À medida que somos rastreados e alimentados com informações sobre nossos desejos e necessidades por ferramentas, serviços e aplicativos on-line, nosso consumo fica mais preciso, eficiente e, provavelmente, indiferente.
É um "futuro de compras contínuas e sem atrito", escreveu Evgeny Morozov no "Times". "Um mundo onde não precisamos mais procurar por nada, já que somos perpetuamente monitorados, e o produto ou informação relevantes são enviados para nós com base na necessidade percebida."
Durante a temporada de Natal, as remessas com entrega no mesmo dia tornaram-se a promoção mais desejada. Varejistas e pequenos sites de comércio eletrônico assumiram um risco nesse serviço muitas vezes complexo e deficitário. "As pessoas se habituaram à ideia de gratificação instantânea", disse ao "Times" Johnny Brackett, da TaskRabbit, que oferece serviços de assistência em pequenas tarefas. A Amazon planeja expandir suas remessas de entrega no mesmo dia, e o Google introduziu recentemente o Shopping Express.
Ray Kurzweil, diretor de engenharia do Google, disse que quer nos dar um "amigo cibernético" capaz de satisfazer nossos desejos pela monitoração de nossas conversas, e-mails e hábitos de leitura e de depois nos fornecer respostas que nem sabíamos que precisávamos.
Esse "amigo" "nos transformará em máquinas de informação ansiosas", escreveu Morozov. Estaremos interminavelmente consumindo recomendações e rastreando os melhores negócios, sem parar para pensar.
É necessário muito esforço para acompanhar os preços em constante mutação dos comerciantes na internet, mas um novo grupo de utensílios ajuda os compradores a superar as lojas. Essas ferramentas rastreiam a web em busca de alterações e alertam os consumidores quando há uma queda de preço.
O Hukkster, lançado no ano passado, pede aos compradores para instalar o botão "hukk it" em seus navegadores. Quando o comprador vê um artigo de que gosta, clica no botão, escolhe o tamanho e o desconto desejados e diz ao Hukkster para alertá-lo via e-mail quando o preço cair.
O Digital Folio mapeia o histórico de preços de eletrônicos durante 30 dias em várias lojas. Os compradores então usam o Digital Folio como uma barra lateral de comparação ao vivo no navegador, em vez de ir a diferentes sites da web para checar os preços. "Você recebe o alerta e entra no frenesi do 'feeding'", disse ao "Times" Patrick Carter, presidente do Digital Folio.
O consumo, no sentido literal, também está indo na direção da realização instantânea. A Plated, uma nova empresa de comércio eletrônico, juntamente com serviços como o Blue Apron, o Chefday! e o HelloFresh, compram, medem, cortam, esfriam, embalam e enviam para sua casa todos os ingredientes necessários para uma refeição. Não é preciso pensar sobre o que há para o jantar. Tudo o que o cliente deve fazer é escolher receitas on-line. "Não há tempo suficiente na vida moderna para escolher receitas ou fazer compras no mercado", disse Nick Taranto, da Plated, ao "Times". As refeições custam de US$ 7 a US$ 17 por pessoa.
Kits de jantar têm feito sucesso em outros países. O primeiro serviço, o Middagsfried, começou na Suécia em 2007 e se espalhou pela Europa. O HelloFresh, propriedade da gigante alemã do comércio eletrônico Rocket Internet, entrega mais de 10 mil caixas por semana na Alemanha, na Holanda, no Reino Unido e na Austrália.
"A comida é uma das últimas partes da vida cotidiana que ainda é analógica", disse ao "Times" Josh Hix, da Plated. "Queremos levá-la para o espaço digital."
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