O Dropbox, um dos responsáveis por popularizar serviços de backup na "nuvem", vem demonstrando com parcerias e aquisições que não deseja batalhar somente nesse segmento, hoje saturado.
Três dias após anunciar versões em português do seu programa e de seus aplicativos, em 12 de março, a empresa divulgou que havia adquirido a Orchestra, start-up americana responsável pelo alardeado aplicativo Mailbox, de organização de e-mail.
Estima-se que o valor do negócio esteja entre US$ 50 milhões e US$ 100 milhões -segundo o site "GigaOm", o montante está muito mais próximo da segunda cifra.
A publicação especializada diz, ainda, que a empresa de sincronização de arquivos atropelou ofertas do Facebook e do Yahoo!.
Na terça passada (2), duas semanas depois da divulgação da compra do Mailbox, o Dropbox anunciou uma parceria com o próprio Yahoo!: agora, usuários do serviço de e-mail desta companhia podem anexar arquivos de tamanho ilimitado, desde que estejam armazenados em uma pasta do Dropbox.
TEMPORADA DE COMPRAS
Em dezembro de 2012, o Dropbox - que tem 100 milhões de usuários e recebe 1 bilhão de arquivos por dia, segundo a companhia - adquiriu as empresas AudioGalaxy e Snapjoy, respectivamente de música e de fotos.
Em janeiro, durante uma conferência na sede da empresa, que fica em San Francisco, um executivo disse que o Dropbox estava migrando de um modelo baseado em arquivos para um que foca no conteúdo, como imagens.
Um mês mais tarde, o presidente-executivo da empresa, Andrew Houston, anunciou que o Dropbox está aberto a parcerias com outras fabricantes de celular, além das atuais Samsung e HTC.
Atualmente avaliada em US$ 4 bilhões, a companhia também vem contratando funcionários notáveis de gigantes tecnológicos, como o designer Rasmus Andersson, do Facebook, e o programador Guido Van Rossum, do Google, considerado o pai da linguagem Python (na qual o Dropbox é baseado).
DISPUTA
Pode-se dizer que parte da mudança pela qual passa o Dropbox tem raiz no lançamento, em abril do ano passado, do Google Drive, de funcionamento semelhante.
No último dia 20, o Google lançou o Keep, serviço de lembretes parecido com o oferecido por outro concorrente seu, o Evernote.
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