. A solução permitirá que o correntista peça para o Google Glass identificar a agência mais próxima, além de outros serviços, como para a área de seguros, revela o diretor de Canais Digitais do Bradesco, Luca Cavalcanti, que participou do CIAB 2014, evento que acontece nesta semana, em São Paulo.

Outra grande aposta do Bradesco é a carteira digital. Nos próximos dias, promete o executivo, os correntistas da instituição financeira poderão usar o smarpthone e deixar o cartão físico em casa. Na semana passada, o Bradesco Seguros anunciou a sua carteira digital, em piloto, para oferta comercial no segundo semestre. Luca Calvanti assegura que todos os correntistas do Bradesco que usam o banco móvel poderão ter acesso à carteira digital. 

"A mobilidade explodiu. Em maio, registramos 144 milhões de transações pelo celular. E ainda há muito espaço para crescer. Para se ter uma ideia, são 12 mil transações por segundo na mobilidade", informa Cavalcanti. Como NFC ainda não está disponível na maioria dos celulares, o Bradesco segura o uso nos celulares. "Não adianta ter tecnologia, se o correntista não pode usar", lamenta. 

No CIAB 2014, o Bradesco lança ainda um novo terminal de autoatendimento cuja principal vantagem é permitir que depósitos feitos em dinheiro sejam creditados de imediato na conta, sem a necessidade de colocar as cédulas em envelopes. Os depósitos feitos com envelopes são compensados no dia seguinte. A nova ATM tem ainda tecnologia capaz de reconhecer cédulas e identificar notas verdadeiras e falsas.

"Até o fim do ano teremos 1000 máquinas dessas no nosso parque de ATM. É umas solução bem prática e que nos permite que não correntistas também depositem dinheiro na conta de correntistas do Bradesco. Tudo rápido e com segurança. No segundo semestre, vamos ter a funcionalidade para o depósito automático de cheques sem envelopes", explica o diretor de Canais Digitais do banco.

Os ATMS são fabricados pela NCR, em Manaus, e a solução de integração é da Scopus, ambas empresas do Bradesco. No caso do ATM, se houver interesse de outras instituições, a Scopus está preparada para atender. "É uma tecnologia desenvolvida pela nossa Inovação", comemora Cavalcanti. O Bradesco possui, hoje, 34 mil ATMs próprios e 15 mil ATMs, do Banco 24 horas.

Olhar Digital: Empresa chinesa revela tablet de US$ 100 com Windows 8.1


Os esforços da Microsoft por dispositivos mais baratos com Windows 8.1 parecem estar dando resultado. Uma empresa chinesa chamada Emdoor aproveitou a Computex, que acontece em Taiwan, para mostrar um tablet de US$ 100, chamado EM-i8080.

Com uma etiqueta de preço dessas, é claro que o aparelho é bastante básico, mas ele consegue preencher a tela de 8 polegadas com uma boa resolução de 1280 x 800. Por dentro, ele tem 1 GB de memória RAM e um processador Intel Atom Z3735G de 1,33 GHz, com a tecnologia Bay Trail.

Para se encaixar no valor, alguns sacrifícios devem ser feitos. Um deles é no armazenamento interno: são apenas 16 GB de espaço em SSD, mas pelo menos há um slot para um cartão microSD para expansão de memória. A câmera não é detalhada, mas diz-se que tem apenas que ela é bem básica, provavelmente com resolução VGA.

O aparelho é descrito com uma bateria de 18,5 Wh, embora isso não diga muito sobre sua duração, e tem portas MicroUSB e Mini HDMI.

É importante notar que o tablet da Emdoor usa o Windows 8.1 completo, e não o Windows RT. Portanto, ele pode rodar qualquer software desenvolvido para as versões antigas do sistema, sem depender exclusivamente das aplicações da Windows Store.

O EM-i8080 usa o “Windows 8.1 with Bing”, uma versão do sistema mais barata para consumidores e fabricantes. Não há muitas diferenças em relação à versão comum, com uma exceção: o Internet Explorer já tem o Bing configurando como buscador padrão. Os consumidores, porém, têm a liberdade para mudar essa opção se preferirem.

Giz modo: Esta mesa também funciona como um PC

Daniel Junqueira

Sua próxima mesa pode ser também seu próximo computador. Ou seu próximo computador pode ser também a sua próxima mesa. Esse é o conceito por trás desse PC criado pela Lian Li, uma empresa de Taiwan.

Em exposição na Computex, o PC é um híbrido de computador com mesa. Ele tem pernas, entradas USB e uma superfície de vidro – você pode ver o que há dentro do computador enquanto usa ele. Posicione sua cadeira, coloque as mãos no teclado, ligue o monitor e use, como você usa seu computador todos os dias. Abra a gaveta para encontrar as peças do seu computador, e troque o que achar necessário.


É um conceito bem interessante, e ainda tem umas ideias inusitadas: um dos modelos tem espaço para duas placas-mãe, enquanto o outro, menorzinho, tem o tamanho de uma mesa de centro e apenas uma placa-mãe. O modelo maior pode agradar desenvolvedores que gostam da ideia de ter dois PCs com configurações diferentes no mesmo lugar – para testar se o seu programa está rodando como deveria em duas máquinas completamente diferentes.

A Lian Li não a data de lançamento, mas os preços serão bem salgados. O modelo menor, a DK-01, custará US$ 990, enquanto a maior, a DK-02, sairá por US$ 1.200 – e você ainda precisará comprar os componentes do PC.

Intel prevê PCs totalmente livre de cabos a partir de 2016


A Intel tem um sonho que pretende colocar em prática a partir de 2016: eliminar todos os cabos do computador. A empresa deu mais detalhes sobre os planos nesta quarta-feira, 4, em apresentação na Computex, em Taiwan.

No palco, o executivo Kirk Sakugen aproveitou a oportunidade para mostrar telas sem fios, e outros recursos para recarga e conectividade de acessórios, tudo sem a necessidade dos fios, graças a uma nova plataforma chamada Skylake.

Para isso, será usado um padrão chamado WiGig, capaz de velocidades de transferência de 7 Gbps. Com ele, é possível criar conectividade entre aparelhos apenas pela proximidade, sem necessidade de um cabo, que, normalmente, junto com tantos outros, acaba criando aquele problema que todos conhecem bem.

Este é um objetivo antigo da indústria de PCs: um mundo sem fios legítimo. Até hoje, a proposta esbarrava na alimentação dos produtos, já que em algum momento eles deveriam ser plugados em algum lugar para serem recarregados. No entanto, a área de recarga sem fio tem evoluído para suprir esta necessidade, abrindo espaço para este futuro.

Nessa linha, a empresa também revelou a tecnologia Rezence, alinhada com a A4WP (Aliança pela energia sem fio, em inglês). O sistema pode ser instalado embaixo de uma mesa e carregar os dispositivos que estão sobre a superfície. Por meio de ressonância magnética, o sistema é capaz de carregar qualquer número de aparelhos ao mesmo tempo através de até 5 centímetros de madeira.

A Intel prevê que a Skylake seja lançada depois da metade de 2015, mas é provável que aparelhos com a tecnologia só comecem a chegar ao mercado a partir de 2016.

COMPUTERWORLD:Intel projeta computador sem fios para 2016

Agam Shah

Empresa trabalha em sistemas para conexões de vídeo, dados e recarga sem fios, e espera ter modelos prontos em 2016.

Os PCs estão a caminho de uma “verdadeira experiência sem fios”, e a Intel está trabalhando em tecnologias para eliminar cabos de força, conectores de vídeo e os cabos dos periféricos, disse Kirk Skaugen, Vice-Presidente Sênior e Gerente Geral do grupo de “PC Cliente” na Intel, durante uma apresentação na feira de tecnologia Computex, que acontece nesta semana em Taipei.

A empresa trabalha em novas tecnologias para recarga, acomplamento, transmissão de vídeo e de dados sem fios. Skaugen compartilhou alguns detalhes destas tecnologias e demonstrou durante a apresentação como elas poderão funcionar.

A Intel espera ter um PC completamente livre de fios em 2016, e irá produzir um design de referência baseado em um processador da família Core de codinome Skylake, sucessor da próxima geração, de codinome Broadwell.

Talvez o maior elemento na visão da Intel de um computador livre de fios é a tecnologia para transmissão de sinais de vídeo e de dados. A Intel quer eliminar todos os fios dos desktops com a tecnologia WiGig, que é três vezes mais rápida que a geração atual do Wi-Fi, 802.11ac.

Uma conexão WiGig poderá ligar os desktops aos monitores e também servir para a comunicação com teclados e mouses, disse Skaugen. A Intel está desenvolvendo módulos WiGig para notebooks, desktops e monitores de alta resolução. WiGig tem o potencial para substituir tecnologias como HDMI e DisplayPort, e os módulos poderão ser integrados aos PCs já a partir do próximo ano, disse Skaugen.

A Dell já oferece uma dock WiGig externa como uma ponte entre monitores e PCs. O próximo passo, segundo Skaugen, é colocar os módulos dentro dos computadores.

A Intel também está trabalhando em recarga sem fios. Será possível recarregar notebooks e tablets simplesmente colocando-os sobre uma mesa ou outra superfície compatível, como já é possível com smartphones. A Intel está liderando o desenvolvimento de uma nova especificação para recarga sem fios que irá suportar até 20 Watts ou mais de potência, usando um sistema de ressonância magnética para possibilitar a recarga de notebooks.

Skaugen demonstrou um notebook sendo recarregado sem fios quando colocado em uma mesa. A tela ficava mais brilhante quando mais próximo da mesa ele ficava, indicando que a bateria estava sendo recarregada. Skaugen também mostrou um notebook Lenovo Yoga com recarga sem fios.

A Intel também anunciou que se juntou à A4WP (Alliance for Wireless Power), um grupo que define uma especificação para sistemas de recarga sem fios baseados em ressonância magnética. Fabricantes de PCs como a Fujitsu, Dell e outros também se juntaram à organização. Samsung e Qualcomm já são membros da A4WP.

Além de uma experiência sem fios, a Intel também quer tornar os computadores mais interativos. PCs com câmeras 3D chegarão ao mercado no final deste ano, disse Skaugen. As câmeras serão capazes de analisar a profundidade de uma imagem, como fazem os olhos humanos, o que irá ajudar a detectar movimento, reconhecer emoções humanas ou até mesmo determinar hábitos de leitura.

Isso é parte de um esforço da Intel chamado Perceptual Computing, em que informações obtidas através de múltiplos sensores ajudam o computador a “perceber” o mundo ao seu redor, tornando a nossa interação com a máquina mais fácil.

Fonte:SHAH, AGAM. "Intel projeta computador sem fios para 2016 - COMPUTERWORLD." Computerworld. http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/06/04/intel-projeta-computador-sem-fios-para-2016/ (accessed June 5, 2014).

Uol: D-Link lança placa de rede com suporte a Ethernet 10 Gigabit e baixo consumo energético


Carlos

Assine a tag d-link para ser avisado sempre que novos conteúdos marcados pela tag forem publicados

A D-Link lançou uma nova placa de rede chamada DXE-810S, que traz suporte ao padrão Ethernet 10 Gigabit, e é projetada para arquiteturas de barramentos PCI Express de alta velocidade. O público-alvo do componente inclui os ambientes de tecnologia da informação de pequenas e médias empresas, principalmente as que ainda trabalham com o padrão Ethernet Gigabit.

De acordo com a D-Link, a placa oferece uma maior banda e mais funcionalidades do que os modelos PCI padrão, e traz taxas de transferências de até 20 Gbps. Além disso, a empresa promete que a DXE-810S eliminará os gargalos das arquiteturas de barramento 32-bit e 64-bit atuais. A placa de rede custa US$ 399.99 (cerca de R$ 913, sem contar os impostos).


Uol: 5 curiosidades sobre o Google que você talvez não saiba


O Google está tão presente no dia a dia dos internautas que causa até aquela sensação de familiaridade, como se soubéssemos tudo a seu respeito, mas a verdade é que ocorre o contrário: ele sabe muito sobre nós, mas não sabemos quase nada sobre ele.

Pensando nisso, o pessoal do 5facts, programa que o Mashable hospeda no YouTube, resolveu buscar curiosidades sobre a companhia. Confira:

1) Se um empregado do Google morre, seu cônjuge recebe metade de seu salário por 10 anos.

2) O logo do Google não era centralizado na página até 2001.

3) Em 2013, por causa de um blecaute, todos os serviços do Google ficaram fora do ar por cinco minutos.

4) Enquanto empregados do Google são chamados de googlers, os novatos recebem o apelido de nooglers.

5) 15% das pesquisas realizadas diariamente nunca tinham sido feitas antes.

Uol: Facebook lança novo design de apenas uma coluna para todas as páginas

Leandra Troyack 

O Facebook anunciou hoje que está disponibilizando seu novo visual simplificado para todas as páginas até o final da semana.

Administradores que acessarem suas páginas nos próximos dias ganharão um tour do projeto atualizado, e depois de completá-lo poderão mudar para o novo design de imediato.
A rede social começou a trocar seu design em março, tendo agora todas as mensagens em uma coluna, tanto em páginas quanto nos perfis de usuário.

Aqui está o antigo projeto:


Aqui está o novo projeto que algumas páginas do Facebook já têm:
A coluna do lado esquerdo mostra todas as informações sobre a página, incluindo um mapa, número de telefone, URL do site, bem como fotos e vídeos. Todos os posts são mantidos no lado direita.

O Facebook também adicionou novas opções de navegação no topo para acessar a atividade da página, insights e configurações. O novo menu Build Audiência leva admins para suas contas no Ads Manager.

A empresa começou a mudar os perfis de usuário para o design de uma coluna no começo de 2013 e terminou de fazê-lo em maio desse ano.