Por Vinicius Aguiari, de INFO Online
Terça-feira, 10 de abril de 2012
Conexões que usam redes 3G crescem no Brasil
São Paulo - O Brasil fechou o ano de 2011 com 79,9 milhões de pessoas com acesso à internet, segundo relatório divulgado, hoje, pela empresa Ibope NetRatings.
O relatório leva em conta todos os meios de acesso à web, como banda larga instalada em casa, acesso no trabalho, nas escolas e em LAN houses. A análise, no entanto, não considera como usuários de internet quem usa apenas o celular 3G ou tablets para acessar sites ou ler e-mails.
O número divulgado hoje representa um crescimento de 2% em relação ao terceiro trimestre de 2011 e de 8% em relação ao ano de 2010. No final de 2010, havia 73,9 milhões de internautas ativos no Brasil. Em 2009, esse número era de 67, 5 milhões de pessoas.
Quando o estudo leva em conta apenas os acessos à web a partir dos domicílios, o número de pessoas que possui uma conexão (de qualquer tipo) é de 62,6 milhões. Desse total, um pouco mais que a metade (39,7 milhões de pessoas) acessou a web ao menos uma vez em fevereiro deste ano.
O crescimento do acesso à internet nos domicílios brasileiros foi de 18% ao longo de ano de 2011.
Segundo a análise, o aumento no número de conexões 3G foi o principal responsável pela expansão do acesso à internet em todo o Brasil.
Muitos usuários usam o modem 3G ou o celular como hotspot para conectar seu computador à internet.
O mesmo estudo revela que quase metade dos usuários brasileiros (45%) navega em velocidades de 512 Kbps até 2 Mbps. Na sequência, aparece a faixa de 2 a 8 Mbps, utilizada por 27% dos usuários, seguida da faixa de 128 a 512 Kbps, utilizada por 13% dos internautas.
A análise já leva em conta os milhares de usuários que passaram a acessar a internet nos pequenos e médios municípios do país graças ao Plano Nacional de Banda Larga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário