A União Internacional de Telecomunicações divulgou um retrato do setor de TICs no planeta, calculando que há mais de 100 países com penetração da telefonia móvel superior a 100% – e em sete a densidade já ultrapassa os 200%. Nas contas da UIT, as receitas desse setor superam US$ 1,5 trilhão por ano, ou 2,4% do PIB mundial.
Há mais de 6 bilhões de assinaturas de celular no mundo, mais da metade deles na região Ásia-Pacífico. A China é o primeiro país a somar mais de 1 bilhão de clientes da telefonia. A Índia deve chegar lá em breve.
Das 6 bilhões de assinaturas móveis, 70% são pré-pagas, percentual que chega, em média, a 87% em países em desenvolvimento. No ritmo atual, haverá mais celulares do que pessoas no planeta em 2014.
Segundo a UIT, 2,3 bilhões de pessoas estão online – sendo registrado um crescimento de 100% em cinco anos. Mas dois terços da população mundial, ou três quartos nos países em desenvolvimento, não usam a Internet.
Há 1,1 bilhão de conexões móveis – o dobro das conexões fixas. A banda larga mantém, há quatro anos, um crescimento anual de 41%. Conexões fixas existem em cerca de 2/3 das residências no mundo – ou cerca de 600 milhões.
Outras constatações da fotografia das TICs:
- Um quarto dos internautas está na China
- 127 de 144 países em desenvolvimento contam com algum plano nacional de banda larga
- Em média, o preço relativo dos serviços de telecomunicações caiu 30% entre 2008 e 2011
- Na África subsaariana, a penetração superou os 50% - enquanto a telefonia fixa é de 1%
- Mais de 90% da população mundial é coberta com 2G. Os serviços 3G já foram lançados em 160 países
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário