quarta-feira, 18 de julho de 2012

IDG Now!: Primeiras impressões: Word 2013 chega pronto para tablets e perto da nuvem


Software mais usado do Office ganha maior integração com a "nuvem" e foi otimizado para telas sensíveis ao toque
                                                                                                                      Tony Bradley, PCWorld/EUA

O novo Microsoft Office 2013 foi anunciado nesta segunda-feira (16/7) por Steve Ballmer durante um evento realizado em São Francisco, na Califórnia. Seguindo o mesmo caminho do Windows 8 e do Windows Phone, a Microsoft está reinventando o Office para adaptá-lo a novas tecnologias e mantê-lo competitivo num mercado cada vez mais complicado. Pudemos fazer um rápido teste e vamos ver como funciona o novo Word 2013. 

De cara nova

Normalmente, quando abre o Word a primeira coisa que o usuário vê é um documento em branco. Mas o Word 2013 leva o usuário para uma espécie de página inicial, similar àquela vista no Word 2010 caso você comece um novo documento a partir de um modelo. Em um painel à direita da tela há várias miniaturas que ilustram diferentes modelo, e um pequeno painel à esquerda que permite escolher documentos recentes ou abrir outros arquivos. 

A barra Ribbon foi recebida de maneira bem dividida pelos usuários. Enquanto para uns é bom ver que a Microsoft está inserindo-a em todos os seus produtos, outros detestam a ideia. O Word 2013, todavia, adota um comportamento híbrido, em cima do muro: a barra existe, porém há uma seta no canto direito que permite ao usuário fazer com que ela seja reduzida a um simples menu de links no topo. Ao clicar em um desses links, a Ribbon se expande mostrando todas as opções.

Tela inicial mostra diversos layouts à escolha do usuário 

Direto para as nuvens

A Microsoft está incentivando cada vez mais os usuários a trabalhar na nuvem. O Windows 8 encoraja que você faça login com seu Microsoft ID, ao invés de sua conta local do sistema operacional. Esse ID conecta você ao serviço de armazenamento SkyDrive, e permite que suas configurações e informações de programas da Microsoft sejam sincronizadas entre múltiplos aparelhos. No Word 2013, seus documentos podem ser salvos em seu PC, porém o SkyDrive é o local de armazenamento padrão.

A Microsoft informa os usuários sobre quais podem ser as consequência de salvar o arquivo em um determinado local. Ao escolher entre as diferentes opções (como o Skydrive, no computador ou em um dipositivo removível), texto no rodapé da janelaSalvar Como informa se o arquivo estará disponível online ou em outros aparelhos, e se pode ser compartilhado com outros a partir da localização escolhida. 

Salvar documentos no SkyDrive tem algumas vantagens, além de permitir o acesso a partir de outros aparelhos ou o compartilhamento facilitado. O mais impressionante é que o Word 2013 lembra onde você parou: caso você pare de trabalhar em um documento, o programa marca sua posição. Quando o arquivo for reaberto, mesmo que em outro computador ou aparelho, o Word 2013 pode deixá-lo bem onde você parou. 

Há duas novas funções interessantes para colaboração e edição: em primeiro lugar, é possível responder diretamente a um comentário deixado por um colega em um documento compartilhado (voltado àqueles usuários que discutem temas e alterações em um documento, o que pode gerar um chat caótico), mantendo a discussão em um único tópico. O outro recurso é a habilidade de travar os registros de alterações mediante uma senha, garantindo que todas as mudanças no arquivo fiquem sempre visíveis.

Tópicos de discussão no Word ficaram bem
mais organizados

Pronto para tablets

A nova geração do software presta muita atenção a tecnologias de telas sensíveis ao toque. Você pode tocar em gráficos ou imagens para dar zoom, expandir ou ocultar seções de um documento e segurar o dedo em uma palavra ou frase para acessar opções de contexto. A Microsoft, evidentemente, espera que o Word 2013 seja usado em aparelhos com telas sensíveis ao toque. 

Em suma, as primeiras impressões são positivas. A Microsoft parece ter feito um trabalho sólido ao adaptar o Word tradicional para que ele acomodasse novos recursos e melhorias que tornam o software muito mais funcional em tablets e outros dispositivos com telas sensíveis ao toque. A rota em direção a nuvem irá ajudar a proteger os dados, simplificar o compartilhamento de arquivos e proporcionará aos usuários um acesso consistente a informações a partir de praticamente qualquer dispositivo. 

Se você quiser testar o preview do Office 2013, há um link no site da Microsoft que permite fazer o download do pacote

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário