segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Folha: Com 20 funcionários e interface caótica, site Reddit atrai 20 milhões de usuários


DAVID CARR

Há muitas maneiras de medir a influência de uma mídia social: o tempo que o usuário dedica a ela, o número de páginas visitadas, o número de visitantes. Mas é possível somar mais um indicador: se o "líder do mundo livre" decide usá-la, ela vai bem.

Há dez dias, o presidente dos EUA, Barack Obama, participou de uma sessão de perguntas de usuários do Reddit, imensa rede social que é parte importante na vida de jovens conectados, mas não tão conhecida entre adultos.

Barack Obama durante sessão de perguntas e
respostas no site Reddit 

O presidente respondeu questões bondosas mas também perguntas complicadas --teve, por exemplo, de esclarecer a posição de seu governo quanto à regulamentação da internet. Até postou uma foto, para provar que era ele mesmo quem respondia.

Obama validou assim um exemplo de sucesso nos negócios em uma plataforma muito diferente. O Reddit, fundado em 2005 por dois universitários recém-formados, só tem 20 funcionários, mas obtém mais de 3 bilhões de pageviews mensais.

Com seu visual horrível e links e discussões infinitos, o Reddit é um agregador de notícias que virou potência na web. Orientada pelos interesses de uma comunidade de 20 milhões de usuários cadastrados, a empresa é uma start-up típica, na qual oportunidade e anarquia quase descontrolada parecem conviver.

Quem são os jovens leões do Vale do Silício que comandam esse vasto e desordeiro reino? Trata-se da Advance Publications, holding que controla o grupo editorial Condé Nast, que adquiriu o Reddit em 2006 por valor estimado em US$ 20 milhões. Nesse tipo de transação, geralmente a empresa de "velha mídia" que toma o controle de uma jovem empreitada de internet logo sufoca aquilo que adquiriu.

Mas não foi isso que ocorreu. Steven Newhouse, presidente do conselho da Advance.net, decidiu bem cedo que sua empresa não queria devorar o Reddit e que o melhor seria não interferir demais.

Os dois fundadores, Steve Huffman e Alexis Ohanian, se mantiveram no comando da companhia por três anos, depois de vendê-la.

E, em 2011, quando o Reddit perdeu espaço para a concorrência por fazer parte da Condé Nast, a companhia estabeleceu o serviço como subsidiária independente, e Ohanian voltou como membro do conselho.

Num grupo que controla revistas como "Vogue" e "New Yorker", o Reddit é um lugar exótico. A posição dos links no site é determinada pelos votos de uma comunidade repleta de pseudônimos, e o efeito disso é que os usuários, homens jovens e muito conectados, parecem bem íntimos e sinceros.

Enquanto a Advance é uma empresa de capital fechado que controla as informações sobre ela, o Reddit se baseia em software de código aberto que pode ser usado ou alterado livremente. O site usa a energia e criatividade de seus usuários para se autorregulamentar e crescer.

Mas, se a audiência é imensa, a receita do Reddit é minúscula. Bob Sauerberg, presidente da Condé Nast, diz que isso não é ruim: "Acreditamos que o serviço tenha imenso potencial. O Reddit se tornará um grande negócio".

Tradução de PAULO MIGLIACCI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário