segunda-feira, 21 de maio de 2012

Olhar Digital: Facebook investirá ainda mais no Brasil e Índia para crescer



Para analista, os dois países são atrativos porque 
geram maiores ganhos de escala pelo tamanho de suas populações 

Em meio aos anúncios bilionários de seu IPO, oFacebook declarou que o Brasil e a Índia, duas das principais economias do mundo emergente, são países estratégicos para assegurar a fonte de receita de suas operações nos próximos anos. As informações são da BBC Brasil.

"Usuários na Índia, Estados Unidos e Brasil representam as principais fontes de nosso crescimento", informou nesta semana a companhia em comunicado enviado à Securities and Exchange Comission (SEC), órgão regulador do mercado mobiliário americano.

Juntos, Brasil e Índia contabilizam cerca de 90 milhões de usuários na rede social, o que representa 10% dos 901 milhões de membros cadastrados. Os dois países também têm crescido a um ritmo muito mais acelerado do que os Estados Unidos, que continuam com a maior quantidade de usuários.

Nos últimos três meses, o número de perfis ativos no Facebook cresceu 24,02% no Brasil e 5,35% na Índia, contra apenas 1,06% nos EUA. Vale lembrar que, no início de maio, os brasileiros alcançaram a segunda posição em número de usuários no site de relacionamentos, totalizando hoje 47 milhões de contas conectadas, contra 45,8 milhões indianos.

"Depois dos EUA, que é um mercado mais maduro, Brasil e Índia são países atrativos porque geram maiores ganhos de escala pelo tamanho de suas populações. Além disso, cada vez mais pessoas nesses dois países usam os dispositivos móveis, como celulares e tablets, para acessar seus perfis na rede social", afirmou à BBC Brasil Marcelo Tripoli, fundador e CEO da consultoria iThink.

Mercado brasileiro

O Brasil tem sido visto com bons olhos pela rede social. No ano passado, segundo um relatório da consultoria americana comScore, o Facebookultrapassou, pela primeira vez, o Orkut, do Google, como o site de rede social mais acessado do país.

O estudo ainda revela que, em dezembro de 2011, o Facebook registrou 36,1 milhões de visitantes únicos, um aumento de 192% nos 12 meses imediatamente anteriores. Já o Orkut fechou o mês com 34,4 milhões de visitantes únicos, um crescimento de apenas 5% na mesma base de comparação.

Também cresceu o tempo de permanência do usuário no site fundado por Mark Zuckerberg. Em dezembro, cada pessoa gastava uma média de 4,8 horas mensais no site, contra 37 minutos em 2010 - um aumento de 667%, informou a pesquisa. Além disso, segundo Tripoli, pesam a favor do Brasil fatores culturais, que acabariam por aumentar o interesse da companhia no mercado local.

"Os brasileiros gostam de compartilhar informações e não são tão críticos quanto os americanos e europeus em relação ao que é disponibilizado na rede", afirmou. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário