quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

IAF: Execução orçamentária estadual já é feita pelo novo sistema Fiplan

Execução orçamentária estadual já é feita pelo novo sistema Fiplan



Desde o dia 04 de fevereiro todas as secretarias estaduais já podem utilizar integralmente as funcionalidades do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan). Para tanto, devem seguir as orientações de credenciamento de usuários contidas na Instrução Normativa Conjunta SAF/SPO, nº 01, de 19 de dezembro de 2012.

"Cumprimos todas as etapas para a implantação do Fiplan e as unidades do Estado já podem realizar a execução orçamentária plenamente no novo sistema, atualizando todos os pagamentos e tocando a contabilidade de uma forma normal”, explica o coordenador do Fiplan na Sefaz, Raphael Soares.

O superintendente de Administração Financeira da Sefaz, Olintho Oliveira, ressaltou que o Fiplan é uma ferramenta bem amigável. “Tenho convicção que os servidores da área financeira terão uma facilidade muito grande de operar a nova ferramenta”, destacou.


Vantagens do Fiplan

Resultado de uma customização do sistema em uso no Estado do Mato Grosso, o Fiplan foi trazido para a Bahia como cessão de uso, sem custo. Integra, em uma única ferramenta online, os sistemas antes utilizados para gerir o planejamento, a execução orçamentária e a prestação de contas do Estado, tornando mais integrada a informação relacionada a estes assuntos.

O novo software possibilita uma redução do fluxo físico de informações, centralizando os controles e mantendo a descentralização da operação do sistema, além de facilitar a extração de dados e a oferta de informações gerenciais, adotando plataforma e ambiente tecnológico que facilitam a emissão dos relatórios em cada módulo.

O projeto surge do trabalho conjunto entre as secretarias estaduais da Fazenda (Sefaz) e do Planejamento (SEPLAN), contando ainda com a colaboração da Secretaria de Administração (SAEB) e da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb), tendo cada uma destas entidades responsabilidades específicas em relação à execução do sistema.

No processo anterior, eram utilizados dois sistemas: o de Planejamento e Orçamento (Siplan), da Seplan, e o Sistema de Informações Contábeis e Financeiras (Sicof), da Sefaz. 

Fonte: Sefaz-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

deixe aqui seu comentário