Um pai de família da Finlândia foi surpreendido pela polícia tocando a campainha da sua casa por causa de um "delito" cometido por sua filha de nove anos: ela baixou um álbum da cantora Chisu, popular no país, no The Pirate Bay.
O grupo anti-pirataria de lá, conhecido com CIAPC, primeiramente enviou uma carta ao homem, avisando que ele havia sido rastreado por causa de compartilhamento online de arquivos, e solicitando o pagamento de uma multa de 600 euros, o equivalente a pouco mais de R$1,6 mil. Com a recusa, as autoridades simplesmente confiscaram o notebook do Ursinho Puff, de propriedade da criança.
Segundo o Torrent Freak, o pai da menina diz que os downloads sequer funcionaram e, portanto, eles foram juntos a uma loja para comprar o CD. Pelo visto, porém, a polícia não se importou com isso. "Senti como se pessoas da máfia estivessem exigindo dinheiro na minha porta", declarou o homem.
"Seria bem mais fácil a todos os envolvidos se você tivesse pago a multa", alertou a polícia. O pai, porém, considera a medida injusta. "Não fizemos nada de errado. Se adultos nem sempre sabem como usar um computador e a Internet, como você pode assumir que uma garota de nove anos sabe o que está fazendo on-line?", questiona. Ele concorda que os artistas precisam proteger suas criações, mas afirma que isso requer "educação e informação" ao invés de leis que consomem recursos.
O vice-presidente da Electronic Frontier da Finlândia, Ville Oksanen, também decidiu comentar o caso. "Não é do interesse de ninguém que, em nome de copyright, garotas de nove anos sejam perseguidas. Este caso mostra o péssimo julgamento tanto da CIAPC quanto da polícia", afirmou. Até mesmo a própria cantora Chisu manifestou descontentamento com a atitude das autoridades. "Espero que o problema seja resolvido logo", declarou a artista no Facebook, pedindo também desculpas a todas as suas fãs mirins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário