Levantamento da IBM aponta que centros de dados estratégicos dedicam mais de 50% dos seus recursos a novos projetos.
Um em cada cinco data centers ativos, ou 21%, funciona no mais alto nível operacional e de eficiência, indica o estudo Global Data Center Study 2012, conduzido pela divisão de consultoria da IBM em parceria com a IDC.
O levantamento revela que muitas empresas estão integrando novas soluções e tecnologias para modernizar e evoluir suas organizações, sendo que a maioria está em busca de caminhos para garantir níveis adequados de eficiência e redução de custos, de forma alinhada aos objetivos de negócios.
O estudo estabeleceu quatro estágios que descrevem a evolução típica de um centro de dados em termos de eficiência, disponibilidade e flexibilidade: Básico, Consolidado, Disponível e Estratégico. De acordo com os entrevistados, 17% dos centros de dados ativos encontram-se no nível Básico, 32% no Consolidado, 30% no Disponível e apenas 21% são Estratégicos, em que a adoção generalizada de ferramentas de automação reduz a complexidade manual do data center e garante os requisitos de disponibilidade e dinamismo de aplicativos e dados.
O levantamento indica que os data centers que operam no nível mais alto de eficiência são capazes de direcionar iniciativas estratégicas ao alocar 50% a mais de seus orçamentos de TI para novos projetos em relação àqueles que funcionam no nível de eficiência mais baixo, que destinam apenas 35%.
Além disso, centros de dados com essas características aproveitam 2,5 vezes mais o trabalho dos profissionais dedicados, com média de 27 servidores por administrador, o que acontece apenas em 6% dos data centers básicos.
“Para atingir os mais altos níveis de eficiência os data centers devem reavaliar continuamente desempenho e rever investimentos em ferramentas, tecnologias e governança de acordo com as necessidades do negócio”, afirma Flávio Duarte, gerente de serviços de Data Center da IBM Brasil.
A pesquisa ouviu 365 executivos de TI de empresas de sete países [Brasil, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, França, China e Índia] sobre as principais medidas de eficiência de um centro de dados, como operações de instalação e gestão, sistemas, armazenamento, rede, aplicativos, direcionadores de negócios, orçamento e governança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário