segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Tribuna da Bahia Online - Notícia:Um mundo de aplicativos

Tribuna da Bahia Online - Notícia:Um mundo de aplicativos 



Na época das bisavós de nossas bisavós, ou talvez nem mesmo em longínquos tempos, os casais trocavam cartas de amor, marcavam encontros por meio de bilhetes, com local e horário pré-definidos, e não possuíam aparatos tecnológicos para falar entre si, nem mesmo um aparelho de telefone convencional. 

Homem e mulher podiam manter mais de um relacionamento – pular a cerca, no dito popular – sem que ninguém desconfiasse. Nos dias atuais, diante dos adventos da tecnologia e a criação de aplicativos como o GPS, ficou praticamente impossível mentir sobre o seu paradeiro. Afinal, através do Google Earth, logo se identifica o nome da rua e a localidade exata de onde a pessoa se encontra. Não existe escapatória.


Aliás, hoje não basta apenas ter um celular. O sonho de consumo agora é adquirir aparelhos inteligentes, os famosos smartphones. Para se ter uma ideia, as vendas de smartphones cresceram 69% entre 2010 e 2011, enquanto que no Brasil a alta foi de 80% no período, como revelou estudo realizado pela GfK Retail and Technology. E o que mais fazem os usuários desses inventos tecnológicos é baixar novos aplicativos.
Um estudo publicado pela empresa Fiksu, por exemplo, aponta que são baixados nada menos que cinco milhões de aplicativos por dia somente para iPhones. O montante diário é infinitamente maior, já que são diversos os aplicativos baixados nas principais plataformas móveis, seja na própria App Store (iPad e iPhone), Amazon, BlackBerry, Android, Ovi (Nokia) e Windows Phone 7.
A consultoria Distimo listou os 10 principais aplicativos baixados para smartphones no ano passado. São eles: Angry Birds, Facebook, Skype, Angry Birds Rio, Google Maps, iBooks, Angry Birds Seasons, Fruit Ninja, Talking Tom Cat e, por último, Twitter. Mas, além destes, velhos conhecidos dos usuários, uma infinidade de aplicativos é desenvolvida a cada dia, atendendo à crescente procura por eles.
Existem aplicativos interessantíssimos que muita gente ainda desconhece e que fazem coisas inimagináveis. O Shoebox é um deles. Ele permite que o usuário resgate as suas memórias guardadas numa caixa de sapato, eternizando momentos únicos em família. Explicando: o aplicativo funciona como um scanner de fotos antigas e permite compartilhá-las no Facebook. Além disso, possibilita corrigir a perspectiva da fotografia, incluir data aproximada em que foi tirada e adicionar informações relevantes.
Outro app que se intitula como “a solução de seus problemas” é o Cerberus Pro. Desenvolvido por brasileiros da SmartDecision, o aplicativo permite que o usuário armazene todos os seus dados pessoais, sejam eles senhas de sites, bancos, cadeados e cartões de crédito e débito, além de documentos como identidade, passaporte, habilitação de motorista, anotações de ideias e projetos e assim por diante.

Detalhe: as informações serão criptografadas pela técnica AES-128 (a mesma usada em documentos secretos do governo dos Estados Unidos) e protegida por uma senha definida pelo usuário.
Tem aplicativo para todo tipo de gosto – e necessidade, claro. O Guia do Churrasco é um aplicativo voltado para quem vai receber visitas e precisa comprar carne, colocar bebidas para esfriar, controlar a quantidade, enfim, pôr tudo em ordem. O app faz cálculo de carnes e bebidas, envia a lista de compras essenciais por email e traz dicas para um churrasco de sucesso.
Outro aplicativo bacana é o Meuguia.TV, que fornece toda a programação e informação da televisão brasileira, seja ela TV aberta ou a cabo. O app fornece uma lista de canais por categoria, os detalhes de cada programa, a sinopse, o nome do diretor e o elenco dos filmes, dentre outras informações voltadas para o público amante da tevê. Quem tem dúvida da tradução de uma palavra, pode baixar o WordReference para o smartphone.

O app inclui a possibilidade de consultar o conjugador de verbos em espanhol e participar do fórum, espaço muito útil para resolver dificuldades no uso dos idiomas. O WordReference oferece traduções de português para inglês e espanhol (e vice-versa), além de trabalhar com outros pares de idiomas.
Programas divertidos
Existem aplicativos para lá de engraçados, porém alguns não possuem muita utilidade. O iSteam, por exemplo, simula aqueles momentos em que a pessoa acaba de sair do banho e aproveita para escrever no espelho do banheiro, que está coberto pelo vapor. O Hello Cow é divertido: traz a foto de uma vaca que muge. O Fake-a-Call é ideal para aqueles momentos em que se quer escapar durante uma reunião em família ou no trabalho. O aplicativo simula uma ligação para o seu iPhone.

No visor aparece até o nome de quem está ligando para não gerar dúvidas.
Foi criado até mesmo aplicativo para quem deseja saber a quantidade de sangue que já produziu durante a vida, além de quantas vezes já foi ao banheiro. Trata-se do Human Calculator.

E até mesmo um app para quem costuma digitar no celular enquanto caminha. O Type N Walk ativa a câmera do celular para mostrar onde a pessoa está pisando enquanto digita. Útil para evitar trombar com um poste no caminho, por exemplo.
Quem ainda não ouviu falar no imo.im, é bom prestar a atenção. Esse novo app é um mensageiro instantâneo polivalente. Além de entrar nas redes MSN, Google Talk e Facebook, também se conecta a ICQ, Yahoo!, MySpace, Skype e Jabber.

As contas podem ser vinculadas, o que permite fazer o login em várias delas simultaneamente e evita a necessidade de ter uma conta no próprio serviço. O aplicativo tem um serviço de compartilhamento muito bacana: dá pra enviar mensagens de voz, vídeo, imagens e outros arquivos. Há suporte para multitarefa e é possível configurar notificações.
Aqueles que são vidrados no Twitter e no Facebook não deveriam abrir mão do Seesmic, já que ele permite a atualização do status de forma prática e rápida. O aplicativo reúne em uma mesma janela todas as informações necessárias para não perder nenhum tweet ou atualização de amigos no Facebook. O usuário pode escolher quais colunas irá exibir, como Home (página principal do Twitter), mensagens diretas, menções ao usuário, atualizações de status, termos de busca, dentre outras.

O Currency Converter é muito bom para quem vai viajar e gostaria de saber quanto está pagando por algo fora do Brasil, tendo base nos valores em reais. Basta adicionar as moedas que deseja, e colocar o valor e o app faz a conversão para a moeda brasileira.
Mercado se desenvolve
O mercado de aplicativos móveis movimentou quase 7 bilhões de dólares no ano passado. A expectativa é que até 2015 o mercado esteja movimentando entre 25 e 30 bilhões de dólares. Não por acaso, vai ser realizado pela primeira vez no Brasil, no próximo dia 31, em São Paulo, um importante evento do setor. Trata-se do The App Date, cujo objetivo é conectar desenvolvedores e consumidores. A ideia de trazer o evento para o país foi da empresa brasileira ATIV. Nascido na Espanha, o The App Date foi criado com o propósito de disseminar e divulgar a criação de aplicativos.
Com a expansão do número de aplicativos, se proliferaram também as lojas que disponibilizam os produtos. As mais famosas são Apple Store e Android Market. Bem menos conhecida, a HandAndGo é uma loja de aplicativos para diversas plataformas. Apesar de ser em inglês, essa app store é um bom lugar para encontrar os melhores aplicativos para celulares e smartphones de marcas bem variadas. Há aplicativos para Blackberry, Symbian, Palm, Android.
De acordo com especialistas do setor, a loja de aplicativos para celular Softonic é mais completa que a HandAndGo. Lá é possível encontrar aplicativos para quase todas as plataformas de celular. Lá tem aplicativos pata Java, Android, Symbian, iPhone, Blackberry, Palm e Windows Mobile. Outra vantagem sobre a Softonic é que há possibilidade de escolher a língua portuguesa em sua interface e quase todos os aplicativos são gratuitos. Mais que isso: é possível escolher a seção de somente aplicativos grátis em português. O site também dispõe de uma categoria para download de programas para Mac e Windows.
Outra loja de aplicativos é a GetJar. Nela, também é possível encontrar uma grande variedade de aplicativos para celular de praticamente todos os sistemas operacionais. E a maioria também não custa nada. Outra opção é a Shop4Apps da Motorola, exclusiva para usuários do Android. Outra empresa que tem uma loja própria de aplicativos para seus smartphones e celulares é a Samsung. Sem falar na Melhores Aplicativos, criada numa parceria entre Nokia e Claro.
E também na loja de aplicativos da Oi, que é uma das melhores do Brasil, pois conta só com conteúdo selecionado e listas de top aplicativos. Existe, inclusive, uma loja de aplicativos para conteúdo erótico. Trata-se da Mikandi. Nela, é possível baixar aplicativos que não são encontrados em nenhuma outra loja. (RVB)
Apps cuidam até da boa forma
A febre do momento é baixar aplicativos que cuidam da boa forma – ótima pedida para quem está no embalo de malhação neste verão. Alguns, inclusive, ajudam a monitorar o coração, o sono, a prática de exercícios físicos e a ingestão de açúcar. São bacanas, alguns até de graça, mas não devem substituir a consulta com o médico ou especialista, obviamente.
A estimativa é de que meio bilhão de pessoas em todo o mundo usará aplicativos de saúde até 2015, de acordo com o relatório Global Mobílie Health Market Report. Hoje já estão disponíveis no mercado em torno de 17 mil aplicativos desse tipo, entre pagos e gratuitos. Existem aplicativos de saúde em quase todas as especialidades.

Se a pessoa quer saber, por exemplo, quanto tempo vai precisar ficar na esteira para eliminar as calorias de uma refeição, pode baixar o Calorie Counter by Tap and Track. Além da contagem de calorias, pesquisa as calorias de diferentes itens alimentares e registra o seu consumo após cada refeição.
Existe aplicativo voltado até mesmo para quem pratica caminhada ou corrida, ou seja, que não descuida da saúde. O Log Run permite selecionar o método de exercícios para o dia, acompanhar o progresso cardiovascular, escutar músicas favoritas do iTunes e compartilhá-las no Twitter e Facebook. É gratuito e disponível na App Store.
Outro aliado da saúde é o Blood Pressure Family Lite. O aplicativo faz o registro da pressão arterial. Os usuários podem indicar que hora do dia a pressão foi medida e também visualizar gráficos com a tendência de quando a pressão pode ser elevada. Esse mapeamento pode, inclusive, ser mostrado depois ao médico. Gratuito e disponível na loja da Apple.
Os esquecidos também podem contar com a ajuda de um aplicativo que mostra quando deve ser feita a visita ao cardiologista, neurologista e psicólogo, por exemplo. A aplicação está disponível na App Store, mas não é gratuita. (RVB)