Segundo pesquisa da Canalys, aparelhos móveis alcançaram 490 milhões de unidades em 2011 contra 414,6 milhões de computadores pessoais.
As entregas de smartphones superaram os computadores pessoais – incluindo tablets, notebooks, netbooks e desktops – pela primeira vez na história em 2011, informa nova pesquisa da consultoria Canalys.
Os envios globais de smartphones chegaram a 158,8 milhões de unidades no último trimestre do ano passado, o que contribuiu para fechar o ano em 487,7 milhões de aparelhos.
Esses números se comparam aos 120 milhões de PCs entregues no quarto trimestre e os 414,6 milhões de computadores no ano todo. Essa categoria inclui tablets, netbooks, desktops, e laptops. O maior dos quatro foram de longe os notebooks, que responderam por mais da metade do total do ano; já os tablets ficaram com 15% do segmento.
Com esses dados, as entregas de smartphones viram um aumento de 63% em relação a 2010, quando foram enviados 299,7 milhões de aparelhos do tipo. Enquanto isso, o mercado global de computadores pessoais cresceu apenas 15% de um ano para o outro.
De forma geral, 2011 viu um declínio na demanda por netbooks, uma procura mais lenta por notebooks e desktops e um salto dos tablets, afirma a pesquisa. “Mas os tablets tiveram um impacto desprezível nos volumes de smartphones...”, diz o analista da Canalys, Chris Jones. “Os mercados no mundo todo viram um crescimento persistente e substancial dos smartphones ao longo de 2011.”
Depois, o especialista continua dizendo que “em um espaço de poucos anos, os smartphones cresceram de um produto de nicho no mercado de telefones celulares high-end para tornar-se um objeto realmente de massa”.
Jones notou que os smartphones de preços menores cresceram em popularidade, enquanto que o interesse aumentou pela navegação e pelo uso de apps e serviços em aparelhos móveis. No entanto, a Canalys espera por um crescimento menor dos smartphones nesse ano.
A Apple foi a líder dos dois segmentos, smartphones e PCs, no último trimestre, enviando 37 milhões de iPhones, 15,4 milhões de iPads e 5,2 milhões de Macs. Com esses números, a companhia superou o recorde anterior de entregas de smartphones, que foi alcançado no último trimestre de 2010, quando a Nokia enviou 28,3 milhões de aparelhos.
Ao longo de 2011, a Apple enviou 93,1 milhões de iPhones, um aumento de quase 100% em relação a 2010, tornando-a pela primeira vez líder do segmento antes dominado pela Nokia.
A Samsung ficou logo atrás, com 91,9 milhões de smartphones enviados no ano. Já a Nokia foi responsável pela entrega de 77,3 milhões de aparelhos desse tipo em 2011.