Nick D'Aloísio, 17, se tornou um dos milionários da informática mais jovens do mundo após vender seu aplicativo de celular ao Yahoo! por uma quantia que pode chegar até a 40 milhões de libras (R$ 122 milhões), informou nesta segunda-feira (25) o jornal britânico "Evening Standard".
Aplicativo Summy funciona como
um agregador de notícias para smartphones.
D'Aloísio, residente em Wimbledon, no sul de Londres, desenvolveu em seu quarto o aplicativo Summly, que reduz o tamanho das notícias para fazê-las mais fáceis de usar na tela de um celular. A ideia surgiu enquanto procurava informação na internet em 2011.
"A busca no Google era ineficaz e fazia perder tempo", explicou o adolescente ao jornal. Acrescentou que, apesar da quantidade de informação na rede, é "desordenada".
"Foi então quando tive a ideia de criar um algoritmo que resumisse os resultados de busca automaticamente", conta D'Aloísio, para quem a venda é "um sonho".
Apesar da quantia do acordo não ter sido revelada, fontes da indústria citadas pelo periódico apontam a que o número oscila entre 20 e 40 milhões de libras (entre R$ 61 milhões e R$ 122 milhões).
"Gosto de sapatos: vou comprar um novo par de tênis Nike e provavelmente um novo computador, mas neste momento só quero economizar e guardar o dinheiro no banco. Não tenho muitas despesas no dia a dia", reconheceu o adolescente.
Além do pagamento, o acordo com o Yahoo! inclui um cargo para D'Aloísio nos escritórios da companhia em Londres, onde trabalhará em tempo integral e estudará à noite para completar sua formação.
Seus pais foram testemunhas de todo o processo criativo, que começou como uma simples torcida pela primeira versão do Summly, chamado de Trim It, que já acumula um milhão de downloads.
Lançado em julho de 2011, o Trim It foi eleito o app da semana, o que rendeu publicidade que gerou o interesse da multimilionária chinesa Li Ka-Shing e, mais tarde, o apoio de figuras de destaque como o comediante inglês Stephen Fry, Yoko Ono e o ator Ashton Kutcher.
Com o patrocínio dos famosos, D'Aloísio desenvolveu o programa até chegar ao Summly, que atualmente mantém acordos de colaboração com 250 publicações "online", entre elas o grupo midiático News Corporation, propriedade do magnata Rupert Murdoch.
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