Você pagaria mais caro por um smartphone se ele viesse com aplicativos pré-embarcados, como redes sociais, jogos e serviços de transmissão de áudio e vídeo?
Uma pesquisa recente do Ibope concluiu que os brasileiros estão dispostos a gastar mais em um aparelho que já venha com outros programas instalados além dos de fábrica.
Segundo o estudo, encomendado pela fabricante de chips para telefones celulares Qualcomm, os brasileiros têm propensão a desembolsar entre R$ 27 e R$ 93 a mais num dispositivo móvel em troca de um pacote personalizado de apps pré-instalados.
Brasileiros buscam smartphones pré-configurados
por falta de experiência, diz pesquisa.
Dario dal Piaz, diretor de ecossistema de softwares e aplicativos da Qualcomm, diz que essa preferência se justifica pela falta de conhecimento de alguns usuários e pela recente adoção dos smartphones em seu dia a dia --70% dos entrevistados tinham menos de seis meses de experiência com um telefone inteligente.
"Algumas pessoas sabem muito pouco desse mundo dos aplicativos, por isso dão valor a aparelhos pré-configurados", afirma o executivo. "Essa é uma tendência que está crescendo."
Outro resultado da falta de experiência é o uso pouco variado dos dispositivos.De acordo com a pesquisa, as três atividades mais realizadas por donos de smartphones são: fazer e receber ligações --executadas por 92% dos brasileiros--, acessar as redes sociais (80%) e ouvir música (77%). No outro extremo, fazer compras (12%) e efetuar transações bancárias (27%) são tarefas ainda pouco exploradas.
Apesar de a maioria possuir smartphones há pouco tempo, 51% dos usuários têm o hábito de procurar novos apps semanalmente. Os consumidores entre 18 e 35 anos das classes B e C são os que mais correm atrás das novidades.
Mas os aplicativos mais utilizados pelos brasileiros são aqueles mais antigos, já conhecidos por sua popularidade. O ranking é liderado pelo Facebook - usado por 65% dos entrevistados -, Google (33%), Gmail (23%), Hotmail (23%) e Youtube (21%).
A pesquisa foi realizada com 600 participantes entre 15 e 54 anos das classes A, B e C, nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo, os dois principais mercados de smartphones do país.
Fonte:
"Folha de S.Paulo - Tec - Brasileiros estão dispostos a pagar mais por apps pré-instalados em smartphones - 13/05/2013." Folha Online. http://www1.folha.uol.com.br/tec/2013/05/1276661-brasileiros-estao-dispostos-a-pagar-mais-por-apps-pre-instalados-em-smartphones.shtml?utm_source=feedly (accessed May 13, 2013).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
deixe aqui seu comentário