quinta-feira, 27 de junho de 2013

CIO: Nem sempre o benefício do Big Data está onde se espera



Quando se trata de alavancar o Big Data, os esforços da maioria das empresas se concentram em quatro áreas: vendas, marketing, atendimento ao cliente e pesquisa e desenvolvimento. Mas as empresas que olharem além do óbvio podem obter ainda maior retorno sobre o investimento em áreas como logística ou finanças, diz Satya Ramaswamy, diretor global de Mobilidade da Tata Consultancy Services(TCS).

A TCS pesquisou ​​1.217 grandes empresas em nove segmentos e quatro regiões (EUA, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina), entre dezembro de 2012 e janeiro 2013, sobre suas iniciativas de Big Data.

Pouco mais da metade das empresas pesquisadas (53%) já usava Big Data em 2012 e 43% delas haviam previsto um ROI de mais de 25%. Cerca de um quarto dos entrevistados projetou retornao negativo ou não sequer fez a projeção.

Os 643 entrevistados que já tinham iniciativa de Big Data fizeram investimentos altos. Sete por cento tinham investido pelo menos meio bilhão dedólares e 15 por cento passaram dos US $ 100 milhões. Quase um quarto (24%) gastou menos de US $ 2,5 milhões. Os segmentos industriais que mais investiram Big Data foram os de telecomunicações, turismo, alta tecnologia e bancário.Os que menos investiram foram os de saúde, varejo e energia.

Não surpreende que 55 por cento de todos os investimentos com Big Data tenham sido para quatro funções de negócios que geram e mantêm receita: vendas (15,2 por cento), marketing (15 por cento), atendimento ao cliente (13,3 por cento) e de P&D/desenvolvimento de novos produtos (11,3 por cento). Ramaswamy observa ainda que três funções não-geradoras de receitas recebem hoje parte dos investimentos em Big Data: TI (11,1 por cento), finanças (7,7 por cento) e HR (5 por cento).

Mas, enquanto vendas e marketing respondem pela maior parte do orçamento (30,2 por cento), o maior ROI esperado vem das áreas de finanças e logística. Juntas, essas funções constituem apenas 14,4 por cento do orçamento do Big Data. Os gerentes de logística disseram que suas Iniciativas de Big Data devem gerar um retorno de 78 por cento, enquanto os gerentes de finanças esperam um retorno de 69 por cento. Em comparação, os executivos de marketing esperam um ROI de 41 por cento.

"Estes dados sugerem que as empresas acreditam que as atividades com maior potencial para se beneficiar do Big Data vão muito além de marketing e vendas", diz Ramaswamy. "Na verdade, das 25 atividades de maior audiência, há um número igual entre logística e de vendas (seis). Além disso, marketing e atendimento ao cliente tiveram quatro cada. Em outras palavras, as oportunidades para capitalizar sobre Big Data existem em vários cantos de uma grande empresa global.

Fonte: Olavsrud, Thor . "Nem sempre o benefício do Big Data está onde se espera - CIO." CIO - Gestão, estratégias e negócios em TI para líderes corporativos. http://cio.uol.com.br/gestao/2013/06/26/nem-sempre-o-beneficio-do-big-data-esta-onde-se-espera/ (accessed June 27, 2013).

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