Região deverá movimentar 34 bilhões de dólares neste ano no setor. Projeções do Gartner indicam que País ampliará participação em 11% até 2015.
DÉBORAH OLIVEIRA
O mercado de serviços de TI vai movimentar 34 bilhões de dólares na América Latina em 2012, ante os 32 bilhões de dólares de 2011. O Brasil responde por quase metade dos negócios, tendo contribuído no ano passado por 45% da receita total gerada pela região.
Até 2015, o Gartner estima que que o faturamento da indústria de serviços de TI na América Latina alcançará 45 bilhões de dólares.
Em todo o mundo, serviços de TI deverão gerar em 2012 receita de 856 bilhões de dólares, a maioria em suporte a software. “Globalmente, a área vai somar 1 trilhão de dólares até 2016”, indica Allie Young, vice-presidente e analista do Gartner, durante a Conferência Outsourcing & Parcerias Estratégicas promovida pelo instituto em São Paulo. Ela aponta que cloud computing tem mudado o cenário de serviços de TI.
“Na América Latina, os serviços de TI crescem a uma taxa anual de 9,6%. Mundialmente, esse índice é de 4,3%. Trata-se de um termômetro da importância da região e de economias emergentes”, completa.
De acordo com levantamento realizado pelo instituto de pesquisas, os setores que mais investem em serviços de TI são, na ordem, bancos e seguradoras, manufatura, comunicação e mídia e governo.
A analista explica que alguns elementos têm impulsionado a adesão ao modelo de outsourcing no mercado local. Na lista estão o crescimento do Brasil, mudanças de políticas governamentais, e posicionamento global positivo, TI sendo cada vez mais vista como vital para a competitividade futura do País e organizações focando no core business.
Entre as barreiras, ela cita escassez de mão de obra em TI, CIOs que alimentam a ideia de que TI tem de manter o controle da infraestrutura e a excessiva dependência de parceiros provedores de serviço. “Há ainda o medo dos executivos de perder o emprego, algo que inibe movimentos estratégicos para a terceirização”, destaca.
Mercado nacional aquecido
O Gartner aponta que o Brasil tem se tornado cada vez mais um destino para iniciativas de outsourcing na América Latina. O País está no segundo lugar da lista, atrás da Argentina. Allie indica ainda que 97% dos provedores de serviços de TI da região têm presença no País.
Por aqui, os atrativos incluem ambientes político e econômico considerados excelentes, e a cultura, avaliada como muito boa. “Esse desenho cria uma grande oportunidade para provedores de serviços e possibilidades de fusões e aquisições”, avalia. Entre as barreiras estão a língua e a infraestrutura [especialmente a de Telecom].
Segundo levantou o Gartner, atualmente, a IBM lidera o setor em solo nacional, seguida pela Atento e Accenture. “O Brasil tem múltiplas opções de provisão de serviços de TI”, avalia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário