quinta-feira, 25 de outubro de 2012

IDG Now!: Entre jovens, vício em smartphones é maior do que em Internet



Estudo mostrou que envio de mensagens por 
meio de aplicativos de bate-papo e falar ao telefone 
foram as atividades mais populares

O Gabinete de Educação da Província de Gyeonggi, na Coreia do Sul, realizou uma pesquisa com aproximadamente 1,5 milhão de estudantes cursando o equivalente aos Ensinos Fundamental e Médio, no mês passado, para descobrir padrões de uso de smartphone. As informações são do jornal KBS World.

No geral, 66% dos alunos pesquisados tinham um smartphone. Desse total, 48% eram do ensino fundamental, 76% do ensino médio e 77% do último ano. Aproximadamente 46% dos alunos disseram passar 1-3 horas por dia em seus telefones, em média, enquanto 27% relataram uso de menos de uma hora diária. Apenas 10% disseram passar mais de cinco horas todos os dias.

O envio de mensagens por meio de aplicativos de bate-papo e falar ao telefone foram as atividades mais populares, de acordo com a pesquisa. Em seguida vieram ouvir música ou baixar arquivos MP3. Navegar na web e jogar jogos também são atividades comuns.

De acordo com as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Sociedade da Informação, 2.2% dos estudantes pesquisados estavam em um alto risco de vício em smartphone. Isso é mais que o dobro da taxa daqueles que estavam em um alto risco de vício em internet (1.1%), de acordo com estudo realizado no começo do ano. Os que estão na categoria de alto risco tiveram problemas levando suas vidas cotidianas, sofrendo sintomas de abstinência, se comunicando com os outros principalmente por meio de seus celulares e se sentindo ansiosos sem seus smartphones.

O governo pretende fortalecer a educação nas escolas para prevenir o vício em smartphone e promover o uso saudável do dispositivo.

Convergência Digital : Anatel improvisa medição móvel e afeta acessos fixos





Falta uma semana para começar o sistema de medição da qualidade das conexões à Internet que será usado pela Anatel como parâmetro na regulação dos serviços das operadoras. Mas ainda sobram problemas na adaptação do modelo a ser adotado no Brasil, a partir do sistema desenvolvido pela empresa responsável – uma parceria das britânicas PwC e SamKnows.

Em essência, não existe um sistema para medir as conexões móveis. A partir de 31/10, quando começam as medições conforme previsto em regulamento da Anatel, será adotada uma saída, que fará testes nas conexões sem fio, mas somente de forma estacionária.

“A posição da Anatel é de que tem que ter a medição com mobilidade, mas não existe uma solução”, diz o superintendente de Serviços Privados da agência, Bruno Ramos, que coordena o grupo de implementação do programa de medição da qualidade (Gipaq).

Uma reunião do Gipaq nesta quarta-feira, 24/10, decidiu que os acessos móveis serão verificados com a instalação de equipamentos (probes) em diversos pontos do país. Mas eles atuarão como usuários, medindo hipotéticas conexões sem fio. E estarão fixos.

A ideia é instalar cerca de 5 mil desses equipamentos no país voltados à medição móvel. E é aí que o problema transborda para a medição dos acessos fixos – pois esses equipamentos serão “descontados” do total previsto para a medição das conexões fixas.

Inicialmente, a Anatel e a Entidade Aferidora da Qualidade (gerida por uma associação da PwC com a SamKnows) divulgaram uma campanha para alcançar cerca de 12 mil voluntários que receberiam equipamentos domésticos para medir a qualidade das conexões fixas. Agora devem ser 6 mil.

“Serão cerca de 6 mil probes para acessos fixos e uns 4,5 mil, 5 mil, para móveis”, admite o superintendente Bruno Ramos. Acontece que, segundo explicaram Anatel e EAQ, os 12.091 voluntários não surgiram de um número aleatório, mas era o necessário para cobrir, estatisticamente, os diferentes perfis de usuários.

A inexistência de um sistema para verificar as conexões móveis já fora uma questão levantada desde o início do processo de seleção e modelagem da medição prevista em regulamento. Segundo Ramos, o sistema operacional de um smartphone ou mesmo o nível da bateria influenciam no resultado.

“Vamos, talvez a partir de dezembro ou janeiro, iniciar testes tendo em vista dois modelos possíveis. Um com a instalação dos equipamentos em unidades móveis. O outro seria um software para smartphones, que permitiria a qualquer um fazer testes em qualquer lugar”, explica o superintendente.

O primeiro modelo é semelhante à solução provisória, no qual equipamentos simulam usuários, com a diferença de que, ao invés de fixos, seriam instalados em carros – está em negociação o uso dos veículos dos Correios, visto que possibilitariam medições em rotas aleatórias.

INFO: Google e Microsoft lideram lista dos 50 sites mais visitados nos EUA

Google e Microsoft lideram lista dos 50 sites mais visitados nos EUA 

 

Facebook aparece na quarta posição enquanto  
LinkedIn e Twitter ocupam 26º e 27º colocações

São Paulo – A Google e a Microsoft lideram a lista de empresas com maior número de usuários únicos que acessam seus sites nos Estados Unidos de acordo com lista elaborada pela empresa de análise de tráfego comScore.

No total, os sites do Google (YouTube, buscas, Google+, mapas etc.) somam 186,6 milhões de usuários únicos – cerca de 84% do mercado americano.

Na sequência, aparece a Microsoft, dona de serviços como portal MSN, Skype e Bing, com 166,6 mi de clientes.

Yahoo!, com 163 mi, e Facebook, com 150,3 mi, ocupam a terceira e quarta posições. A América Online fecha o grupo das cinco primeiras, com 110 mi de usuários únicos.

Entre as mais conhecidas dos brasileiros, a Wikimedia (que mantém a Wikipedia) surge na sétima posição (88,4 mi), seguida da Apple na décima (79,5 mi).

LinkedIn e Twitter ocupam as 26º e 27º posições. A Netflix chega na 39º, seguida do Tumblr na 42º, do Instagram na 44º, e do MySpace na posição número 47º.

Pela primeira vez, o Pinterest apareceu entre na lista, exatamente na 50º posição, com 25 mi de usuários.

No total, os EUA contam com 219,9 milhões de usuários de internet, e são o segundo maior mercado online, atrás somente da China. .

Olhar Digital: Gmail, Yahoo! e Outlook corrigem falha de segurança em seus serviços



Erro descoberto acidentalmente permitia enviar 
e-mails se passando por qualquer pessoa 

Google, Yahoo! e Microsoft consertaram uma grande falha em seus serviços de e-mails que foi descoberta por um matemático que recebeu uma suposta mensagem para trabalhar em programação no Google.

Zachary Harris recebeu ume-mail inesperado de uma pessoa que se dizia recrutador do Google e oferecia um emprego dentro da empresa. Ele estranhou a mensagem e acreditava ser um spam. Ao analisar o e-mail, descobriu uma falha que permitia que emails falsos aparecessem como se fossem legítimos no Gmail.

O erro permitia que, com um pouco ce conhecimento técnico, era possível enviar um e-mail se passando por qualquer pessoa - como, por exemplo, enviar um e-mail no nome de Larry Page, CEO do Google, de uma forma que parecesse que o próprio Page enviou a mensagem.

Segundo a Wired, o Google corrigiu a falha logo que ficou sabendo dela, mas depois percebeu-se que era uma falha de serviços de e-mail em geral. Microsoft e Yahoo!, que também tinham o erro, rapidamente corrigiram seus serviços. 

Convergência Digital: Cloud Computing - Era 'pós-PC' redefine infraestrutura da nuvem no Brasil




O Brasil vive um novo momento na definição da infraestrutura para a computação na nuvem, sustenta o novo country manager da VMware do Brasil, Fábio Costa, que nesta quarta-feira, 24/10, falou à imprensa durante o VMWare Forum 2012, realizado na capital paulista.

Segundo ele, a infraestrutura para computação em nuvem deve permitir que empresas de todos os portes – desde as microempresas até as multinacionais – se tornem mais competitivas. Isso sem perder agilidade do negócio e privilegiando o gerenciamento de TI em termos de custos, complexidade e controle.

“A ‘Era pós-PC’ imprimiu um novo ritmo aos negócios. O mundo corporativo tem de criar soluções para seus consumidores na mesma velocidade que eles acessam os aplicativos em seus dispositivos móveis. Ganha a corrida quem fizer seu produto chegar à mão do consumidor primeiro", analisa Arlindo Maluli, diretor da área de pré-vendas e serviços da VMware para a América Latina. "Só a computação em nuvem pode resolver essa equação”, assegura o executivo.

Nesta linha de pensamento, a companhia criou – e aposta em – um conceito ao qual vem tratando como “Datacenter definido por software”. Para a VMware, a computação em nuvem com serviços de TI ágeis, seguros e eficientes estende os benefícios da virtualização para o datacenter – computação, armazenamento, networking e os serviços associados de disponibilidade e segurança. E é aqui que reside a aposta maior da VMware quando o assunto é cloud computing.

A proposta de datacenter definido por software da VMware abstrai todos os recursos de hardware e cria um pool de recursos que agrega capacidade, permite automatização com segurança e eficiência e distribui as aplicações conforme a necessidade. A primeira solução para datacenter definido por software foi lançada recentemente pela VMware. Trata-se do VMware vCloud® Suite 5.1, que fornece um pacote completo para se implantar a arquitetura da computação em nuvem.

Segundo os executivos da companhia, o novo produto automatiza as camadas de segurança e rede que faltavam para se ter uma nuvem totalmente automatizada. “A nova oferta é fruto da aquisição da Nissira, pela qual a VMware pagou US$ 1,2 bilhão”, afirma Maluli. Essa empresa possui uma tecnologia que automatiza a parte de segurança e rede de um data center.

Com isso, sugere o executivo, a VMware passa a oferecer todas as ferramentas necessárias para que as empresas estabeleçam nuvens automatizadas de ponta a ponta. “O mercado pode criar suas nuvens da maneira como achar melhor, hospedá-las no provedor que considerar mais confiável e usar a tecnologia do fabricante que preferir”, diz Maluli, destacando o fato das soluções da VMware serem agnósticas e trabalharem com múltiplas tecnologias.

Quando o assunto é a maturidade das empresas brasileiras, Costa e Maluli concordam que o país está em um nível avançado de discussões sobre adoção de cloud computing. “As empresas no Brasil estão entre as mais sofisticadas em termo de adoção de tecnologia e práticas gerenciais”, afirma o country manager da VMware. Para Maluli, uma vez solucionada a questão da segurança nas nuvens – e é o que promete a solução da VMware –, a adoção de cloud computing deve ser tão natural quanto foi a adesão a sites de compras online, dez anos atrás.

IDG Now!: Hackers quebram proteção essencial do PlayStation 3




Código "LV0" contorna a principal barreira de proteção do console, e permite a criação de sistemas alternativos para jogar games piratas

A última -e mais forte- linha de defesa do console PlayStation 3, da Sony, finalmente foi superada pelos hackers. 

Um grupo chamado "The Three Musketeers" (Os Três Mosqueteiros) publicou um conjunto de códigos "raiz" que podem descodificar a chamada camada 0 (LV0) usada no carregamento primário (boot loader) do console.

Na prática, isso significa que agora é possível desenvolver updates alternativos para o PS3, capazes de rodar games piratas, emuladores ou mesmo o Linux, mesmo quando a Sony atualizar o sistema operacional. 

"Todos os futuros firmwares e games poderão ser decodificados, e dessa vez a Sony não pode fazer mais nada", escreveu o hacker Marcan, um dos desenvolvedores do exploit (software que explora a falha), em um fórum.

No entanto, isso não significa que todos os consoles estão imediatamente expostos -somente os PS3 que já rodam firmware alternativo, ou podem fazer o chamado downgrade (retornar a uma versão anterior). 

O grupo que divulgou os códigos disse que somente fez isso porque rivais teriam roubado a informação e planejavam vender firmwares baseados nela.

A Sony ainda não comentou a questão.

rede bom dia: Queixas sobre compras na internet crescem 60%



Consumidores reclamam de sites de venda 
direta e em grupo; confira ranking dos mais reclamados

Comprar pela internet oferece vantagens como facilidade, comodidade e até preço mais em conta, mas essa modalidade de consumo tem causado problemas e deixado consumidores descontentes. O número de reclamações formalizadas no Procon de Rio Preto contra empresas de vendas on-line disparou.

Durante todo o ano de 2011, foram 385 queixas no órgão de defesa do consumidor local. De janeiro a setembro deste ano, esse número saltou para 460, um aumento de 59,38%.“É um número altíssimo se considerarmos que o consumidor só procura por seus direitos depois de esgotadas as tentativas de negociações”, diz o diretor do Procon, Jean Dornellas.

É o que aconteceu com Rafael Cavalcante. Ele pagou R$ 35 em uma promoção que lhe daria direito a entrada, mais porção e duas cervejas. Quando quis desfrutar do cupom, que comprou pela Peixe Urbano, descobriu que o bar de Rio Preto onde iria havia fechado.“Tentei falar com os ex-proprietários e disseram que não era mais com eles. Entrei em contato com o Peixe Urbano e não tive retorno. Procurei o Procon e só então fui ressarcido.”

O mesmo se deu com a funcionária pública Ana Carolina Trevizan, 29. Em julho comprou um DVD automotivo no site da Americanas. “Paguei 

R$ 350, cerca de R$ 100 a menos do que o preço cobrado em lojas.” O produto seria dado de presente de aniversário para o marido, Daniel.

“No dia da entrega não havia ninguém em casa. Depois, tentei por dois meses agendar uma outra data, mas sem sucesso.” Ana decidiu reclamar no Procon de Rio Preto e em uma semana recebeu o dinheiro de volta. “Foi preciso buscar os meus direitos”, conta.

A auxiliar administrativo Taís Batista Domingos, 32 anos, também recorreu ao serviço de proteção ao consumidor.

Ela comprou dois cupons de um quite de festa, com bolo, salgadinhos e docinhos. Pagou, mas não comeu.“Tentei marcar cinco vezes, mas a mulher disse que não teria como me entregar a mercadoria porque o Groupon vendeu mais cupons do que ela poderia atender”, diz. A mulher ainda teria dito a Taís para pedir o ressarcimento ao site de compras coletivas.“Tentei, mas não fui atendida. Só depois que entrei com ação no Procon, recebi meu dinheiro de volta.”

Empresas/ A assessoria do Peixe Urbano informou que as dez reclamações feitas no Procon de Rio Preto representam 0,005% do número de cupons vendidos na cidade. “Todos os casos, incluindo o do senhor Rafael Cavalcante, já foram tratados devidamente”. Diz ainda que o site é o que tem o menor índice de reclamações e a maior taxa de resolução. 

A assessoria do Groupon informa que toma medidas para aprimorar de forma continua o relacionamento com clientes e parceiros.

A Americanas, em nota, afirmou que “trabalha constantemente para resolver todas as questões que impactam seus clientes” para oferecer uma “boa experiência” de compra.

Rio-pretenses compram carteira de motorista por site de compras coletivas e ficam sem atendimento

Os sites de compras coletivas são um fenômeno. Mas as ofertas tentadoras também geram problemas. Bombam nas redes sociais reclamações contra uma promoção de carteira de motorista feita em parceria entre o Groupon e a Rubi Car, de Rio Preto.

A professora Graziella Scamardi, 28 anos, foi uma das vítimas que caiu na tentação do preço para lá de atrativo.

Em 9 de junho, comprou um cupom por R$ 499 que lhe daria direito a duas carteiras de habilitação: de moto e carro.

Já fez os exames de vista e psicotécnico e as aulas teóricas, mas não consegue marcar a prova. Buscou atendimento no Procon de Rio Preto e decidiu entrar com ação no juizado de pequenas causas contra a Rubi Car.

Maria Gabriela Navarro postou ontem à tarde, no Facebook: “Alguma novidade sobre nossa linda autoescola [Rubi Car]? Minhas coisas ainda estão enroladíssimas. De verdade estou com muito medo”.

O diretor do Procon, Jean Dornellas, disse que se reuniu com o delegado da Ciretran de Rio Preto, Roberto Murai, que deve permitir que as pessoas que estão com carteira “parada” na Rubi possam transferir-se para outra autoescola. “Os consumidores terão de entrar no juizado especial para ter o ressarcimento do dinheiro”, diz Dornellas, que hoje pretende fazer boletim de ocorrência no 1º DP. “Esperamos que seja aberto inquérito contra a Rubi Car por desobediência.” 

Segundo ele, a empresa não compareceu às audiências marcadas pelo Procon para tentar solucionar o problema dos consumidores. 

O gerente administrativo da autoescola, Wanderley Leme, diz que a empresa está dentro dos prazos e da lei. Culpa a Ciretran de Rio Preto por ter exames escritos só a cada 15 dias e diz que não foi às audiências porque precisa resolver os problemas internos. “Quem se sentir lesado, deve procurar o Groupon para reaver o dinheiro”, diz. Ele não soube informar quantas CNHs foram vendidas pelo site de vendas coletivas.

As ‘e-commerce’ com maior número de queixas no Procon 

de Rio Preto

Groupon, com 61 reclamações

Americanas.com,com 32

Shoptime, 

com 32

Casas Bahia,com 13

Walmart, com 12

Magazine Luiza,com 11

Peixe Urbano, com 10

Submarino, com 9

Julian, com 9

CickOn, com 8

Groupon registra o maior número de queixas no Procon de Rio Preto

De janeiro a setembro, o Procon de Rio Preto recebeu 79 reclamações contra sites de compras coletivas. Só o Groupon é responsável por 61 queixas. É quase o dobro das registradas contra a Americanas.com., que vende produtos pela internet e, no mesmo período, registrou 32 reclamações.

20.510é o número de reclamações registradas no Procon/SP contra empresas que vendem produtos pela internet, estão incluídos aí os sites de compras coletivas.

Procon de São Paulo registrou 760 reclamações contra sites de compras coletivas

O Procon/SP registrou 760 atendimentos relacionados a sites de compras coletivas de janeiro a setembro. Groupon e Groupalia foram as empresas que mais descumpriram a entrega dos produtos adquiridos pelos internautas.

R7: Páginas do McDonald's e Pepsi são invadidas por hacker da Turquia



Informações pessoais de consumidores foram 
publicadas na internet
Repdorução/Softpedia

Maxney redirecionou o domínio da Pepsi para página que dizia "Eu protesto contra o desrespeito ao nosso amado profeta Mohammad"

Um coletivo de hackers da Turquia tem mirado seus ataques em grandes companias. Maxney, membro do "Turkish Agent Hacker Group", reividicou o ataque ao McDonald's da Tailândia. As informações são do Cyber War News.

A invasão permitiu que os hackers tivessem acesso a administração do site, que controla o recebimento de pedidos, vendas e emails da rede de fast-food.

Dados de quase dois mil consumidores cadastrados no site do McDonald's — como nome, endereço, telefone e email — foram publicados na página pastebin.com.

De acordo com o Softpedia, na semana passada, Maxney também invadiu o site da Pespsi na Hungria e publicou informações de aproximadamente 50 mil pessoas.

Ele também alterarou o domínio da página, redirecionando para uma outra, que dizia "Eu protesto contra o desrespeito ao nosso amado profeta Mohammad".

Ainda não se sabe a relação do ataque a sites de empresas de fast-food e bebidas.

TI INSIDE: CGI.br anuncia última fase de medida para reduzir envio de spam no Brasil




O Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) apresentou a última etapa das medidas para a implementação do projeto Gerência de Porta 25, conjunto de políticas e tecnologias para implantar um sistema de redução de spams originados em redes domésticas do país. A campanha deve ser concluída até o fim do ano.
Para que essa fase seja cumprida, as prestadoras de serviços de telecomunicações passarão a gerenciar o envio de mensagens enviadas por redes residenciais pela porta 25. De acordo com o comitê, somente usuários que utilizam programas leitores de e-mails como Outlook, Thunderbird, entre outros, em redes residenciais, precisam alterar a porta de envio de mensagens de “25” para “587”, para continuar a enviar e-mails normalmente.
Com a troca da configuração, as redes que fornecem acesso residencial podem impedir conexões com destino à porta 25, cessando o abuso por spammers sem afetar o consumidor. Já a troca de mensagens entre servidores continua ocorrendo na porta 25.
Atualmente, o Brasil ocupa a quarta posição entre os países com mais endereços IP listados em listas de spams, atrás apenas de Índia, Vietnã e China, segundo o órgão. “O Brasil não é um grande emissor de spams, mas tem sido abusado para entregar mensagens que têm origem e destino no exterior”, explica Henrique Faulhaber, conselheiro do CGI.br e coordenador do projeto Gerência de Porta 25.

R7: Orelhão com internet sem fio atrai usuários em SC




Orelhão com internet sem fio atrai usuários em SC Por Daniel Cardoso, especial para a AE Florianópolis, 24 (AE) - O primeiro orelhão Wi-Fi do Brasil, instalado em Florianópolis no final de setembro, registra resultados animadores e mostra que a população da cidade está atenta às inovações tecnológicas. Segundo João Paulo Grunert, gerente de Longa Distância e Telefonia Pública da Oi, operadora que instalou o equipamento em parceria com a prefeitura da capital, todos os dias são realizados cerca de 130 acessos e o serviço já integra o cotidiano de quem frequenta o Largo da Catedral, no centro, onde está o orelhão. "Entre os usuários há aqueles que acessam a internet no local para baixar simples e-mails até usuários que levam o laptop para trabalhar ao ar livre. Tem também quem acessa games para jogar online", disse Grunert. A instalação do aparelho oferece, além do telefone convencional, um sinal de internet que pode ser acessado gratuitamente a no máximo 70 metros de distância. Para poder entrar na rede, basta se cadastrar e receber o usuário e a senha. A ideia é chegar a 30 pontos até final de 2013. O modelo de negócio para que o serviço seja rentável ainda está em estudo pela Oi, mas algumas tendências são praticamente irreversíveis. A primeira é manter o acesso gratuito apenas para clientes do serviço Oi Velox. Para os demais usuários, a gratuidade terá tempo limitado. O que exceder este limite será cobrado. Outra alternativa é utilizar o ponto para explorar publicidade, tanto anúncios da própria operadora quanto de outras empresas. "É a modernização de um ativo. Com o acesso a internet, as pessoas vão cuidar mais do orelhão e haverá menos vandalismo. No Brasil, existem 700 mil orelhões. O uso deles cai ano a ano. A receita despenca e os custos sobem. Precisamos encontrar novos usos para esses equipamentos", afirmou Grunert. A instalação dos orelhões de internet sem fio faz parte da estratégia de firmar Florianópolis como capital da inovação. De acordo com João Alexandre Piassini Silvério, secretário municipal de Ciência e Tecnologia, a ideia surgiu após a divulgação de iniciativas semelhantes em outras cidades do mundo, como Nova York. "Para cada ponto que a empresa instalar em um local movimentado, terá que colocar um orelhão em uma localidade carente", explicou o secretário. Segundo ele, na próxima semana a prefeitura lançará um projeto ainda mais ousado. É o edital de instalação de 400 torres de internet social para acesso livre em toda a cidade. "Queremos atender 40 mil pessoas simultaneamente, cerca de 10% da população do município. Uma internet de alta qualidade com acesso real (conexão full) de 10 mega ao usuário", disse Silvério. A distribuição será nos pontos de grande movimento ou considerados estratégicos, como praças, praias, escolas, avenidas e unidades de saúde. Para evitar o uso indiscriminado, a internet oferecerá algumas limitações. Ao baixar um vídeo, por exemplo, a velocidade cairá para 256 kbps. Sites com conteúdo adulto terão o acesso barrado. "Os turistas também poderão utilizar o sistema. Devem fazer o cadastro para ganhar a senha com limite de uso de alguns dias", explicou o secretário.

iG: Dispositivos móveis transformam mercado de tecnologia




Gigantes de tecnologia como Google, Microsoft e Facebook estão se esforçando para reinventar seus modelos de negócios, agora que o antigo sistema com um cliente sentado em uma mesa com um computador começa a ficar ultrapassado

A Intel conquistou sua fortuna com os chips que são essenciais aos computadores pessoais e a Microsoft com o software que vai dentro deles. O segredo do Google é que encontra o que você está procurando na internet. Mas o terreno está mudando para esses titãs da tecnologia devido a uma grande força: a ascensão dos dispositivos móveis.

Estas e outras empresas de tecnologia estão se esforçando para reinventar seus modelos de negócios, agora que o modelo antigo - um cliente parado sentado em uma mesa fixa – já não pode ser mais levado em consideração. Essas empresas, uma vez romperam com o conceito de negócios tradicionais, como a venda de livros e de música até reservas de hotéis. Hoje, eles estão sendo abalados pelo amplo uso de smartphones e tablets.

"As empresas estão tendo que reorganizar seu pensamento, dizendo: 'O que é que os nossos clientes estão fazendo através de seus dispositivos móveis que é diferente do que estamos lhes oferecendo através do nosso canal de web tradicional?'", Disse Charles S. Golvin, um analista da Forrester Research, empresa de pesquisa de tecnologia.

Ele acrescentou: "É hilário falar a respeito do negócio tradicional através da Web como se viesse acontecendo há séculos, mas, tudo isso na verdade começou faz pouco tempo, apenas no século passado."

Os gigantes da indústria continuam sendo uma engrenagem altamente rentável para a economia. No entanto, o uso de dispositivos móveis está tendo suas consequências, incluindo relatórios da semana passada com resultados decepcionantes vindos do Google, Microsoft e Intel, relacionado com a receita dos dispositivos móveis. Os investidores estão na expectativa para saber a respeito do resultado do Facebook com o mesmo intuíto.

Desde a sua oferta pública inicial, o Facebook perdeu metade do seu valor em Wall Street sob pressão para ganhar mais dinheiro com os dispositivos móveis, já que 6 de 10 usuários do Facebook utilizam o aplicativo em seus telefones.

Ganhar dinheiro neste novo jogo vai depender do quão habilmente empresas de tecnologia irão rastrear seus usuários de seus computadores pessoais até seus dispositivos móveis e, finalmente, até as lojas, cinemas e pizzarias onde gastam seu dinheiro. Também irão depender da forma como os consumidores - e os reguladores do governo - irão reagir ao fato de que irão ter cada ação sua monitorada.

O Facebook já está experimentando formas de usar o que sabe sobre seus usuários para exibir anúncios quando os mesmos estão usando outros aplicativos móveis. O Google está fazendo esforços para vincular o que o usuário faz no computador e telefone, para mostrar a alguém um anúncio de celular com base no que eles têm procurado em um computador em casa, por exemplo. Mas na semana passada, os reguladores europeus alertaram ao Google que alterasse sua política de privacidade que permite à empresa reunir informações sobre as pessoas em todos os produtos do Google.

Hoje quase metade dos americanos possuem um smartphone, de acordo com a comScore – um crescimento espantosamente rápido desde que a Apple introduziu o iPhone há apenas cinco anos atrás. A quantidade de tempo que as pessoas passam em seus telefones navegando na Web, utilizando aplicativos, jogos e ouvindo música mais do que duplicou nos últimos dois anos, a 82 minutos por dia, de acordo com a eMarketer, o tempo gasto on-line em computadores vai crescer apenas em 3,6%.

Os consumidores podem se afastar devido a intrusão de comerciantes em suas vidas diárias, mas as empresas disseram que a ideia pode valer a pena - um alerta em seu calendário irá lhe informar se você vai se atrasar para uma reunião ou um cupom aparece em seu telefone quando você está perto de uma loja específica.

As empresas estão encarando os desafios de maneiras diferentes. Apesar da decepção em seu relatório de ganhos recentes, o Google disse que está a caminho de ganhar US$ 8 bilhões em anúncios para celular, aplicativos e mídia no ano que vem e ativou meio bilhão de dispositivos rodando seu sistema operacional móvel, o Android. Google possui o maior lucro em anúncios móveis.

Mas um dos maiores desafios do Google é o de monitorar se as pessoas efetuam uma compra depois de ver um anúncio de celular. Ao contrário do que acontece online, onde o Google sabe se alguém compra uma câmera depois de procurar por ele, a empresa não sabe se alguém procura por um restaurante tailandês nas proximidades e depois come lá. É por isso que está tentando seguir as pessoas até o mundo físico, com serviços como carnê de pagamentos e ofertas de cupons. O Facebook está tentando usar o que sabe sobre seus 1 bilhão de usuários para criar anúncios em outros aplicativos que baixem em seus celulares. Por exemplo, uma marca de refrigerante que quer atingir homens em Los Angeles que gostam do time de basquete Los Angeles Lakers, poderia lhes mostrar anúncios não apenas quando eles estejam registrados no aplicativo móvel do Facebook, mas em outros aplicativos também.

"Nós acreditamos que expor os anúncios móveis fora do Facebook é outra ótima maneira para que as pessoas possam ver anúncios relevantes e descobrir novos aplicativos", disse a empresa em resposta a um inquérito via e-mail.

Não querendo ficar de fora observando as pessoas abandonarem seus computadores para migrarem para seus smartphones, a Microsoft na sexta-feira, dia 26 de outubro, irá introduzir uma versão de seu software Windows adaptado para dispositivos touch-screen e um novo tablet, o Surface.

Nvidia e Qualcomm estão criando processadores para dispositivos móveis. Amazon e eBay estão vendendo coisas, mesmo através de telas pequenas. E os proprietários de telefones celulares têm encontrado alguns serviços - como o Zillow para o setor imobiliário, o Yelp para as empresas locais e OpenTable para reservas de restaurantes – com melhor desempenho em telefones do que em computadores, e o lucro também tem melhorado.

Para os investidores e outros que tentam resolver o enigma de como ganhar dinheiro com usuários de dispositivos móveis, Marc Andreessen, um investidor de capital de risco, exaltou as virtudes da era móvel desta maneira: "Nós vamos acabar conhecendo uma enorme quantidade de pessoas."

Rondoni ao vivo: Evento discute desenvolvimento sustentável na Amazônia




O governador Confúcio Moura, acompanhado do ministro de Ciência, Tecnologia e Informação (MCTI), Marco Antônio Raupp e do senador licenciado, Valdir Raupp, estiveram nesta quarta-feira (24), na solenidade de abertura da 9º edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que acontece em Guajará Mirim e Ariquemes.

Com o objetivo de debater a sustentabilidade, economia verde e erradicação da pobreza, o evento que é uma realização do Sebrae em parceria com o MCTI, acontece até sexta-feira (26), e reúne empreendedores, educadores e pesquisadores para apontar alternativas de desenvolvimento econômico sustentável para o Estado e à Amazônia.

“A presença do Ministro é algo relevante. A ciência e tecnologia devem iniciar pelas escolas. Destinar laboratórios para Nova Mamoré e Guajará que iriam gerar futuros cientistas. Aqui no norte temos o costume de reclamar que somos esquecidos, mas devemos lembrar que o Estado do Paraná possui um numero maior de mestres e doutores que em toda a Amazônia. O avanço científico virá através da formação de pesquisadores”, disse o governador Confúcio Moura durante a solenidade.

Em seu discurso o Ministro Marco Antonio disse que, “a visita e uma oportunidade de ouro, um momento importante para um recado de que a política de Ciências e Tecnologia não pode ficar parada em Brasília, deve ir aos rincões do país, voltada para as reais necessidades de cada região. Momento para sublinhar o papel das médias e pequenas empresas, que devem receber o apoio do Estado para poderem caminhar sozinhas”, afirmou.

Para o ministro, o país tem hoje três segmentos. O primeiro é a área que compreende os estados do sudeste, grandes produtores da riqueza do país. O segundo setor é a Amazônia que possui uma grande área de riqueza, mas falta entender a forma de operar para que se tenha um desenvolvimento real. A terceira área é a litorânea ou região marítima onde concentram riquezas minerais e petróleo. Neste caso, a educação se torna um pressuposto para o desenvolvimento político e “sem ele andaremos muito pouco”, disse o Ministro Marco Antônio.

A questão da inovação e capacitação das indústrias são fundamentais, mas há aspectos estratégicos da plena utilização dos recursos naturais para um crescimento econômico que beneficie todas as áreas, com racionalidade e sem destruir os recursos, este é o desafio do evento.

O senador Valdir Raupp falou ainda sobre os projetos que contam com o apoio do Governo Federal, como a construção da ponte Brasil/Bolívia, que irá ligar os dois países, a liberação de verba para a Escola Federal e do projeto em estudo para a construção da Usina Hidrelétrica Binacional, além do projeto recém aprovado de transformação de Guajará Mirim em uma zona Free Shopp.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

TI INSIDE: Movimentação do FGTS está disponível para consulta por internet e celular




Um acordo entre as centrais sindicais e a Caixa Econômica Federal amplia o acesso a informações sobre as contas no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A partir de agora, informações como saldo, depósitos ou saques do benefício estão disponíveis por SMS e na internet.
Para ter acesso nesses meios, o cidadão deve cadastrar uma senha nos sites do fundo ou da Caixa e solicitar o serviço gratuitamente. “O trabalhador passa a ser o fiscal mais eficiente da própria conta, acompanhando se a empresa está ou não depositando as parcelas descontadas”, disse, em nota, o vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da Caixa, Fábio Cleto.
De acordo com a Caixa, 800 mil pessoas já utilizam a consulta e o acompanhamento da conta vinculada pela internet. Segundo Cleto, a previsão é que a adesão ao novo serviço chegue a 3,1 milhões de contas, até o final deste ano, e 27,6 milhões até dezembro de 2013.

O cidadão que optar pelos novos canais receberá em sua residência um extrato de papel, até fevereiro, com todas as movimentações ocorridas no exercício anterior. A adesão aos novos serviços é facultativa. 

TI INSIDE: Integração com a nuvem é questão crucial para adesão ao Windows 8 pelas empresas



A Microsoft prepara a venda do Windows 8 nesta quinta-feira, 25, e já aceita encomendas de usuários de diversos países. Apesar da grande aposta para aplicação em aparelhos com telas sensíveis ao toque, com a entrada na nova geração de ultrabooks e no segmento de tablets, a questão crucial para a adoção da última versão do sistema operacional entre as empresas reside na integração de sistemas com serviços de computação em nuvem.

É o que defende o professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e coordenador do MBA em gestão de operações da Fundação Vanzolini, Mauro de Mesquita Spínola. Para ele, apesar de a empresa chegar “atrasada” na competição com o Google e a Apple em mobilidade, a liderança no mercado corporativo dá à Microsoft certa vantagem na transição do próximo sistema operacional em empresas. “Essa ansiedade que existe no mercado consumidor para atualizar o software não existe no mercado corporativo. O sistema é adotado depois de adquirir maturidade”, explica.

O ponto-chave, para o especialista, está no uso da nuvem, tida como um “paradigma fundamental” na computação. Para Spinola, mesmo com problemas de segurança que essa modalidade envolve, “não tem mais sentido a empresa investir em todo o aparato de comunicações se ela tem a alternativa sob demanda: a nuvem”. Como a Microsoft promete uma maior integração com essa modalidade de serviço no Windows 8, será possível mensurar a chegada dessa versão nas empresas apenas quando o sistema for testado, ou seja, após ele chegar de fato ao mercado.

Spínola lembra que muitas organizações sequer realizaram a migração do Windows XP para o Windows 7, desconsiderando o fracasso nas vendas da versão entre elas, o Vista. Isso porque a computação corporativa leva mais tempo para fazer esta transição tanto pela estabilidade de redes, banco de dados e segurança, além do alto investimento na compra de novas licenças.

De acordo com o professor, a interface do Windows 8 mostra claramente o posicionamento da Microsoft a fim de acompanhar as tendências de mobilidade. Consequentemente, as primeiras companhias a adotá-lo serão aquelas que trabalham fortemente nas áreas de marketing, possuem numerosa equipe de vendas ou funcionários que possuem seus próprios tablets e smartphones. “É uma oportunidade que a Microsoft vê no futuro da computação, dado o estágio atual do uso dessas tecnologias. Por isso, apenas em organizações com demanda por integração dos sistemas internos com outros aplicativos possivelmente serão as primeiras que irão avaliar a hipótese de passar para o Windows 8”, analisa. 

TI INSIDE : Procempa investe em novo data center




A Prefeitura de Porto Alegre esta investindo em um novo data center que será instalado num andar da sede da empresa municipal de informática Procempa, especialmente organizado num ambiente de sala cofre. Segundo o presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, o principal benefício da instalação é garantir segurança à informatização que a Prefeitura está aplicando aos serviços.
“Cada vez mais a prefeitura está aplicando soluções informatizadas para qualificar os serviços públicos. É preciso ter um ambiente seguro física e energeticamente para manter a disponibilidade permanente desses recursos aos cidadãos”, ponderou, destacando a infraestrutura de videomonitoramento, a informatização da saúde, os processos judiciais em formato digital, o Diário Oficial online e a futura nota fiscal eletrônica como avanços que demandam modernização da infraestrutura técnica de sustentação.
O data center conta com sistema de detecção e combate automático de incêndio; climatização de precisão diretamente no piso; controle de acesso por biometria; sistema com filmagem e gravação; e monitoramento remoto de ar condicionado, nobreaks, porta aberta, variação de temperatura, fumaça, água, etc. O sistema traz ainda economia de energia e garantia de performance.
Qualificação dos serviços
O modelo aplicado para construção prevê certificação ISO 9001, alinhado às normas da ABNT e às certificações internacionais dedicadas aos ambientes de processamento seguro. O data center anterior, em operação hoje no município, foi estruturado na década de 70, tendo recebido atualizações pontuais ao longo dos anos, para fazer frente às demandas da cidade.
“É fundamental investir em suporte tecnológico para que os serviços cheguem aos cidadãos de forma mais ágil e qualificada”, afirmou a coordenadora-geral do Gabinete de Planejamento Estratégico e coordenadora do Comitê de Tecnologia, Informação e Comunicação do município (Cetic), Izabel Christina Matte, destacando que a mudança envolveu planejamento técnico e estratégias de contingenciamento dos serviços essenciais.
Migração
Os técnicos do município trabalham desde março no planejamento para realizar a migração à nova estrutura. A transição das bases de dados dos diversos sistemas e órgãos municipais para o novo data center será realizada em duas etapas – nos dias 2 e 10 de novembro.
Conforme Kulczynski, o processo de migração do dia 10 de novembro envolverá mais de 50 profissionais, entre analistas, programadores, engenheiros e equipe de logística. A previsão é reativar os sistemas dos serviços essenciais a partir de seis horas após o início do processo. 

TI INSIDE: Tráfego na nuvem crescerá seis vezes até 2016, segundo pesquisa



O tráfego global de dados na nuvem deve crescer seis vezes até 2016 e atingir 4,3 zetabytes movimentados no ano (1 zetabyte equivale a 1 trilhão de gigabytes ou a 38 milhões de DVDs por hora). Assim, as informações trafegadas na nuvem se elevam a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 44%, em comparação com os valores de 2011. Os dados são de um estudo da Cisco Systems, divulgado nesta terça-feira, 23.

Ainda segundo o relatório, as informações na nuvem têm elevação mais acelerada que o volume global de dados trafegados em data centers, que atingirá 6,6 zetabytes no fim de 2016. Isso equivale a uma CAGR de 31%. Assim, daqui a quatro anos, aproximadamente dois terços das cargas de trabalho (os chamados workloads) serão processados na nuvem – enquanto o número de workloads por servidor tradicional instalado tem alta prevista de 1.5 em 2011 para 2.0 em 2016, o mesmo índice para infraestrutura virtualizada aumentará de 4.2 para 8.5, na mesma base de comparação.

Regionalmente, o Oriente Médio e a África terão a maior taxa de crescimento de tráfego em nuvem na comparação entre 2016 e 2011, de 79%. A América Latina aparece na sequência, com 66%, enquanto a Europa central e oriental tem alta estimada em 55% para o período.

Até 2016, a Ásia Pacífico terá processado a maioria das cargas de trabalho em nuvem, seguida pela América do Norte, invertendo a posição atual, aponta o estudo. Em 2011, a América do Norte teve 8,1 milhões dos workloads em nuvem e 38% de participação no índice global, enquanto a Ásia-Pacífico registrou 6,7 milhões e 32%, respectivamente. Em cinco anos, a Ásia Pacífico processará 40,6 milhões ou 36% das cargas de trabalho em nuvem globais, enquanto os norte-americanos acumularão 17,4 milhões ou 26% dos workloads. A América Latina é destaque com a segunda maior taxa de crescimento de carga de trabalho, 60%, atrás apenas do Oriente Médio e África que, somados, registram 73%.

De acordo com o levantamento, os principais motivadores para a adoção da nuvem incluem a entrega mais rápida de serviços e dados, aumento da performance das aplicações, bem como a melhora da eficiência operacional. A segurança e a integração de sistemas permanecem como empecilhos para a adoção desta modalidade de TI, segundo o estudo. 

lNFO: Conselho avalia novo padrão de rádio digital




Brasília - O Conselho Consultivo do Rádio Digital se reuniu hoje (23) pela primeira vez e criou três comissões técnicas destinadas a debater sobre qual padrão de rádio digital deve ser implantado no Brasil.

Desde 2010, o país vem testando dois padrões de rádio digital. O primeiro, norte-americano, é o Iboc (HD Rádio); e o segundo, europeu, é o DRM. As três comissões ficarão responsáveis por aprofundar discussões e decisões nas áreas de política industrial, inovação tecnológica e análise e acompanhamento dos testes técnicos.

Os sistemas foram testados, por meio de uma parceria entre o Ministério das Comunicações e o Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) em São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e no Rio de Janeiro. Os resultados dos testes serão apresentados na próxima reunião do conselho, no dia 28 de novembro.

Ainda nesta semana, esses relatórios serão disponibilizados no site do ministério para avaliação de emissoras e entidades representativas do setor de radiodifusão e da indústria que, junto com representantes do governo federal e do Poder Legislativo, totalizam os 19 integrantes do conselho.

Duas outras reuniões do conselho foram marcadas para dezembro. Na primeira, prevista para o dia 6, haverá um debate entre representantes dos dois sistemas avaliados. No dia 13, a reunião será dedicada à apresentação de um estudo sobre rádio no Brasil.

A atuação do conselho consultivo envolve ainda temas, como financiamento da transição do sistema e parâmetros internacionais.

macworldbrasil: Fim do iPad 3 irrita usuários e causa polêmica na web




Com anúncio de quarta geração nesta terça, Apple descontinuou versão anterior do tablet que chegou às lojas há poucos meses.

A Apple surpreendeu muita gente ao anunciar a quarta geração do iPad e descontinuar o modelo anterior, lançado apenas sete meses antes.

Além de não ter dado uma explicação para interromper a venda do iPad 3, chamado de novo iPad na época de seu lançamento, a companhia irritou muitos usuários ao manter a venda da segunda geração do tablet, lançada em 2011.

Outro ponto que merece destaque é a quarta geração do iPad, anunciada hoje juntamente com o novo iPad mini, traz poucas mudanças em relação ao iPad 3. As principais novidades são o novo chip A6X, mais rápido que o A5X presente no antecessor, o conector Lightning (introduzido no iPhone 5 mês passado), e a melhoria da câmera frontal que agora realizada vídeochamadas em HD pelo FaceTime.

Uma possível explicação para a empresa abandonar o iPad 3 é o fato de que o chip A5X fazia o tablet esquentar mais do que o normal, conforme reclamações de usuários da empresa.

Apesar de ter sido “aposentado” nos EUA, o iPad 3 continua à venda no Brasil, que ainda não tem previsão para receber a quarta geração do tablet assim como o recém-anunciado iPad mini.

Confira abaixo reclamações e observações de jornalistas, como Cora Ronai e Bia Kunze, e usuários em redes sociais como Facebook e Twitter. 

E você, o que achou do fim do iPad 3?

Olhar Digital: Facebook divulga aumento de 32% nas receitas


Rede social apresentou resultado do terceiro trimestre com grande aumento nas receitas de publicidade 


O Facebook divulgou nesta terça-feira, 23, os resultados da empresa no terceiro trimestre de 2012. Os números apontam um crescimento de 36% nas receitas em relação ao mesmo período no ano passado, resultando em um lucro líquido de US$ 311 milhões, excluindo taxas.

As receitas da empresa de Mark Zuckerberg pularam da casa de US$ 954 milhões para US$ 1,262 bilhão. Muito deste aumento se deve ao aumento das receitas de publicidade, que subiram 36% no período, atingindo a marca de US$ 1,02 bilhão.

Já o mercado de mobile representaram 14% do total de receitas em publicidade. Outras fontes de renda da empresa aumentaram apenas 13%, com US$ 176 milhões.

O lucro líquido de US$ 311 milhões também representa um aumento em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Enquanto em 2011, a empresa apresentou US$ 273 milhões de lucro, o que significa um aumento de 13% para este ano. 

TI INSIDE:Apenas 20% das atividades profissionais em dispositivos móveis são gerenciadas, diz pesquisa




O fenômeno de BYOD (sigla em inglês para “traga seu próprio dispositivo”) já acontece em larga escala, com 70% dos profissionais utilizando corriqueiramente seus smartphones e tablets pessoais para acessar dados corporativos, de acordo com uma pesquisa da Ovum. Mais de 80% dessa atividade, entretanto, não é gerenciada pelos departamentos de TI, expondo as empresas não apenas a riscos de perda ou roubo de informações, mas também impedidas de tomar medidas preventivas.
O estudo, realizado com 4 mil funcionários em todo o mundo, detectou que mais da metade dos consultados na área de TI desconheciam a tendência de BYOD ou não adotava políticas do departamento para endereçar as questões a ela relacionadas. Além disso, 8,1% desencorajavam o uso de dispositivos pessoais no ambiente corporativo. Mercados emergentes, como o Brasil e a África do Sul, estão à frente de muitas economias desenvolvidas na adoção de estratégias envolvendo a modalidade.
“Apesar de muita especulação, a BYOD chegou para ficar. A tendência multiplica o número de redes, aplicações e pontos de acesso de dados. São três questões principais de vulnerabilidade, então, quando os dispositivos deixam de ser gerenciados, há um imenso risco de segurança”, alerta o analista sênior da Ovum, Richard Absalom.
Ainda de acordo com a pesquisa, metade dos entrevistados reconheceram que preocupações de segurança os fariam deixar de acessar informações empresariais em aparelhos pessoais, para dar preferência a um smartphone fornecido pela companhia. A mesma proporção, contudo, acredita que eles não sejam substitutos perfeitos para seus aparelhos.
“A maneira a qual as pessoas trabalham tem efeito profundo de como o BYOD evolui e é gerenciado em uma organização. Por isso, é imperativo que os departamentos de TI ajam rapidamente para desenvolver e implementar políticas de governança nesse sentido. O BYOD pode fornecer uma vantagem em termos de produtividade e eficiência, mas para isso é importante estar à frente do processo e na gestão de políticas, pessoas e tecnologia”, conclui Absalom. 

G1 - Hackers do Anonymous protestam em frente de evento da Apple


Eles usavam as tradicionais máscaras e mostravam 'hashtags' em placas.
Hackers não revelaram as identidades.
Daniela BraunDo G1, em San Jose (EUA)

Na porta do California Theatre, local onde a Apple apresentou o iPad mini e novos Macs nesta terça-feira (23) nos Estados Unidos, dois integrantes do grupo hackitivista Anonymous fizeram um pequeno protesto.

Com as tradicionais máscaras e com placas, eles divulgaram as hashtags "#Anon" e "#OWS", abreviaçoes para Anonymous e Occupy Wall Street, respectivamente.

Os hackers californianos não revelaram suas identidades, mas seus perfis no twitter sao "@opslumlord" e "@occupy007".

Eles não revelaram o motivo de estarem na frente 
do evento da Apple.
Hackers do Anonymous fizeram pequeno protesto
na frente do local onde a Apple revelou o iPad mini 
(Foto: Daniela Braun/G1)

TI INSIDE Online - Ideiasnet investe em startup de comércio eletrônico para o público feminino




A Ideiasnet, companhia de participação de risco em empresas de tecnologia da informação, anunciou a compra de parte minoritária na Amo Muito, empresa de comércio digital focada no mercado de acessórios femininos. O valor do investimento não foi divulgado.

Criada há dois anos no Rio de Janeiro, a Amo Muito irá utilizar o aporte para expandir sua posição no país. O diferencial na proposta da startup é o acesso exclusivo a peças desenvolvidas e produzidas sob marca própria. "O investimento veio em um momento muito importante da empresa e do mercado. Vai nos ajudar a estruturar a empresa, além de permitir que aproveitemos as diversas oportunidades deste mercado em franca expansão”, afirmou, em nota, a CEO da Amo Muito, Vanessa Caldas. 

G1 : Leve e prático, iPad mini é o tablet da Apple de uma só mão



Menor e mais leve, tablet oferece câmera em HD e Wi-Fi mais rápido.
Fabricante só não conseguiu reduzir o preço para o patamar de US$ 200.

A versão menor do iPad, lançada pela Apple na terça-feira (23), em San Jose, na Califórnia, é nitidamente mais leve e portátil (veja o vídeo ao lado). O irmão caçula do iPad tradicional, com tela de 7,9 polegadas (20 centímetros na diagonal), pesa cerca de 308 gramas e tem espessura de 7,2 milímetros, o que o torna 53% mais leve do que o modelo tradicional com tela de 9,7 polegadas (24,6 centímetros na diagonal).


O aparelho pode ser facilmente manuseado com uma só mão, o que facilita tarefas como virar a página de um livro eletrônico ou navegar, por exemplo. Para digitar, basta segurar o tablet com as duas mãos e usar os polegares, como em um smartphone.

O iPad mini pode ser uma boa opção para consumidores que preferem um dispositivo mais leve para carregar a todo momento, mas a Apple não quer deixar a versão tradicional perder fôlego. “Não estamos tirando o pé do acelerador”, disse Tim Cook, o presidente mundial da Apple, antes de anunciar a quarta geração do iPad tradicional. Com o mesmo design da terceira geração, o iPad 4, apresentado pouco antes do ‘mini’, ganhou tela retina de alta resolução (2048 x 1536 pixels) e capacidade de processamento, com um chip A6x, que oferece o dobro da performance do componente anterior (A5x), segundo a companhia.

iPad mini é testado em evento da Apple (Foto: Reuters)

Com acabamento em alumínio, bordas mais estreitas para poupar espaço e cantos arredondados, no design, o iPad mini tem todas as características de um iPad grande, só que menor. A questão que surge ao observar o produto é “por que a Apple não lançou esse aparelho um ano antes?”. “Há uma perda em somente reduzir o produto em tamanho. Passamos tempo desenvolvendo um produto que seria uma concentração e não uma redução do original”, disse Jonathan (Jony) Ive, vice-presidente sênior de design da Apple, em um vídeo que apresenta o produto (acesse aqui).

Já Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing da empresa, foi mais pontual ao exibir, no telão do evento, o iPad mini ao lado do Nexus 7, do Google. “Nosso case é feito de alumínio. O deles é de plástico”, comparou o executivo. Schiller também ressaltou que a área de navegação da tela de 7,9 polegadas chega a ser 49% maior do que a dos concorrentes com telas de 7 polegadas, dando recados para rivais como o Kindle Fire, da Amazon, e o Galaxy Tab 2, da Samsung.

O iPad mini é apresentado nos
Estados Unidos (Foto: Reuters)

O iPad mini só não conseguiu reduzir as dimensões de preço para o patamar de US$ 200 oferecido pelos rivais. O valor inicial é de US$ 329 para a versão somente com acesso sem fio a redes Wi-Fi e armazenamento de 16 gigabytes (GB) chegando a US$ 529 para o modelo com 64 GB. Já a versão que inclui acesso a redes móveis (3G ou 4G), o preço varia de US$ 459 a US$ 659 no mercado americano.

Para quem opta por modelos somente com Wi-Fi, a Apple promete o acesso sem fio duas vezes mais rápido, o que também vale para o iPad 4. A empresa também renomeou a capacidade de acesso a redes de telefonia móvel como “Cellular”, no lugar de 3G ou 4G, sinalizando que terá diferentes modelos adaptados ao padrão de banda larga móvel de cada país.

Na resolução de tela, de 1024 x 768 pixels, o iPad menor segue o padrão do iPad 2. Já a câmera frontal, de alta resolução (720p), permite usar o recurso Face Time, para conversações em vídeo, enquanto a câmera iSight traseira oferece resolução de até 5 megapixels (MP) para fotos e vídeos em HD de até 1080p. O aparelho é baseado no processador A5 de dois núcleos e promete duração de bateria de até 10 horas, similar à dos concorrentes da categoria.

O tablet conta com o conector Lighting, de oito pinos, seguindo o novo padrão iniciado com o iPhone 5, e uma capa própria (Smart Cover) em diferentes cores. O acessório ainda não oferece a proteção para a parte traseira do iPad mini – questão solucionada com a Smart Case para o iPad tradicional.

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Diário Oficial:Pronatec oferece cursos de idiomas para profissionais da área de turismo





As primeiras turmas dos cursos têm atividades em Salvador e no município de Cairu, na Costa do Dendê

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec Copa), realizado em parceria pelos ministérios da Educação e do Turismo, capacita profissionais baianos de áreas ligadas ao turismo.

Os 45 grupos que já iniciaram as aulas são formados por trabalhadores como policiais civis e militares, guardas municipais, guias de turismo, camareiras, recepcionistas de hotel, além de atendentes de lojas e restaurantes.

Ao todo, 1.500 alunos já estão aprendendo ou aperfeiçoando os conhecimentos em inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A meta é capacitar cinco mil profissionais até a Copa do Mundo da Fifa 2014. Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria do Turismo (Setur) e pelo Instituto Federal de Tecnologia (Ifba), responsável pela seleção pública para contratação dos professores.

Carga horária – As primeiras turmas contemplam Salvador e o município de Cairu, na Costa do Dendê – são 1.100 beneficiados na capital e 400 na cidade do interior. Também está prevista a abertura de vagas em outros municípios de potencial turístico como Vera Cruz, Cachoeira, Lauro de Freitas, Lençóis, Mata de São João e Maragojipe.

A duração do curso básico é de 180 horas. As aulas são realizadas nos turnos matutino, vespertino e noturno, o que permite ao profissional conciliar a qualificação com o horário de trabalho. De acordo com a superintendente de serviços turísticos da Setur, Cássia Magalhães, outra ação prevista é o ‘Pronatec in Company’, cursos de idiomas realizados no local de trabalho.

Entre as empresas que devem receber a qualificação estão hotéis e restaurantes. "Entendemos que isso é muito importante porque trabalha linguagem específica para cada linha de atendimento, além de socializar os conhecimentos das pessoas que atuam na área", explica a superintendente.

Participantes aprovam aulas de língua estrangeira

Em uma sala no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, as aulas reúnem universitários, produtores culturais e capoeiristas de grupos sediados no Forte da Capoeira. O cantor, compositor e mestre de capoeira Tonho Matéria, aluno do curso, afirmou que o aperfeiçoamento na língua inglesa é fundamental não apenas para recepcionar os turistas, mas também para atuação dos praticantes da capoeira, como embaixadores da cultura baiana e brasileira no exterior.

"A capoeira é um dos maiores meios de divulgação da língua portuguesa e aprender o inglês, que é uma língua universal, é aprender a se comunicar para respeitar e entender outras culturas", disse Matéria.

Já o universitário Ítalo Rosário acredita que os conhecimentos de um segundo idioma abrem portas no mercado de trabalho. "Eu vinha estudando desde 2010. Esse curso vai reforçar meu inglês para estar afiado e aproveitar as oportunidades da Copa."

Mais negócios com clientes procedentes de outros países

Aline Costa: "O curso é muito focado no contato direto 
com o turista, o que torna mais fácil aprender o novo idioma"

A artista plástica Aline Costa percebeu a importância de aprender um novo idioma já na primeira semana de aulas. "O curso é muito focado no contato direto com o turista, o que torna mais fácil aprender o novo idioma."

Ela tem um pequeno ateliê no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, onde expõe telas e outras obras de arte e recebe a visita de turistas estrangeiros com frequência.

Com as aulas de inglês, Aline espera poder se comunicar melhor e, assim, fazer negócios com clientes de outros países. "Tenho certeza de que o curso vai me preparar para receber bem os turistas, já que em uma semana de aula temos evolução muito grande, mesmo para quem sente alguma dificuldade."

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação visita a Prodeb


O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, visitou ontem (22/10) a Prodeb, Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia, para conhecer a infraestrutura tecnológica do Data Center.Recepcionados pela diretoria da empresa, o secretário Paulo Câmara percorreu os corredores da Prodeb, conversou com técnicos e equipes de trabalho e descobriu detalhes sobre a infraestrutura que atende a mais de 70 clientes e que faz da Prodeb uma das cinco maiores empresas estaduais de TIC.
A Prodeb é a provedora corporativa principal de TIC do Governo Estadual, atuando como integradora de produtos e serviços de TIC para pleno atendimento ao cidadão e melhoria de eficiência e produtividade de recursos do Estado da Bahia.


Blog do JC: Prodeb migra servidores em feriado sem afetar clientes

Prodeb migra servidores em feriado sem afetar clientes
Publicado em 22 outubro 2012 - 15: 00 pm Reprodução/Logo


A equipe da Inovax Engenharia Eletrônica e Telecomunicações implantou novos switches no feriado do dia 12 de outubro na Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), após dois dias de instalações físicas e testes. De acordo com a gerente de Conectividade da Prodeb, Tatyana Souza, todo o projeto foi bem sucedido. “Agradeço ao profissionalismo da equipe da Inovax, em especial ao Rodrigo Rodrigues. Fizemos a implantação dos novos switches da nossa DMZ e migração dos servidores quase que imperceptível para os clientes do Data Center Prodeb. O impacto foi mínimo, somente o tempo de troca do cabeamento” disse Tatyana por e-mail. Além de fornecer e instalar os equipamentos, a Inovax também realizou a migração de pontos para os equipamentos, ajustes de configuração lógica, acompanhamento técnico e operação assistida do ambiente. “Foi essencial a realização da operação assistida, pois como fizemos a mudança num feriado prolongado, somente na segunda tivemos o ambiente de produção com carga para avaliação. E a avaliação foi muito positiva” afirmou o técnico da Inovax Robson Furniel.