sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

G1: Supercomputador fica 'malandro' e IBM apaga dados de dicionário casual


 
Watson, o supercomputador da IBM.

O supercomputador Watson, da IBM, teve os dados do site "Urban Dictionary", que compila termos coloquiais no idioma inglês, apagados após a inteligência artificial da máquina ter ficado "malandra".

De acordo com reportagem da "CNN", a máquina começou a usar palavras obtidas no banco de dados do site para se expressar, mas o computador não conseguiu distinguir o que era um termo educado de um palavrão. Desse modo, ao responder uma pergunta do cientista Eric Brown, que trabalha no sistema, ele disse "bullshit", que pode ser traduzido como bobagem em português, mas que, em inglês, é entendido como um palavrão.

Watson, que já venceu até uma partida no programa de perguntas e respostas "Jeopardy", aprendeu outros termos populares mais educados do "Urban Dictionary" como "OMG" ("oh my god", em inglês; "oh meu deus", em tradução) e outras gírias. Mesmo assim, o time da IBM achou melhor apagar as informações do site do disco rígido da máquina.

A IBM quis colocar os termos do "Urban Dictionary" no computador para que ele aprendesse a conversar coloquialmente, usando gírias, com seus criadores, mas a iniciativa não deu certo. Anteriormente, os criadores do Watson tiveram problemas similares ao dar acesso à bibclioteca virtual "Wikipedia" para a máquina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário