sexta-feira, 14 de setembro de 2012

G1 - BMW vai corrigir falha que permitiu 'hackear' carros no Reino Unido


Montadora disse que sabe do problema há um ano.
Em julho, ladrão foi condenado por 'hackear' veículos.

A montadora de veículos alemã BMW revelou ao programa "Watchdog", da "BBC", que está corrigindo uma a falha de segurança que permitiu que ladrões extraíssem as chaves eletrônicas dos computadores de bordo. Segundo o programa da BBC, os ladrões conseguem reprogramar uma "chave em branco" em três minutos para roubar qualquer veículo BMW com tecnologia de chaves eletrônicas. A montadora disse que uma solução já está disponível para alguns modelos.

Em julho, uma quadrilha foi condenada no Reino Unido por roubar diversos carros que usavam chaves eletrônicas, especialmente das marcas BMW, Audi e Range Rover. A BMW era a preferida dos ladrões em Londres.

De acordo com a "BBC", a polícia de Londres chegou a deixar panfletos nos para-brisas de veículos da BMW, alertando para a incidência incomum de roubos dos carros com a marca alemã.

A BMW se distanciou do problema e afirmou que não era uma vulnerabilidade específica da BMW. "Não existe problema de segurança específico da BMW, é algo que afeta muitas marcas, porém os criminosos buscam carros desejáveis, com peças mais valiosas, e é por isso que a BMW é uma das marcas mais afetadas".

A montadora disse que ficou sabendo do problema no segundo semestre de 2011. Os modelos X5 e X6 já dispõem de uma correção de segurança, mas modelos da série M também terão uma correção "dentro de oito semanas", um ano após o problema ter sido identificado. Carros fabricados após setembro de 2011 também não possuem o problema.

"Isso não vai tornar os carros impossíveis de roubar, mas vai impedir esse método de ataque", informou a montadora à BBC.

A BMW recomendou que donos de veículos sempre verificassem que o carro está trancado após o acionamento remoto da trava elétrica. Outras recomendações da montadora incluem cuidados ao ceder a chave para estranhos (porque elas podem ser clonadas) e sempre que possível estacionar em locais seguros ou vigiados por câmeras de segurança. Os donos dos veículos também devem procurar as concessionários para se informar sobre qualquer atualização dos sistemas do computador de bordo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário