quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Olhar Digital: Oi oferece computação em nuvem para clientes corporativos

Olhar Digital: Oi oferece computação em nuvem para clientes corporativos:
Oi Smart Cloud marca nova estratégia de atuação da companhia para o segmento de grandes empresas, que inclui evolução do portfólio de produtos TIC e novo posicionamento comercial

A Oi é a primeira operadora de Telecom de grande porte do país a lançar o serviço de cloud computing (computação em nuvem) – Oi Smart Cloud - para o mercado corporativo, oferecendo a grandes empresas infraestrutura para processamento e armazenamento de informações de acordo com suas necessidades. A oferta do serviço marca a nova estratégia de atuação da Oi para o segmento, que inclui a evolução do portfólio de produtos de TIC e um novo posicionamento comercial, colocando-se como importante player de TI e consolidando sua liderança em telecomunicações.
"O país vive o crescimento econômico sustentado e é natural que a procura por nuvem cresça. Uma operadora de telecom tem vantagens significativas para oferecer o serviço, já que conta com rede própria e data centers de alto padrão, além de possuir a cultura de faturamento por demanda. Hoje a grande demanda do mercado corporativo é por soluções convergentes e E2E (End to End - Fim a fim), que a Oi já oferece", diz o diretor da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, Maurício Vergani.
O modelo inicial da Oi prevê a oferta de infraestrutura como serviço (IaaS), na qual é utilizada a capacidade de um ambiente de servidores, contemplando uma série de recursos computacionais como processamento, memória e disco sob demanda, autogestão e autoprovisionamento e contratação de serviços agregados, dentre os quais segurança e gerenciamento. De acordo com a consultoria IDC, o mercado brasileiro de computação em nuvem deve movimentar R$ 1 bilhão até 2014, com crescimento anual de quase 70% e atingindo nível de uso nas grandes empresas de 35% até 2013.
Nova estratégia de atuação


O lançamento do cloud computing marca o início da nova estratégia de atuação da Unidade de Negócios do Corporativo da Oi, que prioriza a evolução do portfólio de produtos de TI. O objetivo é atender o cliente de forma completa com a oferta de serviços básicos - telefonia fixa, longa distância e rede de dados – e soluções completas de TI e Telecom, como serviços gerenciados, soluções de outsourcing, comunicações unificadas, aplicativos e M2M (Machine to Machine – Máquina a Máquina), que serão apresentados ao mercado durante o ano.