quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Uol:Olhar Digital - Empresa espanhola usa chips em celulares para controlar funcionários

Empregados denunciam a Schindler ao Ministério do Trabalho espanhol, que já investiga o caso

BBC_Cellphone

A empresa espanhola Schindler estaria monitorando seus funcionários através de um chip acoplado ao celular deles, segundo informações da agência BBC. Isso rendeu à empresa acusações sérias de abuso de autoridade e, para agravar a situação, o Ministério do Trabalho espanhol já abriu investigação.

Segundo a agência de notícias, a Schindler estaria acoplando aos celulares particulares dos empregados um chip que a direção batizou de "acelerômetro". A ideia, segundo a defesa da empresa, seria a de monitorar quanto tempo os funcionários ficam ociosos durante o expediente, alegando que isso ajudaria a estudar formas de aumentar a segurança do trabalho.

O problema é que o "acelerômetro" emitia um sinal de alarme se detectasse imobilidade do funcionário - por exemplo, no banheiro - por mais de dez minutos, informando através de um GPS a posição do empregado "parado". Apesar dos chips estarem em uso desde abril, os funcionários fizeram a denúncia a um sindicato local - e, posteriormente, ao próprio Ministério - há cerca de duas semanas.


Embora a ordem de retirada dos chips já tenha sido emitida, a Schindler informou à BBC que recorrerá da decisão, alegando que seu uso "é uma forma de segurança e não de controle".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário