Instituição norte-americana de pesquisa fechou parceria com o governo e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Principal instituição de pesquisa tecnológica do mundo, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) anunciou nesta quinta-feira (16/8) a sua chegada definitiva ao Brasil, com instalação de campus de pesquisa nas cidades de São José dos Campos e Campinas.
A notícia foi dada por Marco Antonio Raupp, ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação do governo Dilma Rousseff, em um congresso de tecnologia em Brasília. O Olhar Digital confirmou a informação com a assessoria do ministério e com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), instituição que fechou a parceria com a faculdade norte-americana.
Uma das unidades ficará dentro do próprio instituto de pesquisa em tecnologia aeronáutica e ajudará na formação de engenheiros brasileiros. A outra se chamará MIT Center e será um centro independente de pesquisas que funcionará nas instalações do próprio ministério, na cidade de Campinas.
Já há muito tempo se comenta a chegada do MIT ao Brasil, desde que o ministro da pasta de tecnologia ainda era Aloizio Mercadante.
Em uma visita da comitiva da presidente Dilma Roussef à universidades de Harvard e ao MIT, em abril, o ministro afirmou categoricamente que o "MIT vai abrir um MIT" no Brasil e horas depois foi repreendido pela própria diretoria da instituição, que disse em nota que devia se tratar de um "mal entendido" e que "a universidade não abre filiais no exterior". Deste vez, no entanto, a informação é segura.
Além do anúncio do início das suas atividades brasileiras, o MIT também fechou um acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apoiar o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na instalação de uma rede de centros de inovação no país.
Mais detalhes serão divulgados nos próximos dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário