quarta-feira, 25 de julho de 2012

Internet Brasileira: Tentativas de Fraude Aumentam Quase 90%


De acordo com dados importantes que foram divulgados pelo CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), no segundo trimestre deste ano de 2012, houve um aumento de quase 90% em relação à notificações de páginas falsas de instituições financeiras e de sites de comércio eletrônico (este último, caracteriza o famoso "phishing"). Esse percentual está sendo comparado ao que foi apurado nos primeiros três meses deste ano. Em comparação ao mesmo período do ano de 2011, o aumento é ainda mais assustador; o percentual atingiu os 184%.

Práticas cibercriminosas vem aumentando e 
preocupando os especialistas em segurança

Segundo declarações de Cristine Hoepers, gerente do CERT.br, "as páginas falsas continuam representando mais da metade das notificações de tentativas de fraude recebidas pelo CERT.br". Esse levantamento também ressaltou, que houve um crescimento de 4% no número de notificações de páginas falsas não relacionadas a serviços financeiros ou comércio eletrônico, comparado ao primeiro trimestre de 2012. A quantidade de notificações recebidas, foi cinco vezes maior do que as ocorrências do segundo trimestre de 2011.

Cavalos de Tróia, Ataques a Servidores e Varreduras 

Notificações envolvendo "Cavalos de Troia", pragas cibernéticas bastante utilizadas para roubar informações e credenciais, representam 31% das notificações de tentativas de fraudes. Essas tentativas aumentaram 43% em relação ao primeiro trimestre de 2012 e 49% em comparação ao segundo trimestre de 2011. Além disso, o Cert.Br informou que as notificações referentes à ataques a servidores Web cresceram 11% em relação ao trimestre anterior. E o que vem a ser extremamente preocupante: o crescimento foi equivalente a 176% em relação ao mesmo período relacionado ao ano de 2011.

Nesse cenário de ameaças que chega a ser estarrecedor, os cibercriminosos exploram falhas de segurança existentes em aplicações Web para, então, hospedar nesses sites páginas falsas de instituições financeiras, trojans bancários para capturar dados de suas vítimas, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web e scripts para envio de spam ou scam. Nessa sequência de percentuais nem um pouco satisfatórios, as notificações referentes a varreduras cresceram 43% em relação ao trimestre anterior e 81% em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário