Salvador, 16 de julho de 2012 - A Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), reuniu técnicos e representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza do Estado da Bahia (Sedes), Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Casa Civil e da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), na sexta-feira (13/07) para a realização de um Curso de Capacitação em Business Intellingence (BI) com o tema Cadastro Único.
Ministrado por Diego Elias e Paulo Souza (Prodeb-Ba), sob supervisão do analista de BI da Prodeb, Grimaldo Oliveira, a capacitação envolveu 14 pessoas na utilização de uma ferramenta capaz de agregar e divulgar pesquisas referentes à condição socioeconômica dos 417 municípios do estado da Bahia. Segundo Diego Elias, o BI é uma ferramenta que integra a ação dessas entidades para uma melhor utilização dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
Para Grimaldo Oliveira, a ferramenta Business Inteligence (BI) permite o acompanhamento das pesquisas, consolidando e processando as informações do CadÚnico com maior velocidade e flexibilidade. De acordo com o analista de BI da Prodeb, a ferramenta permite o acesso às informações de forma ágil e dinâmica, “promovendo variadas integrações, criando cenários interativos a depender da pergunta ou necessidade do gestor, gerando consultas e relatórios, facilitando a análise das pesquisas”, conclui.
“A utilização do BI facilitou muito o nosso trabalho. Antes do BI, não tínhamos como fazer o nosso diagnóstico sócio econômico das famílias de baixa renda”, comentou Fernando Victor Santana, assessor de gabinete da Sedes, entidade gestora do Cadastro Único. Segundo Fernando, o CadÚnico insere todas as famílias em vulnerabilidade sócio econômica nos programa sociais do governo. “São famílias com renda de até meio salário mínimo per capta. Através desta ferramenta, podemos colher o máximo possível de informações sobre o cenário de pobreza, no sentido de direcionar as políticas públicas e observar como estas ações impactaram no cenário do Governo do Estado”, acrescenta, lembrando que o objetivo final é a emancipação dessas famílias.
Dados da Bahia
População: cerca de 14 milhões de pessoas
Famílias inscritas no Cad Único: 2,5 milhões de famílias (8,6 milhões de pessoas)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário