Mostrando postagens com marcador operadoras. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador operadoras. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Info: Claro acaba com velocidade reduzida de internet móvel a partir de hoje

Claro acaba com velocidade reduzida de internet móvel a partir de hoje

Lucas Agrela
A partir deste domingo (28), a operadora Claro passa a cortar a internet móvel dos clientes que já tiverem consumido o pacote de dados previamente contratado, deixando de oferecer a navegação com “velocidade reduzida”.

Quem quiser continuar a acessar a internet após o consumo da cota de dados precisará comprar pacotes adicionais de 10 MB, 20 MB ou 40 MB, ou pacotes mensais de 225MB e 450MB.

“A medida visa permitir que nossos clientes utilizem seus pacotes de internet sempre em alta velocidade, sem o incômodo de ter a velocidade de navegação reduzida após o consumo de sua franquia”, de acordo com nota oficial da Claro, enviada a INFO no começo do mês.

Os clientes da operadora podem consultar gratuitamente o saldo do pacote de dados ligando para o número *1052#.

As operadoras TIM, Vivo e Oi também anunciaram medidas semelhantes.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região

G1 - Operadora usa Águas de São Pedro como protótipo para 'cidade digital' - notícias em Piracicaba e Região:

Projeto de R$ 2 milhões prevê inovações nas áreas de saúde, educação.
'É para se pensar a cidade do futuro', afirmou ministro das Comunicações.


Alessandro Meirelles

Do G1 Piracicaba e Região
FACEBOOK



Alunos da rede municpal receberam tablets e plataforma pedagógica (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Com pouco mais de 3 mil moradores, Águas de São Pedro (SP) é usada como protótipo de cidade 100% digital do país. O projeto de R$ 2 milhões de uma operadora de telecomunicações está em curso desde janeiro e prevê 14 "serviços inteligentes" gratuitos. Parte das inovações já funciona e outra está em fase de testes nas áreas da educação, turismo, segurança e saúde. Nesta quinta-feira (4), o ministro das Comunicações Paulo Bernardo visitou a estância turística para conhecer a iniciativa. "É um projeto piloto para se pensar a cidade do futuro", disse.

4G
A primeira inovação foi a chegada da tecnologia 4G para aparelhos móveis. Essa modalidade é 180 vezes mais rápida que a antecessora e permite carregar e enviar dados, assistir vídeos em alta definição e baixar arquivos com mais facilidade, além de armazenar vídeos no computador enquanto estão sendo captados pela câmera. O sinal está disponível gratuitamente em rede wi-fi nas praças do município. A velocidade da internet fixa das casas também subiu para 25 mega por conta da troca das redes de transmissão, que eram de cobre e agora são de fibra óptica.

Tablets, wi-fi e boletim por SMS
Todos os 415 alunos da rede municipal receberam tablets no primeiro semestre. Os colégios também ganharam rede wi-fi e uma plataforma educacional de apoio pedagógico, com vídeos, fotos e textos de jornais e revistas. O acervo das bibliotecas escolares também foi digitalizado para facilitar a consulta. E dados imporatntes, como a frequência e o boletim escolar, passaram a ser enviados via SMS diretamente para o celular dos pais e responsáveis. "O professor pode avisar o pai de forma fácil se o o filho está ou não no colégio, por exemplo", disse o prefeito Paulo Ronan (PSDB).
Estacionamento inteligente tem sensores em cores verde e vermelho no chão(Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Estacionamento inteligente e totem informativo
Uma tecnologia de sensores ópticos instalados ruas das áreas central já oferece a moradores e turistas a opção de checar em tempo real a disponibilidade de vagas por meio de um aplicativo de celular ou tablet.

O município não cobra taxas de estacionamento em áreas públicas. Um totem colocado na entrada da Avenida Carlos Mauro, a principal do Centro, também informa se há ou não lugares vazios para parar o veículo. O sistema conhecido como "Estacionamento Inteligente" (Smart Parking) existe em alguns shoppings centers de São Paulo, mas é inédito em gestões públicas, segundo a Prefeitura. O equipamento é movido à energia solar, ao contrário do que está disponível na iniciativa privada.
saiba mais
Águas de São Pedro terá tecnologia
4G para se tornar cidade 100% digital

'Estacionamento inteligente' mostra
vagas desocupadas por aplicativo

Águas de São Pedro tem redução de
31,52% no eleitorado com biometria


Águas é a menor cidade da região de Piracicaba (SP), mas chega a receber 25 mil pessoas em feriados. "Além de reduzir o tempo de procura por estacionamento, a iniciativa tem um viés ecológico, pois com menos carros circulando há menos emissão de gases da combustão de combustíveis", comentou o secretário de Turismo, Fábio Pontes.
Aplicativo gratuito mostra em tempo real as
vagas disponíveis (Foto: Alessandro Meirelles/G1)

Câmeras 'Big Brother'
Dezesseis câmeras foram instaladas em diversos pontos da cidade. As imagens são monitoradas 24 horas em uma sala de controle criada por conta do projeto em uma sala da delegacia.

Os postes que têm as câmeras também dispõem de sensores que reduzem a iluminação em determinado trecho ou rua em horários de pouca circulação.

"Automaticamente as câmeras, que são de alto alcance, são voltadas para essa direção. A segurança nesse caso não fica comprometida e ainda há economia de energia", comentou o prefeito.

Biometria na saúde
As inovações na saúde estão em fase de testes e devem ser disponibilizadas até o início de 2015, segundo a Prefeitura. O projeto prevê uma plataforma que irá proporcionar o agendamento de consultas médicas pela internet, por computador, tablet ou celular. O objetivo, nesse caso, é agilizar o atendimento na Clínica de Especialidades da cidade e evitar a formação de filas.

Outra medida prevista é a biometria. Ao passar o dedo em um sensor, todos histórico de saúde do morador ficará disponível. Ele será identificado rapidamente, o que também poderá ajudar o trabalho do médico. Agentes da Vigilância Sanitária, que em Águas fazem o trabalho de campo de combate à dengue, também receberam tablets com um aplicativo específico para esse tipo de trabalho. O preenchimento dos formulários on line viabiliza mapear focos do mosquito Aedes aegypti diretamente nos dados do Ministério da Saúde.

'Cidade do futuro'
Em visita a Águas, o ministro classificou como "sensacional" o que viu. "É razoável começar por uma cidade como Águas de São Pedro, com porte menor, mas que, assim mesmo, permite se fazer testes e verificar todas dificuldades que podem surgir. Claro que aqui exige menos recursos, mas considero plenamente viável que se instale em cidades médias e grandes. E a tecnologia da informação é cada vez mais desejada pelas pessoas e empresas. Quanto mais ela estiver à disposição do cidadão e da administração pública, mais a vida será cômoda, confortável e segura", destacou Bernardo.

Comercialização
O presidente da Vivo no Brasil, Antonio Carlos Valente disse ao G1 que após a implementação total do projeto em Águas a empresa deve comercializá-la em outras cidades. No entanto, frisou que "cada município tem sua situação particular" e que estudos sobre viabilidade e preço estão em fase de elaboração.

"Estamos desenvolvendo alguns métodos para parcerias público-privadas que certamente vão ser uma forma de alavancar esses projetos, que são muito inovadores. Muitas vezes, as pessoas nem sabem ainda especificar o que precisam. Vamos disponibilizar uma série de informações para as municipalidades, que poderão inclusive visitar Águas de São Pedro e nossos parceiros (empresas fornecedoras) para conhecer um pouco mais sobre tudo isso". Em novembro, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), vistou a estância em busca de informações.

Sala de Controle de Segurança foi criada devido ao projeto Cidade Digital (Foto: Toni Perecin/Arquivo pessoal)

Fonte:Meirelles, Alessandro. "Operadora Usa Águas De São Pedro Como Protótipo Para 'cidade Digital'" Piracicaba E Região. Accessed December 5, 2014. http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2014/12/operadora-usa-aguas-de-sao-pedro-como-prototipo-para-cidade-digital.html.

Info Abril: Anatel já recebeu R$ 5,07 bi das operadoras referentes ao leilão de 4G | INFO


Anatel já recebeu R$ 5,07 bi das operadoras referentes ao leilão de 4G | INFO:

O valor é referente ao leilão da faixa de 700 MHz da telefonia móvel de quarta geração, ocorrido em setembro


A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) já recebeu 5,074 bilhões de reais das operadoras de telecomunicações que venceram o leilão da faixa de 700 MHz da telefonia móvel de quarta geração (4G), ocorrido em setembro, informou a agência nesta quinta-feira (4).

As operadoras optaram por realizar o pagamento à vista, uma vez que os juros do financiamento oferecido pela Anatel foram considerados altos.

Do montante total, a Vivo pagou 1,657 bilhão de reais, TIM Participações, 1,678 bilhão de reais e Claro, do grupo América Móvil, 1,739 bilhão de reais.

A Algar Telecom ainda não realizou o pagamento dos 2,63 milhões de reais referentes ao lote regional adquirido no leilão, mas poderá fazê-lo até a assinatura do contrato, que ocorrerá na manhã de sexta-feira, informou a agência. Procurada, a Algar Telecom não foi encontrada para fazer comentários.

Apesar de terem realizado os pagamentos --sem os quais os contratos não podem ser assinados--, as vencedoras do leilão estão questionando parte dos valores cobrados pelas licenças.

A divergência, de cerca de 200 milhões de reais para as quatro empresas, refere-se principalmente à contabilização de créditos tributários.


Fonte:"Anatel Já Recebeu R$ 5,07 Bi Das Operadoras Referentes Ao Leilão De 4G." INFO. Accessed December 5, 2014. http://info.abril.com.br/noticias/mercado/2014/12/anatel-ja-recebeu-r-5-07-bi-das-operadoras-referentes-ao-leilao-de-4g.shtml.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Olhar Digital: Justiça desobriga operadoras de ampliar promoções para usuários antigos

Olhar Digital: Justiça desobriga operadoras de ampliar promoções para usuários antigos:



A justiça concedeu a operadoras de telecomunicações uma liminar que desoobriga empresas do ramo a seguir algumas das regras determinadas no RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), aprovado pela Anatel, que entrou em vigor neste mês de julho.

A agência diz que a medida afeta principalmente duas regras, que incluem a obrigatoriedade de a empresa retornar a ligação para o cliente quando a chamada para o call center é interrompida em meio ao atendimento e a necessidade de ampliar para clientes antigos as promoções feitas para conquistar novos usuários.

A determinação judicial partiu de um pedido da TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas), formada por empresas de como TIM, Vivo, Oi, Claro, GVT, Embratel, Nextel, Sky. A concessão da liminar aconteceu no último dia 24.

A Anatel, porém, promete recorrer contra a decisão e que a liminar foi conquistada antes que pudesse ser apresentado o seu lado das alegações.

O RGC, aprovado em março, passou a valer neste ano, com o objetivo de garantir mais direitos aos clientes de empresas do setor. A regulamentação dita, principalmente, normas para relação entre consumidor e empresa, como a abertura da possibilidade de cancelamento do serviço pela internet.

Foi concedido às operadoras um prazo de 120 dias a 18 meses para implantação das normas, dependendo do grau de complexidade. A Anatel também explicita que as novas regras dependem do tamanho da empresa. As normas variam entre operadoras que têm até 5 mil consumidores, as que têm entre 5 mil e 50 mil e as que têm mais de 50 mil clientes.

Fonte: "Olhar Digital: Justiça desobriga operadoras de ampliar promoções para usuários antigos." Olhar Digital. N.p., n.d. Web. 1 Aug. 2014. <http://olhardigital.uol.com.br/noticia/justica-desobriga-operadoras-de-ampliar-promocoes-para-usuarios-antigos/43374>.