Durante o Geopublica 2012, nos dias 12 e 13 de novembro, algumas intervenções levantaram problemas a serem enfrentados pela comunidade produtora e usuária da geoinformação no Estado da Bahia. Uma delas diz respeito à documentação dos metadados da informação geográfica adquirida/produzida.
Claudio Pelosi e Rejane Coutinho
O professor Jugurta Lisboa, da Universidade Federal de Viçosa, sugeriu a documentação paulatina dessa informação como estratégia para alimentar a base de dados da Infraestrutura de Dados Espaciais estadual, que será implementada em 2013. Para tanto citou a ferramenta Geonetwork, de código aberto, cujo uso é recomendado pela Infraestrutura de Dados Espaciais brasileira, a INDE.
A INDE nasceu com o Decreto 6.666/2008. Sua Secretaria Executiva é exercida pela CONCAR – Comissão Nacional de Cartografia. O Departamento de Geociências do IBGE fornece o apoio técnico.
Geocatalogo - SEI
Na Bahia, a SEI implementou e lançou neste ano uma ferramenta para documentação de metadados de imagens de satélite, o geocatálogo.
Com relação ao tema GIS nas nuvens, montou-se uma mesa interessante composta por empresas privadas prestadoras de serviços de geoprocessamento e pela PRODEB, como provedora estadual de infraestrutura de TIC.
A PRODEB defendeu a “nuvem governamental”, mas na mesa falou-se em programas de governo como o Cloud Force.
GIS nas nuvens
Uma pequena lista de vantagens do GIS nas nuvens foi elencada:
acesso imediato a grandes imagens (lembrar que isso exige banda);
produção colaborativa de dados;
barateamento do custo via compartilhamento do custo do software.
Napoleao Lemos
Ficou claro que é preciso discutir estratégias para uso da nuvem, entre elas a seleção das informações que vão para a nuvem e das que não podem ir.
Finalmente foi lembrado que muitas coisas estão compreendidas sob o termo computação nas nuvens:
infraestrutura como serviço (que a PRODEB provê);
software como serviço (nesse caso não interessa onde o software está sendo executado) e
plataforma como serviço, que envolve as.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário