E-commerce brasileiro cresceu 43% em relação a 2010, aponta pesquisa.
Na América Latina, vendas on-line devem superar US$ 54 bilhões em 2012.
As vendas via internet no Brasil superaram US$ 25 bilhões em 2011, o que representa um crescimento de 43% em relação ao resultado de 2010, aponta um estudo realizado pela AméricaEconomia Intelligence.
O e-commerce brasileiro foi responsável por 59,1% dos US$ 43 bilhões transacionados na América Latina, no ano passado. Em segundo lugar está o México, com 14,2% nas vendas on-line da região, seguido por Caribe (6,4%), Argentina (6,2%), Chile (3,5%), Venezuela (3,3%), América Central (2,4%), Colômbia (2%) e Peru (1,4%).
Para este ano, a expectativa é de que o comércio eletrônico latino-americano cresça 26% gerando US$ 54,2 bilhões em vendas. Em 2013 a perspectiva de crescimento anual para o setor é de 28,5%.
Entre os fatores que mais contribuíram com a aceleração do e-commerce no Brasil e na América Latina, nos últimos dois anos, destacam-se mais segurança no momento da compra, novas plataformas de negociação como sites de compras coletivas e ‘social commerce’, além de uso mais frequente dos meios de pagamentos eletrônicos.
A pesquisa realizada entre 2010 e 2011 se baseia em dados fornecidos por associações de comércio eletrônico e câmaras da América Latina e do Caribe. Os dados foram homologados a partir de análises setoriais e relatórios financeiros de grandes empresas, informa a Visa, que encomendou o levantamento.
O estudo considerou transações comerciais entre consumidores e empresas - de varejo, turismo e companhias aéreas –, negociações entre consumidores e transações com o governo (pagamento de impostos online).
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