Dia Mundial da Internet defende a inclusão digital de jovens mulheres
União Internacional de Telecomunicações celebra dia nesta quinta (17).
Organização encoraja mulheres a buscarem carreiras em tecnologia.
O Dia Mundial da Internet, comemorado nesta quinta-feira (17), tem como tema de 2012 a inclusão de mulheres e meninas ao setor de tecnologias de informação e comunicação (TIC). Segundo a União Internacional de Telecomunicações (ITU na sigla em inglês), as mulheres foram escolhidas como assunto deste ano para aumentar as oportunidades digitais para elas e para encorajar que jovens busquem carreiras no setor.
Todos os anos, o Dia Mundial da Internet é celebrado em 17 de maio e marca o aniversário de assinatura da primeira Convenção Internacional do Telégrafo, em 1865, que levou à criação da União Internacional de Telecomunicações.
“Tecnologias de informação e comunicação, incluindo a internet, são os canais de conhecimento que ajudam a capacitar as pessoas para que elas encontrem seus objetivos e aspirações”, explica a ITU em nota enviada ao G1.
No Afeganistão, um cibercafé foi criado apenas
para receber mulheres (Foto: Mohammad Ismail/Reuters)
“É por isso que a ITU defende a implantação rápida da banda larga, para permitir que pessoas em todos os lugares possam se conectar às estradas da informação e do conhecimento e para acabar com a exclusão digital”, continua o comunicado.
A organização pede, neste Dia Mundial da Internet, que oportunidades digitais sejam dadas às mulheres e meninas para que elas possam construir suas capacidades de acessar à TIC. “Também defendemos que elas adotem seus lugares como tomadoras de opinião na sociedade, especialmente dentro do setor de TI”, completa a nota.
O secretário-geral da ITU, Hamadoun Touré, reafirmou que a igualdade é um direito humano fundamental. “Meninas e mulheres jovens com competências em TIC irão encontrar empregos que oferecem criatividade, inovação e formas completamente novas de se trabalhar. Incentivar essas jovens ao setor de tecnologia vai criar modelos inspiradores para as próximas gerações”.
Dados brasileiros
No Brasil, conforme a pesquisa TIC Domicílios de 2010, divulgada pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br), a diferença de acesso à internet entre os homens e as mulheres não é muito grande.
Entre os homens entrevistados pelo instituto, 41% declararam ter acessado a rede nos últimos seis meses. Entre as mulheres, o número é de 40%, o que pode ser considerado um empate, conforme Juliano Cappi, gerente de pesquisas do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br).
Sobre a frequência de uso da internet, a diferença é maior, segundo Cappi, o que mostra que os homens acessam mais a web que as mulheres. Entre os homens que usam internet no país, 63% declararam acessá-la diariamente, número maior que a média do Brasil (60%). Entre as mulheres, 56% delas responderam usar a web todos os dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário