Os smartphones "populares", com preços abaixo de R$ 700, ganharam espaço no mercado brasileiro neste ano e impulsionam as vendas de celulares no país.
Dados da consultoria IDC mostram que o volume de smartphones de menos de R$ 700 representou 64% das vendas totais de celulares no terceiro trimestre deste ano.
A participação deste tipo de aparelho mais que dobrou em relação ao terceiro trimestre de 2011, quando representavam 27% das vendas.
Com o impulso dos modelos mais baratos, a venda de smartphones explodiu no Brasil entre julho e setembro deste ano.
No período, foram comercializados 4,2 milhões de celulares inteligentes, um crescimento de 65% ante o terceiro trimestre do ano passado.
"O número de competidores nesse mercado aumentou, e isso traz uma disputa maior por preço e a busca por inovação, que se traduz em mais produtos no portfólio", diz Bruno Freitas, analista da IDC. "Hoje é possível encontrar smartphones de R$ 350", afirma.
Segundo estimativa da consultoria, neste ano devem ser vendidos 16 milhões de smartphones, um crescimento de 78% comparado a 2011. Se confirmada a expectativa, esses aparelhos responderão por 27% das vendas de celulares no Brasil.
Em 2014, segundo as projeções, pela primeira vez os smartphones deverão representar a maior parte das vendas de aparelhos celulares no mercado nacional.
Apesar da disparada dos smartphones, o segmento de celulares como um todo deve apresentar queda de 11,5% nas vendas em relação a 2011.
O desempenho é puxado principalmente pela redução nas vendas dos chamados feature phones, aparelhos tradicionais, sem nenhum acesso à internet ou com acesso limitado à rede.
Esses aparelhos estão sendo substituídos pelos smartphones, de preço médio mais alto.
ANDROID
Os dados da consultoria mostram que 2012 deve ser o ano da consolidação do sistema operacional Android, do Google, no mercado brasileiro.
No terceiro trimestre de 2012, 80% dos smartphones vendidos no país utilizavam a plataforma do Google, o restante é dividido entre os sistemas iOS (Apple), Windows, Symbian, Blackberry e Linux. Há dois anos, a plataforma Android respondia por apenas 16% dos celulares comercializados.
O movimento segue uma tendência mundial: os celulares com sistema operacional do Google representam 75% das vendas mundiais no terceiro trimestre. Em 2010, era 25%.
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