O leitor Batista entrou em contato com o UOL Tecnologia para entender o motivo de sua internet sem fio estar agindo de forma estranha. De acordo com o internauta, entre diversos outros problemas, seu acesso à web está cada dia mais lento. Ele acredita que algum de seus vizinhos esteja utilizando sua rede e gostaria de saber como proceder.
De acordo com Leandro Vasques, gerente de produtos da Multilaser, as causas da lentidão podem ser três. O representante da fabricante de roteadores conta que, em vista das ocorrências mencionadas, um cabo solto, firmware (programa associado a um equipamento) ultrapassado ou roubo da rede por terceiros podem ser os vilões de Batista.
Para tanto, basta pegar o modelo do roteador (normalmente, ele está especificado no próprio corpo do aparelho), acessar o site do fabricante, baixá-lo e instalá-lo no modem, por meio do PC conectado a ele.
Como o leitor não informa qual é seu modelo de roteador, é impossível mostrar o passo a passo de como realizar a instalação do firmware. Entretanto, duas das mais populares empresas fabricantes de roteadores do mundo mantêm vídeos e tutoriais ensinando a realizar a tarefa.
A D-Link, que aqui mantém sua página para download de firmware, mostra como realizar o procedimento neste link, por meio de vídeos. Já a Linksys tem aqui sua página de downloads. Neste link, um tutorial genérico.
Senha
Caso o problema de lentidão não esteja relacionado a um cabo frouxo ou o firmware, então a terceira possibilidade pode ser mesmo o "roubo" da rede por parte de algum vizinho. Nesse caso, a implementação de uma senha mais forte pode resolver a situação. Por meio do Painel de Controle do Windows 7, é possível visualizar quem está conectado à rede.
Siga o passo a passo para descobrir:
1. Vá ao menu Iniciar e clique em Painel de Controle;
2. Clique em Rede e Internet;
3. Selecione a opção Exibir computadores e dispositivos de rede;
4. Veja quantos e quais computadores estão conectados. Se for necessário, mude a senha para que sua internet não seja mais roubada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário