quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Olhar Digital: Aplicativo para Kinect permite visualizar o interior do corpo humano

Olhar Digital: Aplicativo para Kinect permite visualizar o interior do corpo humano:

Acoplado a um sistema de realidade aumentada, o dispositivo da Microsoft é capaz de mostrar ossos, músculos e até raio X do seu corpo



Como você já sabe, o Kinect, da Microsoft, adquiriu muito mais funções do que a simples jogabilidade com o movimento do corpo pelo Xbox 360. E olha que as opções vão várias: efetuar transações bancárias;realizar apresentações de slides; se divertir em um parque temático 4D;manipular imagens 3D;provar roupas virtualmente.

Agora, um novo recurso tem chamado a atenção, também com o uso do Kinect. Estudantes da Universidade Técnica de Munique (Alemanha), decidiram voltar o uso do aparelho para fins educacionais através de um projeto chamado "Mirracle". O dispositivo da Microsoft, acoplado a um aplicativo de realidade aumentada, é utilizado como uma espécie de "espelho mágico" capaz de fazer com que as pessoas vejam o que há no interior de seus corpos - ossos, músculos e até chapas de raio X, por exemplo.

As imagens se assemelham a exames de ressonância magnética e ultrassonografia. Uma vez posicionado em frente ao televisor especial, o usuário pode direcionar qual parte do corpo deseja visualizar por dentro e, durante a "brincadeira", movimentar um cursor ao longo dos braços, tórax, abdomen e outras localidades.

Além disso, o indivíduo pode acessar um menu com várias informações sobre os sistemas do corpo e se informar sobre cada um deles, tanto por textos quanto por fotografias ilustradas.

No vídeo abaixo, que descreve bem as funcionalidades do Mirracle, os pesquisadores citam que o visor interativo do produto não é tão intuitivo pelo fato de ser transparente, o que pode gerar dificuldades de uso e também nos resultados. A dica, neste caso, seria substituí-lo por um tipo de vidro mais fosco, o que tornaria a experiência mais realista e prática. Contudo, a proposta é bastante futurista, e seria uma maneira interessante de obter relatórios médicos dos pacientes.