Redes de publicidade 'agressivas' espionam 80 milhões de smartphones
De acordo com empresa de segurança móvel, plataformas de anúncios capturam dados pessoais e exibem propaganda fora do aplicativo
John P. Mello Jr., PC World (US)
Algumas publicidades dentro de aplicativos gratuitos para smartphones representam uma ameaça para a privacidade do consumidor, de acordo com uma empresa que faz software de segurança para telefones móveis.
Mais de 50% dos aplicativos gratuitos inserem publicidade usando redes de anúncios, de acordo com a Lookout Mobile Security. Algumas dessas redes acessam dados pessoais nos telefones sem explicar claramente o que estão fazendo, diz a pesquisa.
A Lookout também observou que 5% das aplicações no smarktphones, que representam 80 milhões de downloads, possuem plataformas de anúncios "agressivas" que fazem coisas como alterar as configurações de bookmarks e exibem anúncios fora do contexto do aplicativo a que estão ligadas.
Uma análise das aplicações gratuitas no GooglePlay mostrou que os apps de personalização são líderes no uso dessas redes "agressivas", como papéis de parede (17%), seguido por entretenimento (8%) e jogos (7%).
A Lookout tem um aplicativo gratuito que identifica quais redes de anúncios estão sendo executadas no telefone e o que fazem.
O fornecedor de segurança também lançou um conjunto de diretrizes gerais para os anunciantes móveis. Elas descrevem as "melhores práticas" para as empresas seguirem, além de regras sobre transparência e clareza, controle individual, comportamento de fornecimento de anúncios, coleta de dados e outros tópicos.
Além de coletar dados pessoais de smartphones, as redes de anúncios também têm sido acusadas de exibir "scareware", tais como avisos de atualização de bateria, e inserir ícones de marketing na tela de início ou publicidade na barra de notificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário