O número de notificações de páginas falsas de instituições financeiras e sites de comércio eletrônico (phishing clássico) cresceu 89% no segundo trimestre, comparado com o trimestre anterior, segundo dados do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br). Na comparação anual, o aumento foi de 184%, o que faz com que as páginas falsas continuem a representar mais da metade das notificações de tentativas de fraude recebidas pelo CERT.br.
Já o número de notificações de páginas falsas não relacionadas a serviços financeiros ou comércio eletrônico, aumentou 4% em relação ao primeiro trimestre. No entanto, o número de notificações recebidas foi cinco vezes maior que no segundo trimestre de 2011. O relatório também indica que as notificações sobre ataques a servidores web cresceram 11% em relação ao trimestre anterior e 176% em relação ao mesmo período de 2011.
Em relação às notificações sobre cavalos-de-Tróia, utilizados para furtar informações e credenciais, que representaram 31% das notificações de tentativas de fraudes, o crescimento foi de 43% em relação ao primeiro trimestre e de 49% em relação ao segundo trimestre de 2011.
Por fim, as notificações de atividades relacionadas com propagação de worms totalizaram mais de 9 mil incidentes no segundo trimestre, o que representa uma queda de 33% em relação ao primeiro trimestre. Comparadas ao segundo trimestre de 2011, as notificações quase triplicaram.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário