Jovens do ensino médio de escolas públicas de Salvador vão participar, nesta quarta-feira (14), da primeira etapa do processo de seleção para os cursos gratuitos de Tecnologia da Informação e Comunicação do Proaj (Programa de Aprendizado Jovem), uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Governo do Estado da Bahia. Devido ao volume de inscrições, o processo foi segmentado em duas aulas públicas, das 8 às 12h e das 14 às 18h, seguidas de provas escritas no auditório da Faculdade Estácio, no Stiep.
Só poderão participar alunos que se inscreveram na primeira etapa do programa, que visa capacitar cerca de 10 mil jovens de escolas públicas da Bahia em quatro anos. O resultado da seleção sai até janeiro de 2012 e nessa etapa serão classificados 240 dos 600 alunos que devem fazer as provas.
Antes da aula pública, a diretora de Fomento às Tecnologias de Informação e Comunicação da Secti, Jurema Valença, representando o secretário Paulo Câmera, vai explicar como funciona o programa e tirar dúvidas dos estudantes.
O curso está dividido em dois módulos: um básico e outro profissionalizante. Depois do curso básico, com carga horária de 180 horas, os alunos vão participar de módulos profissionalizantes com 412 horas e ao final todos receberão certificados. Essa é a primeira vez que são realizados cursos nesse formato e a intenção da Secti é aumentar o número de profissionais capacitados em Tecnologia da Informação e Comunicação para o mercado baiano.
O secretário Paulo Câmera aposta nessa iniciativa, por acreditar no potencial de empregabilidade do setor. De acordo com pesquisa realizada este ano, pela Associação Brasileira de Empresas de TI, sobraram 92 mil vagas na área no país. A pesquisa aponta ainda que este número pode dobrar até 2013. A Secti vai atuar em várias frentes para fortalecer o setor no Estado.
“Vamos capacitar jovens através Proaj, que tem o foco particular em TIC, além de incentivar a pesquisa com a instalação do Parque Tecnológico da Bahia, que tem o setor como uma de suas áreas prioritárias de atuação”, disse o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário